Álvaro Dias Serrão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Álvaro Dias Serrão

#16035 | luis_melo | 19 jan 2002 18:38

Alguem poderá ajudar-me quanto à linha de ascendência de Álvaro Dias Serrão, casado com Margarida Álvares de Miranda (filha de Martim Afonso de Miranda e Genebra Pereira de Fugueiredo).

Foram pais de Diogo Serrão de Moura.

Obrigado

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16097 | FSA | 21 jan 2002 13:32 | Em resposta a: #16035

Caro Luís Melo,
Álvaro Dias Serrão era natural de onde? Viveu em que Séc.?

Talvez possa ajudá-lo.
Cumprimentos
Fernando Nuno Serrão

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16110 | luis_melo | 21 jan 2002 20:23 | Em resposta a: #16097

Caro Fernando,

Segundo informação disponivel Álvaro Dias Serrão seria natural de Santarém e vivia no 1º quartel do sec.16.

Qualquer ajuda que me possa dar é bem vinda.

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16139 | FSA | 22 jan 2002 12:51 | Em resposta a: #16035

Caro Luis Melo,
Fiz uma breve consulta a uma árvore genealógica dos Serrões da Azinhaga, próximo da Golegã. Não encontrei nada que o possa ajudar, infelizmente, essa árvore tem início no 3º quartel do séc. XVII.
Talvez haja alguma relação entre essas pessoas. Embora não tenha dados concretos, sei que viviam, como vivem hoje, entre Santarém, Lisboa e Azinhaga.
Espero poder vir a ser-lhe útil se confrontado com mais referências.

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16154 | luis_melo | 22 jan 2002 20:08 | Em resposta a: #16139

Caro Fernando,

Agradeço a sua informação.

Pode por favor confirmar se aparece nos seus dados António Serrão Soares (cc Brites Froes de Lemos), que vivia no 3º quartel do sec.17 ?

Obrigado

Luis Melo
email: mariluismelo@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16227 | FSA | 25 jan 2002 11:17 | Em resposta a: #16035

Caro Luís Melo,
Infelizmente foi gorada a minha vontade de o ajudar. Estive a consultar duas árvores diferentes de Serrões, (ramos do Sardoal e da Azinhaga) mas não encontrei nenhuma referência a qualquer desses Serrões que refere.
Com os meus cumprimentos,
Fernando Serrão

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16300 | almiro63 | 26 jan 2002 23:12 | Em resposta a: #16227

Caro Fernando Serrão
Estou procurando a ascendência de José Serrão, nascido em Lisboa (São Nicolau)cerca de 1705 (pois casou em 1730). Era filho de Manuel Serrão e de Antónia Maria.
Como os livros de baptismo de São Nicolau desapareceram no terramoto de 1755, não consegui seus ancestrais.
Será que em seus apontamentos tem esta família ?
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#16346 | fdmcv | 28 jan 2002 14:47 | Em resposta a: #16227

Caros Colegas,

Se me permitem, vou "pegar carona" neste tópico e perguntar se alguém possui informações sobre Maria de Oliveira Serrão. Ela foi casada com Manuel de Macedo Pimentel. Foram pais de:
-Maria Caetana de Macedo Pimentel e Proença (* cerca 1690, Arganil; + após 1734)
-José Macedo Pimentel (Juiz de Fora em Pombal, Corregedor em Lamego)
-João de S. Teotônio, frade cruzio
-Manuel do Sacramento, frade loio
-Francisco de Macedo, clérigo
-Rosa Pimentel
-Raimundo Pimentel de Macedo
-Ana Maria Caldeira

Grato pela atenção,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#74652 | FSA | 08 out 2004 17:59 | Em resposta a: #16035

Caro Luis Melo,

Trouxe da Torre do Tombo o seguinte assento de baptismo:
Sardoal-Santiago, Livro M1, pág. 70verso, (Baptismos- tem início em 1560 e fim em 1571),

Ao primeiro dia de Março de 1566 anos baptizei eu Manuel Maia, Vigário desta Igreja a Bastião, filho de *João Alves e de sua mulher Mécia da Motta. Foram padrinhos, **Dom João de Almeida e ***Brites Alves, filha de Margarida Dias Serram (ou Simas, não percebo bem). Todos moradores nesta vila e meus fregueses e por verdade assinei, Manuel da Maia.

*Este João Alves, também assinava João Alves Chorro e aparece como Cavaleiro da Casa, numa plana de cavaleiros do Sec. XVII, no Sardoal.
**O Dom João de Almeida referido no assento de baptismo, foi o 1º Senhor do Sardoal.
***Brites Alves é Tia de SEBastião. Sei-o por ser assim referida, no Testamento deste SEBastião. Parece-me irmã de João Alves. A ser assim, a Margarida Dias Serram ou Simas é Avó Paterna de SEBastião e mulher de Álvaro Dias (Chorro).

Este meu 9º Avô, Sebastião Serrão da Motta, foi Capitão de uma Companhia de Ordenanças e Vereador mais Velho do Sardoal. O seu testamento foi aberto a 1-03-1641. Era neto paterno de Álvaro Dias (também assinava Álvaro Dias Chorro) casou com Bretis Mendes, irmã de Catarina Fernandes.

Tenho a sua descendência bastante desenvolvida até hoje. Contudo, não há mais assentos de baptismo para consultar nestas datas e, em termos genealógicos, parei de trepar nesta árvore, ficando-me muitas dúvidas em relação aos seus ascendentes.
Tenho uma enorme curiosidade. A de saber como aparece o apelido Serrão no Sardoal.

Espero que estas pessoas tenham alguma ligação aos Serrões que está a estudar. Se não, alguém pode dar uma ajuda ?

Grato,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#74795 | FSA | 11 out 2004 17:55 | Em resposta a: #74652

Renovo o pedido anterior.

Fernando S. Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Álvaro Dias Serrão

#74817 | LSV | 11 out 2004 21:35 | Em resposta a: #16139

Caro Álvaro Dias Serrão

Será que na árvore que tem existe alguma referência aos Serrão da Veiga. Estou neste momento algures pelo séc. XVII/XVIII e meio perdido sem saber se para o Alentejo (Vila Viçosa, ...) se em Viana do Castelo.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Álvaro Serrão

#74859 | artur41 | 12 out 2004 15:30 | Em resposta a: #74795

Caros Confrades,


Pelo costado Marreiros de Arez, sou descendente de Álvaro Serrão e Isabel Jorge, pais do Capitão Clemente Serrão, natural de Lagos, que casou com Isabel Gonçalves (todos aqui no Genea).
Gostaria de saber mais sobre a origem destes "Serrões. Alguém me pode elucidar?


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Álvaro Dias Serrão

#438842 | Forbes | 26 jan 2022 05:48 | Em resposta a: #16035

Bom dia
Este topico já é bastante antigo; no entanto como me chegou ás mãos um estudo feito por um parente gostaria de trocar impressões consigo. Realmente nesse estudo tambem menciona Margarida Alvares de Miranda de que não menciona descendencia e um segundo com uma sua cunhada Violantee Afonso, dessa sim com descendencia...
O meu mail é jfbessa61@gmail.com se preferir.

Cumorimebtos
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen