André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Regiões

André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#283905 | abribas | 04 ago 2011 23:31

Caros Confrades
Alguém me poderá ajudar a encaixar este André Borges de Mesquita, nascido cerca de 1700, na "ilustre família dos Borges que neste Reino são Fidalgos de Linhagem Cotta de Armas e de Solar conhecido..." conforme referido na carta de armas de um seu bisneto, Manuel Pereira Borges de Mesquita nascido em Sergude, Godim, Peso da Regua a 2.2.1776:
http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4613903
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#283979 | tmacedo | 05 ago 2011 18:35 | Em resposta a: #283905

Caro confrade,

O nome é-me familiar da consulta dos paroquiais de Godim. Já chamei a atenção em outro tópico, a quem pretendia estudar ascendências de Godim, para os tombos da comenda de Moura Morta (ADVR) que têm muitos prazos em Godim. Por eles, muitas vezes, pode-se recuar nas ascendências reveladas pelos paroquiais.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#283981 | abribas | 05 ago 2011 18:47 | Em resposta a: #283979

Caro Confrade
O problema de Godim é que os paroquias tem inicio em 1756. Para datas anteriores se calhar o melhor é seguir o seu concelho e um dia deslocar-me ao ADVR, pois penso que os tombos da comenda de Moura Morta não estão online.
Muito obrigado pela atenção
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#283982 | tmacedo | 05 ago 2011 18:59 | Em resposta a: #283981

Caro António Ribas,

Tenho ideia que a mulher de André Borges de Mesquita, Cecília Pereira, é da família que eu pesquisei - os Teixeiras Pereiras da quinta do Lodeiro em Godim.

Entretanto em Sergude há uma velha pedra de armas da segunda metade do século XVIII, fotografada no livro de Correia de Azevedo: esquartelado tendo no 1º quartel armas dos Borges, no 2.º Cabrais, o 3.º cortado de Pintos e Silva (?) e o 4.º Guedes (?).

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#283987 | vpguedes | 05 ago 2011 20:24 | Em resposta a: #283905

Caro confrade,

Tenho nas minhas notas um André Borges de Mesquita, de Santa Comba (da Moura Moura ou de Lobrigos), que casou com Maria Guedes de Sequeira, a 18-11-1665, em Sedielos, de onde ela é natural e filha de Manuel de Almeida Carvalhais e Catarina Guedes Alcoforado. É natural que o seu André seja filho ou neto deste casal.
Tenho também nota de Borges de Mesquita em S. Nicolau de Mesão Frio mas no final do séc XVI, inicio do XVII, portanto cerca de 100 anos antes.

Cumprimentos,
Vítor Guedes

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#284009 | abribas | 05 ago 2011 23:57 | Em resposta a: #283987

Caro confrade, muito obrigado.
Por acaso já tinha nota desse casamento, em Sedielos, mas lá não encontrei filhos pelo que não consegui ainda entroncar por falta de livros paroquiais para essas datas em freguesias chave. Chamou-me agora a atenção para o pormenor de Santa Comba, mas se remete para a Moura Morta penso não haverá livros.
Sei que o meu entroncará na "ilustre família dos Borges", que penso serão os aqui referidos http://www.geneall.net/P/fam_page.php?id=162 "só" não sei como.
Talvez os Tombos da Moura Morta, apontados pelo confrade António Taveira, ajudem a esclarecer.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#284010 | abribas | 06 ago 2011 00:17 | Em resposta a: #283982

Caro confrade
O que tenho na minha base de dados é que Cecília Pereira seria natural do lugar de Sergude, Godim, Peso da Regua, nascida c.1700, e que André Borges de Mesquita seria natural de Fontelas, conforme referido no casamento do filho Domingos Pereira Borges de Mesquita que casa em 1741 em Fontelas http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-063&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PPRG02-002-063/PRTC0808D_ADVRL-PPRG02-001-Lv063_M_00138.jpg com sua prima em 3º e 4ºde consanguinidade, Paula de Oliveira filha de António de Oliveira e Ana Rodrigues de Fontelas.

Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#345873 | hmaia | 05 mai 2014 21:57 | Em resposta a: #284010

Caro Confrade,
Talvez extemporaneamente, gostaria de dar-lhe a conhecer que além do André Borges de Mesquita que casou em Sedielos (1665.11.18) com Maria Guedes de Sequeira, casou também em Sedielos (1685.02.04) Serafina Borges de Mesquita, nascida em Sedielos (1662.02.12), de Manuel Borges e de Isabel Gonçalves, que tinham casado ainda em Sedielos, em 1648.04.27. Houve mais seis filhos deste último casal, dos quais três casaram em Sedielos, todos com o apelido Barros, apenas. De nenhum destes casamentos houve algum filho com o nome André.
Com cumprimentos,
H. Maia

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#345899 | abribas | 06 mai 2014 09:44 | Em resposta a: #345873

Caro Confrade
Perfeitamente a tempo pois ainda não concluí este assunto. Falta ainda seguir o concelho do confrade António Taveira.
Não consigo fazer o entroncamento nesses que cita pois faltam paroquiais.

O meu André Borges de Mesquita terá nascido c. 1680 em Fontelas, Peso da Régua, e casou com Cecília Pereira de Sergude, Godim, Peso da Régua cerca de 1700.

Deste casal conheço os seguintes filhos:
-Maria de Mesquita C(Peso da Régua 22.7.1726)c Domingos Pinto da Fonseca (filho de Luís Pinto Rebelo e Maria de Aguiar)
-Domingos Pereira Borges C(Fontelas 1741)c Paula de Oliveira (*Fontelas 21.6.1699)
-Miguel Borges de Mesquita C(Peso da Régua 27.4.1727)c Joana Teresa Pereira (filha de Lourenço Pereira e Cecília Pereira)
-Cecília Pereira C(Peso da Régua 22.7.1726)c Manuel Pinto da Fonseca (filho de Luís Pinto Rebelo e Maria de Aguiar)

Olhando para a data de casamento do filho Domingos parece haver aqui outro André pelo meio.
Vou reler estes assentos para reconfirmar dados

Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#345907 | hmaia | 06 mai 2014 16:04 | Em resposta a: #345899

Caro Confrade,
Obrigado pela sua rápida resposta.
Digitalizei todos os nomes e respectivas ligações familiares contidos nos dois primeiros livros paroquiais de Sedielos, que obrem um período de um século com início no princípio da última década do séc. XVI, o que me permite pesquisar exaustiva e automaticamente qualquer nome contido neste período. Encontro vários Borges e vários Mesquitas, e também um Licº Manuel Pinto Rebelo que em 1622 era casado com Ana Pinto, possivelmente de visita à Quinta da Portela. Só se encontram os Borges de Mesquita de que lhe dei conta, pelo que infelizmente não poderei avançar com mais dicas.
No entanto, se poder ser-lhe útil neste período de Sedielos estarei ao seu dispor.
Cumprimentos
Hernâni Maia

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#345910 | conjor | 06 mai 2014 17:16 | Em resposta a: #345907

Alguém sabe onde "param" os paroquiais de Godim de cerca de 1700?? Estão considerados definitivamente "perdidos" ??

Manuel Caetano Pereira* ca. 1700 Qtº do Lodeiro + 24 Mar 1789 M. Canavez cc Maria Eufrázia Pinto de Magalhães fº de Faustino Pereira Teixeira cc Ana Pereira de Figueioredo + 29 Dez 1765.

Desde já agradecido por qualquer comentário.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira

#345915 | tmacedo | 06 mai 2014 18:33 | Em resposta a: #345910

Caro confrade,

Poderei saber a razão do seu interesse em Manuel Caetano Pereira ?

O pai, Faustino Pereira, era filho de Manuel Teixeira e de Úrsula Pereira, do Lodeiro. Manuel Teixeira, avô paterno, era filho de outro Manuel Teixeira e de sua mulher Isabel Pereira do Lodeiro. A mãe, Ana Pereira de Figueiredo (irmã de Cecília Pereira casada com Lourenço Pereira irmão de Faustino Pereira e pais de Joana Teresa Pereira casada com Miguel Borges e do padre Faustino Pereira), era filha de António Alves e de sua mulher Isabel Martins.

A quinta do Lodeiro veio a ser vendida em 1810 a José António Taveira de Magalhães, cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo de cota de armas, membro da junta da Companhia das Vinhas do Alto Douro, da vizinha quinta das Nogueiras. Muitos anos mais tarde os seus bens viriam a ser vendidos a D. Antónia Adelaide Ferreira, a célebre Ferreirinha. D. Antónia foi herdeira de outros bens lá confinantes, que tinham sido de seus avós paternos Bernardo Ferreira e Ana Josefa, de Godim. Esta Ana Josefa era natural de Godim, onde casara em 7 de Fevereiro de 1779, sendo filha de Manuel Caetano e de Mariana Josefa, de Ariz, Godim. Neta paterna de Manuel da Fonseca e de Maria Roiz. Neta materna de Miguel Pereira e de Maria de Mesquita, de Godim.

A venda já referida foi feita por Flórido Teles de Menezes e sua mulher D. Maria Escolática de Magalhães Leite e Sousa, da quinta das Gordas, em Paço de Sousa. D. Maria Escolástica [neta paterna de Manuel Caetano Pereira] era quarta neta de Manuel Teixeira e de sua mulher Isabel Pereira moradores no Lodeiro no terceiro quartel do século XVII. Fizera procuração a seu marido em 16 de Julho de 1810 nas notas de Jerónimo de Lemos Coelho Ferraz, de S. Romão de Mouriz para a citada venda. A escritura de venda foi feita em 28 de Agosto do mesmo ano no 8.º cartório notarial do Porto (liv. 428, fls. 111 a 113). Flórido Teles recebeu 2.640.000 reis, “livres e forros”, dos quais já recebera em 18 de Julho 1.200.000 para pagar as legítimas de seus “irmãos e cunhados”. A quinta é descrita como composta de casas, campos, vinhas, olivais e mais pertenças, que são todos os bens que tem na freguesia de S. José de Godim, no termo da vila de Santa Marta de Penaguião, de vários prazos foreiros a diversos senhorios, a saber, à comenda de Moura Morta, ao Paço das Cans dos religiosos de Santa Cruz de Lamego, a Gonçalo Monteiro de Vila Marim, à Misericórdia de Mesão Frio e a José Pinto de Godim. Os bens foreiros à comenda por 1.150.000 reis. Os foreiros a Santa Cruz por 300.000 reis. A vinha dos Pardieiros, no Maurício, foreira a Gonçalo Monteiro, por 500.000 reis. A vinha no Maurício, chamada “o olival do senhor” à Misericórdia, por 100.000 reis. E a vinha no Maurício, acima da estrada, e as outras foreiras a José Pinto 590.000 reis. José António Taveira de Magalhães, dito morador na casa da Boavista de Baixo, pagara a sisa (264.000 reis) em 24 de Julho de 1810 em Penaguião. A descrição dos bens vendidos é a seguinte:
# Umas casas sitas no Lodeiro com suas árvores que confinam do nascente com a estrada e do poente com o comprador.
# Um pedaço de vinha no Lodeiro, abaixo do caminho, que confina do nascente com o comprador e do poente com ribeiro que vai para o Lodeiro.
# Uma vinha nos Arcos que confina do nascente com o caminho que vai para o ribeiro e do poente com Luis de Azevedo.
# Uma vinha nos Pardieiros que confina do nascente com Domingos José Osório e do poente com D. Maria Isabel.
# Uma vinha no Maurício, acima da estrada, que confina do nascente com a estrada das farcas e do poente com José Alexandre Dinis.
# Uma vinha nas Farcas que confina do nascente e poente com os filhos que ficaram de Bernardo Ferreira.
# Uma vinha no Maurício, abaixo da estrada, que confina do nascente com a estrada que vai para a Régua e do poente com Caetano Manuel.
# Outra vinha no Maurício que confina do nascente com José António Gonçalves e do poente com João Carlos.
# Outra vinha no Maurício que confina do nascente com José António Gonçalves e do poente com Manuel José de Brito.
# Um pedaço (de vinha?) no tapado “doris...?” que confina de nascente com o doutor José Joaquim e do poente e norte com D. Raimunda.
# Outro bocado de vinha no mesmo sítio, mais abaixo, que confina do nascente com o atalho que vai para Fontelas (?) e do poente com Ana Joaquina, do Salgueiral.
# Leira de campo no Olival Roto que confina do nascente com o Dr. Francisco José do Vale e do poente com o carreiro que vai para o rio.
# Outra leira no mesmo sítio que confina de nascente com o dr. José Joaquim Vaz Pinto e do poente com o carreiro.
# Bocado de campo no Lodeiro que confina do nascente e norte com o padre Manuel Borges de Lousada, do poente com o padre António Caetano Guedes e do sul com Raimunda Angélica.
# E todos os foros, não descritos, que pertencem aos citados bens.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira

#345917 | abribas | 06 mai 2014 20:05 | Em resposta a: #345915

Caro Confrade
Tenho o Miguel Borges, casado com Joana Teresa Pereira a 27.4.1727 em Peso da Régua, como sendo Miguel Borges de Mesquita, filho de André Borges de Mesquita e de Cecília Pereira, irmão do "meu" Domingos Pereira Borges que casou com Paula de Oliveira em Fontelas, Peso da Regua, em 1741 com dispensa de 3º e 4º grau de consanguinidade.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#345919 | abribas | 06 mai 2014 20:24 | Em resposta a: #345907

Caro Confrade Hernâni
Obrigado pela disponibilidade. Tenho pena de não me ser útil de momento.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#345923 | NFA | 06 mai 2014 22:19 | Em resposta a: #345899

Caríssimos Confrades!
Também ando à procura de apelidos semelhantes e cujos os avós para mim continuam desconhecidos!
Loureiro/Régua:
Mateus Correia da Mesquita casado com Ana Guedes.
Filho de, Domingos Pereira, o vinagre * 1628 e filho de Leonor da Mesquita, natural de Vila Real e + Régua – Loureiro a 12.5.1713.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira

#345983 | conjor | 07 mai 2014 22:57 | Em resposta a: #345915

Muitíssimo grato pelas informações que gentilmente cedeu (maior detalhe seria impossível), passo a descrever minha ligação a Manuel Caetano Pereira.

Manuel Caetano Pereira, pai de
João Pinto de Magalhães, pai de
Maria da Conceição Sousa Leite, mãe de
Rodrigo Teles de Meneses, pai de
Joaquim Teles de Meneses, pai de
Balbina Teles de Meneses, mãe de
Bruno Teles Ferraz, pai de
Albano da Silva Ferraz, pai de
Albano J. G. Ferraz.

Cumprimentos e ao dispor.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira

#346652 | tmacedo | 28 mai 2014 21:34 | Em resposta a: #345917

Caro António Bessa Ribas,

Peço-lhe desculpa de não lhe ter respondido. Há largos meses que ~deixei de ser avisado das respostas no fórum. Como tenho vindo poucas vezes aqui não me apercebi da sua resposta.

A gente que refere á a mesma. Chamei-lhe Miguel Borges porque é esse o nome que consta do registo de baptismo. A mãe de Miguel Borges, Cecília Pereira, poderá ser familiar (longínqua) da mãe da sua mulher (Joana Teresa Pereira) que também se chamava Cecília Pereira.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira e vários Teles

#346654 | tmacedo | 28 mai 2014 21:58 | Em resposta a: #345983

Caro Albano Ferraz,

Também lhe peço desculpa de não lhe ter respondido. Há largos meses que deixei de ser avisado das respostas no fórum.

Já trocámos mensagens por email.
Uma correcção se impõe. O Manuel Caetano Pereira é bisneto de Manuel Teixeira e de sua 1ª mulher Maria Nogueira. Isabel Pereira (ou Moreira) terá sido a segunda de quem também ficou geração.

Falta-me estabelecer ainda todas as ligações centre os "Teixeiras Pereira" de Godim onde subsistem 2 pedras de armas da primeira metade do século XVIII com aqueles apelidos. E a sua ligação com Gaspar Pereira que viveu no início do século XVII e que trazia numerosas terras emprazadas que lhes vieram a pertencer.

Na vizinha freguesia de Fontelas a casa das quartas, com capela de Santo António, pertenceu ao capitão Manuel de S. Tiago. Foi depois de seu neto o Dr. Cristóvão Freire de Andrade. Veio depois a pertencer ao neto deste o Dr. Rodrigo Teles de Meneses (irmão do seu antepassado Joaquim Teles). Também em Fontelas casou Cristóvão Teles de Meneses, outro neto do Dr. Cristóvão Freire.

Ali ao lado, em Loureiro, viveu a até agora desconhecida (não nomeada por nenhum genealogista até ao dia de hoje) 6ª filha (só se conheciam Francisco, António, Joana, Francisca e Madalena) de frei Henrique Teles - Mécia Teles de seu nome - de quem ficou geração.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira e vários Teles

#346656 | tmacedo | 28 mai 2014 22:43 | Em resposta a: #346654

Ali ao lado, em Loureiro, viveu a até agora desconhecida (não nomeada por nenhum genealogista até ao dia de hoje) 6ª filha (só se conheciam Francisco, António, Joana, Francisca e Madalena) de frei Henrique Teles - Mécia Teles de seu nome - de quem ficou geração.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira e vários Teles - correcção

#346658 | tmacedo | 28 mai 2014 22:54 | Em resposta a: #346656

CORRECÇÃO

Onde digo: "Ali ao lado, em Loureiro, viveu a até agora desconhecida (não nomeada por nenhum genealogista até ao dia de hoje) 6ª filha (só se conheciam Francisco, António, Joana, Francisca e Madalena) de frei Henrique Teles - Mécia Teles de seu nome - de quem ficou geração."

Devia dizer: Ali ao lado, em Loureiro, viveu a até agora desconhecida (não nomeada por nenhum genealogista até ao dia de hoje) 6ª filha (só se conheciam Francisco, António, Joana, Francisca e MARGARIDA) de frei Henrique Teles - Mécia Teles de seu nome - de quem ficou geração.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira

#346662 | abribas | 28 mai 2014 23:36 | Em resposta a: #346652

Caro António
Essas duas Cecílias Pereiras são contemporâneas, ambas nascidas cerca de 1680, e ambas em Godim, uma em Sergude, a Cc André Borges, e outra em Ariz, a Cc Lourenço Pereira. Esta faleceu em 18.1.1736 em Ariz, Goidim. A outra não sei.
Tenho pena de ainda não ter seguido o seu conselho na leitura dos Tombos da Moura Morta.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira e vários Teles

#346689 | conjor | 29 mai 2014 17:32 | Em resposta a: #346656

Prezado António Taveira:
Muito agradeço a resposta e as informações que disponibilizou. São mais umas tantas preciosas folhas (na imensa floresta que vou desbravando) de que só tenho conhecimento, através da sua generosa partilha .
Lamento não poder ajudar nas ligações (Teixeira Pereira) que procura.
O nosso parente Frei Henrique Teles era prolífico q.b.
Como actualmente resido perto da Régua, coloco-me à disposição no que lhe puder ser útil.

Cumprimentos
Albano Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira

#347060 | tmacedo | 09 jun 2014 21:04 | Em resposta a: #346662

Caro António Bessa Ribas,

Foram os tombos de Moura Morta que me permitiram recuar algumas gerações nas ascendências de Godim que me interessaram. Mas são necessárias algumas horas de trabalho para percorrer aqueles grossos tomos.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Pereira e vários Teles

#347061 | tmacedo | 09 jun 2014 21:10 | Em resposta a: #346689

Caro Albano Ferraz,

Sobre frei Henrique Teles estou a investigar [ainda] uma 7ª filha. É um elo perdido que vem reforçar a minha tese de filiação do nosso balio na casa de Unhão ao contrário do que dizia Luis Vaz de S. Paio que acreditava ser ele dos Teles de Alenquer.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#347068 | PP | 10 jun 2014 00:42 | Em resposta a: #283905

Caro confrade António,

Se interessar, encontrei Mesquitas em Fontes, Santa Marta de Penaguião.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#362034 | tavguinu | 01 out 2015 23:19 | Em resposta a: #283905

Boa noite, caso ainda lhe interesse tenho Mesquitas em Sedielos.

Resposta

Link directo:

Apelidos Araujo, Ferreira da Fonseca, Paiva, Sá Pinto e Teixeira Botelho de Peso da Régua

#362059 | JoãoGaspar | 02 out 2015 20:31 | Em resposta a: #283905

Algum dos confrades ao longo dos seculos em que existem paroquiais em Peso da Régua, se deparou com pessoas com os seguintes apelidos:

Ferreira
da Fonseca/ de Afonseca
de Araujo
de Pavia
Pereira
Pinto
de Sá Pinto/ Pinto de Sá
Teixeira Botelho
de Faria

Aguardo a vossa contribuição.

Com os melhores cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#362062 | tavguinu | 02 out 2015 22:01 | Em resposta a: #283905

Boa noite,

na freguesia de Sedielos, existem :

Ferreira
Araujo
Pereira
Pinto
Teixeira.

Cumprimentos,

NT

Resposta

Link directo:

André Borges de Mesquita (* c.1700, Peso da Regua)

#369166 | TaniaBorges | 09 mai 2016 12:26 | Em resposta a: #283905

Boa tarde,

O meu trisavô materno era Daniel Borges, nascido em Navalho.
O meu trisavô paterno era José Borges, nascido em Ponte da Barca, capitão do exército e que casou com Alcina Conceição Fernandes.

Terão algo a ver com estas famílias de Peso da Régua?
Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen