familia Gouveia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Heráldica

familia Gouveia

#1596 | BERNARDO | 08 jan 2001 19:03

gostaria de conhecer o brasão e árvore genealogica da familia Gouveia de lamego e peso da régua.

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1821 | JPL | 19 jan 2001 22:19 | Em resposta a: #1596

Caro amigo,

Embora não possua muita informação, tenciono mal acabe a pesquisa que me encontro a fazer acerca da minha linhagem materna, começar a investigar a familia do meu pai que é de Lamego e tem o apelido Gouveia Osório. Mal saiba algo enviar-lhe-ei.

José Pedro Pestana Pinho Leão

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1854 | BERNARDO | 22 jan 2001 14:14 | Em resposta a: #1821

Caro José Pedro,

o meu intento é saber as antigas gerações da família Gouveia. E se ela está ligada aos GOUVEIAS nobres da região.
Para informação, o nome do meu avó é Bernardo de Gouveia Santa Barbara Neto.
Caso conheça algum dado, favor informar.

Bernardo de Gouveia Santa Barbara Neto.

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1913 | José Alberto Allen | 25 jan 2001 01:16 | Em resposta a: #1821

JPPPL

Coincidência ou não, tenho na família vários Gouveia Osório. Nunca os estudei muito bem, por falta de tempo, mas suponho que eram dos lados de Viseu. Aí vai i meu e.mail para qualquer contacto que entenda fazer
jallen@mail.telepac.pt
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1915 | rafael mião | 25 jan 2001 10:52 | Em resposta a: #1854

Tenho acompanhado as respostas ao item,porque existe uma pedra de armas(brasão muito bem esculpido e completo:elmo,paquife,correias.É um esquartelado :1º Melo(mas pode ser Gouveia,mal representado,explicarei adiante),2º Henriques(?)3º Pereira,4º Queirós(Nunes?); O timbre é Melo. Da última vez fotografado e filmado por mim encontrava-se sobre a padieira(primitiva)do portão principal de uma velha casa,em Pera,concelho de Castanheira de Pera(vem referido e com fotografia na Monografia de Castanheira de Pera,que possuo e da autoria de Luis Maria KALIDÁS Costa BARRETO.
Tenho antepassados desta região:Carvalho(minha varonia),Denis Pereira,Juzarte,Queirós,Henriques,etc.Sei que apelidos iguais nem sempre correspondem às mesmas famílias,mas acho interessante é que a referida casa está junto a Capela de São Sebastião contígua à quinta e no brasão há apelidos de minha família. A quinta era do cap.ão Dionisio João Denis Pereira casado com D.Natália Nunes,(séc.XVII/XVIII)..Vou já relacionar com uma família -Gouveia.É que na Gestosa Cimeira relativamente próximo houve a quinta da Casa da Trapa,de familiares meus dos séc.Xviii que fundaram aí a Capela de Santa Luzia e foram donos dessa Quinta que pertenceu depois a uma família-GOUVEIA-daí o meu interesse em conhecer esta família ,que pode ser dOS - Gouveias- aqui tratados e se haverá alguma relação de parentesco com os antigos senhores da Casa da Trapa aqui referida( Dinis Pereira).
Com amizade Rafael Carvalho
email:bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1917 | rafael mião | 25 jan 2001 11:13 | Em resposta a: #1915

Como as notícias,em Genealogia,nunca as considero demasiadas observo que de antepassados meus:Pereiras e Carvalhos,mencionados na mensagem de há minutos deram origem à família -Torres de Carvalho-de Elvas(Costados Alentejanos-de António Pestana de Vasconcellos,Arv.n.º 91,que com todo o respeito e consideração que o trabalho e o autor me merecem corrijo:52:António Jodé de Carvalho(meu tio-trisavô)é filho de António Carvalho e de Luiza Álvares Águeda (ou Luiza Maria Águeda como também aparece)filha do alferes Manuel Francisco Pereira e de Ágda Maria Álvares,da Mouta-freg. de São Domingos da Castanheira-Pedrógão Grande e hoje Castanheira de Pera.E já em 1502 aparecem estes apelidos em pessoas principais desta região.
Cumprimentos Rafael Carvalho
email :bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1929 | JPL | 25 jan 2001 22:58 | Em resposta a: #1913

Caro José Alberto,

Como referi, neste momento encontro-me demasiadamente ocupado no estudo na minha linhagem materna. No entanto, se me puder disponibilizar dados acerca desses Gouveias Osórios, seria optimo e provavelmente poupar-me-ia bastante trabalho de investigação quando chegar a altura de pegar na minha linhagem paterna. Confirmo-lhe que a maior parte dos Gouveias Osórios da minha família, eram dos lados de Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva (Alhais, Frágoas e Barrelas), tudo no Distrito de Viseu. A casa de família, que era uma das melhores da região, encontra-se agora na mão de estranhos à família e situava-se, creio eu, em Alhais.

Cumprimentos,

jpl

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1930 | JPL | 25 jan 2001 23:16 | Em resposta a: #1915

Meu Caro Rafael,

Não deixei de reparar em alguns dos apelidos que mencionou como pertencentes à sua Família. O que mais me chamou a atenção, foi o de Juzarte que várias aparece na minha Arvore Genealógica, associado aos, São Payos, Pestanas Goulões, Sousa Tavares e Avilez.
Se necessitar de informações mais específicas, dispônha.

Cumprimentos,

jpl




jpl

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1931 | José Alberto Allen | 25 jan 2001 23:42 | Em resposta a: #1929

Meu caro

Parece que sofremos da mesma doença : falta de tempo. Além do mais, a informação Gouveia Osório de que disponho sofre de alguma ..."neblina". Mas fica a promessa de que um dia destes, lá vai um ficheiro GEDCOM/PAF. Espero que o consiga abrir !
Até breve, José Alberto Allen

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#1960 | JPL | 27 jan 2001 03:09 | Em resposta a: #1931

Ficarei à espera. Espero conseguir arranjar tempo, para um dia destes, me dirigir ao Arquivo Distrital de Viseu afim de fazer algumas pesquisas. Se o conseguir fazer, entrarei em contacto consigo.

jpl

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#7465 | historiador | 25 jul 2001 14:26 | Em resposta a: #1596

Sou professor de história e interesso-me por genealogia, estou pesquisando a família de minha esposa que é Gouveia Osório e tenho mais informações: Esta família é realmente originaria do actual distrito de Mangualde/Penalva do Castelo descendentes dos Viscondes de Vila Mendo posivelmente parentes dos condes de Almendinha.
Aguardo vosso contacto para mais informações

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#7486 | MARIOBRA | 25 jul 2001 23:38 | Em resposta a: #1596

gostaria de saber a origem da familia gouveia franco sendo que meu bisavo chamava-se joaquim gouveia franco e não tenho conhecimento de onde veio

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#7711 | pscrg | 03 ago 2001 15:27 | Em resposta a: #1596

a familia do meu marido é gouveia, são de ucanha, pertíssimo de lamego.
se necessitar de alguma informação o meu e-mail é pscrg@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#8356 | JPL | 28 ago 2001 23:20 | Em resposta a: #7465

Caro Professor,

Com toda a certeza que a sua mulher é minha parente próxima. O meu avô paterno, filho de D. Maria Amélia de Gouveia Osório, neto de Anacleto Pedro da Cunha e D. Maria José de Gouveia Osório, esta natural de Cedofeita-Porto e bisneto de Dr. Joaquim de Gouveia Osório, era natural de Penalva do Castelo.

Dê-me, por favor, mais pormenores de sua mulher

Obrigado,

José Pedro Pestana Pinho Leão

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#34875 | tfp | 05 fev 2003 00:08 | Em resposta a: #1854

Caro Bernardo,

O meu sogro é também "Gouveia Santa Bárbara", gostava de trocar informações relativas à ascendência do seu avô por forma a determinar se estes Gouveias se relacionam.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

Avilez Juzarte Sousa Tavares

#34876 | Portuguez | 05 fev 2003 00:46 | Em resposta a: #1930

Olá Zé Pedro

Escrevi-te mas veio devolvido, neste teu último email da netcabo...

Caso sejas descendente das famílias em epigrafe, como me pareceu ao ler-te, contacta-me que tenho um presente para ti.

Abc

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#310420 | mauroassis | 19 jul 2012 23:43 | Em resposta a: #1929

Sou descendente de José Bento Ozorio, casado com Antonia Maria, ambos deviam ser portugueses, de região desconhecida. O filho Antonio Bento Ozorio veio para o Brasil e aqui casou-se por volta de 1790 à 1800, mais precisamente em Curitiba, Paraná. Como percebi que na árvore dos Gouvea, consta um Jose Bento Ozorio. Se alguem possuir alguma informação, favor me enviar um e-mail.
Mauro Mendes
mauroassismendes@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: familia Gouveia

#310421 | mauroassis | 19 jul 2012 23:46 | Em resposta a: #7465

Sou descendente de José Bento Ozorio, casado com Antonia Maria, ambos deviam ser portugueses, de região desconhecida. O filho Antonio Bento Ozorio veio para o Brasil e aqui casou-se por volta de 1790 à 1800, mais precisamente em Curitiba, Paraná. Como percebi que na árvore dos Gouvea, consta um Jose Bento Ozorio. Se alguem possuir alguma informação, favor me enviar um e-mail.
Mauro Mendes
mauroassismendes@gmail.com

Resposta

Link directo:

Gouveia (Santa Marta de Penaguião).

#310460 | PP | 20 jul 2012 18:41 | Em resposta a: #1596

Caros confrades,

Caso encontrem alguma ligação, pretendiam conhecer os ascendentes ou obter mais informações sobre:

Ana de Gouveia, que c.c. Gonçalo Pereira Rebelo, em 1684, em Santa Marta de Penaguião; e tiveram: Ana de Gouveia, João Rebelo e Pedro Rebelo;

Ana de Gouveia, que c.c. Manuel Cardoso de Matos, em 1717, em Santa Marta de Penaguião; e tiveram: Teodósia de Gouveia.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 10:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen