Ana Ophelia Santiago

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

Ana Ophelia Santiago

#286688 | abfigueiredo | 07 set 2011 12:12

Boa tarde

Venho pedir ajuda para saber dados de uma senhora, que segundo a familia, era fidalga, de nome Ana Ophelia Santiago, penso que nasceu no Porto, essa senhora casou com o meu tio avô, Cosme do Carmo Cardoso, nascido em 1878, na ilha de S. Jorge, Açores, foi para o Porto tirar o curso de medicina, na Escola Médico-Cirurgica do Porto, onde concluiu o curso a 7 de Outubro de 1906, foi chefe de clinica médica até 1911, a partir desta data deixa de figurar nas listagens da FMUP. Segundo informação de familiares , foi para o Brasil.

Obrigada

Adrina Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286765 | MCNN | 07 set 2011 23:29 | Em resposta a: #286688

Cara Adrina Figueiredo

Com base nos dados que deu, encontrei dois pedidos de passaporte no AD Porto que eventualmente serão do seu interesse.

Este primeiro será, ao que tudo indica, do seu tio-avô.

Assim, trata-se de um pedido de passaporte feito em 28/10/1924 por Cosme do Carmo Cardoso, filho de Cosme Martins Cardoso e de Maria das Dores de Lemos Cardoso, natural da Ilha de São Jorge, de 46 anos, casado e médico.

O link para ver esse registo do pedido de passaporte é este (Registo nº 175):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56763&FileID=_2468861


Este outro registo não tenho a certeza absoluta se será a esposa do seu tio avô, mas a similitude do nome leva-me a suspeitar que sim.

Trata-se de um pedido de passaporte feito em 15/11/1913 por Ofélia Santiago Cardoso, filha de Manuel Lopes Santiago, natural do Porto, com 35 anos, casada.

O link para ver esse registo do pedido de passaporte é este (Registo nº 983):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56721&FileID=_2459644

Como vê, falta trata-se de um pedido para uma Ofélia, e não para uma Ana Ofélia.

Mas o resto do nome (Santiago Cardoso) encaixa na perfeição.

Claro está que se trata apenas de dois pedidos de passaporte. Nada garante que tenham feito a viagem, não se sabe se voltaram ou não, etc.

A única coisa que se sabe é que, nessas datas, essas duas pessoas eram vivas e estavam na cidade do Porto.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286767 | mjps0300 | 07 set 2011 23:58 | Em resposta a: #286765

Caros Mario Navarro e Adrina Figueiredo,

A Ofelia Santiago que o Mario Navarro refere, e' minha tia avo' e esta' no Genea em

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=501035

A Ofelia Santiago que Adrina Figueiredo refere, e pelos dados mencionados, deve ser a mesma, mas nao tenho conhecimento que fosse Ana. Tem mais informaçoes referentes a esse casal?

cumprimentos
manuel santiago

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286768 | abfigueiredo | 08 set 2011 00:10 | Em resposta a: #286765

Prezado Mário Navarro

Obrigada pela informação, até que enfim que tenho alguma informação deste meu tio avô.

Fui informada que ele foi para o Brasil e de lá foi para a Corsega, onde faleceu, sei que a esposa foi ter ao Brasil, agora a informação que tenho é que ela foi posteriormente, mas ao menos tenho já uma indicação.
Cumprimentos
Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286772 | abfigueiredo | 08 set 2011 00:39 | Em resposta a: #286767

Caro Manuel Santiago

Pouco ou nada sei sobre estes meus tios avós, ele, Cosme é irmão da minha avó paterna, veio para o Porto estudar, nem sei se foi para casa de familiares em Gondomar, pois o avô dele era de Gondomar, mas vou explorar agora este lado da família e se descobrir mais alguma coisa digo-lhe. Como vivo em Lisboa, só poderei obter dados atraves da internet ou do apoio da Genea e dos seus muito prestáveis confrades.

Cumprimentos

M.Adriana B. Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286774 | mjps0300 | 08 set 2011 00:58 | Em resposta a: #286772

Cara Adriana Figueiredo,

e' muito curioso, sermos os 2 sobrinhos netos do referido casal. Sabia de uma ida para o Brasil (portanto "bate certo" com a sua informaçao inicial). Penso tambem que nao tiveram descendencia e que o casal se tera separado. A esta minha geraçao chegaram 2 quadros pintados por Ofelia.

Havia mais 2 irmas. Esmeralda de Santiago, escritora, publicou o livro "Triste" com um simpatico prefacio de Julio Dantas e a minha avo' Isabel.

Como Ofelia era filha de Manuel Lopes Santiago (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=482213), tambem medico como o genro Cosme Cardoso, a sua indicaçao inicial, parece confirmar, tratar-se da mesma pessoa.

Fico de facto a aguardar com muita curiosidade mais alguma informaçao destes nossos parentes comuns.

So' o "Ana" e' que desconheço...

cumprimentos
manuel santiago

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286775 | abfigueiredo | 08 set 2011 01:08 | Em resposta a: #286774

Estive a ver uma árvore já mt antiga, feita por alguém da familia, que herdei uma fotocópia de uma prima, e na verdade o Ana não existe, como é dificil de decifrar, " casado com Ophelia Santiago Cardoso" eu li o com como Ana, e segundo lá está tb escrito, o pai está referenciado como Dom ou Dr., eu li sempre Dom, mas agora sabendo da profissão, deve ser Dr.

Há uma história mt gira sobre eles, que se conta na família, o que me levou em erro no Dom/ Dr.

Cumprimentos

Adiana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#286777 | mjps0300 | 08 set 2011 01:29 | Em resposta a: #286775

Cara Adriana Figueiredo,

Se quiser entrar em contacto comigo, por favor envie-me as "curiosidades familiares" para manuelsantiago63@gmail.com

Gostaria muito de partilhar consigo o que existe e sei do casal.

muito obrigado
manuel santiago

Resposta

Link directo:

RE: Ana Ophelia Santiago

#293496 | abfigueiredo | 27 dez 2011 18:16 | Em resposta a: #286765

Caro Mário Navarro

Obrigada (atrasados) pela sua informação, a Ana Ofélia, afinal não tem Ana, é só Ofélia,foi lapso meu.

Agora ando a procurar o assento de casamento dos dois, pois há uma confusão grande em relação ao dito casamento, sei que o meu tio avô acabou o curso em Outubro de 1906, depois entre Maço de 1910 até 1911, foi chefe de clinica médica, na escola médica do Porto, a partir daí, perdi-lhe o rasto, a não ser o tal passaporte pedido em 28/10/1924.
Caso possa dar-me uma ajuda, sobre o assunto, desde já agradeço.
Bom ano de 2012
Cumprimentos
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen