Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#288723 | pafcoelho | 08 out 2011 16:27

Os meus cumprimentos ao Forum:

Sou iniciado nesta matéria à procura dos ramos dos meus antepassados maternos que viveram no concelho de Tondela, frequesia de Tonda em Viseu.
Procuro informações ou ajuda acerca dos meus avós.
A minha avó materna chamava-se Henriqueta Ferreira Chaves, nasceu em 1899 (idade calculada) e faleceu em 18-11-1939, filha de Adelino Bráz e de Ana Chaves. O meu avô paterno chamava-se Joaquim Ferreira, nasceu em 1896 (idade calculada) em Nandufe, Tondela e faleceu em 13 de Dezembro de ano desconhecido, filho de António Ferreira e de Maria Ricardina de Jesus. A última residência conhecida era a quinta da Tapada em Tonda. O meu avó era conhecido por Cabaças e foi barbeiro do António Oliveira Salazar.
A irmá da minha avó Henriqueta chamava-se Ana Braz Soares nasceu a 27-02-1887 e faleceu a 28-08-1951
Tenho tido dificuldades nas pesquisas pois o arquivo distrital de Viseu ainda não tem disponível livros de nascimento, casamento ou óbitos digitalizados.
Agradecia algumas dicas de pesquisa ou informação para dar um salto em frente.

Agradeço a vossa comprrensão nestes meus primeiros passos.

Com os meus cumprimentos

Paulo Alexandre Ferreira Chaves Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#288740 | f4b2 | 08 out 2011 22:15 | Em resposta a: #288723

Caro Paulo

Não sei se estes nomes terão algum interesse,mas deixo estas referencias que retirei dos Anuários de 1909 e 1944,e passo a citar:

- VIRGILIO SOARES - Latoeiro em Tondella ,1909

- EZEQUIEL FERREIRA - Pároco em Dardavaz(Tondella),1909

- JOÃO FERREIRA ANTUNES - Commerciante em Nandufe(Tondella),1909


- MANUEL MARQUES FERREIRA - Fazendas em Tonda(Tondela),1944

- ERNESTO FERREIRA - Armazém de Lãs em Parada de Gonta(Tondela),1944

- VALENTIM FERREIRA - Alfaiataria em Campo de Besteiros(Tondela),1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#288749 | pafcoelho | 09 out 2011 03:12 | Em resposta a: #288740

Boa noite:

Neste momento os dados que gentilmente me disponibilizou não me dizem nada pelo facto de estar no início, mas podem vir a ser uma mais valia quando começar a cruzar informação.
Os anuários que referencia estão disponivéis para consulta?
Desde já agradeço a sua atenção e colaboração.

Cumprimentos
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#288756 | MCNN | 09 out 2011 12:27 | Em resposta a: #288723

Caro Paulo Coelho

Tome em atenção que, no que diz respeito aos assentos de baptismo dos seus avós, eles podem estar ainda na Conservatória do Registo Civil de Tondela.

Veja esta página do Arquivo Distrital de Viseu, com os fundos paroquiais do concelho de Tondela:

http://www.ad-viseu.com/tondela.php

Como pode ver, e caso esta página esteja actualizada, pelo menos no que diz respeito ao seu avô, o respectivo assento de baptismo ainda estará na Conservatória do Registo Civil, pois para Nandufe o Arquivo afirma só ter os baptismos até 1884. (o duplicado do baptismo, esse sim, estará já no Arquivo Distrital).

No que diz respeito à sua avó, como não especifica a freguesia onde ela nasceu, não se pode tirar nenhuma conclusão.

De qualquer forma, eu aconselhava-o a contactar o Arquivo Distrital de Viseu e pedia-lhes para confirmarem se a informação que consta no site está ou não actualizada.

Caso esteja actualizada, e apesar de no Arquivo constar o livros duplicado de baptismos de Nandufe, eu preferiria pedir o assento de baptismo à Conservatória do Registo Civil de Tondela, pois é mais provável que eventuais averbamentos constem no livro original e não no livro de duplicados.

Como será apenas para efeitos de estudos genealógicos, peça uma cópia não autenticada do assento de baptismo. Não vale a pena pedir uma certidão, que custa 20 vezes mais e contém a mesma informação.

Não sei se está em Portugal ou não. Se estiver, basta-lhe ir a uma loja do Cidadão ou contactar directamente a Conservatória por telefone ou mail. Se não estiver em Portugal, contacte-os por telefone ou mail.

Os contactos da Conservatória do Registo Civil de Tondela são os seguintes:

Mail: crc.tondela@dgrn.mj.pt

Telefone: (+351) 232819310

Caso os assentos se encontrem no Arquivo Distrital de Viseu, preencha no site do Arquivo Distrital, e para cada um deles, este formulário

http://www.ad-viseu.com/fundos_paroquiais.php

Coloque todos os dados relevantes (nome do baptizado,nome dos pais, concelho, freguesia, data aproximada do nascimento), escolha cópia simples (não é autenticada) e aguarde o contacto do Arquivo Distrital de Viseu.

Agora, para algo completamente diferente, queria perguntar-lhe uma coisa. O nome completo do seu avô não era Joaquim Ferreira Cabaças ?

A razão de eu lhe fazer esta pergunta é simples.

Fui dar uma espreitadela aos passaportes pedidos no Porto e encontrei um pedido de passaporte da irmã de sua avó.

Assim, no link seguinte, pode ver o registo (com fotografia) do pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro) feito em 10 de Maio de 1933 por Ana Braz Soares, casada, de 46 anos, natural de Tondela, filha de Adelino Braz e de Ana Chaves.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56622&FileID=_2434522

Como era o primeiro registo da página, resolvi ir ver a página anterior para encontrar eventuais acompanhantes da irmã da sua avó.

Assim, o registo imediatamente anterior corresponde ao pedido de passaporte de Bernardo Marques Soares, de 68 anos, natural de Viseu, filho de Joaquim Soares e de Teresa de Jesus. Presumo que poderá tratar-se do marido da irmã da sua avó.

E antes deste registo vem o registo do pedido de passaporte de uma jovem de nome Maria Arminda Ferreira Chaves, de 13 anos, natural de Viseu, filha de Joaquim Ferreira Cabaças e de Henriqueta Ferreira Chaves.

Presumo que se tratará de sua mãe ou de uma irmã dela, que foi até ao Brasil na companhia dos tios.

O link é este:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56622&FileID=_2434523



Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#288767 | pafcoelho | 09 out 2011 17:36 | Em resposta a: #288756

Boa tarde:

É com alegria que recebo estas valiosas informações.
Estava a pequisar os livros de passaportes mas sem sucesso há algumas semanas pelo facto de saber das viagens para o Brasil dos meus tios avós.
A minha avó Henriqueta nasceu em Tonda - Tondela e só sei o ano de nascimento 1899 e falecimento 18-11-1939
Em relação ao meu avô sempre pensei que Cabaças fosse alcunha, porque na certidão de nascimento da minha mãe e bilhete de identidade só aparece Joaquim Ferreira.
Tendo em conta os dados que tenho dos meus avós o que será mais pertinente pedir (nascimento, baptismo, casamento ou óbito?) para recuar em direcção aos meus bisavós e respectivas datas de nascimento, naturalidade, etc.

Vou seguir os seus valiosos conselhos e desde já os meus sinceros agradecimentos pela ajuda disponibilizada.

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#288794 | MCNN | 09 out 2011 23:20 | Em resposta a: #288767

Caro Paulo Coelho


Se a sua avó nasceu em Tonda, então deve ter sido aí baptizada pelo que o respectivo assento de baptismo deve estar com toda a certeza no Arquivo Distrital de Viseu. Se ela nasceu em 1899, deve ter sido baptizada em 1899 ou 1900 (as crianças por vezes não eram imediatamente baptizadas, e só o eram passadas algumas semanas ou meses. Se a sua avó tiver nascido no final de 1899, ela pode ter sido baptizada só em 1900).

Já no que diz respeito ao seu avô, é como eu já lhe expliquei, Confirme primeiro com o Arquivo Distrital se as datas que constam na sua página relativas a Nandufe estão correctas ou não. Consoante a resposta, já sabe onde procurar o assento de baptismo de seu avô.

Repare que eu estou a falar em assento de baptismo e não em assento de nascimento. A obrigatoriedade de inscrição no registo civil só se tornou obrigatória em 1911, pelo que até esse ano o que existia e tinha validade eram essencialmente os registos paroquiais. Daí que o que deve procurar é o registo de baptismo dos seus avós.

E, com alguma sorte, esses registos terão averbados quer os seus casamentos quer os seus óbitos, o que lhe permitirá saber desde logo quando e onde casaram e faleceram, facilitando pois a obtenção dos respectivos assentos de casamento e de óbito, os quais em princípio ainda estarão nas Conservatórias do Registo Civil.

Com a obtenção dos assentos de baptismo dos seus avós ficará muito provavelmente a conhecer o nome dos avós deles (seus trisavós), poderá confirmar a naturalidade dos pais deles (seus bisavós), poderá saber onde os pais deles se casaram, etc.

E assim poderá, se o quiser, prosseguir as buscas para as gerações anteriores.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#293681 | 1974l | 30 dez 2011 21:09 | Em resposta a: #288723

ola eu so de tonda pode me dar seu meile so arlindo rodrigues chaves voce esteve a falar kum meu pai serka de 2 meses atras em tonda eu moro em lisboa meu movel 914866118

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#293690 | pafcoelho | 30 dez 2011 23:14 | Em resposta a: #293681

Boa Noite

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#293691 | 1974l | 30 dez 2011 23:22 | Em resposta a: #293690

ola boa noite prokure batista chaves no fecbbok

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira Chaves de Tondela - Viseu

#293693 | pafcoelho | 30 dez 2011 23:26 | Em resposta a: #293690

Boa Noite:

Sim de facto estive com o meu irmão em Vila Nova de Tonda à procura de alguém que me pudesse dar informações para o estudo que desenvolvo sobre as raizes da minha familia. Falei com um senhor muito simpático de nome Arlindo a quem deixei o contacto. Estive também com Adelino Rodrigues Chaves pai de Jorge Chaves, que apesar do tempo que passou ainda conhecia a minha mãe quando era nova e grande parte da minha família. Neste momento e de acordo com os dados que reuni, alguns ainda não confirmados tenho cerca de 550 nomes na minha árvore.
Talvez se cruzarmos alguma informação ainda sejamos parentes.
Estou a disposição e o meu email é pafcoelho-@-coelho.pt (remova os traços)

Um abraço
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 17:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen