Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284303 | PEDROPINHO | 09 ago 2011 01:00

Caros Confrades:

Estou a fazer a minha arvore genealogica e descobri alguns antepassados que vejo referenciados neste forum. Como sou novo nestas andanças gostaria de saber se algum dos confrades me pode informar algo mais sobre os mesmos:

Um dos meus 11ºs avós eram:

** ALEXANDRE JACOME QUE CASOU COM ISABEL DE ANDRADE (C. 24.11.1603 SANTO TIRSO) ERAM "MORADORES NA SUA QUINTA DO GIÃO NA FREGUESIA DA CAPELA DO MOSTEIRO DE SANTO TIRSO";

**** ALEXANDRE JACOME ERA FILHO DE JACOME VARELA E DE JOANA GAREEZ (?) SENHORA DA CASA DA VARZIELA
**** ISABEL DE ANDRADE ERA FILHA DO VIGÁRIO E LICENCIADO (qual o significado destas profissões na época?) AMADOR RIBEIRO DE ANDRADE E DE ????

********JACOME VARELA ERA FILHO DO TABELIÃO (qual o significado desta profissão na época?) BRÁS RORIZ (ou será Rodrigues?) E DE CECILIA VARELA.

SERÁ QUE ALGUM DOS CONFRADES ME PODERÁ AJUDAR A PERCEBER E A SABER ONDE PODEREI OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTES MEUS ANTEPASSADOS ?? TENHO ALGUMA DIFICULDADE EM PERCEBER A IMPORTÂNCIA DAS PROFISSÕES APONTADAS E QUAL O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO.

GRATO PELA ATENÇÃO E AJUDA
MELHORES CUMPRIMENTOS,
PEDRO PINHO

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284315 | francandrade | 09 ago 2011 10:30 | Em resposta a: #284303

Caro Pedro Pinho,

Eu tenho alguns elementos adicionais sobre estas pessoas, mas que não lhe posso fornecer como oficiais. Peço-lhe que os tome apenas como pistas para investigação. São dados que me foram fornecidos por terceira pessoa, mas não tenho o autor desta pesquisa identificado. Parece que este Jácome Varela, casado com Joana Garcêz, era Senhor de uma Quinta da Varziela, em Santo Tirso. Era filho de Cecília Varela (filha de Afonso Àlvares e de Maria Varela) e de Braz Rodrigues (filho de Mécia Pires). Parece que esta Mécia Pires seria irmã de Bastião Pires do Couto, que por sua vez seria Avô de Amador Ribeiro de Andrade. Este Amador Ribeiro de Andrade era filho de Catarina Pires, por sua vez filha de Bastião Pires do Couto. Amador Ribeiro de Andrade, que era licenciado em Direito Canónico pela Universidade de Coimbra, terá falecido na Quinta de Gião, de que era Senhor, a 28 de Maio de 1602 e está sepultado Mosteiro de Santo Tirso (actualmente Igreja Matriz). Este Amador Ribeiro de Andrade terá tido dois filhos, Isabel de Andrade (casada com Alexandre Jácome ) e André de Andrade.

Conhece alguém ligado a estas Quintas de Gião e de Varziela? Tem conhecimento de uma Casa de Assade? Gostava de saber como descende destas pessoas. Fez alguma investigação nos Assentos da Paróquia de Santo Tirso? Eu tenho interesse nesta questão porque sou Andrade e descendo de uma família Andrade estabelecida, desde finais do séc. XVII, em Santo Tirso. E suspeito que deva haver alguma ligação (que ainda não encontrei) entre os meus Andrades e estas Famílias de Gião e Varziela. Aliás, quem me forneceu estes elementos, fê-lo convencido de que seria esta a origem dos Andrade de Santo Tirso. Mas pode não haver nenhuma ligação, ou não se encontrar nada.... Mas claro que gostava muito de saber como apareceram os Andrades em Santo Tirso e todos os elementos adicionais me interessam...

Aguardo os seus comentários,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: VIGÁRIO LICENCIADO AMADOR RIBEIRO - SANTO TIRSO

#284317 | PEDROPINHO | 09 ago 2011 11:52 | Em resposta a: #284315

Caro Francisco Andrade:

A minha descendencia desta familia é a seguinte:

Alexandre Jacome (filho de Jacome Varela e de Joana Garcêz) casou a 24.11.1603 em Santo Tirso com Isabel de Andrade (filha Amador Ribeiro de Andrade). tiveram um filho Bento Varela de Andrade (que terá casado com Maria de Freitas, irmã de um padre Pedro de Freitas, a 04.04.1637 na freguesia de São Pedro do Monte de Fralães - Barcelos).
Bento Varela de Andrade terá tido um filho fora do casamento com Maria Antunes ou Alves solteira de Santo Tirso. Esse filho era Manuel Varela que casou a 21.04.1660 em São Pedro do Monte de Fralães - Barcelos com Maria Martins filha de António Domingues ou MAgalhães e de Ana Martins.
Manuel Varela nasceu a 02.07.1662 em São Pedro do Monte de Fralães e casou a 30.09.1682 em Nine V.N.Famalicão com Ana Luis filha de António Manuel e Catarina Luis. Tiveram uma filha Maria Varela que nasceu a 09.04.1690 em Nine e que casou a 24.04.1721 em Nine com João Alves nascido a 05.06.1687 na freguesia do Louro V.N. Famalicão. João Alves era filho de Manuel Alves e de Maria da Costa ambos da fregueisa do Louro. Deste casamento tiveram uma filha Mariana Luis Varela nascida a 20.03.1725 no Louro. Esta Mariana foi mãe solteira de António Alves nascido a 13.05.1763 no Louro (este é o meu 5º avô).

Não conheço ninguém ligado ás casas referidas, e como sou "caloiro" nestas andanças de genealogia, tenho alguma dificuldade em obter mais informações além das que constam dos livros paroquiais.

No entanto gostaria de saber como poderei obter mais informações sobre estes meus antepassados, uma vez que julgo ter já atingido o limite das datas dos livros paroquais existentes em Santo Tirso (etombo).

Muito grato pela ajuda
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: VIGÁRIO LICENCIADO AMADOR RIBEIRO - SANTO TIRSO

#284330 | francandrade | 09 ago 2011 15:54 | Em resposta a: #284317

Caro Pedro Pinho,

tem a certeza de que Alexandre Jácome era filho de Jácome Varela e de Joana Garcêz? Os elementos que tenho apontam noutro sentido, ou seja, de Alexandre Jácome ser filho natural de Jácome Varela, tendo portanto outra Mãe.... Mas não tenho a certeza disso .... Parece que Alexandre Jácome terá nascido por volta de 1578. O Assento de casamento de Alexandre Jácome com Isabel de Andrade não é esclarecedor (ADP Livro Misto nº 1 Santo Tirso, fls. 54) "...Alexandre Jácome filho de Jacome Varela com Isabel DAndrada filha de Amador Ribeiro"... Pela indicação que tenho, o Assento omite os nomes das Mães....

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: VIGÁRIO LICENCIADO AMADOR RIBEIRO - SANTO TIRSO

#284338 | PEDROPINHO | 09 ago 2011 17:12 | Em resposta a: #284330

Caro Francisco Andrade:

Realmente não tenho a certeza de que Alexandre Jacome era filho de Joana Garcêz. Somente tenho o assento de casamento de Alexandre Jacome e de Isabel de Andrade. Será que me pode ajudar a obter mais dados destes meus antepassados ??

Obrigado,
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284344 | joseccouto | 09 ago 2011 19:25 | Em resposta a: #284315

Caro Francisco de Andrade:

Peço desculpa por me intrometer na sua "conversa" com o confrade Pedro Pinho, mas eu tenho também algum interesse nas genealogias respeitantes a Santo Tirso. Vou explicar:
A pedido da minha ex-mulher, tenho aos poucos feito investigações sobre os seus antepassados, que são pelo lado paterno oriundos de Santo Tirso.
A minha ex-mulher chama-se Ana Maria Ferreira de Sousa Magalhães, www.geneall.net/P/per_page.php?id=630654. Ora acontece que o seu 9º Avô se chamava Geraldo de Andrade, www.geneall.net/P/per_page.php?id=1976179, terá nascido em Santo Tirso e casou com uma Benta de Sousa.
Todos os dados genealógicos, que constam no GeneAll, foram investigados por mim através do Etombo. Sei que ainda me falta fazer algumas investigações, sobretudo nos Óbitos, (lá irei brevemente).
A minha pergunta é: diz-lhe alguma coisa o nome de Geraldo de Andrade?
Mais uma vez, as minhas desculpas pela intromissão.
Melhores cumprimentos,
José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284351 | francandrade | 09 ago 2011 19:58 | Em resposta a: #284344

Caro José Carlos Couto,

Agradeço-lhe a intervenção neste tópico. O nome Geraldo de Andrade, creio já me ter cruzado com ele, mas sem conseguir estabelecer uma ligação, nem com os meus Andrades, nem com os Andrade da Varziela. E no entanto são todos Andrade, e todos de Santo Tirso.

O nome de Geraldo de Andrade apareceu-me por mero acaso, por ser Avô de Jacinto Sousa Azevedo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=255385 , sendo este último casado com Domingas Francisca http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=255386 que, por sua vez, era irmã da minha 7ª Avó Joana Francisca Diniz http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=342294 tendo esta última casado com o meu 7º Avô Luís de Andrade http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=342293

Intriga-me esta profusão de Andrades em Santo Tirso... Haverá ligação entre eles? Conseguiremos algum dia estabelecer outras ligações, para além do que já consta da Base de Dados do Genea? Eu interessei-me pela Linhagem das Casas de Gião e Varziela, precisamente porque me disseram que a origem dos Andrades em Santo Tirso poderia ser essa. Mas a verdade é que faltam imensos documentos do séc. XVII e torna-se extremamente difícil ligar as pontas. Não deixa de ser estranho aparecer este nome Andrade em Santo Tirso, nos sécs. XVI / XVII, quando as terras eram domínio da Ordem de S. Bento. Mas a verdade é que nos aparecem bastantes pessoas com este apelido em Santo Tirso. Descenderão todos do Vigário Amador Ribeiro de Andrade? E porque razão Amador Ribeiro utilizava o apelido Andrade (quando o seu irmão era conhecido como Bento Vaz )? Sabe-se que Amador Ribeiro de Andrade e Bento Vaz eram filhos de uma Catarina Pires... O Pai deles seria Andrade? Amador Ribeiro de Andrade foi vigário da Capela do Mosteiro de Santo Tirso. Seria interessante se se conseguisse localizar a sua Inquirição de Génere...
Entretanto, parece que Amador Ribeiro de Andrade (falecido em 28-5/1602) beneficiou expressamente no seu testamento um tal Amador de Andrade (seria também seu filho) desde que este seguisse carreira eclesiástica? Terá seguido? Há indícios de que sim... Terá, apesar disso, tido descendência?

Se algum Confrade tiver conhecimento de uma Casa de Assade (que existe e penso será próxima de Santo Tirso), também agradeço informação a esse respeito, porque me parece que por aí haverá alguém que talvez possa esclarecer alguns destes pontos...

De todo o modo, não ficam dúvidas de que a sua ex-Mulher é minha parente, pois descende como eu ( e como uma boa parte das famílias tirsenses, diga-se...) de Roque Diniz http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=342297 e de Domingas Francisca http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=342298

Obrigado pelos elementos que trouxe a este tópico. Continuaremos em contacto por aqui.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284380 | joseccouto | 10 ago 2011 00:59 | Em resposta a: #284351

Caro Francisco Andrade:

É, de facto, é parente da minha ex-mulher e consequentemente parente dos meus filhos, o que me dá uma grande alegria.
Confesso que já há algum tempo não visito os livros de Santo Tirso, mas, com este novo alento, prometo que voltarei a eles muito brevemente. Tudo o que for descobrindo comunicar-lhe-ei.
Eu não sei onde o Francisco Andrade mora, mas eu, embora tendo uma casa de família no Norte (Armamar), resido actualmente na zona do Estoril, porque aqui vivem os meus filhos e neta. Isto a propósito de aparecer alguém que nos possa ajudar a desvendar o "mistério" dos Andrades de Santo Tirso, lembrei-me de lhe comunicar (se calhar já o saberá), o nome de um parente da minha mãe, o Engº António Sequeira Cabral, que é genealogista e já publicou, salvo erro, um trabalho sobre Famílias de Santo Tirso. Não sei se o conhece, mas talvez o Engº Sequeira Cabral fosse a pessoa indicada para o ajudar. Sei que ele mora no Porto, mas infelizmente não tenho o seu contacto, mas se achar necessário posso tentar descobrir onde mora e com sorte o nº do telemóvel.
Cumprimentos,
José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284381 | joseccouto | 10 ago 2011 01:09 | Em resposta a: #284380

Caro Francisco Andrade:

Só uma correcção. Na minha 1ª mensagem disse que tudo o que aparecia no GeneAll, respeitante aos antepassados de Santo Tirso da minha ex-mulher, eram fruto do meu trabalho, é mentira. Lembro-me perfeitamente que o Engº António Sequeira Cabral, também investigou e enviou para o GeneAll, alguns nomes que são simultaneamente antepassados da mulher do Sr. Engº e da minha ex-mulher.
Cumprimentos,
José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284400 | PEDROPINHO | 10 ago 2011 15:15 | Em resposta a: #284303

Caros Confrades:

Alguem me pode ajudar a transcrever a data do assento de nascimento de Bento filho de Alexandre Jacome e de Isabel de Andrade ??

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=60125&FileID=_2632148

Relativamente a este casal sei que tiveram mais filhos além dos mencionados pelo confrade Francisco de Andrade:

1. Margarida - 22.04.1605
2. Maria - 30.11.1606
3. Bartolomeu - 01.09.1608
4. Mónica (?) - 15.06.1611
5. Madalena (?) - 22.07.1613
6. Bento - 13.10.1615 (????) - este é o meu antepassado Bento Varela de Andrade que veio a casar com Maria de Freitas a 04.04.1637 em S. Pedro do Monte de Fralães em Barcelos. Teve filhos fora do casamento.

Se alguem me poder dar mais informações sobre Jacome Varela; Amador Ribeiro de Andrade; Brás Rodrigues; Cecilia Varela ou Bastião Pires do Couto agradecia pois fazem parte da arvore destes meus antepassados.

Obrigado,
Pedro Pinho

Melhores Cumprimentos,
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284511 | francandrade | 12 ago 2011 10:45 | Em resposta a: #284380

Caro José Carlos Couto,

peço desculpa por só agora lhe responder, mas estive dois dias fora e sem acesso à rede. Eu nasci e cresci em Santo Tirso e, agora, por razões meramente familiares (e que se prendem com o trabalho da minha Mulher) vivo no Porto. Claro que seria muito interessante poder contactar com o Engº Sequeira Cabral e muito lhe agradeceria o contacto ( e se me conseguisse o favor de me indicar o título, revista ou editora e data e local de publicação desse trabalho do Engº António Sequeira sobre Famílias de Santo Tirso, também lhe agradeceria). No entanto, este mês não é o mais favorável para o estabelecimento deste tipo de contactos. Eu próprio vou partir, na próxima semana, para um período de férias e vou estar totalmente desligado da rede durante as próximas duas semanas. Mas voltaremos concerteza ao contacto, por aqui, no início de Setembro.

Agradeço-lhe imenso mais uma vez esta sua intervenção neste tópico.
Espero que tenha um óptimo período estival - deve estar bem agradável pelo Estoril.
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284515 | francandrade | 12 ago 2011 11:06 | Em resposta a: #284400

Caro Pedro Pinho,

A sua indicação sobre a descendência de Bento Varela de Andrade é muito interessante. Nos elementos que me facultaram havia uma indicação de que Bento Varela de Andrade não teria tido descendência, apesar de dois casamentos que lhe são conhecidos: em primeiras núpcias com Maria de Freitas e em 2ªs núpcias com Mariana Pereira, da freguesia de Moure.

É interessante então verificar que haverá mais descendência de Bento Varela de Andrade. Tem mais elementos sobre os filhos de Bento Varela de Andrade? Quando diz que teve filhos fora do casamento, isso refere-se apenas a filhos que não são de Maria de Freitas? Sabe se terá tido filhos de Mariana Pereira (a mim interessa-me particularmente este casamento de Bento Varela de Andrade com Mariana Pereira, por ela ser da freguesia de Moure... é que entre os meus antepassados Andrade, encontro uma Margarida Andrade, de Santo Tirso, casada com um Pedro Faria, de Moure... casal que viveu em Santo Tirso na segunda metade do séc. XVII, tendo ambos falecido em Santo Tirso, com descendência, em inícios do séc. XVIII)? Ou os filhos que refere serão filhos naturais, havidos em outra Mulher? Não tem elementos sobre esses Filhos (nomes, datas de nascimento ou casamento)?

Também gostava de lhe dizer que, nos elementos que me deixaram sobre esta Família, aparece ainda um outro irmão de Bento Varela de Andrade, de nome Cipriano de Andrade. Este nome diz-lhe algo? Não tenho a data de nascimento de Cipriano de Andrade, apenas a indicação do seu nome e a referência a uma sua Filha Isabel de Andrade e Lemos que terá casado com um Capitão Francisco Pereira de Melo. E terá sido por causa desta Isabel de Andrade e Lemos, sobrinha de Bento Varela de Andrade, e a quem este último terá instituído como herdeira de bens ( um Casal de Lagielas?) que o autor do documento que tenho em meu poder terá concluído (parece que precipitadamente...) que Bento Varela de Andrade não teria herdeiros directos.

Aguardo os seus comentários,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade


PS: A partir de amanhã, vou estar para fora em gozo de duas semanas de férias... Por isso, é natural que não responda às mensagens. Mas no início de Setembro estarei de volta...

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#284523 | joseccouto | 12 ago 2011 12:01 | Em resposta a: #284511

Caro Francisco Andrade:

Agradeço muito o mail que me enviou. Quanto ao livro do Engº António Sequeira Cabral, Informo:
"Os Pires de Lima de Santo Tirso", António C. de Sequeira Cabral. Universidade Moderna do Porto, 1ª Edição. Porto, 2001. Livro que infelizmente não possuo. o meu parentesco com o Engº Sequeira Cabral é através da família Sousa Guedes, a quem tanto a minha Mãe como o Engº Sequeira Cabral, pertencem.
Quanto ao contacto com o Engº Sequeira Cabral, fique descansado que vou tratar do assunto, começando por falar com a minha Mãe, que ainda tem muitos primos no Porto.
Em tempos tive o nº do telefone fixo do Engº António Sequeira Cabral, com quem falei sobre genealogia, como não podia deixar de ser e posso garantir-lhe que é uma pessoa muito simpática e acessível.
A minha preocupação com o seu contacto telefónico é porque, a alguns meses atrás, liguei para o nº de telefone fixo que o primo António Sequeira Cabral me tinha dado e não consegui entrar em contacto; salvo erro, aparecia uma voz gravada a dizer "este nº não está disponível" ou qualquer coisa no género.
Como vai de férias e desde já lhe desejo umas óptimas férias, tenho a certeza que quando regressar, já terei boas notícias.
Até breve,
Melhores cumprimentos,
José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285563 | PEDROPINHO | 24 ago 2011 23:12 | Em resposta a: #284515

Caro Confrade Francisco Andrade:

relativamente a Bento Varela de Andrade sei que casou a 04.04.1637 em S. Pedro do Monte (actual freguesia de Fralães em Barcelos) com Maria de Freitas que era irmã do Padre Pedro de Freitas que foi pároco na freguesia de S. Pedro do Monte.

No que respeita á sua descendencia (que é um dos ramos da minha arvore genealogica), sei que teve pelo menos um filho (Manuel Varela). Este filho era de Maria Antunes (ou Alves) solteira de Santo Tirso. Ainda não encontrei o assento de nascimento deste filho de Bento Varela de Andrade, mas encontrei o assento de casamento deste com Maria Martins a 21.04.1660 em S. Pedro do Monte (Fralães), no qual refere que Manuel Varela é filho de Bento Varela de Andrade e de Maria Antunes (ou Alves) solteira de Santo Tirso.

Se tiver interesse em mais alguma informação relativamente á descendencia deste Manuel Varela por favor diga.

Ao dispor

Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285600 | jagmc | 25 ago 2011 14:08 | Em resposta a: #284344

Caro José Carlos Couto,

Geraldo de Andrade e Benta de Sousa são meus oitavos avós.

Meu avô pertencia à familia dos Sousa Azevedo por parte da mãe.

Posso dizer-lhe que Geraldo de Andrade nasceu em Santo Tirso em 6 Janeiro de 1640 e faleceu na mesma localidade em 18 Agosto de 1711. Era filho de Cipriano de Andrade e Domingas Alves (ainda não investigados).
Por sua vez Benta de Sousa nasceu em Santo Tirso em 21 de Março de 1656 e faleceu na mesma localidade em 16 Fevereiro de 1710. Era filha de António de Sousa e Catarina Francisca (ainda não investigados).
A minha descendência vem de sua filha Maria de Sousa, mãe de Jacinto de Sousa Azevedo, nascida em 11 Noembro 1667 em Santo Tirso. A minha avó era filha de João José de Sousa Azevedo, irmão do seu Miguel José de Sousa.

Espero ter-lhe sido útil.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285602 | jagmc | 25 ago 2011 14:41 | Em resposta a: #284351

Caro Francisco Andrade,

Eu, embora não seja tirsense. também descendo de Roque Diniz e Domingas Francisca.

Roque Diniz nasceu em 25 Março 1654 e faleceu em Santo Tirso em 10 Outubro 1707 e Domingas Francisca nasceu em 22 Outubro 1656 e faleceu em 19 Agosto 1717. Casaram em S Tirso em 23 Agosto 1684.

Roque era filho de Domingos Diniz e Benta Antónia, ele nascido em Santo Tirso em 17 Abril 1620 e falecido em 12 Junho 1701, ela nascida em 16 Julho 1613 e falecida em 28 Fevereiro 1685. Casaram em S Tirso em 20 Fevereiro 1644.
Domingos Diniz era filho de António Miguel e Maria Diniz (ainda não investigados) e Benta Antónia de António de Beire e de Brites Gaspar (ainda não investigados).

Domingas Francisca era filha de Baltazar Barbosa e de Catarina Francisca, ele nascido em Santo Tirso em 12 Outubro 1609 e falecido em 23 Março 1692 e ela nascida em 15 Novembro 1609 e falecida em 10 Setembro 1664. Casaram em Santo Tirso em 14 Novembro 1639.
Baltazar era filho de Salvador Barbosa e de Maria Gonçalves. Salvador Barbosa era engeitado, criado em casa de Gonçalo Barbosa de quem tomou o nome, faleceu em 8 Novembro 1634 e Maria Gonçalves era filha de Martim Gonçalves e Maria Ves(?) e casaram em 29 Abril 1608.
Catarina Francisca era filha de João Pedro e Catarina Francisca casados em S Tirso em 15 Junho 1608. João Pedro era natural de S. Paio (Seide?) e faleceu em 12 Novembro 1620. Era filho de Pedro Anes e Isabel Pires. Catarina Francisca faleceu em 20 Dezembro 1632 e era filha de Francisco Fernandes(?) e Francisca Fernandes(?).

Espero ter sido útil.
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285621 | joseccouto | 25 ago 2011 16:22 | Em resposta a: #285600

Caro J. Correia:

Muito obrigado pelo seu mail e pelas informações nele contidas, que me são óbviamente muito úteis.
Estive a dar uma vista de olhos sobre os Sousa Azevedos de St. Tirso e tenho pena que tanto o João José de Sousa Azevedo, irmão do "meu Miguel José de Sousa", como a sua descendência não constem no GeneAll. Pode ser que isso venha a acontecer e nesse caso os meus filhos "passariam a ter" mais primos, oriundos de Santo Tirso, o que seria muito interessante.
Em todo o caso, muito obrigado pelas suas informações. Entre outros trabalhos, ando agora a arrumar o Nobiliário de Famílias de Portugal, do Felgueiras Gayo. Com estas informações que me enviou, vou estar mais atento; a ver se tropeço nalgum desses nomes, que até agora desconhecia.
Já agora, e desculpe a minha ousadia: sobre os pais do Manuel de Azevedo, marido da Maria de Sousa, que se chamaram Domingos de Azevedo e Margarida Dias, tem alguma informação?
Mais uma vez, muito obrigado.
Melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285630 | jagmc | 25 ago 2011 17:11 | Em resposta a: #285621

Caro J. Carlos Couto,

Do Domingos Azevedo e Margarida Dias não tenho nada, nem muita esperança em vir a ter.

Os livros de assentos de Santo Tirso, casamentos, têm uma falha entre 9-11-1654 e 4-2-1666. Como o filho mais velho do casal que consegui encontrar, Domingos, nasceu em 5-10-1659, faz com que o casamento tenha sido realizado um ou dois anos antes, não havendo assentos referentes a esses anos.

No entanto não desesperemos, a qualquer momento pode aparecer alguma coisa que se relacione.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285789 | jagmc | 27 ago 2011 01:41 | Em resposta a: #284400

Caro Pedro Pinho,

Baptizei Bento filho de Alexandre Jácome e de sua mulher Isabel de Andrade em 13 de Outubro de 615 foram padrinhos João Baptista e suaa filha Helena Garces(?). Frei João da Cruz

Eu também sou descendente de Alexandre Jácome pelo seu filho Cipriano de Andrade nascido em 21 set 1617. Infelizmente não tenho mais informações do que as que já tem.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285800 | PEDROPINHO | 27 ago 2011 13:37 | Em resposta a: #285789

Caro J. Correia:

Curioso andarmos em busca dos mesmos antepassados.

Por acaso não tem dados de Alexandre Jacome e de Isabel de Andrade alem dos referenciados neste tópico ??

Agradecia imenso .

Obrigado,
Pedro Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285824 | jagmc | 27 ago 2011 18:26 | Em resposta a: #285800

Caro Pedro Pinho,

Não tenho mais.
Ando a ver se consigo "traduzir" para português corrente o documento:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=60125&FileID=_2632065
e

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=60125&FileID=_2632065

Se tiver/conhecer alguém que tenha mais conhecimentos sobre o português do século XVI e nos possa "traduzir", agradeço. O documento, assinado por Jácome Varela, Amador Ribeiro e Beatriz de Braga (ao que parece madrasta de Maria Garcês) parece referir-se a obrigações pias e é a primeira folha do livro de assentos de 1597 de S. Tirso, on line no site do ADP ou via e-tombo.

Do que for sabendo vou-lhe dando conhecimento.
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285826 | jagmc | 27 ago 2011 18:46 | Em resposta a: #285800

Pedro Pinho,

Recomendo-lhe ainda:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=60125&FileID=_2632067

no mesmo livro.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285874 | jagmc | 28 ago 2011 15:48 | Em resposta a: #284515

Caro Francisco Andrade,

Cipriano de Andrade nasceu em 21 setembro 1617 em Santo Tirso, filho de Alexandre Jácome e de Isabel de Andrade.

No que me toca foi pai de Geraldo de Andrade nascido em 6 janeiro 1640 sendo a mãe Domingas Gonçalves, solteira de Santo Tirso. Encontrei ainda outros filhos naturais (não detectei até hoje qualquer casamento em S Tirso de Cipriano Andrade), um Bento filho de Maria solteira do lugar de Cidenai nascido em 7 julho 1644 e uma Angela filha de outra Maria também de Cidenai nascida em 18 fevereiro 1647.

No que se refere a Amador Ribeiro de Andrade falecido em 22 maio 1602 em S Tirso detectei até hoje quatro filhos, Isabel Andrade casada com Alexandre Jácome em 24 novembro 1603, André de Andrade de quem detectei até agora duas filhas, uma Margarida filha de Isabel Agarita nascida em 7 junho 1598 e outra Maria filha de Maria Fernandes solteira nascida em 24 novembro 1602. Amador Ribeiro teve ainda uma Catarina Andrade e um Amador Andrade que detectei como padrinhos de uma criança em 10 fevereiro de 1603. Esta Catarina casou em 6 novembro de 1607 com Gaspar Gonçalves filho de Pedro Gonçalves e Margarida Luis da Lagoa, S Tirso.

De momento é o que lhe posso fornecer.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285875 | jagmc | 28 ago 2011 15:48 | Em resposta a: #284515

Caro Francisco Andrade,

Cipriano de Andrade nasceu em 21 setembro 1617 em Santo Tirso, filho de Alexandre Jácome e de Isabel de Andrade.

No que me toca foi pai de Geraldo de Andrade nascido em 6 janeiro 1640 sendo a mãe Domingas Gonçalves, solteira de Santo Tirso. Encontrei ainda outros filhos naturais (não detectei até hoje qualquer casamento em S Tirso de Cipriano Andrade), um Bento filho de Maria solteira do lugar de Cidenai nascido em 7 julho 1644 e uma Angela filha de outra Maria também de Cidenai nascida em 18 fevereiro 1647.

No que se refere a Amador Ribeiro de Andrade falecido em 22 maio 1602 em S Tirso detectei até hoje quatro filhos, Isabel Andrade casada com Alexandre Jácome em 24 novembro 1603, André de Andrade de quem detectei até agora duas filhas, uma Margarida filha de Isabel Agarita nascida em 7 junho 1598 e outra Maria filha de Maria Fernandes solteira nascida em 24 novembro 1602. Amador Ribeiro teve ainda uma Catarina Andrade e um Amador Andrade que detectei como padrinhos de uma criança em 10 fevereiro de 1603. Esta Catarina casou em 6 novembro de 1607 com Gaspar Gonçalves filho de Pedro Gonçalves e Margarida Luis da Lagoa, S Tirso.

De momento é o que lhe posso fornecer.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285881 | jagmc | 28 ago 2011 17:57 | Em resposta a: #285800

Caro confrade,

Sobre Amador Ribeiro de Andrade sugiro-lhe a leitura de "O Mosteiro de Santo Tirso de 978 a 1588..." tese de doutoramento de Francisco Carvalho Correia paginas 507 e seguintes em:

http://books.google.pt/books?id=KDdDjQFg1EYC&pg=PA43&dq=mosteiro+de+santo+tirso&hl=pt-PT&ei=9WlaTsKlFJHpOdijjJkM&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCoQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false


J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285908 | joseccouto | 29 ago 2011 00:32 | Em resposta a: #285600

Caro Confrade J. Correia:

Já enviei para o GeneAll quase todos os dados que me forneceu na sua mensagem de 25 deste mês e aproveitei também os dados que enviou ao Confrade Francisco Andrade. Deveria ter-lhe pedido, primeiro, autorização para utilizar os dados biográficos sobre os antepassados de Santo Tirso, que fez o favor de colocar aqui no forum. Peço desculpa por esse facto.
Aproveitei e dei uma vista de olhos pelos livros de Santo Tirso que estão on-line. Espero que não se ofenda, mas gostaria de fazer dois reparos sobre os antepassados de Santo Tirso:
1º A Domingas Francisca casada com o Roque Dinis é filha de Baltazar Barbosa e de Catarina Francisca, porém esta Catarina Francisca aparece em todos os registos como Catarina, excepto no seu Registo de Baptismo (Stº Tirso 15.11.1609), em que aparece como Maria Francisca, isto salvo melhor opinião.
2º Esta Catarina Francisca, acima referida é filha de João Pedro e de outra Catarina Francisca, esta última Catarina Francisca (casou em Santo Tirso a 15.6.1608), o Confrade J. Correia, na sua mensagem, fá-la filha de Francisco Fernandes e de Francisca Fernandes. Ora, na minha opinião, posso estar errado, o pai da Catarina Francisca não se chamava Francisco Fernandes mas, Gonçalo Fernandes.

Mais uma vez, muito lhe agradeço, as preciosas informações que tem enviado para este forum.

Com os meus cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#285909 | joseccouto | 29 ago 2011 00:51 | Em resposta a: #285824

Caro Confrade J. Correia:

De facto conheço alguém, que julgo muito competente, que com certeza lhe transcreverá o texto a que se refere na sua mensagem de 27/8.
Trata-se do Dr. Pedro Pinto, Professor numa das Universidades sediadas em Lisboa. Na minha opinião é um Paleógrafo muitissímo competente.
Como não sei se o Dr. Pedro Pinto se importará em que eu ponha aqui no forum os seus contactos, deixo-lhe aqui o meu mail e a partir daí, envio-lhe com todo o gosto os contactos do Dr. Pedro Pinto.
mail: jose.c.couto@hotmail.com

Melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286006 | jagmc | 30 ago 2011 18:52 | Em resposta a: #285908

Caro José C Couto,

Tem muita razão.
Foi erro da minha parte ao transcrever os dados que tenho. Da Catarina não tenho data de nascimento, por erro indiquei a da irmã Maria. Encontrei outro filho do casal João Pedro e Catarina Francisca, Pedro nascido em 14 dezembro 1614 e nada mais encontrei. No entanto num registo de baptismo de Janeiro de 1619 João Pedro aparece como padrinho e residente em (A)germil. Por onde terá andado este casal desde 1608?

O pai de Catarina Francisca é de facto Gonçalo Fernandes.

Peço-lhe imensa desculpa.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286015 | jagmc | 30 ago 2011 20:04 | Em resposta a: #285600

Caro José Couto,

Desculpe mas detectei novo erro nas indicações que lhe dei. Benta de Sousa nasceu em 21 março de 1639 e não 1656 como lhe disse.
Na altura os pais eram solteiros.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286041 | francandrade | 31 ago 2011 00:40 | Em resposta a: #285874

Caro J. Correia,

Regressado de férias, estive lendo estas mensagens sobre a descendência do Vigário Amador Ribeiro de Andrade e verifico que apresenta vários filhos de Cipriano de Andrade, entre os quais Geraldo de Andrade e uma Ângela de Andrade, nascida do lugar de Cidenai em 18/2/1647. Esta última interessa-me bastante. É que uma das minhas ascendências Andrade estava precisamente encalhada numa Ângela Andrade, do lugar do Cidenai, que casou com Bento Ribeiro, de quem teve uma filha, Maria Andrade do Espírito Santo, baptizada em Santo Tirso a 15/3/1681. Esta Maria Andrade do Espírito Santo veio a casar em Santo Tirso a 19/11/1713 com Gabriel da Silva, tendo este casal tido uma filha Maria Josefa, que foi Mãe do meu 5º Avô Bento José de Andrade. Ora, pelas datas e locais por si indicados, relativamente à referida Ângela Andrade, filha de Cipriano Andrade, creio bem estar em presença da minha antepassada. A ser assim, também eu serei descendente do Vigário Amador Ribeiro de Andrade. Por outro lado, há ainda a coincidência interessante de Geraldo Andrade e Ângela Andrade serem irmãos. E de a neta de Ângela Andrade ter casado com um filho de Joana Francisca Diniz, filha de Roque Diniz.... Dá a sensação de que estas famílias de Santo Tirso cedo começaram a cruzar-se....

Muito obrigado pelas mensagens que aqui deixou...
Aguardo os seus comentários....

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286068 | jagmc | 31 ago 2011 12:01 | Em resposta a: #286041

Caro Francisco Andrade,

Pode encontrar o baptismo de Ângela no livro de baptismos de Santo Tirso de 1597/1657 no registo PT-ADPRT-PRQ-PSTS22-001-0001_m 0381.tif.

Sobre o casal Alexandre Jácome/Isabel de Andrade avós de Ângela,(uma sua questão anterior) posso hoje referir o seguinte:

- casaram em Santo Tirso em 2 nov 1603
- Alexandre Jácome faleceu em Santo Tirso em 18 ago 1636
- Isabel de Andrade faleceu em Santo Tirso em 9 dez 1647

Tiveram os seguintes filhos

»Margarida nascida em 2 abr 1605. Casou em 8 mai 1636 com Francisco Monteiro morador em Real e foi senhora da quinta de Geão.
»Bartolomeu nascido em 1 set 1608
»Mónica nascida em 15 jun 1611 e falecida em 20 set 1624
»Madalena nascida em 22 jul 1613. Casou em 21 mai 1640 com Francisco Pinto de S. Martinho de Ardães
»Bento nascido em 13 out 1615
»Cipriano Andrade nascido em 21 set 1617

Alexandre Jácome teve uma série de filhos naturais, de que encontrei:

»uma filha Domingas, de Maria nascida em 9 mar 1598 cujo padrinho foi Manuel Varela. »uma outra, Catarina, de Francisca a pisca, nascida em 31 out 1600 e cujo padrinho foi Manuel Varela.
»uma filha Antonia, filha de Maria Carneiro solteira de Burgães casou em 27 set 1610 com Pedro Gonçalves filho de outro Pedro Gonçalves.
»um Jácome Alexandre que casou em Sta Cristina do Couto em 27 jun 1619 com Domingas Antónia.
»uma Helena Jácome filha de Maria Antónia solteira casou em 8 fev 1654 com João António filho de António Gonçalves.

Alexandre Jácome tinha a profissão de tabelião (eventualmente herdada de seu pai Jácome Varela). No livro de Francisco Carvalho Correia citado numa das mensagens deste tópico, a páginas 506, diz-se que “em 26 maio 1611 o tabelião Alexandre Jácome leu no tribunal do couto de Santo Tirso uma sentença da Relação …… onde se precisa que o dito Alexandre Jácome era um dos tabeliães públicos que o Abade do mosteiro requerera para serviço especial da casa.”.

Talvez por isso o assento de óbito refere ( livro de óbitos 1597/1667 registo PT-ADPRT-PSTS22-003-0001_m0316.tif) “ …. Ao qual o padre Dom Abade fez as exéquias muito boas e de graça.”

Isabel de Andrade sucedeu a seu pai (Amador R. Andrade) na quinta de Geão.

No livro acima citado pode encontrar dados sobre Amador Ribeiro de Andrade a partir da página 507.

Com os melhores cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286086 | Casimiro | 31 ago 2011 15:07 | Em resposta a: #286068

Caro J. Correia,
Parece-me haver lapso em duas datas por si atrás mencionadas. Confirme-me, por favor, se a data de casamento de Alexandre Jácome com Isabel de Andrade é 2 de Novembro (nos meus apontamentos eu tenho 24 de Novembro de 1603) e o nascimento de Margarida Jácome, filha de Alexandre, é 2 de Abril ou 22 de Abril de 1605.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286105 | francandrade | 31 ago 2011 19:47 | Em resposta a: #286068

Caro J. Correia,

Muito obrigado pela disponibilização do Assento de Baptismo de Ângela Andrade. Estou em crer que será realmente o Assento de Baptismo da minha 8ª Avó Ângela de Andrade, que veio a casar com Bento Ribeiro... Por este lado parece-me resolvida a questão, no que toca à origem dos meus Andrades.... ficando no entanto a ressalva de que não encontrei o assento de casamento de Ângela Andrade e de Bento Ribeiro....

Ficam-me no entanto dois enigmas por resolver ( e não vai ser fácil).... A neta desta Ângela Andrade ( Maria Josefa) casou em Santo Tirso a 11/8/1745 com Manuel Andrade Diniz, filho legítimo de Luís Andrade e Joana Francisca Diniz. Esta Joana Francisca Diniz era uma das filhas de Roque Diniz e Domingas Francisca, cuja ascendência até princípios do séc, XVII já foi aqui exposta. Já no que se refere a Luís Andrade, apenas sei que nasceu em Santo Tirso a 24 de Agosto de 1695 e era filho de Pedro de Faria, natural de Santa Maria de Moure (faleceu em Santo Tirso a 6/6/1705) e de Margarida Andrade... Esta Margarida Andrade (que faleceu em Santo Tirso a 21/4/1710) também deve ter alguma ligação com os Andrades de Gião e Varziela... entretanto, fiquei curioso com a possibilidade de Bento Varela de Andrade poder eventualmente ter deixado descendência em Moure.... será?

Entretanto, aparece-me ainda entre os meus antepassados um meu 6º Avô António José de Andrade, que nasceu em Santo Tirso em 14/11/1727, filho de Gregório Afonso e de Josefa de Andrade (que casaram em Santo Tirso em 13/5/1714) e neto materno de Manuel de Andrade e de Helena Silva (não encontrei o Assento de Casamento, mas poderão não ter casado em Santo Tirso).... É mais uma ligação que tenho a Andrades em Santo Tirso... haverá ligação entre todos estes Andrades? Eu ainda cheguei a pensar que este Manuel de Andrade poderia ser filho de Vicente de Andrade, batizado em Santo Tirso a 20-4-1650, filho de Margarida Jácome e do Cap. Francisco Monteiro... Pelos elementos que tenho, parece que este Vicente de Andrade terá tido um filho Manuel... mas eu não sei em que data terá nascido e as datas de que disponho (Vicente de Andrade foi batizado em 1650) não me parecem favorecer esta hipótese...

Vamos continuar investigando e aguardar por desenvolvimentos,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286112 | joseccouto | 31 ago 2011 21:33 | Em resposta a: #286006

Caro J. Correia:

Por amor de Deus, não tem que pedir desculpa. Todos nos enganamos.
O que interessa é ver se descobrimos as origens dos Antepassados oriundos de Santo Tirso. Eu teria muito gosto nisso por causa dos meus filhos.
O Confrade J. Correia não me disse ainda se quer que lhe envie os contactos do Dr. Pedro Pinto (Paleógrafo); refiro-me à transcrição de um documento que refere noutra mensagem. Quando quiser, estou ao dispôr.

Cumprimentos. Um Abraço,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286118 | jagmc | 31 ago 2011 22:45 | Em resposta a: #286086

Caro confrade,

Tem razão. Só posso atribuir o meu erro a problemas ao escrever os números. Alexandre Jácome e Isabel Andrade casaram a 24 novembro de 1603 e sua filha Margarida nasceu em 22 abril 1605.

Peço imensa desculpa.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286119 | jagmc | 31 ago 2011 22:51 | Em resposta a: #286112

Caro José C. Couto,

Se não conseguir com os meios a que recorri, recorrerei aos seus préstimos de certeza.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286191 | francandrade | 01 set 2011 19:34 | Em resposta a: #284303

Em pesquisa no Torre do Tombo Online descobri uma referência a um documento que pode ser interessante: "Alvará de mercê do ofício de escrivão dos arrendamentos do Convento de Santo Tirso, concedido por D. Filipe II a Alexandre Jácome". http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4634984
Mas, ao contrário de outros documentos, este não aparece para ser visualisado, aparecendo apenas a sua referência, código e cota. Não sei se algum confrade de Lisboa costuma ir à Torre do Tombo consultar documentos (ou se algum tinha já conhecimento deste documento). Qualquer indicação que possa ser colocada neste fórum relativamente a este documento será naturalmente bem vinda. Esta referência vem ao encontro de indicações que eu tinha sobre a "simpatia" que Jácome Varela e Alexandre Jácome terão tido, desde a primeira hora, pela causa de Filipe II. E que, pelos vistos, lhes terá merecido favores após o triunfo das hostes filipinas. Mas pode ser um documento histórico muito interessante.

Aguardo comentários,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286342 | francandrade | 03 set 2011 10:45 | Em resposta a: #285875

Caro J. Correia,

Nuns apontamentos que recebi sobre as Linhagens de Gião e Varziela - Casa de Assade, é referido o Testamento de Amdor Ribeiro, falecido na Quinta de Gião a 28 de MAio de 1602. Ao que parece, nesse testamento terá declarado como seus herdeiros seus filhos Isabel de Andrade e André de Andrade. Terá ainda deixado expresso que sua filha Isabel de Andrade favorecesse Amador de Andrade "no sentido de vir a ser homem letrado e seguisse carreira eclesiástica", com a estipulação de que nesse caso Amador Andrade herdaria um campo... Parece evidente que este Amador Andrade era filho de Amador Ribeiro de Andrade, mas no testamento os herdeiros universais terão sido (não vi o testamento) apenas os filhos Isabel de Andrade e André de Andrade. Ao que parece não hverá no testamento de Amador Ribeiro de Andrade nenhuma referência à filha Catarina...

Entretanto, tenho a indicação de que Amador Ribeiro (de Andrade) foi sepultado, junto de seu pai, em sepultura que havia copmprado defronte do altar de Santa Maria Madalena do mosteiro de Santo Tirso. O mesmo é referido aliás pelo Padre Francisco Carvalho Correia em "O Mosteiro de Santo Tirso, de 978 a 1588. A silhueta de uma entidade", pág 513, nota 1957. Quem seria o pai de Amador Ribeiro de Andrade? Ao que refere o Padre Carvalho Correia, parece que era presbítero (op. citada, pág. 507). Haverá na Igreja de Santo Tirso alguma indicação? Entretanto, o Padre Carvalho Correia, op. citada pág. 512 refere um Padre Gaspar Lourenço, tio de Amador Ribeiro de Andrade. Tio paterno ou materno? Fica a dúvida...

Deixo mais estas achegas,
Aguardo comentários

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#286487 | jagmc | 04 set 2011 23:06 | Em resposta a: #286191

Caro Francisco Andrade,

Não quais as outras indicações que tem sobre a eventual "simpatia" de Alexandre Jácome e pai para com os Filipes.

Esta mercê real não é mais que a autorização para exercer o cargo de escrivão do convento de Santo Tirso. Até ao fim da monarquia houve profissões, entre as quais a de tabelião e escrivão que só podiam ser exercidas depois do alvará de mercê do rei ( hoje diriamos nomeação em DR). Os livros de mercês dos vários reis até D. Manuel II estão cheios destas "nomeações". Inclusivé tenho um quarto avô, também descendente destes que nos ocupam, João José de Sousa Azevedo, que foi aposentado de professor por mercê de D. Pedro V, após o devido pedido do interessado.
Pelo que lemos no livro de F. C. Correia "O Mosteiro de S Tirso ...." Alexandre Jácome exerceu o cargo sob proposta do Abade do dito mosteiro.

Pode ter acesso ao documento pedindo fc à Torre do Tombo via mail, indicando o código de referência. Não são muito rápidos, mas respondem sempre e enviam à cobrança.

Cumprimentos,

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#297101 | PEDROPINHO | 13 fev 2012 09:58 | Em resposta a: #286487

CAROS CONFRADES:

ALGUM DOS CONFRADES TEM MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO ADICIONAL REFERENTE A AMADOR RIBEIRO ?

OBRIGADO,
PEDRO PINHO

Resposta

Link directo:

RE: De Amador Ribeiro de Andrade a Benardino Luís de Andrade

#307221 | francandrade | 31 mai 2012 09:41 | Em resposta a: #297101

De Amador Ribeiro de Andrade, último Vigário Secular de Santo Tirso, a Bernardino Luís de Andrade, primeiro Presidente da Câmara de Santo Tirso

No seu Testamento, Amador Ribeiro de Andrade declara seus filhos como herdeiros:
Isabel de Andrade (casada com Alexandre Jácome)
André de Andrade - este André Andrade terá tido duas filhas, uma Margarida Andrade, filha de Isabel Agarita, nascida a 7 de Junho de 1598, e uma Maria de Andrade, filha de Maria Fernandes, solteira, nascida a 24 de Novembro de 1602). Esta Maria de Andrade, poderá ser a Maria de Andrade que casou com Francisco Corrêa e que deste teve uma filha Madalena, baptizada em Santo Tirso a 21 de Agosto de 1639. A favor desta hipótese, o facto de a madrinha desta Madalena de Andrade ter sido Maria de Andrade, filha de Isabel (Ribeiro) de Andrade, nesta data já viúva (de Alexandre Jácome, falecido em 1636). Ou seja, a Mãe e a Madrinha desta Madalena de Andrade, ambas usando o nome Maria de Andrade, seriam primas direitas: a Mãe de Madalena seria a Maria de Andrade, filha de André de Andrade; a Madrinha de Madalena seria a Maria de Andrade filha de Isabel de Andrade. E André de Andrade e Isabel de Andrade eram os filhos de Amador Ribeiro de Andrade.


Amador Ribeiro de Andrade deixou ainda expresso que sua Filha Isabel de Andrade favorecesse Amador de Andrade, no sentido de ser homem letrado e seguir carreira eclesiástica.
Amador de Andrade, seria também filho de Amador Ribeiro de Andrade. Provavelmente terá seguido a carreira eclesiástica e não terá tido descendência.

Mas parece que Amador Ribeiro de Andrade terá ainda tido uma outra filha, Catarina Andrade, que casou a 6 de Novembro de 1607 com Gaspar Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves e de Margarida Luís, de Lagoa, Santo Tirso. Esta Catarina Andrade terá tido uma filha, Margarida Andrade, nascida em 1822. Esta Margarida Andrade terá casado com João Pereira e terão tido um filho Manuel. Este Manuel de Andrade será o pai de Josefa de Andrade e Avô de António José de Andrade ( Avô materno de Bernardino Luís de Andrade)? É possível …. Josefa de Andrade terá nascido por volta de 1690. Se Margarida Andrade, nascida em 1822, tiver tido o filho Manuel por volta de 1650, Manuel Andrade teria cerca de 40 anos por altura do nascimento de Josefa Andrade. É bem possível.


Isabel de Andrade Ribeiro, filha de Amador Ribeiro de Andrade, faleceu a 9 de Dezembro de 1649 (ou 1647?). Havia sido casada com seu primo Alexandre Jácome.

Filhos de Isabel Ribeiro de Andrade e de Alexandre Jácome:

1) Margarida Jácome – nasceu na Casa de Gião a 22-4-1605. Baptizada a 27 de Abril de 1605. Casou a 8 de Maio de 1636, em Santo Tirso, com o capitão Francisco Monteiro (que faleceu a 5 de Novembro de 1681). Margarida Jácome faleceu a 30 de Abril de 1686
2) Maria de Andrade – nasceu a 30-11-1606. Baptizada a 6/12/1606. Faleceu a 5-6-1666. Teve um filho, de Francisco Tavares (filho de Manuel Rocha e Marta, de Argemil) – João Tavares, baptizado a 8/6/1626, seguiu vida clerical
3) Bartolomeu – baptizado a 1-9-1608. Frade Bento
4) Mónica de Andrade – nasceu a 15-6-1611 e baptizada a 21/6/1611. Faleceu a 20-12-1624
5) Madalena de Andrade – baptizada a 22/7/1613. Casou em Santo Tirso, a 21/5/1640, com Francisco Pinto, filho de Pedro Dias e de Maria Pinta , de S. Martinho de Avidos
6) Bento Varela de Andrade – baptizado a 13-10-1615. Casou em 1ªas núpcias com Maria de Freitas. Casou em 2ªs núpcias com Mariana Pereira (da freguesia de Moure). Este casamento de Bento Varela de Andrade, estabelece uma ligação interessante à freguesia de Moure (Barcelos) de onde virá mais tarde Pedro Faria, que veio casar a Santo Tirso com Margarida de Andrade. Bento Varela de Andrade teve pelo menos um filho, Manuel Varela, filho de Maria Antunes (ou Alves) solteira de Santo Tirso. Este Manuel Varela casou a 21/4/1660 com Maria Martins (casamento em S. Pedro do Monte, Fralães)
7) Cipriano de Andrade – cfr. infra.



Filhos de Margarida Jácome e Capitão Francisco Monteiro

1) Luísa Monteiro de Andrade – baptizada a 16 de Julho de 1637. Casou na Quinta de Varziela com Manuel Álvres Velho (falecido a 10/8/1725), filho de António de Paiva e de Cecília Nunes (falecida a 26/2/1700)
2) Mónica de Andrade Monteiro – baptizada a 14-12-1639
3) Alexandre Jácome, baptizado a 2-3-1640. Seguiu vida eclesiástica
4) António, baptizado a 12-10-1641
5) Francisco Monteiro, baptizado a 13-11-1642. Faleceu a 10-11-1721. Casou no Porto com Luísa Soares (falecida a 10-9-1724)
6) Mariana de Andrade, baptizada a 8/2/1644. Casou com João Álvares da Costa, filho de Braz Gil e de Maria da Costa.
7) José Monteiro, baptizado a 29-4-1646. Seguiu carreira eclesiástica
8) Vicente de Andrade, baptizado a 20/4/1650. Este Vicente de Andrade teve um filho Manuel de Andrade, do qual nada se sabe. Cheguei a pensar que este Manuel de Andrade pudesse ser o pai de Josefa de Andrade e Avô de António José de Andrade (este António José de Andrade, Avô materno de Bernardino Luís de Andrade)… Mas António José de Andrade nascido em 14/11/1727 era filho de Josefa de Andrade, que casou a 13/5/1714 com Gregório Afonso Alvarez. Pelo Assento de Josefa de Andrade, sabemos que era filha de Manuel de Andrade. Ora, pela data do casamento, Josefa de Andrade poderá ter nascido por volta de 1690…. Para ser neta de Vicente de Andrade, teriam que ter todos casado e tido filhos muito novos. Não é impossível, mas não é provável que tanto Vicente de Andrade como seu filho Manuel tivessem sido pais com apenas 20 anos…

Luísa Monteiro de Andrade e Manuel Álvres Velho tiveram uma filha, Mónica Monteiro de Andrade (baptizada a 15/1/1675), que casou a 26/5/1698 com Miguel de Sousa Ferreira (falecido a 20/4/1742). Mónica Monteiro de Andrade e Miguel de Sousa Ferreira tiveram uma filha, Helena Josefa de Sousa Monteiro (nascida a 2/10/1715 e baptizada a 14/10/1715), que casou com António (de Sousa?) Moniz Pinto Coelho, Moço Fidalgo da Casa Real e voluntário nos Estados da Índia

Cipriano de Andrade – casou em Agosto de 1650 com Maria de Lemos (de quem terá descendência, que desconheço)
Mas Cipriano de Andrade já tinha filhos, antes de casar:
1) Geraldo de Andrade, filho de Domingas Alves, nascido a 6/1/1640 e falecido a 18/8/1711
2) Bento, nascido a 7 de Julho de 1644, filho de Maria … (solteira)
3) Ângela de Andrade, filha de Maria Fernandes, nascida a 18/2/1647. Ângela Andrade casou com Bento Ribeiro, de quem teve uma filha, Maria Andrade do Espírito Santo, baptizada a 15/3/1681. Maria Andrade do Espírito Santo casou a 19/11/1713 com Gabriel da Silva. Deste casamento nasceu uma filha, Maria Josefa da Rocha ,que viria a casar em 11/8/1745 com Manuel de Andrade Diniz. Maria Josefa da Rocha e Manuel de Andrade Diniz foram pais de Bento José de Andrade e Avós de Bernardino Luís de Andrade.

( Fica a dúvida sobre a Mãe deste Bento de Andrade… será a mesma Mãe de Ângela de Andrade? Ou serão filhos de mães diferentes? )…









Margarida Andrade, casada com Pedro Faria
Filhos:
Rosa, n. 8 de Maio de 1689

Pedro, n. 25 de Maio de 1691

Maria, n. 9 de Junho de 1693

Luís, n. 24 de Agosto de 1695 – http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=30134&FileID=_1323504 - Pai de Manuel de Andrade Diniz, Avô de Bento José de Andrade e Bisavô de Bernardino Luís de Andrade, primeiro Presidente da Câmara de Santo Tirso.

Isabel, n. 16 de Setembro de 1697

Victoria, n. 23 de Dezembro de 1699

Domingos, n. 28 de Junho de 1702

João, n. 20 de Outubro de 1704


Margarida de Andrade, casada com Pedro Faria – poderá ser Margarida, nascida em 15/4/1667, filha de Silvestre Fernandes e Madanella Andrade … Mas quem era esta Madanella de Andrade ? Terá nascido pelos anos 1640…filha de quem ? Provavelmente, esta Madanella ou Madalena de Andrade será a filha de Maria de Andrade, Madalena, batizada em Santo Tirso em 1639. A ser assim, Margarida de Andrade (casada com Pedro Faria) seria filha de Madalena de Andrade, neta de Maria de Andrade, bisneta de André de Andrade e trineta do Vigário Amador Ribeiro de Andrade. Por esta linha, o nome Andrade terá passado consecutivamente, ao longo de 3 gerações, pela via feminina.



Dos antepassados que transmitiram o apelido Andrade a Bernardino Luís de Andrade (primeiro Presidente da Câmara de Santo Tirso), havia 3 ramos dos quais não conhecíamos a ligação entre si, apesar de todos serem Andrade e de todos serem de Santo Tirso. Daquilo que foi apurado, podemos tirar algumas conclusões:
Certeza: Ângela Andrade, nascida no Lugar de Cidenai, em 1647, filha de Cipriano Andrade, é a Ângela Andrade, moradora no Lugar de Cidenai que casou com Bento Ribeiro e que foi Avó de Josefa da Rocha, casada com Manuel de Andrade Diniz (Avós de Bernardino Luís de Andrade).
Fortíssima possibilidade: Margarida de Andrade, casada com Pedro de Faria, será filha de Silvestre Fernandes e de Madalena ( Madanella) de Andrade, nascida em Santo Tirso em 1639, esta filha de Maria de Andrade e de Francisco Corrêa. Maria de Andrade (Mãe de Madalena de Andrade) será filha de André de Andrade e neta do Vigário Amador Ribeiro de Andrade.
Forte Possibilidade: Manuel de Andrade, filho de Margarida Andrade, neto de Catarina Andrade, bisneto de Amador Ribeiro de Andrade, poderá ser o Manuel de Andrade pai de Josefa Andrade e avô de António José de Andrade, Avô materno de Bernardino Luís de Andrade ( Aparece em Santo Tirso um outro Manuel de Andrade, filho de Vicente de Andrade, e neto de Margarida Jácome, esta última filha de Isabel Andrade Ribeiro e Alexandre Jácome. Mas esse Manuel de Andrade, pelas datas, não deverá ser o antepassado de Bernardino Luís de Andrade).

A falta de uma boa parte de Assentos de Casamento em Santo Tirso no séc. XVII impossibilita comprovar com exactidão tudo o que fica exposto. No entanto, os dados compilados a partir de informação incompleta parecem coerentes.
Fico a aguardar comentários de quem tenha outros elementos que eu não possuo.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#320540 | fraandrade | 11 jan 2013 11:33 | Em resposta a: #284400

Bom dia,
Eu também estou interessado em informações sobre os ascendentes de Jácome Varela, Amador Ribeiro de Andrade, Brás Rodrigues, Cecília Varela ou Bastião Pires do Couto, pois fazem parte dos meus antepassados.

Algum confrade tem informações sobre uma possível ligação destes nomes com os Senhores de Beleique em Guimarei ?

Amador Ribeiro de Andrade foi Vigário Secular de Santo Tirso e, de acordo com o Padre Carvalho Correia, terá sido ordenado em Braga. Haverá uma Inquirição de Génere relativa a Amador Ribeiro (de Andrade)?

Continuo sem perceber muito bem como aparece o apelido Andrade em Santo Tirso. Aparentemente, o primeiro Andrade em Santo Tirso foi mesmo o Vigário Amador Ribeiro de Andrade... Alguma pista para esclarecer este mistério?

Agradeço todas as informações sobre este Assunto.

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#331617 | Daricope | 27 jun 2013 08:47 | Em resposta a: #284315

Caro Francisco Andrade:

Só agora li o que escreveu em 2011 sobre Amador Ribeiro de Andrade, designadamente sobre a existência de um filho de nome André de Andrade. Sei que este André de Andrade, ainda solteiro, terá tido duas filhas, uma Margarida de Andrade (1598), de Isabel Agarita, e uma Maria de Andrade (1602), de Maria Fernandes. Penso que depois terá casado duas vezes, em Burgães, primeiro com Maria da Costa, de quem teve Bento (1617) e Bastião (1620) e depois com Luzia Varela, de quem teve Isabel e Madalena. Não sei quem era a mãe de André de Andrade, nem a filiação de Amador Ribeiro de Andrade. Se me puder dar alguma ajuda, agradeço muito. Este assunto interessa-me porque julgo descender deste André de Andrade.

Aguardo notícias suas.

Com os meus cumprimentos

Daniel Pereira

Resposta

Link directo:

Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#365161 | italianenette | 16 jan 2016 21:49 | Em resposta a: #284303

Olá, eu sou uma descendente de andre de andrade, e estou bloqueado porque eu não sei o pai de Amador Ribeiro de Andrade,

André De Andrade tive :
Madanela de andrade 25/05/1626 casou com pantaleo de freitas 11/02/1626 , tiveram :
André de freitas 26/04/1670 que casou com vitoria francisca ribeiro tiveram
Manuel de freitas veigas 06/06/1709 que casou com josefa correia , tiveram
Manuel José De Freitas casou com Theresa Maria Lopes De Jesus, tiveram
Antonio Lopes De Freitas nasceu em Vairao casou com Rosa Maria Da Conceiçao, tiveram
Felicidade Rosa Da Conceiçao 1849 (Malta, Vila do Conde) casou com Antonio Da Silva , tiveram
Custodio Da Silva 26/12/1880 (Malta) casou com Piedade Pires, tiveram
Antonio Da Silva Pires 26/08/1904 (Malta) casou com Marie Louise Vuillaume (França), tiveram
Micheline Gilberte Louise Da Silva Pires 29/11/1930 (Poligny, França) casou com Roger Malo, Tiveram
Alain Roger Gislain Malo 24/08/1949 (Paris) casou com Rose Marie Quiquempoix, tiveram
Marie Ange Malo 06/04/1984 (Brou sur Chantereine , França) casou com Joaquim Pereira tiveram
Giovani Nuno Enzo Pereira 04/04/2005 e Morgane Pereira 06/08/2008

Resposta

Link directo:

Vigário Licenciado Amador Ribeiro - Santo Tirso

#430240 | franc.andrade | 07 jan 2021 14:52 | Em resposta a: #284303

A obra do Padre Carvalho Correia “O Mosteiro de Santo Tirso de 978 a 1588” apresenta em Apêndice um conjunto exaustivo de tabelas com referências aos documentos existentes no Mosteiro, nomeadamente no Tombo do Cardeal Farnese.
Estas tabelas contém nomes e descrição de situações subjacentes aos respetivos processos e que contém indicações que podem ser muito interessantes em termos de investigação história e genealógica.
Ao consultar estas tabelas, e tendo sempre presentes as inúmeras dúvidas relacionadas com a ascendência e família do Vigário Licenciado Amador Ribeiro de Andrade ( patriarca de muitas famílias de Santo Tirso e não só), confrontei-me com as seguintes questões:
Nas páginas 49 e 76 do referido Apêndice aparece a indicação de Gonçalo Pires de Gião, aparecendo ainda uma indicação de “Pero Pires, seu pai” ( Pero Pires, pai de Gonçalo Pires). Sabendo-se que Amador Ribeiro de Andrade herdou a quinta de Gião, fica a pergunta se Gonçalo Pires não seria Tio de Catarina Pires (Mãe de Amador Ribeiro) e irmão de Sebastião Pires (Avô de Amador Ribeiro) e de Mécia Pires. Nesse caso, teríamos o nome da Mãe, do Avô e do Bisavô ( Pero Pires) de Amador Ribeiro de Andrade.
Por outro lado, no item nº 34 do Tombo do Cardeal Farnese (págs. 77/78 do referido Apêndice em nota 576 aparece uma informação de que o Casal do Ulvar em S. Miguel do Couto está dividido em duas metades “ uma a possui Sebastião Pires, a outra Gonçalo Pires”.
Vejo ainda no nº 27 do Tombo do Cardeal Farnese (pág. 77 do Apêndice) que há um prazo da Quebrada em Orgal (Santa Cristina do Couto) e diz-se “Possui agora esta Quebrada Catarina Pires que mostrou escritura por que lhe foi dotada”, acrescentando-se ainda que Catarina Pires ( é o nome da mãe de Amador Ribeiro de Andrade, filha de Sebastião Pires) “há-de requerer prazo quando casar sua filha”. O que nos leva a acreditar que Amador Ribeiro de Andrade e Bento Vaz da Costa teriam uma irmã.
Ora, no mesmo Tombo do Cardeal Farnese, no item nº 41 (pág. 79 do Apêndice), relativo a Quebrada, Santa Cristina do Couto, há uma anotação que diz que “depois a arrendou, em segunda vida, Filipa Pires”. Dá a sensação que esta Filipa Pires será a filha de Catarina Pires e irmã de Amador Ribeiro de Andrade e de Bento Vaz da Costa. E que terá casado mesmo.... Não se sabe é com quem....
Entretanto, no item nº 14 do Tombo do Cardeal Farnese (pág. 76 do Apêndice) há, como já indiquei, uma referência a Gonçalo Pires de Gião mas com anotação de que o prazo é de Simão Gonçalves.... Quem será este Simão Gonçalves? Qual a relação entre Simão Gonçalves e Gonçalo Pires de Gião?
No nº 62 do Tombo do Cardeal Farnese (pág. 82 do Apêndice) aparece algo à primeira vista estranho: fala-se de dois casais de Sendim, S. Miguel do Couto, e os nomes que aparecem são Pedro Álvares, ou Sebastião Gonçalves, ou Pero Pires ou Álvaro Anes. E mais se diz que “Sebastião Gonçalves e Maria Pires trespassariam a um genro, Pero Martins, algumas parcelas desta unidade”. Ou seja, Sebastião Gonçalves seria casado com Maria Pires. E quem seria esta Maria Pires? Possivelmente irmã de Pero Pires. O que poderia explicar a relação entre Gonçalo Pires de Girão e Simão Gonçalves. Provavelmente seriam primos, netos do mesmo Avô.
Talvez estas reflexões sejam demasiado ousadas. Haveria necessidade de consultar os originais dos documentos ( há um elemento essencial em falta no índice do Padre Carvalho Correia: as datas.... ). Mas parece-me que este Tombo do Cardeal Farnese poderá ser um elemento muito interessante para quem estuda a genealogia de Santo Tirso no sec. XVI...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen