Agora partirei em direção a Canadelo...

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Agora partirei em direção a Canadelo...

#288630 | Fatima2011 | 06 out 2011 05:51

Olá! Gostaria de pedir auxilio quanto a levantar informações sobre família em Canadelo, Amarante.
Os dados que disponho são: minha avó, Maria da Costa Magalhães, filha caçula de Constança Pimenta da Costa e José Magalhães, o qual emigrou para o Brasil, deixando a mulher com filhos pequenos na aldeia. Minha avó tinha como irmãos José, Manuel, Belmiro e nasceu em 26/05/1917. Houveram mais 2 irmãos falecidos ainda pequenos: Beatriz e Francisco (???).
Meu avô, Manuel Joaquim Ribeiro Claro, filho caçula de José ou Francisco e Ana(???), nascido em 02/04/1913 e eram conhecidos como os do "Eido". Parece-me que meu avô também tinha uma irmã por nome de Ana (incerto).
Casaram-se em Canadelo, acredito que 1932/1933, pois minha avó ainda não tinha 16 anos completados e tiveram 3 filhos nascidos em Canadelo: Antonio Magalhães Claro(13/06/1936), Alberto Magalhães Claro(19/01/1939) e Ana Magalhães Claro (09/06/1943), que é minha mãe.
Emigraram para o Brasil em janeiro de 1954.
Mais para a frente conforme surjam as informações vou tentar descobrir o fio inicial dessa meada!
Abraços e desde já agradeço!

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288646 | f4b2 | 06 out 2011 17:50 | Em resposta a: #288630

Cara Fatima

Tenho estes nomes para si:

- JOSÉ MAGALHÃES - Hotel em Athayde(Amarante) no ano de 1908

- JOSÉ MAGALHÃES - Lavrador ou Agricultor em Figueiró(Amarante) no ano de 1909

- GUILHERMINA de MAGALHÃES - Lavrador ou Agricultor em Figueiró(Amarante),1909

- RODRIGO PEREIRA da COSTA MAGALHÃES - Commerciante em Travanca(Amarante),1909


- ALBERTO MAGALHÃES - Depósito de Gasolina em Amarante no ano de 1944

- ISMAEL MAGALHÃES - Lagar de Azeite em Amarante,1944

- ADOZINDA CLARO - Doces regionais em Amarante,1944

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288649 | Fatima2011 | 06 out 2011 19:29 | Em resposta a: #288646

Seria possível ter acesso ao link dos registros de batismo em Canadelo no início do século?
Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288652 | f4b2 | 06 out 2011 20:21 | Em resposta a: #288649

Cara Fátima

Os nomes que lhe enviei,retirei-os dos Anuários de 1908/1909 e de 1944,onde são referidos os nomes e profissões de algumas pessoas,como as actuais páginas amarelas e brancas,por isso não sei responder á sua pergunta,mas outros confrades com melhor conhecimento do que eu ,poderão dar uma ajuda ?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288655 | Fatima2011 | 06 out 2011 20:49 | Em resposta a: #288652

Obrigada pela atenção!

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288660 | joaoggralves2 | 06 out 2011 21:06 | Em resposta a: #288655

Cara Fátima,

Vou deixar-lhe o link dos registos paroquiais de Canadelo do Século XIX. Na lista da direita poderá escolher entre livros de baptismos, casamentos e óbitos, muitos já estão online: http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=537192

No entanto, antes de pesquisar aqui, deveria antes contactar a Conservatória do Registo Civil de Amarante (crc.amarante@dgrn.mj.pt) para requerer cópia de registos mais recentes como o de baptismo de sua mãe. Para tal, deverá indicar informações precisas para que localizem facilmente o registo. A data de nascimento, nome dos pais e a freguesia costumam ser suficientes.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288668 | Fatima2011 | 07 out 2011 00:48 | Em resposta a: #288660

Obrigada, amigos! Tão atenciosos! Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288671 | Fatima2011 | 07 out 2011 02:27 | Em resposta a: #288660

Consegui achar o registro de batismo de minha bisavó!!!
Agora os registros de casamento são pouquíssimos e digitalizados até 1896, onde não achei nada sobre eles (bisavós).
Nesses poucos registros achei um que acredito na quase totalidade ser o registro de casamento de meus bisavós, pais do meu avô materno...Continuarei a busca!
abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288683 | roz | 07 out 2011 15:21 | Em resposta a: #288671

Cara Fatima

Ao cimo, a meio da pagina, ha uma "janela" que se escrever a palavra passaportes e carregar em "pesquisar" aparece-lhe uma lista de muitos topicos sobre pesquisas por passaportes. Varios deles devem interessar-lhe pois teem dicas e os links para varios sitios onde podera' procurar o pedido de passaporte que o seu bisavo tera' pedido para ir para o Brasil. Como Amarante 'e relativamente proximo do Porto talvez seja melhor comecar por esse.

Sou tambem da mesma opiniao do outro participante, Joao Guilherme, que deveria comecar por contactar a conservatoria e pedir fotocopias nao autenticadas dos registos de seu pai e de sua mae. Costumam ter informacao que lhe ajudara' a recuar mais facil e rapidamente.

Se nao encontrou o casamento que buscava pode ser por nao estar ainda digitalizado ou ter-se perdido o livro mas pode contactar o Arquivo Distrital do Porto e perguntar-lhes.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288703 | Fatima2011 | 08 out 2011 01:21 | Em resposta a: #288683

Agradeço pela atenção!
Pelo link que me foi passado consegui levantar dezenas de dados, registros de batismo de minha bisavó e bisavô, bem como de seus pais, registro de casamento de meu bisavô paterno..ou seja, a pesquisa está caminhando...Hj esqueci da vida diante do computador e fiquei futucando esses registros..Parecia que me chamavam, que estavam querendo falar comigo...rsrsrsrsrs
Isso envolve a gente. De qqr forma, vou aproveitar o conselho e isto já está adiantando uma fase do processo para dar entrada no meu pedido da cidadania portuguesa.
Abraços! :)

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288730 | joaoggralves2 | 08 out 2011 19:26 | Em resposta a: #288703

Cara Fátima,

Se encontrar antepassados naturais de Aboadela (freguesia que confronta com Canadelo) ou de outras freguesias como Ansiães, Várzea, Sanche, diga, pois eu também tenho grossas raízes por lá e conheço bem as famílias.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288852 | Fatima2011 | 10 out 2011 19:32 | Em resposta a: #288730

Ok. Se encontrar alguem falo consigo.
Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288908 | Fatima2011 | 11 out 2011 06:28 | Em resposta a: #288852

Revirando pelo avesso os livros dos registros de batismo que estão digitalizados e disponíveis para consulta, descobri que MAGALHÃES em Canadelo (minha família materna) na verdade veio de São Vicente de Ermello, ou seja, até 1822 que é a data disponível, a referência que encontrei foi justamente da minha tataravó que chamava-se Maria d' Magalhães, que casou-se com Manoel da Costa e teve uma das filhas de nome Anna Magalhães, que casou-se com Manoel Joaquim Covello. Desse casamento, uma das filhas era Maria Magalhães(02/06/1838), que teve um dos filhos de nome José Magalhães Covello(08/02/1879), que ao casar-se com Constancia da Costa Pimenta, tornam-se os pais da minha avó materna, Maria da Costa Magalhães. fazendo uma mera estimativa de datas, talvez minha parenta tenha nascido por volta de 1780...
Se alguém conseguir levantar mais alguma referência, por favor, me passe.
Agradecida!

Resposta

Link directo:

RE: Agora partirei em direção a Canadelo...

#288909 | Fatima2011 | 11 out 2011 06:40 | Em resposta a: #288730

Caro João,
Descobri que a mãe de minha bisavó, Josefa da Costa(06/01/1843), filha de Antonio José da Costa e Maria da Costa, ambos de Canadelo e filhos respectivamente de Maria Thereza mãe solteira e Luiza Costa, esta da freguesia de Ollo, Sanche e também mãe solteira (aliás, é impressionante o número de mães solteiras...triste, pois imagino a dificuldade que devia ser criar 1 ou mais filhos nessas condições, naquela época...).
Se tiver alguma referência para me passar, agradeço-lhe.
Abraço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 16:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen