Disponibilização de Árvore Genealógica Online

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288825 | quasar | 10 out 2011 13:59

Estimados Utilizadores

Gostaria de informar que coloquei a minha árvore genealógica na internet, no site

http://hawk.fisica.uminho.pt/familia

A árvore contém mais de 500 ascendentes directos, sobretudo do século XVIII para cá.
Irá sendo actualizada regularmente, à medida que for obtendo mais informações; e quando houver mudanças suficientes que justifiquem, anunciarei neste fórum.

As pessoas nessa árvore são sobretudo de Guimarães e Barcelos, havendo também bastantes de Santa Maria da Feira, de Mangualde e do Porto.
Naturalmente, aparecem de outros concelhos, em menor número.

Agradeço desde já qualquer comentário ou observação que queiram fazer; e terei muito gosto em conhecer eventuais primos!

Muito obrigado
Ricardo Pedro Lopes Martins de Mendes Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288855 | Samuel C O Castro | 10 out 2011 20:23 | Em resposta a: #288825

Prezado Ricardo,

Referindo-me aos casal Lopo João Correia de Castro Morais e Maria Júlia Barbolete:

Quanto aos filhos: Antônio Lopo Correia de Castro e Sá Morais e Lopo Correia de Castro e Sá Morais (gêmeos), que aparecem em sua mensagem inicial aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274044 e que trocamos informações, por acaso tens dados complementares sobre eles que pudesse fazer a gentileza de aqui informar?

Antecipadamente agradeço e fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288867 | cardosodoamaral | 10 out 2011 22:05 | Em resposta a: #288825

Caro Confrade Ricardo Pedro L M de Mendes Ribeiro
Boa iniciativa. Muita informação à disposição.
Outras surgissem
Já agora, se fizesse o favor, como é que conseguiu introduzir a sua àrvore por essa via.
Pergunta de principiante e à mistura de ignorância informática.
Um bem haja
Cordiais cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288873 | Metalbrain | 10 out 2011 22:33 | Em resposta a: #288825

Boa noite,
Verifiquei que temos uma ligação em Varzea do Douro (Marco de Canaveses).

Como tenho mais informação sobre essa linha, aqui fica o que disponho:

José Vieira da Mota (nasceu a 25-02-1698 em Varzea do Douro) casou com Francisca Maria (nasceu a 10-01-1703 em Várzea do Douro) a 13-02-1730 em Varzea do Douro. Tiveram outro filho com chamado José Vieira D'Aguiar.

José Vieira da Mota era filho de Manoel Vieira da Motta (nasceu a 12-06-1664 em Varzea do Douro) e de Águeda de Aguiar Godinha (nasceu a 15-03-1677 em Varzea do Douro) que se casaram a 25-07-1692 em Varzea do Douro.

Francisca Maria era filha de Manoel Pereira (nasceu a 13-04-1673 em Varzea do Douro) e de Maria Francisca (nasceu a 16-12-1663 em Varzea do Douro) que se casaram a 27-05-1691 em Varzea do Douro.

E por fim a última geração...

Manoel Vieira da Motta era filho de Manoel da Silva e de Maria Vieira, ambos de Varzea do Douro, que se casaram a 22-04-1663 em Varzea do Douro.

Águeda de Aguiar Godinha era filha de Miguel Ribeiro e de Marianna de Sequeira, ambos de Varzea do Douro, que se casaram a 26-07-1673 em Varzea do Douro.

Manoel Pereira era filho de Manoel Pereira (de Alpendurada) e de Maria de Azevedo (de Varzea do Douro) que se casaram a 22-06-1672 em Varzea do Douro.

Maria Francisca era filha de Martinho Fernandes e de Izabel Francisca, ambos de Varzea do Douro, que se casaram a 24-??-1661 em Varzea do Douro.

Aqui está o que tenho sobre o casal que tem de Varzea do Douro... Se entretanto conseguir mais alguma coisa, diga-me.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288877 | Metalbrain | 10 out 2011 22:41 | Em resposta a: #288825

Já agora...
Tem que o António Vieira de Azevedo é natural de Mozelos (S.M. Feira), mas deverá ser de Varzea do Douro... Se pesquisar por lá deverá de encontrar o seu registo de nascimento.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288913 | quasar | 11 out 2011 08:48 | Em resposta a: #288855

Caro Samuel
Infelizmente não tenho mais informações além das que já trocamos.
Já agora, não está esquecido o seu pedido referente ao Arquivo Distrital de Braga.
Mas é muito pouca a minha disponibilidade para estas coisas, e por isso ainda pode demorar.
Cumprimentos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288914 | quasar | 11 out 2011 08:52 | Em resposta a: #288867

Eu utilizo um software para guardar os dados genealógicos que é o Gramps
http://gramps-project.org/
Uma das ferramentas que o programa tem é a de criar uma página com a árvore.
E tem muitas opções.
Depois fica-se com um conjunto de pastas que se podem disponibilizar na internet, se se tiver um servidor para isso.
Cumprimentos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288922 | quasar | 11 out 2011 11:37 | Em resposta a: #288877

Certo. O registo de casamento da filha diz que ele mora em Mozelos e não que nasceu lá.
Vou corrigir isso, e muito obrigado pelas precisosas informações.
E como é a ligação que temos?
Um abraço
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288923 | Metalbrain | 11 out 2011 12:10 | Em resposta a: #288922

Bom dia!

Não percebi a sua pergunta... Como é a ligação que temos?

Já agora, se já tiver os dados do casamento do António Vieira de Azevedo, poderia-me dizer? Assim sempre ficava com mais alguma informação sobre os familiares.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288928 | Samuel C O Castro | 11 out 2011 14:22 | Em resposta a: #288913

Prezado Ricardo,

Obrigado pelo retorno.

Quanto a meu pedido de coleta de dados junto ao ADB, apesar de já transcorridos 7 meses, continuo a contar com sua ajuda.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#288940 | cardosodoamaral | 11 out 2011 17:58 | Em resposta a: #288914

Caro Ricardo
Grato pela informação. Vou tentar para ver se fico calhado com o programa.
Cordiais cumprimentos
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289068 | quasar | 13 out 2011 09:55 | Em resposta a: #288923

Peço desculpa; a pergunta foi atabalhoada.
Gostava de saber qual a sua relação com António Vieira de Azevedo, e a sua ascendência até ele.

Quanto a dados de casamento, não tenho, ainda.
Só tenho os do casamento da filha Luísa Maria Vieira, e esses estão na base de dados que disponibilizei na internet.

Cumprimentos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289073 | Metalbrain | 13 out 2011 12:06 | Em resposta a: #289068

Bom dia caro Ricardo,

A minha ascendência vai ter até ao irmão do António Vieira de Azevedo. Depois digo-lhe mais informações, como não estou e casa, não consigo ver neste momento.

Atenciosamente,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289136 | Metalbrain | 13 out 2011 22:11 | Em resposta a: #289073

Boa noite,

O José Vieira de Aguiar (Irmão do António Vieira de Azevedo) era meu 6º Avô, pelo meu lado paterno.

Atenciosamente,
Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289158 | Limão | 14 out 2011 01:16 | Em resposta a: #288825

Carissimo Senhor
Mendes Ribeiro,
Cumprimentos,
Não sei, qual a ligação á Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe, da qual era Gerente o Senhor Mendes Ribeiro, penso que já extinta fábrica do Ferro.
Tendo passado para a gerencia do Senhor Major Valentim Loureiro, e mais tarde sofreu um incêndio. na década de 80.
Sou sobrinho, da Srº Dª Maria Amélia de Lencastre Montenegro Ferreira de Melo, "apelido do marido", que foi accionista da referida empresa, era natural do Porto, com ramificações em Fafe, terra natal do marido. Manuel Mendes Ferreira de Melo. natural de Cepães Fafe. irmão de minha falecida mãe.
Dado o nome, não sei se existe alguma relação de parentesco.
Ficando na expectativa, renovo os meus agradecimentos,
A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289162 | Limão | 14 out 2011 03:18 | Em resposta a: #288928

Caro Senhor
Samuel,
Cumprimentos,
Aqui estou novamente, porque tenho uma lista de Fafenses, imigrantes, que foram no Brasil, e que muito gostaria de ver incluida no seu livro. São os seguintes: Extraídos do Livro:" Fafe e o seu Concelho", de Lopes de Oliveira. Edição da Cãmara Municipal de Fafe, na rúbrica de "Galarim de Fafenses".pag.403.

I- José Eduardo Castro Alves, poeta, natural de Cepães Fafe, (27-04-1948), muito cedo emigrou para Filadelfia (Estados Unidos da América do Norte), e aí tem sido um grande animador cultural, junto dos emigrantes portugueses. Foi autor, encenador e actor da peça teatral "Emigrantes, levada á cena com muito êxito. Publicou o "Último Choro do Meu Povo, livro estreia de poesia,1981", prefaciado por Artur Ferreira Coimbra.

II - José de Castro, poeta popular, natural de Fafe, n.23-06-1913, f. em Azurém Guimarães, no hospital, 18-03-1976, filho de Albino de Castro, e de Gravelina Alves Repentista, casou com Carolina Alves.

III - Horácio Teixeira de Castro Guimarâes, Jornalista e escritor, natural de Fafe, n. 01-06-1899, f. na Amadora, 14-07-1974. Inicia a vida literária, em 1924, na Revista Labareda, que se publica no Porto, desempenha funções no Banco do Alentejo. Em 1927, passou a residir emGuimarães, a fim de concluir o curso liceal, e colabora na Revista Gil Vicente. em 1934, fixa-se em Lisboa, para chefiar a redacção do Semanário "Avante", e colabora no"Bandarra". Publicou entre outras obras,"Carne Pecadora,(novela em 1924, que deu escândalo público; Ruinas de Amor,1925; Por Amor de Columbina, peça Teatra, 1927; na qual desempenhou o papel de Pierrot; A Alma dos Meus Bonecos, contos, 1928:Um Rei fanático, 1932; O Pintor de Santas, 1932; A Sátira Vicentina; Ensaios,1958.

IV - Maria de Lurdes R. Magalhães Sampaio e Castro, Profª e Pintora, natural de Fafe,n.1947. Tem o curso de Artes Plásticas, Pintura e Escultura, da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

V -Dr. Teotónio Lopes da Silva e Castro, Médico, natural da Pica Quinchães Fafe, n. 28-11-1901, f. Fafe 14-09-1974, filho de Amadeu da Silva e Castro e de Joaquina Lopes da Silva e Castro. em 1921, inicia o Curso Médico na Universidade do Porto, com mérito, sendo logo convidado para Assistente da Faculdade. Exerceu clinica no Hospital da Misericórdia de Fafe, durante tres décadas. Foi Médico na Casado Povo de São Bartolomeu do Rêgo, Pica ; Travassós; Freitas e Serafâo. Sendo um autêntico "João Semana".

VI -António Teixeira da Silva e Castro, Jornalista, Literário, natural de Fafe, n.15-01-1928, filho de Àlvaro Teixeira da Silva, e de Amélia Lourenço. Fez parte da redação do "Comérciodo Porto, e "Diário do Norte", na Capital, e no Jornal da Tarde, e "Primeiro de Janeiro, colaborou no "Desforço" e na Revista "Medalha".

VII - José Manuel Teixeira da Silva e Castro, Jornalista e Escritor,natural de Fafe,n.27-03-1906, e f. 23-03-1980, nesta cidade de Fafe.
filho de Álvaro Teixeira da Silva e Castro, e de Amélia Lourenço, aos 23 anos, era director da "Democracia", de "A Luz Vermelha", mais tarde em 1931, de "O Combate", e em 1941, de "A Discussão". Lutou contra as perssiguissôes do Estado Novo, derrubado, em 1974.
È então que volta ao ataque, dirigindo em 1976, o quinzenário "Nortada", jornal de esquerda publicado em Braga. Foi um polemista vigoroso e um exegeta lúcido e arguto, deu a sua vida em prol da Liberdade e Democracia.
Amanhã há mais,
Cumprimentos,
A. Melo Lopes da Costa

VI -

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289181 | Samuel C O Castro | 14 out 2011 15:29 | Em resposta a: #289162

Prezado A. Melo Lopes da Costa,

Muito obrigado pelo envio dos dados desses Castros.

Por enquanto ainda não consegui entroncá-los em minha base, mas salvei os dados em Arquivo, para futuramente tentar ligá-los junto aos demais.

Antecipo agradecimentos por próximas remessas.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289189 | quasar | 14 out 2011 17:40 | Em resposta a: #289158

Caro Melo Lopes da Costa
Infelizmente, não me consta que haja relação. Não tenho nenhum antepassado de Fafe.
Cumprimentos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289196 | ruifaria3 | 14 out 2011 18:51 | Em resposta a: #289189

Caro confrade Ricardo Mendes Ribeiro,

Excelente iniciativa, desde já os meus parabéns!

De facto tem uma parentela longínqua com o confrade Agostinho Lopes da Costa.

Consultando o tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=286093&fview=e
Encontrará uma DONA QUITÉRIA INÁCIA DE CARVALHO, filha de António Gomes de Carvalho e Jerónima de Oliveira. Neta paterna de António de Carvalho e de sua mulher Joana de Araújo. Neta materna de Manuel de Oliveira, albardeiro, natural de Serzedo, falecido na rua de São Dâmaso, Guimarães, a 01-11-1720 e de sua mulher e parenta Francisca de Oliveira Carvalho, nascida na Rua de São Dâmaso a 02-10-1672, aí falecida a 14-10-1749, filha de Domingos de Oliveira, tendeiro, natural de Serzedo (São Miguel), Guimarães, e de sua mulher Domingas de Carvalho, nascida na Praça do Peixe de Santiago, freguesia da Oliveira (Santa Maria), Guimarães a 02-04-1648, filha de João Dias de Carvalho, criado do cónego Pedro de Mesquita e de sua mulher Catarina Fernandes.
Pois bem, Manuel de Oliveira e sua mulher Francisca de Oliveira de Carvalho são pais do seu antepassado António Carvalho de Oliveira casado com Tomásia Maria Teixeira de Araújo, filha natural de Pedro Carvalho de Araújo da freguesia de São Martinho de Ruivães e de Maria Teresa, mulher viúva, moradora à Torre Velha de São Paio, Guimarães. Domingos de Oliveira, tendeiro, era filho de Baltazar Dias e de sua mulher Antónia Gonçalves senhores do casal da Fonte em Serzedo; já seu genro Manuel de Oliveira (casado com sua filha Francisca de Oliveira Carvalho), também natural de Serzedo, era filho de Francisco de Castro e de sua mulher Catarina de Oliveira.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289198 | Vgomes | 14 out 2011 19:14 | Em resposta a: #289196

Caro Rui Faria

Também tenho um ramo na freguesia de Serzedo, lugar do Arco, mas não sei onde se encontram os assentos de 1700 +/-, encontrei um antepassado que nasceu em Vila Fria, hoje concelho de Felgueiras, onde diz que os pais e avos são naturais de Sarzedo, mas Guimarães não esta no AD Porto.
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289227 | ruifaria3 | 15 out 2011 01:20 | Em resposta a: #289198

Caro Victor
Só o poderei ajudar, caso pretenda, se me identificar quem são esses seus antepassados.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289230 | quasar | 15 out 2011 10:03 | Em resposta a: #289196

Caro Rui Faria
Agradeço imenso as suas pistas; repondeu a questões nas quais há muito me debatia!
Cumprimentos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289235 | ruifaria3 | 15 out 2011 11:12 | Em resposta a: #289196

Onde digo Serzedo deve ler-se Serzedelo.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289237 | ruifaria3 | 15 out 2011 11:44 | Em resposta a: #289235

Bom, lá terei eu que me retratar uma vez mais, apesar de diferentes freguesias a semelhança do nome induz a uma certa confusão como foi o caso. Nesta última errata disse que em Serzedo deve ler-se Serzedelo, porém merece melhor especificação.
Baltazar Dias e sua mulher Antónia Gonçalves, pais de Domingos de Oliveira, foram de facto moradores nos casais do Outeiro e da Fonte em Serzedo (São Miguel), Guimarães. Haviam casado a 13-Jun-1652, ele já viúvo de primeiras núpcias e o filho Domingos de Oliveira nasceu no casal do Outeiro e foi baptizado a 13-Fev-1656. Antónia Gonçalves era natural do dito casal do Outeiro, baptizada a 21-Jan-1624 e falecida a 29-01-1694, filha de Domingos Gonçalves e de Isabel Gomes, senhores do casal do Outeiro. Domingos Gonçalves, primogénito do casal do Outeiro, aí nascido e baptizado a 21-Nov-1599, sucedera a seus pais Gonçalo Gonçalves e sua primeira mulher Isabel Dias.
Já Manuel de Oliveira, filho de Francisco de Castro e de sua mulher Catarina de Oliveira são naturais de Serzedelo (Santa Cristina), Guimarães, naquela época pertencia a Barcelos.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#289242 | ruifaria3 | 15 out 2011 12:27 | Em resposta a: #289230

Caro Ricardo,

Estou em crer, embora sem provas documentais que de momento o atestem, que João Dias de Carvalho descenderá de algum neto do casal João Afonso Quintos e de sua mulher Ana de Carvalho, por via ilegítima naturalmente. Partilhará assim, pela linha ascendente deste antepassado, parentela com os senhores de Abadim e Negrelos e os da casa de Cavaleiros.
Relativamente a António Dias de Paiva casado com Maria das Neves, nasceu em São Paio, Guimarães, a 17-Jun-1720 era filho legítimo de José Dias de Oliveira e Paiva e de sua mulher Antónia Cardoso de Barros. Neto paterno Manuel Dias de Oliveira, escrivão de notas na vila de Guimarães, pessoa nobre, e de sua mulher Maria Vieira, moradores à Tulha, freguesia de São Paio. Neto materno de Domingos Cardoso e de sua mulher Margarida de Barros. Domingos Cardoso nasceu na Rua dos Gatos, Oliveira (Santa Maria), Guimarães, baptizado a 19-Dez-1647, filho de Salvador Antunes e de sua mulher Maria de Oliveira. Margarida de Barros era filha natural do padre Paulo Gomes, protonotário apostólico, homem dos principais da vila, que faleceu de avançada idade, sendo uma testemunha regular nas inquirições de genere que correram na vila pela década de oitenta de seiscentos, vivia na Rua da Caldeiroa e de sua amásia Cecília de Barros de quem teve larga prol.
Cumprimentos,
Rui Faria

Resposta

Link directo:

Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#352851 | LMCastro | 11 dez 2014 17:11 | Em resposta a: #288825

Boa tarde,

Sou descendente de Álvaro Teixeira da Silva e Castro, pai de António e José Manuel, citados nas alíneas VI e VII.
Álvaro Teixeira da Silva e Castro morreu novo, o que obrigou ao seu filho mais novo, Aurélio Teixeira da Silva e Castro abandonar a sua casa de Fafe na "Cumeeira" e ir para o Porto, para trabalhar.
No Porto, casou com Maria da Conceição Gomes de Oliveira, e deixou 4 filhos, o mais novo já falecido (Rodrigo Gomes da Silva e Castro - meu pai).
Desde o tempo do meu bisavô (senão antes) que se utiliza para apelido de família o "da Silva e Castro", e assim há-de continuar, pois o meu filho de 1 ano também tem esse(s) apelido(s).

Gostaria de saber mais pormenores da minha família ancestral, se fosse possível.

Nota: Não sei se é verdade, mas a junção dos apelidos "Teixeira da Silva e Castro" vem do casamento de uma senhora apelidada de "Teixeira da Silva" com um senhor "Castro".

Se for possível saber de mais pormenores agradeço muito.

Resposta

Link directo:

Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#390721 | artoliveira | 05 abr 2018 13:06 | Em resposta a: #288825

Caro LM Castro
Gostaria de acrescentar que Álvaro Teixeira da Silva e Castro tinha uma irmã Laura Teixeira da Silva e Castro ( minha avó) casada com António Oliveira (de Silvares) que teve 3 filhos: Inês de Oliveira, Dolores de Oliveira e Artur Álvaro de Oliveira (meu pai), afilhado e sobrinho de Álvaro Teixeira da Silva e Castro, e por isso tem no nome o Álvaro.
Ainda tive a honra de conviver, enquanto criança e muito jovem, com os irmãos, António (vivia perto do liceu D. Manuel II no Porto), José Manuel," primo Manuel", que vivia na "cumeeira" e onde tinha a tipografia, casado com a D. Celeste. O meu pai e tias falavam-me do Aurélio, não tenho memória exata de o conhecer, mas tenho uma imagem de um senhor alto e de óculos...

Resposta

Link directo:

Disponibilização de Árvore Genealógica Online

#390725 | artoliveira | 05 abr 2018 17:12 | Em resposta a: #352851

"Foi assim, com quatro dias de atraso, em Domingo 9 de Outubro de 1910, que Fafe improvisou os festejos da implantação da República.

Diz o jornal “ O Desforço” …”eram 3 horas certas da tarde quando a Comissão entrou no edifício dos Paços do Concelho.

Já uma música tocava a «Portuguesa» e a República era acclamada pelos populares. E dirigindo-se às dependências da Administração foi acto continuo lido pelo secretário da mesma snr. Arthur Teixeira da Silva e Castro o auto da posse, investindo na delegacia do governo provisório nesta villa o snr. Dr. Gervásio Domingues D’Andrade”.



Este sr. Arthur Teixeira da Silva e Castro era irmão de Álvaro Teixeira da Silva e Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen