Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#274760 | cardosodoamaral | 18 abr 2011 10:58

Caros Confrades,
Continuo no meu périplo de procura de nomes e pessoas associados à minha família, na zona de Sabugoza, S. Miguel de Outeiro e Viseu.
Desta feita, centro-me, nos apelidos Meneses Castelo Branco (S. Miguel de Outeiro), Castelo Branco e Teixeira Peixoto (Viseu) - as datas aponta para meados do século 18.
Se por acaso tiver a sorte de me cruzar com algumas pessoas (confrades) que tenham esses apelidos, gostaria de perguntar se têm árvore genealógica estruturada e se poderiamos trocar o que eu já tenho na minha árvore genealógica on-line.
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279172 | fmdecferreira | 21 jun 2011 13:54 | Em resposta a: #274760

Por acaso terá algum parentesco com a familia Ferreira do Amaral de Farminhão?? è que tenho alguns parentes Carvalho que casaram com Amaral, daí a minha pergunta. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279178 | cardosodoamaral | 21 jun 2011 14:29 | Em resposta a: #279172

Caro FMDECFerreira
Tanto quanto sei, não.
Procurava eu apelidos que encontrocaram (e vice-versa) com o meu apelido Cardoso do Amaral.
A origem deste apelido (no meu caso ) remonta aos finais do séc. XVII, com a junção de Rita Margarida Angélica Lopez do Amaral (Pais António José Lopez e uma D. António Maria do Amaral ) casada com Joaquim José Cardoso, todos naturais de Viseu e seus descendentes.. Possuo certidões deste enlace e de anteriores familiares.
É a partir desta altura que aparece o supra mencionado apelido.
De qualquer forma e como se costuma dizer, teremos as nossas ligações familiares. Serão de agora ou foram em séculos passados.
Vou tentar (mas tem que ser com tempo, coisa que actualmente me falta) pesquisar na informação que me deu.
Peço desculpa por não poder responder à sua pretensão.
Registei e em breve entrarei em contacto se tiver alguma informação.
Grato pela resposta ao meu post
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279183 | apa50 | 21 jun 2011 15:13 | Em resposta a: #279178

Prezado Sr. Adelino Cardoso do Amaral

Permita-me dar minha singela contribuição. Nas minhas leituras dos paroquiais de Guiães/Vila Real, tenho encontrado muitos Castelos Brancos.

Meus cumprimentos,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279190 | cardosodoamaral | 21 jun 2011 16:16 | Em resposta a: #279183

Cara Confreira Sonia
Antecipadamente grato.
Toda e qualquer (opinião minha) informação pode-nos ser útil. Nunca se sabe onde encontramos um parente.
Permita-me dizer-lhe que conheço bem o local que me indicou. A minha Mãe é de Vila Real e eu vivi lá 25 anos. Actualmente resido em Valongo- Porto
Aliás, há um ditado que refere Guiães e Abaças, aldeias contíguas., a saber: Para matar só Deus e os de Guiães, com autorização dos de Abaças e vice-versa. Dependia de que aldeia eramos. Coisas dos antigos.
Mal possa irei ao sítio do ADVR procurar. Fica registado
Grato por tudo e disponha
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279205 | apa50 | 21 jun 2011 18:41 | Em resposta a: #279190

Prezado Sr. Adelino Cardoso do Amaral

O estudo da família iniciei, recentemente, pelos avós paternos de meu marido, emigrantes de Guiães para o Brasil do ano de 1899. Tenho um grande carinho por esta região desde que, por uma grata surpresa, descobri que a maioria dos ascendentes eram naturais da Paróquia de Guiães.
Comprovando a opinião que "toda e qualquer informação pode-nos ser útil", tenho a dizer que o conhecimento deste ditado que refere Guiães e Abaças reforçou este carinho e provocou em mim alegrias e satisfações imensas!
Meus agradecimentos,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279214 | fmdecferreira | 21 jun 2011 20:46 | Em resposta a: #279178

Tb o meu obrigada pela pronta resposta! Possuo imensas certidões de familiares e realemnte, naquele tempo casavam primos entre si e, por isso haver uma grande diversidade de apelidos. No entando, ficarei alerta, para qualquer informação.Saudações cordiais

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279237 | cardosodoamaral | 21 jun 2011 23:31 | Em resposta a: #279205

Cara Confreira Sonia
Guiães teve nomes "importantes ", não só no Concelho como a nível Nacional. "Debitou" gente como por exemplo, o Sr. Professor Reigoto (penso eu que já faleceu, mas com descendência, seu filho - proprietário de algumas terras e casas e à altura dono duma empresa de recauchutagem), que foi deputado pelo CDS/PP à Assembleia da República, no circulo de Vila Real. Um tal Nicolau, pessoa de bem e ainda existe, também com geração, entre outras boas pessoas que por lá nasceram. Os Transmontanos em geral são boas pessoas.
Ainda sobre Guiães, recordo-me ter um colega de profissão chamado Heleno, mas o apelido não me lembro. Já não o vejo faz muitos anos.
Em Abaças poderão aparecer-lhe nomes como Pavão, Araújo Magalhães, Lacerdas, Amarais.
Se souber de mais alguma coisa, transmitir-lhe-ei. Vou perguntar à minha Mãe.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279817 | apa50 | 30 jun 2011 00:02 | Em resposta a: #279237

Prezado Sr. Adelino Cardoso do Amaral

Está sendo muito agradável saber de notícias de Guiães principalmente vindas de uma pessoa que conhece a região. O Sr. se refere ao Sr. Professor Reigoto, gostaria de dizer que a família Reigoto mantinha relaçoes de amizade com a família de meu marido (Varandas e da Costa) e sei que uma Reigoto casou com um Ferreira Real, que também vem a ser um parente.
Óbviamente estou a falar de uma época que data por volta dos anos de 1850, ou até menos.
Penso, em um futuro bem próximo, visitar esta região.
Agradeço a atenção e fico no aguardo de novas notícias.
Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#279835 | cardosodoamaral | 30 jun 2011 10:09 | Em resposta a: #279817

Cara Confreira Sonia
Sobre os Varandas (não sei se do mesmo ramo), conheço pelo menos três, ou seja, Pai e dois filhos, um dos quais chama-se Altino Varandas (é meu colega de profissão) e mora à saída de Constantim à entrada de Panoias, terra quase contigua a Abaças (dista cerca de 1,5 Km em linha recta se muito).
Se me lembrar de mais alguma coisa direi.
Disponha, serei solicito no que estiver ao meu alcance.
Não vivo em Vila Real, mas posso pedir informações à minha Mãe, que conforme já referenciei, vive em Vila Real.
O tipo de informação que lhe posso vir a prestar a posteriori carece de melhor pesquisa.
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Procura em Sabugosa, S. Miguel de Outeiro e Viseu

#280121 | cardosodoamaral | 01 jul 2011 14:23 | Em resposta a: #279967

Que coisa sem nexo. VOU DENUNCIAR TAL SITUAÇÃO.
Aqui procuro divertir-me com a genealogia.
Outro tipo de diversões não as faço por sítio fidedigno, com sentido de responsabilidade e trabalho
Tenha dó
Desapareça e procure outro link

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 09:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen