Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287781 | JMSA | 22 set 2011 19:44

Boa tarde,

Sei que um dos meus bisavôs morreu por volta do mês de Julho de 1901 e que vivia na Rua do Cunha, à Costa Cabral, no Porto, freguesia de Paranhos. Graças à generosa ajuda de confrades deste forum tive acesso ao livro de óbitos desse ano, mas nada encontrei. Poderia estar enganado no ano e ainda pesquisei anos anteriores e posteriores e mais uma vez ... nada consta. Perante isto ponho a hipótese de ele ter morrido num hospital e nesse caso estar o seu óbito noutra freguesia que não a da residência.
Pergunto se alguém sabe quais eram os principais hospitais do Porto, nessa época, e a que freguesia pertenciam.
Muito obrigado.

Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287819 | MMSA | 23 set 2011 10:44 | Em resposta a: #287781

Bom Dia
Hospital de Santo António era o principal, com registos próprios
Ano 1901
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice?ID=894118

Outro hospital com registos próprios era o de Conde Ferreira
Ano 1901
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice?ID=898897

Depois havia (e há) os hospitais das Ordens Terceiras mas com os registos nas respectivas freguesias

Ordem do Carmo freguesia da Vitória
Ordem do Terço freguesia da Sé
Ordem da Trindade freguesia de Sto Ildefonso
Ordem da Lapa freguesia de Cedofeita
Ordem de S. Francisco freguesia de S. Nicolau

Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287826 | MCNN | 23 set 2011 13:09 | Em resposta a: #287781

Boa tarde

Não deve excluir a hipótese de que o seu bisavô pode não ter falecido no Porto.

Se tem fortes suspeitas de que o seu bisavô faleceu em Junho de 1901, pode tentar consultar os jornais do Porto dessa época e procurar nos obituários a notícia do falecimento do seu bisavô.

Essas notícias costumam trazer um grande conjunto de informações, como o local e data de falecimento, morada do falecido, cemitério onde iria ser sepultado, etc.

Se residir na zona de Liaboa, eventualmente poderá fazer essa busca na Biblioteca Nacional.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287841 | roz | 23 set 2011 16:58 | Em resposta a: #287826

Ola' Mario,
Aproveito a "boleia" deste topico para lhe fazer uma pergunta. O seu comentario acima fez-me pensar. Sabe por acaso, se por volta dos anos 1825 a 40 ja' era habito po^r nos jornais os falecimentos das pessoas? Tenho uns trisavos de Lisboa de que nao sei as freguesias mas sei os anos em que morreram (1829 e 1839) e talvez pelos jornais fosse possivel encontrar qualquer coisa. Em 1829 ainda nao havia cemiterios e em 39 embora houvesse, tambem nao consegui nada. Nos Prazeres alguem procurou por mim mas nao encontraram e no Alto de S. Joao os registos so' comecam a partir de Dezembro desse ano e nao estava. Tambem ja' procurei nas paroquias que estao on-line mas ate' agora em vao.

Entretanto se tiver mais alguma sugestao, agradeco.
Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287848 | JMSA | 23 set 2011 19:57 | Em resposta a: #287819

Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda. Infelizmente ainda não foi desta que encontrei a certidão que procuro. Por outro lado reparei que quem morria nestes hospitais, na época, eram pessoas de condição modesta (mendigos, criados, etc...). Partindo do princípio que o meu bisavô morreu num hospital, tem ideia qual seria aquele que era usado por pessoas de condição diferente?
Melhores e gratos cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287849 | JMSA | 23 set 2011 20:04 | Em resposta a: #287826

Caro Mário Navarro,
Muito obrigado pela sua mensagem e pela hipótese que coloca de ele não ter morrido no Porto. Estes meus bisavós tinham também casa em Viseu, de onde ele era natural, mas nas memórias que guardo escritas pela minha Avó ela não fala em Viseu e, embora não o refira expressamente, dá a entender que estavam no Porto.
Vou tentar um dia destes ir à Biblioteca Nacional e procurar nos jornais da época. Como tenho a data aproximada pode ser que não seja muito difícil...
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287851 | Marggo | 23 set 2011 23:07 | Em resposta a: #287848

Caros confrades

Como fazer para encontrar o registo de um familiar que faleceu no hospital de S. José em Lisboa cerca de 1900.
Agradeço desde já a juda que me puderem dar.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287858 | MCNN | 24 set 2011 01:10 | Em resposta a: #287841

Olá Rosário

Vai-me desculpar, mas não tenho uma resposta definitiva para lhe dar.

À primeira vista, a minha sensação é que os jornais dessa época não davam a mesma importância à necrologia do que o viriam a dar mais tarde, mas não passa de uma sensação minha.

Talvez alguém mais conhecedor dos periódicos de Lisboa da altura a possa elucidar.

Para a zona de Lisboa e para essa época, costumo dar uma vista de olhos ao Registo Geral de Testamentos, pois por sorte o falecido cujo óbito procuro pode ter deixado testamento, e a partir dele posso saber quando e onde morreu.

Mas só mesmo com muita sorte é que esse método dá resultados ... Mas já tive sorte algumas vezes !!!

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287872 | roz | 24 set 2011 09:58 | Em resposta a: #287858

Bom dia Mario,

Obrigada pela sua resposta e pela sugestao do Registo Geral de Testamentos. Encontrei isto:
http://digitarq.dgarq.gov.pt/results?t=registo+geral+de+testamentos&di=&df=
mas como ve^ e' algo enorme! Tem algum "atalho" a ensinar-me? Ou sera' em outro "site"?

Bom fim de semana e os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287907 | MCNN | 24 set 2011 21:39 | Em resposta a: #287872

Boa noite Rosário


O Registo Geral de Testamentos consiste em dois livros de índices, compreendendo o período entre 172X e 183X.

No site da TTOnline está disponibilizado o link para se fazer o download de um dos livros.

Nesta página encontra o link para download desse livro:

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=2&dsqSearch=%28%28%28text%29=%27registo%27%29AND%28%28text%29=%27geral%27%29AND%28%28text%29=%27de%27%29AND%28%28text%29=%27testamentos%27%29AND%28%28text%29=%27479%27%29%29

Trata-se do primeiro livro, que vai da letra "A até parte das letras "I e J".

O índice é construído com base no primeiro nome, Com este livro não tem as Marias, mas tem os Carlos.

O outro livro só se pode mesmo consultar na Torre do Tombo.

Cumprimentos e votos de bom fim de semana.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Morrer em Hospitais - qual a freguesia?

#287933 | roz | 25 set 2011 21:24 | Em resposta a: #287907

Ola' Mario

Que faria eu sem a sua ajuda?! Obrigadissima. Assim so' ha' um nome que nao posso ver mas se encontrar algum dos outros aqui, entao ja nao importa. Como sao filhos uns dos outros, se encontrar a freguesia de um e seu registo, ja' deve ser possivel acessar os outros.

Sinceros agradecimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 21:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen