Fernando Laidley | Águas Guardado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Fernando Laidley | Águas Guardado

#287685 | marcovilela | 21 set 2011 11:13

Bom dia,

Gostaria de obter algum contacto de familiar ou amigo de Fernando Laidley, é bastante importante, quer para mim, quer para o seu legado.

Desde logo o meu sincero obrigado,
Marco Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#287771 | small | 22 set 2011 18:14 | Em resposta a: #287685

Caro Marco Vilela
Se pesquisar "Guardado" irá ter a um tópico antigo onde Fernando Laidley é mencionado, se não estou em erro creio ter um grau de parentesco com o Dr.Pedro França importante interveniente deste fórum.
Cumprimentos

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#287810 | JFMenéndez | 23 set 2011 03:38 | Em resposta a: #287685

Caro Confrade Marco Vilela

Como pode ver no post que deixei, precisamente à Confreira Stella Aleixo, no tópico por ela referido, sou primo do falecido Fernando Augusto Águas Guardado, que era 2.º primo de minha mãe.

Estou em falta com ele, pois pretendia ter aqui deixado uma singela evocação no 1.º aniversário da sua morte, prazo que não me foi possível cumprir e que deixei para fazer no próximo ano, pelo 2.º aniversário do seu passamento.


Quanto ao post mencionado, eis o que então escrevi:

"Cara Stella Aleixo

Não tem nada que pedir desculpa. Parte dos dados paternos que dei do Fernando Laidley foram precisamente extraídos do "Roteiro Africano" que o Fernando ofereceu há muitos, muitos anos à minha falecida Mãe e sua prima por parte dos Águas, de Tavarede. E se os tirei daí foi porque não encontro parte substancial dos apontamentos genealógicos deste meu costado, que devo ter na Casa da Lomba, na Figueira, juntamente com a "Figueirina", a biblioteca dedicada à linda cidade da Foz do Mondego.
Penso que a outra data que indica de 1958 deve corresponder a uma outra viagem efectuada entre 1957/58, de Luanda a Lourenço Marques e 3 meses mais tarde de Lourenço Marques (depois de muitas voltas e contravoltas) a Bissau. Também esta viagem consta de um outro livro intitulado "Missão em África" e que foi publicado em 1958.
Agora sou eu que peço desculpa ao consócio SMP, por estar a fulanizar este seu tópico, ainda que se trate de um Fernando Águas Guardado, mais conhecido por Fernando Laidley, apelido que ele foi buscar à costela inglesa da sua avó materna Lucinda.

Com os meus cumprimentos

José Filipe Menéndez"

Agora atenção, que há parentes mais próximos, senão em amizade pelo menos em consanguinidade, refiro-me a sobrinhos netos do Fernando, netos do seu meio irmão Vasco Águas de Lacerda.


Melhores cumprimentos,

José Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293442 | Lola Aguas | 26 dez 2011 21:01 | Em resposta a: #287810

Caros presentes,
Eu sou Glória Águas , porém, tenho mais nomes. Mas apenas assino assim. O tio (primo ) fernando Laidley era primo irmão da minha Mãe. Eu chamava-lhe de tio por ser mais velho. O meu avô materno, Carlos Laidley Guedes águas , era irmão da mãe do Fernando e Vasco. Os meus tios e Mãe davam-se muito, porém, infelizmente, faleceram todos este ano. Sei que os meus tios (neste caso os primos ) têm imensos livros do Fernando Laidley que ele escreveu nesta terra maravilhos onde me encontro, que é nossa também (luanda - Angola )
Posso deixar o meu contacto de mail gloria.aguas@gmail.com caso possa ajudar com alguma indicação e ser-vos útil. Portanto..pelo que estou a ver o José Filipe Menéndez também é meu primo. Aliás...Angola e S.tomé e Princípe são também nossas raízes.
Eu sou Águas, pois a minha avó , Branca zuzarte de Mendonça Torres (Angola - Mossamedes ) casou com meu avô Águas.
Tive gosto em encontrar família Laidley Aguas
Um abraço aqui de Angola
Lola - Gloria Aguas

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293449 | JFMenéndez | 26 dez 2011 21:53 | Em resposta a: #293442

Olá Glória

Não sei se preferes que te trate por Glória ou por Lola?

Como estava a "navegar" por estas águas dos Águas, encontrei o teu post neste tópico, ainda há pouco.

Eu ainda sou teu primo, porque o Joaquim Alves Fernandes Águas, pai do teu avô Carlos e da prima Alice, era o irmão mais novo do meu bisavô materno Adriano Alves Fernandes Águas.

Podes aqui encontrar os dados que inseri sobre os teus avô e bisavô, no seguinte endereço:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1236867

Depois há vários tópicos sobre os Águas, um deles é:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=293278

e um sobre os Guardado:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=287811&fview=e

Diz qualquer coisa e, dada a época que atravessamos, votos de um Feliz Ano Novo de 2012.

O ainda primo,

José Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293451 | Lola Aguas | 26 dez 2011 22:04 | Em resposta a: #293449

Olá primo :-)
Muito obrigada pela pronta resposta .
Tenho andado a ver as discussões sobre os Águas Guardado. :-)
Exactamente ...o meu bisavô era o Joaquim Alves Fernandes Águas. ..exactamente. E a tia Alice teve os 2 filhos : O Vasco e o Fernando. Era o meu avô , a Tia Alice e o tio Quim ( que foi para S.Tomé e casou por 2 vezes e eu tive o prazer de conhecer muitos primos S.Tomenses. E alguns vivem aqui em Angola, não muitos.
Tem graça...portanto os nossos bisavós eram irmãos. Vou já ver os links que enviou. Muito obrigada.

Prefiro sim Lola ;-).

Votos de um excelente ano, caso não voltemos de novo a "falar" ;-)
Foi bom ter encontrado tanta família...ainda vou ler melhor. Porque dos Águas....apenas sei a história do casamento com um Laidley aquando das invasões francesas...,contado pelo meu avô e pelo Fernando Laidley.
um bjs
lola

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293455 | Lola Aguas | 26 dez 2011 22:26 | Em resposta a: #293449

Primo José filipe,

Já estive a ver os links que me enviou. Muito obrigada. Nunca tinha visto o nome dos Águas no Genea. Realmente a familia da minha Mãe por parte Avó ( Branca de Zuzarte Mendonça Torres Águas ) é toda de Angola...e os águas, muitos passaram também por cá...há muitas gerações.

Um bjs mais uma vez
Lola

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293460 | JFMenéndez | 26 dez 2011 23:04 | Em resposta a: #293455

Olá Lola

Acabei agora de jantar com a minha mulher. Jantamos sempre tarde, bem à espanhola.

Nunca foste (trata-me por tu, sff) à Figueira da Foz, à terra do teu avô Carlos e da prima (tua tia avó) Alice?
Eu, (nós a minha mulher e o meu filho) durante anos ia (íamos) todos os fins de semana. Actualmente passam-se meses e meses sem lá pôr os pés. Agora é o meu filho que lá vai mais vezes, ainda há pouco partiu para lá, para passar o fim de ano, com os amigos, na nossa casa de família.

Não se reparaste nas fotografias do nosso trisavô Abílio

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1165947

e na do seu pai Joaquim, nosso tetravô?

ttp://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1208845

Todos os dados, com excepção dos de um sobrinho (Dr. Francisco Águas de Oliveira) do teu bisavô foram introduzidos por mim nos últimos anos. Mas eu (e o nosso primo Pedro França) tenho a família estudada até meados do séc. XVII, os nossos antepassados Silva Miguéis que viveram na foz do rio Mondego, em Tavarede.

Se calhar, vou precisar depois que me arranjes fotografias do teu avô para aqui as introduzir. Mas temos muito tempo para falarmos disso.

Um grande abraço do primo,

José Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293461 | Lola Aguas | 26 dez 2011 23:18 | Em resposta a: #293460

Olá José Filipe,
:-) Aqui em Angola já é mais uma hora e está muito muito calor.;-)

Clarooo que conheço muito bem a F.da Foz. Aliás...quando regressei em miúda Portugal , a figueira da foz e uma praia em Matosinhos foram as primeiras praias que conheci. E lembro-me de andar de bicicleta num jardim (salvo o erro de um antigo ciclista...Alves Barbosa...nem sei como me lembrei :-).
O meu avô Carlos e a minha avó, para além de avós, eram padrinhos. E já agora José Filipe..em menos de 1 ano faleceram 4 Águas. A minha Mãe em julho deste ano (daí ter ido logo a lisboa ), porém, por pouco tempo.

Depois arranjarei sim. E sei que em casa dos meus pais há muitas fotos , mesmo da tia Alice . Bem..não fazia a mínima ideia da Familia Águas ser tão grande...

Cá em Angola...há muitos Guardados no Lobito...portanto são da nossa família.

Já vi , já...o nosso bisavô ;-))

Vamos comunicando, claro...foi um gosto,
Se calhar ainda volto :-)
um bjss
lola

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293467 | JFMenéndez | 27 dez 2011 01:04 | Em resposta a: #293461

Olha Lola

Sinto muito pelo falecimento de tua mãe.

Presumo que ela fosse 2.ª prima de minha mãe, Maria Adriana da Costa Águas, tal como a minha mãe era do Fernando e do Vasco. O teu avô e a Alice é que eram primos co-irmãos do meu avô Adriano (não confundir com o pai dele, que também era Adriano).

Joaquins, Abílios e Adrianos são nomes (ou eram) recorrentes na família.
Eu não sigo essa tradição entre os Águas. Aliás, os meus pais não me puseram esse apelido. Sigo os dos Dias da Costa, da minha avó materna e o Menéndez da minha varonia Asturiana.

Podes "encontrar-me" em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1068451

e embora não possas ler as notas biográficas, porque penso que não tenhas acesso ao 3.º nível do Geneall, deixo-as aqui para me conheceres minimamente:

José Filipe Dias da Costa Menéndez
* Lisboa, São Cristóvão e São Lourenço 02.10.1953
3.º ano inc. de Economia (ISCSP)
Lic. em Ciências Históricas (ULL)
Quadro superior da EDP
Sec. da Comissão Técnica N1 do IEP
Sec. da Secção de Genealogia e Heráldica da SGL
Investigador e genealogista
Sócio fundador da Secção de Genealogia e Heráldica da SGL.
Sócio da Associação Portuguesa de Genealogia.

Do restante, da família daqui, iremos depois falando.
Só uma nota curiosa, aprendi a andar de bicicleta junto à antiga piscina praia, na Figueira, no estabelecimento do sr. Barbosa e da D. Bárbara, pais do ainda vivo campeão Alves Barbosa ... o mundo é muito pequeno.

Até amanhã ou a um qualquer outro dia.

Beijos do primo

José Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#293471 | Lola Aguas | 27 dez 2011 07:54 | Em resposta a: #293467

Bom dia primo José Filipe,

Muito obrigada pela minha Mãe...

As nossas Mães eram 2ªs primas...engraçado. O meu avo Carlos tinha três irmãos ( Alice - mãe do Fernando e Vasco), Joaquim ( que foi para S.Tomé e Principe viver muito novo ) e outro irmão que faleceu cedo (Augusto).
Já agora José Filipe do casamento dos meus avós, nasceram Mário, Alvaro, Carlos, M.Amelia (minha Mãe e que faleceram todos em menos de 1 ano ) e M.Augusta e Jorge. Todos infelizmente faleceram . Todos nascido em Angola.

Vou agora ter que sair e continuaremos a falar...Até porque tenho ainda que ler para conhecer melhor a família.:-)

Um beijinho e até logo

Lola

ps. mais logo vou ver o link. , muito obrigada

Resposta

Link directo:

Águas de Tavarede

#293521 | JFMenéndez | 27 dez 2011 23:49 | Em resposta a: #293471

Olá Lola

Não sei se estás por aqui - aí em Angola?

Ontem, quando aqui deixei o que consta das minhas notas biográficas, devia ter acrescentado um "ex", na maior parte delas, porque já não exerço essas funções. Só não deixei a investigação e as associações que referi, duas das várias que integro. Estas duas, a Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) e a Associação Portuguesa de Genealogia (APG) ainda com alguma assiduidade e trabalho (histórico-genealógico) que vou realizando, mas as outras já não muito activamente, ou mesmo sem nenhuma actividade. A disponibilidade não é muita e nos últimos anos afastei-me de Lisboa, embora lá vá geralmente 3 a 4 dias por semana.

Pois, quanto à nossa família comum, aos Águas, é uma grande família, espalhada pela Europa, África e Américas.
Não os conheço a todos, claro! Nem mesmo aos que vivem em Lisboa, ou residem pela Figueira, mas penso ser aquele que mais dados tem sobre a família.
Mas para além deles há ainda os parentes mais afastados que descendem, tal como nós, dos nossos antepassados tavaredenses. Principalmente dos Silva Miguéis e Ferreira de Carvalho. São estes que tenho vindo a estudar ultimamente.

Ultimamente, não é bem, porque nos últimos meses estive a acabar um trabalho para publicação na revista da APG e a escrever outro para uma comunicação que tenho para fazer em Fevereiro. Nenhum deles respeita aos Águas.

Por acaso dás-te com os netos do Vasco, com os Matafome?
Eu dáva-me muito bem com o Vasco, quando ele gosava de boa saúde e tinha uma vida livre. Mas nunca me dei (nem os conheço pessoalmente) com os dois rapazes (o Vasco José e José Vasco), nem com a irmã.
Mera curiosidade!

Com o Fernando, tive um período em que nos demos mais, mas há muitos anos que não nos falavamos. Não porque estivessemos zangados, nada disso!
A minha vida complicou-se muito com a doença dos meus pais, depois de 1993, até ao falecimento da minha mãe, em 2000. Até conseguir arranjar uma pessoa a tempo inteiro para os acompanhar, fora as empregadas e uma vizinha mais dedicada, foi muito difícil, mesmo morando no mesmo prédio e com algum prejuízo no acompanhamento do meu filho e da minha mulher. Mas nunca quiz os meus pais longe de mim e acompanhei-os o mais que pude - até ao Fim.

Sabes que também tenho todos os livros do Fernando. O Roteiro Africano foi oferecido muito antes à minha mãe e os outros deu-mos ele a mim. Era um homem notável, mas na velhice um pouco difícil no dia-a-dia. Sabes que era parecido, em novo, com o avô Joaquim?

Tenho de ver se tento escrever para o teu email, mas tenho dúvidas que o mail chegue até ti, porque tenho problemas com algumas redes. Ainda assim vou tentar.

Até breve,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Águas de Tavarede

#293522 | Lola Aguas | 28 dez 2011 00:23 | Em resposta a: #293521

Olá Zé Filipe, boa noite (estou por aqui...Luanda, mas já quase a sair ;-)

Com o Vasco e Fernando os meus tios e minha Mãe é que se davam imenso. Eu apenas os conheço só de nome. (Exacto...Matafome )

Mande sim mail para o meu endereço...chega decerto : gloria.aguas@gmail.com

Bem interessante as diferentes actividades :-)

O Fernando Laidley (era sempre assim que o tratávamos era bastante parecido com o meu avô, fisicamente. Apesar do meu avô ser mais alto...Aliás...o meu avô tinha ar de estrangeiro mesmo. Herdou olhos azuis...louro, alto..e até ao final da vida falava inglês, mas também umbundo e kimbundo :-)). Principalmente o meu tio Alvaro dava-se com o Fernando e Vasco ..praticamente todas as semanas....ou falavam-se ao telefone ou encontravam-se. Eu , a distancia ia ouvindo apenas falar.

Ainda tenho uma série de perguntas, porem , se calhar é melhor mesmo no mail...pois receio causar "algum ruído" no forum. Mas realmente fiquei de tal forma entusiasmada...Sabe que há muitas pessoas de Benguela com o apelido "Guardado" . Eu creio que serão nossos parentes...não ?

Assim como há um político, que no outro dia vi..q tem esse apelido Ferreira de Carvalho...tem graça..

Bom Filipe..vou andando...aqui mais uma hora e mais calor ;-)
até amanha
lola

Resposta

Link directo:

RE: Águas de Tavarede

#293532 | JFMenéndez | 28 dez 2011 03:07 | Em resposta a: #293522

Ainda um olá Lola

Um olá que já não sei bem, se é ainda ontem ou já é hoje?

Como ainda não me deitei, para mim é ontem!
Mas para o maldito relógio do tempo - que não para - já é amanhã ... de madrugada.

Bom, deixemos de lado as filosofias temporais para ... outros tempos.

É só para te dizer que acabei de deixar um mail no teu email.

Espero que o consigas recepcionar, para podermos falar sem "ruído" pelo meio.

Abraços,

Zé Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#326148 | marcovilela | 26 mar 2013 11:24 | Em resposta a: #293442

Eu peço imensa desculpa a todos por não ter voltado a responder neste post, mas de facto não obtive notificação via email, e como tal julgava não ter obtido qualquer resposta.

O meu interesse no senhor Fernando Laidley prende-se com a sua primeira volta a África em automóvel, visto que no dia 29 de Março irei tentar recuperar o seu trajecto na medida do possível, cruzando a sua experiência com a minha.

Para além da viagem em si, o objectivo é produzir um documentário sobre o seu legado (praticamente desconhecido em Portugal) e a minha experiência em 2013.

Irei entrar em contacto com os senhores e senhoras que postaram aqui para que veja a possibilidade de recolher material de arquivo, bem como potenciar algumas entrevistas/testemunhos quando regressar da viagem. E se possível, um encontro pessoal com a Sra. Glória Águas em Luanda.

Deixo os meus contactos pessoais, na esperança de vir a obter alguma informação mais acerca deste assunto:

vilela.marco@gmail.com
+351960098880

Muito obrigado,
Marco Vilela

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#326154 | aeiou2 | 26 mar 2013 13:20 | Em resposta a: #326148

Caro Marco Vilela,

Conheci o Fernando Laidley, em Benguela, 1956, quando por lá passou e foi recebido em casa dos meus Pais. O meu Pai Joaquim Henriques, era o Intendente de Distrito e na altura estava como Encarregado do Governo do Distrito de Benguela, por ausência do Governador de Distrito Tenente Lima e Lemos, ausente na Metrópole em Graciosa.

Deixou um livro relato da sua viagem. Nada mais tenho, nem mesmo o livro.

Boa viagem

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#326192 | JFMenéndez | 26 mar 2013 21:48 | Em resposta a: #326154

Olá Maria Júlia

Como é que vai a prezada Confreira?

Quando num dos nossos últimos jantares da APG falamos dos Águas Cruz, e das duas Marias Eugénias, tia e sobrinha (aquela minha tia avó e prima), não mencionámos o nome do Fernando Augusto Águas Guardado, cujo nome de guerra era, efectivamente, Fernando Laidley, um pouco em homenagem à avó materna, uma figueirense de origem inglesa.

Bem, agora um pouco em resposta ao Marco Vilela, que cumprimento, e até porque os dados que por aqui estão, sobre os Alves Fernandes Águas e seus ascendentes, serem na sua maioria da minha autoria, disponibilizo-me para, dentro do pouco que tenho e sei sobre o Fernando, compartilhar na consecução do objectivo pretendido para o seu trabalho.

Claro que tenho os livros das várias viagens por ele efectuadas, quer em África, quer na Ásia, por ele oferecidos, um a minha mãe e os outros a mim. Mas as suas pertenças, a fotografia oferecida por Salazar, com dedicatória e outras muitas preciosidades e recordações da sua vida de explorador do séc. xx, devem ter ficado para os sobrinhos netos.

Caro Marco Vilela, aproveito também para lhe desejar as maiores felicidades na sua projectada viagem. Bem haja pela memória que pretende recordar, daquela 1.ª viagem à volta de África feita pelo Fernando e o José Guerra.

Melhores cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#326202 | aeiou2 | 26 mar 2013 22:56 | Em resposta a: #326192

Olá José Filipe Menéndez,

Que engraçado.Realmente não o tinha ligado com a nossa conversa sobre os Águas Cruz.

Deve ser engraçado repetir a viagem feita pelo Fernando Laidley.

Santa Páscoa

Melhores cumprimentos

Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Fernando Laidley | Águas Guardado

#326493 | ferrinho | 31 mar 2013 19:26 | Em resposta a: #326202

Boa tarde!
Estou neste momento em fase de ultimação de uma pequena exposição sobre Fernando Laidley, em Lisboa. Será uma muito pequena exposição de fotos (30 a 40), livros, noticias, etc. Caso estejam interessados em mais noticias, por favor contatem manuelrdferreira@@gmail.com

Resposta

Link directo:

Fernando Laidley | Águas Guardado

#349945 | hannahareias | 05 set 2014 15:00 | Em resposta a: #287685

Boa tarde devo informar que o seu _Tio Quim é meu bisavô. Enviei lhe hoje um mail. Cpts

Resposta

Link directo:

Fernando Laidley | Águas Guardado

#415623 | Mariamanuela63 | 15 jun 2019 17:43 | Em resposta a: #287685

Olá sou Manuela Laidley sei que sou descendente de Ingleses meu avô estudou em Inglaterra com seu irmão Carlos voltaram a Portugal e foi quando Jorge Laidley meu avô que fornecia o bacalhau da terra nova nesse tempo uma pessoa importante. Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 12:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen