"Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Eventos | Famílias | Património | Pessoas

"Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

#284506 | FIGUEIRA | 12 ago 2011 09:30

Bom dia!

Para quem estiver interessado, no próximo dia 15 às 16:00 irá ser apresentado na Casa da Cultura em Oleiros o livro "Os Mendes Barata da Longra, da autoria do Eng. Pedro Amaro, no qual é tratada a descendência de João Mendes, natural da aldeia da Longra, na freguesia de Álvaro, e de Apolónia Barata, natural da vila da Pampilhosa da Serra, com geração que de Álvaro rapidamente se espalhou pelos concelhos de Oleiros, Pampilhosa da Serra, Sertã, Góis e Pedrógão Grande e daí para outros ponto do país.
Mais pormenores no e-mail que trasncrevo infra.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

From: Casa da Comarca da Sertã
Subject: Feira do Pinhal e Dia do Concelho de Oleiros
To: "Casa da Comarca da Sertã"
Date: Friday, August 5, 2011, 5:58 PM


Caros Sócios e Amigos,

A Casa da Comarca da Sertã estará presente na XI edição da Feira do Pinhal, como já tivemos oportunidade de divulgar, associando-se também aos festejos do Dia do Concelho, data em que será apresentado o livro “Os Mendes Barata da Longra”, da autoria de Pedro Amaro.

Esperamos por si!







Inserido no programa oficial do Dia do Concelho de Oleiros, o livro "Os Mendes Barata da Longra", da autoria de Pedro Amaro , Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, será apresentado no Auditório da Casa da Cultura, pelas 16 horas.

Nas palavras do autor “A referida obra trata essencialmente da descendência de João Mendes e Apolónia Barata, moradores na localidade de Longra, na freguesia de Álvaro, desde finais do séc. XVII até à actualidade.

Intimamente ligada ao concelho de Oleiros, os membros desta família fixaram-se principalmente nas freguesias de Álvaro, Cambas, Madeirã e Sobral, numa primeira fase, e posteriormente, nas gerações mais recentes, também nos distritos de Lisboa, Santarém e Coimbra.

Inicialmente uma família de lavradores, dela vieram a descender pessoas que se distinguiram a nível militar e eclesiástico, mas também comercial administrativo e político, num percurso idêntico a tantas outras famílias portuguesas.

De forma a enquadrar geograficamente a descendência deste casal, o autor procurou abordar em capítulo específico a evolução histórica e social de cada uma das freguesias anteriormente referidas e do próprio Município, fazendo referência às principais personalidades que aí se destacaram no exercício das suas funções.”



www.casacomarcaserta.org

Resposta

Link directo:

RE: "Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

#284669 | FIGUEIRA | 14 ago 2011 15:43 | Em resposta a: #284506

É já amanhã!

Resposta

Link directo:

RE: "Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

#286800 | D Filipe | 08 set 2011 11:02 | Em resposta a: #284506

Caro Nuno: Tem alguma informação sobre Jozefa da Gama da Longra casado com Manuel Martins de Pandos, pais de Luiza Antunes (n1788) casada com João Domingues das Felgueiras (1783-1839) ? Penso que são nossos ascendentes comuns.
Muito obrigado pela sua atenção e tempo.
Joao D. Filipe

Resposta

Link directo:

RE: "Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

#286834 | hmrb | 08 set 2011 19:02 | Em resposta a: #286800

Caro Confrade

Também eu tenho interesse nesses antepassados, pois em tempos já pedi ao meu primo Nuno o mesmo. Eu não tenho uma Josefa da Gama mas sim uma Joaquina Rosa da Gama casada com um Manuel Martins de Pandos ou quartos D'Além. Ainda não consegui chegar ao assento dela mas sim dos filhos e em todos os documentos é dito que ela é casada com um Manuel Martins e as datas aproximadas par o seu nascimento coicidem com este casal.

Assim deixo-lhe aqui o que tenho pois pode ser que o ajude a si e me ajude a mim.

Manuel Martins de Pandos ou Quartos D'Além caaado com Joaquina Rosa da Gama natural de Pandos, pais de:

- António Martins nascido em 1815 e obito em 25 Set 1875 em Oleiros, Quartos D’Além casado com Joaquina Maria Rosa Doméstica natural do Carvoeiro, Pessegueiras, Pampilhosa da Serra e moradores nos mesmos Quartos.

- Manuel Martins

- Teodora Joaquina da Gama natural de Oleiros, Quartos D’Além, casada com Francisco Miguel Curado de Oleiros, filho de José Luís Curado e de Teodora Jacinta Coelha do Dão.

- João Martins

- José Martins casado com Maria dos Santos de Oleiros, filha de João José dos Santos Mota e de Maria Gertrudes de Oleiros.


Estes foram os filhos deste casal que encontrei até agora através da sua descendência.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: "Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

#286846 | D Filipe | 08 set 2011 20:38 | Em resposta a: #286834

Cara Hermínia:
Esta Luiza Antunes, nascida em 1788 e que veio viver para as Felgueiras teve que ter seus pais Jozefa da Gama e Manoel Martins nascidos por volta de 1750-1765 pelo que a Joaquina Rosa da Gama que refere talvez tenha sido irmã
da Luiza. Enfim são apenas hipóteses.
Muito obrigado pela sua ajuda.
Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: "Os Mendes Barata da Longra" apresentação do livro

#287057 | hmrb | 11 set 2011 16:46 | Em resposta a: #286846

Caro Filipe

Também eu tenho ideia de ser irmã, existem muitas coincidências. Por outro lado teriam a Josefa e a Joaquina casado com dois Manuel Martins? Ou então também podemos por a hipótese de uma delas ter falecido e a outra casado com o cunhado. Se foi esta hipótese penso que terá acontecido quando eram bastante jovens, uma vez que a minha Joaquina teve vários filhos.

Se entretanto nas suas pesquivas encontrar algo que me ajude a desvendar este enredo agradeço-lhe muito.

Cumprimentos,

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 18:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen