Família em Soalhães

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Família em Soalhães

#288569 | Fatima2011 | 05 out 2011 03:22

Boa noite. Gostaria de tentar algum contato com parentes paternos, na freguesia de Soalhães, no Marco de Canaveses.
Meu pai emigrou para o Brasil bastante jovem e não era de falar muito sobre sua família...
Os dados que tenho disponíveis são: Manuel Queiroz, nascido em 02 de abril ( o ano confesso, não sei ao certo se 1937 ou 1938), filho de Augusto Queiroz e Maria da Glória. De outros ascendentes, não tenho informações...
Era o caçula de 6 filhos, emigrou para o Brasil com 15/16 anos e tem uma irmã chamada Ana, que foi casada com Antonio Teixeira, que também emigrou para o Brasil e tem 2 rapazes, cujos nomes não me lembro, pois o contato durante a estada deles no Brasil foi quase nenhum...Minha tia e os filhos retornaram a Portugal e parece-me teriam continuado radicados nas imediações de Soalhães.
Eu sei que são dados vagos, mas quem sabe a sorte ajuda???
Abração e obrigada desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Família em Soalhães

#288594 | f4b2 | 05 out 2011 14:06 | Em resposta a: #288569

Cara Fátima

Estive a pesquisar os Anuários de 1908/1909 e não vi nenhum nome QUEIROZ,mas no Anuário de 1944 vi estes nomes em Marco de Canavezes,cito:

- ABILIO QUEIROZ - Serralharia Civil em Marco de Canavezes,1944

- ANTÓNIO QUEIROZ - Barbearia em Marco de Canavezes,1944

- BELMIRO GONÇALVES QUEIROZ - Chapelaria em Marco de Canavezes,1944

Vi por fim este nome no ano de 1909 em Marco de Canavezes: ANTÓNIO TEIXEIRA - Latoeiro

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família em Soalhães

#288610 | Fatima2011 | 05 out 2011 19:42 | Em resposta a: #288594

Haveria a possibilidade de pesquisar QUEIRÓS???
Por vezes pode ser que a transcrição do nome tenha sido alterada quando houve o registro aqui no Brasil ...
Obrigada novamente!
Abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Família em Soalhães

#288623 | MCNN | 06 out 2011 00:20 | Em resposta a: #288569

Cara Fátima


Uma forma possível de encontrar familiares seus em Soalhães é através da lista telefónica.

Se for a

http://www.pbi.pai.pt/

e pesquisar por Queirós em Soalhães, Marco de Canaveses, encontra 28 nomes.

Já se pesquisar por Queiroz, encontra apenas um nome.

Existe pelo menos um Queirós Teixeira, e vários Teixeira Queirós.

Assim, pode se quiser telefonar para esses números e indagar se serão seus parentes ou não.

É lógico que não existe nenhuma garantia que os seus parentes ainda vivam em Soalhães.

Se não quiser/gostar de telefonar, existem outras formas mais trabalhosas para encontrar os seus familiares.

Encontrar familiares paternos, no seu caso, passa por encontrar os irmãos de seu pai e/ou os seus descendentes.

Mas, pelo que percebi, a Rosário apenas sabe que o seu pai era o mais novo de seis filhos que os seus avós tiveram, e sabe ainda que teve uma tia chamada Ana.

Descobrir quem foram os irmãos de seu pai pode ser complicado. Os seus assentos de nascimento estarão com toda a certeza na Conservatória do Registo Civil do Marco de Canaveses e, ao contrário dos Arquivos Distritais, as Conservatórias não estão muito vocacionadas para realizarem buscas.

Uma forma de encontrar a identificação dos irmãos do seu pai passaria por consultar eventuais testamentos que os seus avós tivessem feito ou processos de inventário que tivessem sido abertos aquando da morte dos seus avós.

Quer os testamentos quer os processos de inventário trazem a relação dos herdeiros, e a lista de herdeiros incluiria quer o seu pai quer os irmãos dele. Ficaria assim a saber o nome e a idade dos irmãos do seu pai.

É óbvio que não pode ter a certeza se existiu sequer algum testamento. Mas são fortes as hipóteses de ter existido processo de inventário aquando da morte dos seus avós, pois era costume ser aberto processo de inventário quando um dos herdeiros estava ausente do País, e o seu pai era herdeiro e estava no Brasil.

Como saber se existiu testamento ou inventário ? Consultando o respectivo assento de óbito, que habitualmente indica se houve testamento e/ou processo de inventário.

E como consultar o assento de óbito, se não sabe sequer a data do óbito ? Procurando o assento de nascimento, que habitualmente tem averbada a data e o local de óbito.

Em resumo, se conseguir consultar o assento de baptismo dos seus avós, muito provavelmente esse assento conterá o averbamento da data e local do óbito. Com posse desses dados, basta pedir à respectiva Conservatória do Registo Civil cópia desse assento.

Assim, deve começar por procurar o assento de baptismo dos seus avós (como os seus avós nasceram com toda a certeza antes de 1911, estamos a falar de assentos de baptismo).

Para procurar o assento de baptismo dos seus avós o primeiro passo será pedir, à Conservatória do Registo Civil de Marco de Canaveses, uma cópia não autenticada do assento de nascimento do seu pai (não vale a pena pedir certidão, que é 20 vezes mais cara e contém a mesma informação da cópia não autenticada).

Os contactos da Conservatória são esses:

endereço de mail: crc.canaveses@dgrn.mj.pt

telefone: (+351) 255534418

Forneça-lhes os elementos que sabe: Nome do seu pai, nome dos seus avós, freguesia em que ele nasceu (Soalhães) e anos prováveis de nascimento.

Quando tiver esse assento, e para além de saber em que ano nasceu o seu pai, ficará a saber de onde eram naturais os seus avós, o nome dos pais dos seus avós e eventualmente a idade que os seus avós tinham aquando do nascimento do seu pai.

De posse dessa informação, poderá procurar com toda a segurança o assento de baptismo dos seus avós.

De qualquer forma, e uma vez que os assentos paroquiais de Soalhães estão disponíveis para consulta online até 1907, resolvi ir dar-lhes uma espreitadela porque, caso os seus avós também fossem de Soalhães, eram boas as possibilidades de se encontrar os seus assentos de baptismo.

Reparei imediatamente em duas coisas:

Primeiro, existia muita gente de apelido (sobrenome) Queiroz em Soalhães

Segundo, existiam muitas meninas baptizadas com o nome de Maria da Glória.

Encontrei o assento de baptismo de um Augusto Queiroz

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=40091&FileID=_1745214

e o assento de baptismo de uma Maria da Glória

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=40089&FileID=_1745085

que casaram um com o outro.

Dos seus assentos de baptismo e dos averbamentos que neles constam, consegue-se extrair a seguinte informação.

Ele nasceu em 08/04/1902, filho de Manuel de Queiroz e de Ana Soares;

Ela nasceu em 27/02/1900, filha de Maria de Jesus;

Casaram em Soalhães em 08/05/1922;

Ela faleceu em Soalhães em 27/11/1968;

Ele faleceu em Soalhães em 01/04/1990;

Como é óbvio, não posso garantir que são os seus avós !!!!! Isso só o assento de nascimento do seu pai o poderá comprovar. Mas se se tratarem dos seus avós, já sabe em que datas faleceram e pode pedir à Conservatória do Marco de Canaveses as cópias dos respectivos assentos de óbito.

Só para terminar, e a título de curiosidade.

Como já lhe disse atrás, não tenho a certeza que o Augusto Queiroz cujo assento de baptismo encontrei seja o seu avô.

Mas tenho a certeza que este Augusto Queiroz teve um irmão, de nome Joaquim Queiroz, que em 1929 pediu um passaporte para o Brasil.

Como o registo do pedido contém a fotografia, veja se a cara lhe é familiar, pois pode tratar-se de um irmão de seu avô (tio do seu pai):


http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56788&FileID=_2476112


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família em Soalhães

#288628 | Fatima2011 | 06 out 2011 03:48 | Em resposta a: #288623

Agradecida imenso!!! vou verificar sim.
Abração!

Resposta

Link directo:

RE: Família em Soalhães

#288629 | Fatima2011 | 06 out 2011 04:10 | Em resposta a: #288623

Vi a foto e realmente dá muitos traços semelhantes com meu próprio pai. E foi justamente esse tio querm mandou a passagemm para que meu pai viesse para o Brasil. Até fiquei emocionada...
Agradeço-lhe imensamente!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 05:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen