Apelido Besouchet

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Apelido Besouchet

#290101 | small | 28 out 2011 22:13

Caros confrades

Na sequência de uma pesquisa familiar no Brasil, informam-me que a sua origem é de Portugal. Será que algum dos intervenientes deste fórum poderá fazer o favor de me elucidar?
Os meus agradecimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448620 | Gsmlobo | 30 jun 2023 07:44 | Em resposta a: #290101

Pelo que eu pesquisei, o sobrenome Besouchet sofreu uma alteração. Originalmente, aqui mesmo no Brasil, ele era Besuchet. Em algum momento no século XIX passou a ser Besouchet. Besuchet é um sobrenome de língua alemã de origem suiça.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448659 | small | 01 jul 2023 13:10 | Em resposta a: #448620

Caro confrade.

Desculpe mas como não se identificou tenho de o tratar assim.
Eu encontrei várias grafias para o apelido ,(Besouchet) inclusive na Baía na segunda metade do século XIX. Assim é difícil garantir a sua origem.
Onde encontrou documentada a informação que aqui deixou?
Abraço
Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448661 | saintclair | 01 jul 2023 14:03 | Em resposta a: #448659

-
..No século XVI os Franceses andaram pelo Rio Janeiro.
Besouchet, poderá ser um topónimo arcaico, que evoluiu
para Besoche, que traduzido para a língua Camões, quer
dizer " enxada com dois gumes " ;; ou se preferir Pau de
dois bicos.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448663 | saintclair | 01 jul 2023 15:22 | Em resposta a: #448661

https://www.ieb.usp.br/lidia-besouchet/
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448664 | saintclair | 01 jul 2023 15:30 | Em resposta a: #448663

-
https://ihp.org.br/?p=7008

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448682 | small | 01 jul 2023 22:58 | Em resposta a: #448664

Estimado confrade

Agradeço toda a informação que partilhou, alguma dela já do meu conhecimento, mas muito acrescentou.
Vou reler com atenção e decerto acrescentarei algo mais.
A dúvida da origem do apelido continua, mas aguardarei.
Bom fim de semana
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448684 | saintclair | 02 jul 2023 00:17 | Em resposta a: #448682

-
Cara Confreira;
Como sabemos os Franceses sempre andaram pela Baia Guanabara, Rio Janeiro, e outros sitios.
Se ler os links que envio verificará que os Franceses deram perdão aos presos em França, com a
condição de embarcarem via Brasil, a fim de se instalarem no Rio Janeiro, e assim guerrear tropas
portuguesas, à época.
...Como a " semente " era fraca, o fruto também o foi.... e deu azo a que a população de Franceses
que se ia criando não fosse de grande qualidade. Podemos imaginar que começaram a surgir muitos
Topónimos "Besouchet", que traduzido à época seria " enxada de dois gumes etc.
A pergunta que os seus familiares lhe fizeram, possivelmente estará relacionada com esse " Ferrete".
Vamos aguardar.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a_Ant%C3%A1rtica
Melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448687 | saintclair | 02 jul 2023 09:51 | Em resposta a: #448684

---
Leia esta história.
Perece que o tipónimo Besouchet desde o século XIX, deixou
de ser utilizado no Br.
O que se encontra é tudo relativamente antigo.
http://oolhodahistoria.ufba.br/wp-content/uploads/2016/03/karepovs.pdf
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448688 | saintclair | 02 jul 2023 10:13 | Em resposta a: #448687

Confreira;
... Qual teria sido o motivo porque Lidia Besouchet e Alberto Bomilcar Besouchet,
[uma escritora e um combatente,] que andou em Espanha G. Civil, acabando
este por ser fuzilado, etc .tiveram este percurso de vida?...
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448690 | Gsmlobo | 02 jul 2023 12:46 | Em resposta a: #290101

Eu acho que boa parte do pessoal daqui está indo pela linha errada, tentando, por exemplo, remontar os Besouchets a presença dos franceses no Rio de Janeiro. Minha mãe é Besouchet de Alagoas. Quando se pesquisa a árvore genealógica dos Besouchets (e a encontrei feita no myheritage e em outros sites da mesma natureza) vamos acabar chegando em Alagoas e no personagem Luiz Olavo Besouchet, que teria sido um tenente coronel do exército Brasileiro e pai de vários filhos, boa parte dos quais se deslocou para o Rio de Janeiro . Aqui em Alagoas ficaram mais as mulheres, de tal sorte que o sobrenome acabou se perdendo. Em jornais antigos (pode se pesquisar na hemeroteca digital brasileira) percebe-se que o sobrenome já foi grafado como Besuchet. Uma pesquisa no Forebears, mostra que a maior quantidade de pessoas com esse sobrenome é disparadamente na suiça. Já Besouchet só existe registro de existir no Brasil e nos Estados Unidos, sendo que nos estados unidos haveria apenas uma única pessoa. Isso já me parece um indicativo claro de que o nome sofreu uma alteração em território nacional.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448691 | Gsmlobo | 02 jul 2023 13:08 | Em resposta a: #290101

O registro mais antigo que encontrei do Sobrenome no Brasil remonta ao dia 19 de fevereiro de 1845, no Diário do Rio de Janeiro. Nele se fala que no dia 18 teria chegado no porto do Rio, no navio amizade constante, o suiço Charles Samuel Besuchet. Não pesquisei ainda sobre tal indivíduo, mas é possível que ele tenha se fixado no Brasil e dado origem a todos os besouchets que hoje conhecemos.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448692 | Gsmlobo | 02 jul 2023 13:18 | Em resposta a: #290101

Ainda sobre o suiço a que me referi, ele chega no Rio de Janeiro no dia 18 e já no dia 27 ele embarca no vapor imperatriz. Pesquisei o nome de outras pessoas que embarcaram no mesmo vapor e elas eram naturais do nordeste, o que me leva a pensar que ele deveria se destinar ao nordeste brasileiro.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448693 | Gsmlobo | 02 jul 2023 14:10 | Em resposta a: #448692

O que eu acho: esse navio em que o suiço chegou no Rio era de bandeira nacional, de tal sorte que ele já deveria estar no Brasil, deslocando-se até o Rio provavelmente a negócio. Os anos de nascimento dos mais antigos Besuchets que encontrei, como o do Tenente coronel Luiz Besuchet, bem assim o fato de terem os seus nomes grafados com nomes nacionais, parece indicar que esse suiço (estou supondo que possa ser ele o pai do mencionado Luiz Besouchet) se radicou no Brasil e aqui constituiu família. Penso que Alagoas possa ter sido esse local de origem. A fixação parece ter se dado no que seria hoje o atual município de Igreja Nova, mas que antes se chamou Triumpho, e, antes ainda, talvez no tempo em que se fixou, pertenceu a outro município, provavelmente Penedo.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448694 | saintclair | 02 jul 2023 14:47 | Em resposta a: #448693

-
Caro Confrade;
Agradeço as suas informações.
As Castas Uvas Bouschet, segundo se percebe, tiveram origem em França. Depois chegaram a Portugal
e a outros locais espalhados pelo Mundo.
https://goo.gl/maps/2m9dXA5kNaNyA66Q9
--------------------------
"Diz-se que as primeiras plantas de Alicante Bouschet foram trazidas do território francês por iniciativa de John Reynolds da Herdade do Mouchão. Esta variedade resulta da combinação de duas castas: Grenache e Petit Bouschet."
-----
https://cdn.shopify.com/s/files/1/0540/7362/2701/files/AlicanteBoushet_1080x.jpg?v=1683885135
---
https://lojadasquintas.pt/blogs/news/alicante-bouschet-a-casta-francesa-mais-portuguesa
--
Relativamente ao "Apelido Besouchet ", vamos continuar na busca, entretanto, como alguém diria: Enquanto
estamos em viagem, vamos aproveitando para ver a paisagem e conhecer o Mundo.
Obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos.
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448697 | saintclair | 02 jul 2023 16:20 | Em resposta a: #448694

-
--- Lingua Oficial Suissa; Alemão, francês, italiano e romanche.

https://www.eurodicas.com.br/tudo-sobre-a-suica/#breve-historia-da-suica
-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%AD%C3%A7a
----
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448699 | small | 02 jul 2023 19:41 | Em resposta a: #448693

Prezado Confrade

Eu no Correio Mercantil de São Salvador da Baía datado de 1838, encontro um anúncio com o seguinte texto:
" Lenoir Besuchet e Puget, previnem aos seus devedores, que lhes concede para solverem seus débitos em moeda papel, com o prêmio que for corrente, até o dia 30 de Julho, depois do qual, só receberá moeda legal sem prêmio".
Pelo texto acima podemos constatar que são indivíduos já instalados comercialmente em São Salvador da Baía.
Espero ter ajudado um pouco.
Cumprimentos
Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448700 | small | 02 jul 2023 20:56 | Em resposta a: #448688

Prezado Confrade

Motivos ideológicos, opostos ao sistema vigente no Brasil.
Já tinha, mas fez o favor de me enviar inclusive teses de mestrado que evidenciam precisamente o que afirmo.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448701 | saintclair | 02 jul 2023 21:38 | Em resposta a: #448700

-
Confreira Stella;
Reparei que assina Stella, um Nickname pouco vulgar à data da 2ª G. G., em Portugal.
Numa clinica em Coimbra, anos 50, houve uma enfermeira Stella, estrangeira, casada
com um Senhor, que salvo erro tinha conhecimentos de música, seria Austríaco /Sueco,
O que podemos deduzir é que ter o nome Stella naquele tempo," era um salvo-conduto."
Aproveito para lhe pedir que faça o contexto do seu pedido; para se entender; LOCAL,
DATA, INTERVENIENTES etc. ---o modo como se apresenta a sua mensagem, não dá
possibilidades de se poder encontrar uma Janela. Precisamos de mais.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
""Na sequência de uma pesquisa familiar no Brasil, informam-me que a sua origem é de Portugal. Será que algum dos intervenientes deste fórum poderá fazer o favor de me elucidar?""
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Fico na expectativas das suas notícias.
Melhores cumprimentos
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448702 | saintclair | 03 jul 2023 00:39 | Em resposta a: #448699

-
Confreira Stella;
...Será assim, como escrevi?
"Este Português de Camóes, já tem uma boa dose de arcaico; "
Esta casa bancária, [ Lenoir Besuchet & Puget,] informa que concede empréstimo bancário a futuros devedores, em papel-moeda, com o prémio [juro] que for corrente, até 30 Julho de 1838.
Depois desta data, só receberá moeda-legal, sem prémio [juro]. --depósitos taxa 0%.-
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448706 | small | 03 jul 2023 11:11 | Em resposta a: #448701

Prezado Confrade

Este apelido entra na minha família por casamento de um Tio Bisavô meu, português natural de Braga, na cidade de Penedo Alagoas.
Meados do século XIX.
Encontra neste tópico mais informações de outro confrade que correspondem ao que afirmo.
Sendo colateral foi mais por curiosidade que pesquisei o Besouchet.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448713 | saintclair | 03 jul 2023 16:38 | Em resposta a: #448706

-
Então esse tio, pela lógica, foi aglutinar no sobrenome, o apelido Besouchet.?
Senhora Stella, convém abrir o jogo; ou o seu familiar foi aglutinar o apelido
da esposa, ou então o seu familiar era mesmo um Besouchet, para isso, já
teria sido uma 2ª geração, a viver Brasil, pois em Portugal, em principio não
existiria o sobrenome Besouchet, em meados século XIX.... 1850 +/-.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448714 | Gsmlobo | 03 jul 2023 16:49 | Em resposta a: #448699

Obrigado, Stella. Essa sua informação permitiu que eu encontrasse informação sobre a firma em jornais franceses antigos . O suiço radicado na Bahia e titular da firma seria Louis Besuchet. A firma seria composta ainda pelos franceses Eugene Puget e Henri Lenoir. Encontrei o distrato da sociedade comercial deles, datados de 1838.

Gino

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448715 | saintclair | 03 jul 2023 17:14 | Em resposta a: #448714

-
...Não aconteceu por acaso, que durante a II G.G., os capitais de muitos países fossem depositados
em Bancos Suíços, " a lição estava bem aprendida."
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448716 | Gsmlobo | 03 jul 2023 17:25 | Em resposta a: #448699

Encontrei uma notícia de 1834, uma propaganda, em verdade, na qual se diz que quem quiser embarcar em um navio francês que aponta de e tratar na firma Lenoir, Besuchet e Puget.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448721 | small | 03 jul 2023 18:14 | Em resposta a: #448713

Prezado Confrade

Vou encerrar por aqui a troca de mensagens. Não sei quem é já que nem assina o nome!
O meu Tio Bisavô não era Besouchet, casou com uma Besouchet.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448722 | small | 03 jul 2023 18:18 | Em resposta a: #448716

Prezado Confrade
Fico agradada por ter dado uma ajuda na sua pesquisa.
Continuamos a falar pelo sítio do costume, este tópico está a tomar caminhos que não me agradam.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448724 | Gsmlobo | 03 jul 2023 18:41 | Em resposta a: #448713

Companheiro, o sobrenome Besouchet não permanece sendo utilizado pela família de Stella, ele apenas apareceu no passado e esteve presente no nome de alguns ascendentes dela, aquele que nasceram do casamento do Português com uma Besouchet em Alagoas. Depois disso não mais devem ter se perpetuado ou passado geração adiante. Algo semelhante ocorreria com minha mãe, que tem o Besouchet no nome, mas só o teve pelo fato de meu avô não querer passar o Silva do pai de minha avó para o nome dos filhos, preferindo o Besouchet.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448728 | saintclair | 03 jul 2023 19:27 | Em resposta a: #448724

-
Caro Confrade Gsmlobo;
Agradeço o facto de se ter chegado à frente, por vezes damos
o nosso melhor e recebemos " flores ".
" Quem dá o que tem a mais não é obrigado"
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Apelido Besouchet

#448743 | saintclair | 04 jul 2023 12:50 | Em resposta a: #448721

-
...Desde a postagem da mensagem; #290101 | small | 28 Out 2011 22:13,
se podia ler nas entrelinhas que o topónimo Besouchet, era um incómodo.
Ainda assim, sempre acabou por ser escrito o vinculo de afinidade.
Agradecido.
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen