óbitos na freguesia de "Toraes"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

óbitos na freguesia de "Toraes"

#289466 | ksaraujo | 18 out 2011 10:53

Caros Confrades,

Busco os assentos de óbito dos meus trisavós maternos.

Apenas tenho como base para as pesquisas uma informação recolhida a partir do assento brasileiro de casamento do meu bisavô, que diz o seguinte:

"...filho legítimo de Manoel de Almeida da Silva e de Maria Rosa da Silva, ambos fallecidos em Toraes, Freguezia de Portugal."

Penso que esta "Toraes" refere-se à freguesia de Tourais, concelho de Seia.

O meu bisavô casou-se em 5 de Maio de 1914 com 46 anos de idade, portanto, nasceu à volta do ano de 1868 (não sei se ele foi o último filho do casal).

Portanto, como os meus trisavós faleceram antes de 1914, os respectivos óbitos decerto ocorreram após 1868.

Solicitei à Conservatória de Seia as competentes pesquisas nos livros lá existentes: de 1902 em diante.

Recebi como resposta que nada foi encontrado entre os anos de 1902 a 1912, uma pesquisa que foi até mesmo bem alargada tendo-se em conta que as Conservatórias normalmente não fazem pesquisas.

Ficou ainda a pesquisar o intervalo entre o ano de 1913 até Abril de 1914...

Neste entretanto, uma outra consulta, desta vez junto ao Arquivo Distrital da Guarda, teve como resposta que "este Arquivo não presta serviços de investigação, que devem ser exclusivamente desenvolvidos pelos interessados."

Sendo assim, peço a algum confrade que ajude-me a localizar estes óbitos dos meus trisavós, Manoel de Almeida da Silva e Maria Rosa, nos livros paroquiais disponíveis (1901 para trás, até 1868) da freguesia de Tourais, Seia.

Penso que não deve ter sido uma freguesia muito populosa na altura, o que viria a facilitar a pesquisa.

Desde já agradeço muitíssimo por qualquer ajuda prestada.

Saudações genealógicas a todos,

Kelson dos Santos Araujo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 11:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen