Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#271834 | andrewferreira | 05 mar 2011 17:31

Caros confrades,
Peço se algum de vocês tem apontamentos sobre os Brandões de Vasconcelos, senhores da Casa de Alhavaite, na freguesia do Burgo, Arouca.
Estou à procura da família de um António Brandão de Vasconcelos, funcionário público, solteiro e maior em 1933, natural da Casa de Alhavaite. Não sei o nome de seu pai, mas penso que sua mãe tivesse o apelido Sousa Monteiro, sendo filha de Pedro Gomes de Sousa e Custódia Emília Monteiro. Penso também que seu avô paterno seria o Dr. Antônio Teixeira Brandão de Vasconcelos, também de Alhavaite, médico e deputado a Constituinte em 1911, tendo a essa altura 45 anos de idade.
Peço também informações sobre esses Gomes de Sousa.
Já dei uma olhado no livro de Abrunhosa de Brito mas não me ajudou muito.

Cumprimentos,
Andrew F. Zanelato Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#271849 | nmadureira | 05 mar 2011 20:37 | Em resposta a: #271834

Também estou interessado nesta Família, particularmente do casamento e descendência de Silvino Augusto de Vasconcelos, COX, (filho do juiz João Manuel Alexandrino de Vasconcelos), que casou com uma senhora da referida casa de Alhavaite.

NBM

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#271876 | pinheirov | 06 mar 2011 01:24 | Em resposta a: #271834

Caro Andrew F.Z Ferreiro

Informei o meu amigo Arq. Abrunhosa de Brito do seu interesse pelos Brandão Vasconcelos da Casa de Alhavaite, Arouca.
Dar-lhe-ei de novo notícias.
Cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#271915 | andrewferreira | 06 mar 2011 20:01 | Em resposta a: #271876

Caro Victor,
Muito obrigado pela ajuda. Já havia tentato entrar em contato com o Arq. Abrunhosa de Brito pela web, porém não havia tido sucesso.
Meus melhores cumprimentos,
Andrew F. Zanelato Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#272003 | avalves | 07 mar 2011 18:21 | Em resposta a: #271834

Caro Andrew,

Nos Brandões de Vasconcelos existem diversos Antónios.
Com os dados que fornece é difícil esclarecê-lo, já que introduz apelidos que são desconhecidos na família, pelo menos até agora.
O Dr. António Brandão de Vasconcelos, nascido em 1866, exerceu medicina em Colares, e foi um dos sócios fundadores da Adega Regional de Colares. Teve uma única filha que morreu solteira. Era filho de António Teixeira Brandão de Vasconcelos e de Ana Emilia Soares de Sousa.
O outro que refere, era sobrinho deste, e que se saiba, não deixou descendência. Nasceu em 1896 e morreu em 1949. Era filho de José Teixeira Brandão de Vasconcelos e Maria Amália Brandão de Vasconcelos, primos em 2º grau. Neto paterno de Domingos Teixeira Brandão de Vasconcelos e de Ana Teixeira e materno de António Teixeira Brandão de Vasconcelos e de Ana Emília Soares de Sousa (não Sousa Monteiro nem Gomes de Sousa).

Entretanto está a ser preparado um livro que trata estes e outros apelidos ligados à Casa de Alhavaite, e que sairá ainda durante o corrente ano.

Espero ter ajudado na sua procura. Se o Andrew possuir outras informações ligadas a estes, agradeço desde já a partilha.

Cumprimentos,

A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#272274 | andrewferreira | 10 mar 2011 23:27 | Em resposta a: #272003

Caro A. Vasconcelos Alves,
O António Brandão de Vasconcelos que referi (funcionário público), foi testemunha no batismo de meu avô paterno, Júlio Monteiro Ferreira, no ano de 1933. O assento menciona, além de sua profissão, que era natural da Casa de Alhavaite, solteiro e maior. Júlio, nascido no Burgo (parece que no lugar de Figueiredo) era filho de Abel Nunes Ferreira e Maria Emília Monteiro (ou de Sousa Monteiro), e neto de António Nunes Ferreira e Emília de Jesus (filha de Manuel Duarte da Rocha e Lucina de Jesus) e de Pedro Gomes de Sousa e Custódia Emília Monteiro.
A outra testemunha é Justino Gomes Teixeira, também funcionário público, que foi também testemunha do casamento de Abel e Maria Emília, e que parece ser parente da noiva.
Meu tio-avô, Abílio, residente em Santos, SP, Brasil, referiu certa vez o nome dos primos que ainda residem em Portugal, e lembro que um deles tinha apelido Brandão de (...) (não me lembro ao certo do segundo apelido).
Por isso, achei que esse António Brandão de Vasconcelos pudesse ser parente, ou talvez marido de uma das irmãs de Maria Emília.
Cumprimentos,
Andrew F. Zanelato Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275721 | andrewferreira | 04 mai 2011 19:54 | Em resposta a: #271876

Caro Victor,
Poderia me informar o e-mail de contato do Arq. Fernando Abrunhosa de Brito?
No momento estou interessado também nos Teixeira Brandão e se ele tem conhecimento de Monteiros e Gomes de Sousas em Arouca, principalmente no Burgo, talvez no lugar de Figueiredo.
Cumprimentos,
Andrew F. Z. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275725 | pinheirov | 04 mai 2011 20:57 | Em resposta a: #275721

Caro Andrew

Na minha primeira intervenção junto do Arq. Abrunhosa de Brito sobre os Teixeira Brandão, foi A. Vasconcelos Alves que lhe respondeu a 07.03. Os dois colaboram actualmente num livro que será publicado em breve e que me parece abordar ampla informação sobre estes Teixeiras Brandão de Arouca. Proponho-lhe comunicar directamente com A. Vasconcelos Alves (presente no tópico) que com certeza o saberá informar sobre esta família e outras gentes da vila. Se não obtiver resultado, solicitarei autorização ao Arq. Brito para lhe facultar o seu endereço e-mail.
Fico ao dispor. Melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275783 | Jpeiraoleal | 05 mai 2011 14:51 | Em resposta a: #275725

Caro Victor M. Pinheiro

Também estou interessado em famílias de algumas casas de Arouca. Ficaria grato se o Arquiteto Abrunhosa de Brito me disponibilizasse o seu correio eletronico, para que possamos trocar informações.

Se precisar meu contato é jpeiraoleal arroba yahoo ponto com

Com os melhores cumprimentos
João

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275793 | pinheirov | 05 mai 2011 16:21 | Em resposta a: #275783

Caro João (jpeiraoleal)

Por razões que pode compreender, não estou autorizado a comunicar os endereços de amigos sem autorização prévia destes. Comunico então o seu pedido ao Arq. Brito. Informo entretanto que ele publicou em 2006 e 2009 uma obra notável sobre as gentes de Arouca, em dois volumes, intitulada «As Doze Portas de Gerações de Arouca - 1500-1800» editada pelo Instituto de Genealogia e de Heráldica da Univ. Lusófona do Porto. Aí são tratadas doze das principais famílias e casas do burgo, com seus colaterais. Admito que algumas das famílias que procura aí apareçam referidas.

Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275808 | Jpeiraoleal | 05 mai 2011 17:51 | Em resposta a: #275793

Caro Victor M. Pinheiro

Compreendo perfeitamente suas razões, realmente não podemos divulgar dados alheios sem permissão.
Ficarei no aguardo caso o Arq. Brito concorde em entrar em contato, o que me deixaria muito contente, pois ele, como grande pesquisador das gentes de Arouca, parece ser a pessoa mais indicada para ajudar em minha pesquisa (caso queira e tenha tempo, é claro).
Meu e-mail está na última mensagem.

Com os melhores cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275812 | pinheirov | 05 mai 2011 19:15 | Em resposta a: #275808

Caro João

O certo é que podemos mas não devemos, sobretudo em circunstâncias específicas. Sei que ele está ocupadíssimo com o acerto final do seu último livro. Ao iniciar esta mensagem recebi resposta do Arq. Brito. Acabo então de lhe enviar o endereço dele, para o endereço que referiu na sua primeira mensagem.
Entretanto penso que terá interesse em consultar a obra que referi. No caso de não a possuir, informo que as Casas tratadas são: as de Eiriz, São Pedro, Valdasna, Porta, Boco, Romariz, Malafaia, Minhãos, Alhavaite. E as famílias: os Abreus, Aires, Almeidas, Aranhas, Azevedos, Barros, Escobares, Beças, Barbosas, Brandões, Britos, Carvalhos, Correias, Ferreiras, Fonsecas, Furtados Tavares, Guedes, Henriques de Quadros, Homens, Juzartes, Magalhães, Malafaias, Mendes, Pinhos, Rebelos Amarais, Tavares, Reimões, Vieiras Teixeira.
É de momento o que eu lhe posso comunicar.

Ao dispor, com os mMelhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275814 | pinheirov | 05 mai 2011 19:53 | Em resposta a: #275721

Caro Andrew

Queira comunicar para o meu endereço privado que indico abaixo de modo a enviar-lhe o endereço do Arq. FABrito do qual obtive acordo em resposta ao seu pedido.
Melhores cumprimentos.

Victor M. Pinheiro
victor.pinheiro @ umontreal.ca

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#275903 | pinheirov | 07 mai 2011 00:04 | Em resposta a: #275721

Caro Andrew

Obtive a seguinte informação do Arq. Abrunhosa de Brito relativamente ao seu pedido.
«Há Rochas, Duartes e Monteiros. Uma família muito representada no séc XVII são os Duarte Monteiro, inicialmente radicados em Pé do Monte, lugar de Santa Eulália, e depois no Burgo. Quanto aos Teixeira Brandão vão ser objecto de amplo desenvolvimento no livro que estamos prestes a terminar, eu e o André Vasconcelos Alves, que suponho conheceu em tempos por cauda de um António Teixeira Brandão. Todavia, esse António Teixeira Brandão relacionado com Gomes de Sousa não tenho presente. O seu amigo terá que esperar pelo livro que vai chamar-se “Arouca Actos do Poder” onde terá muita gente do Burgo e também os Teixeira Brandão e os Brandão de Vasconcelos que vieram de Rossas»

Espero tenha sido útil. Votos de sucesso nas suas pesquisas.
Cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#289604 | IsabelFont | 20 out 2011 13:12 | Em resposta a: #272003

Boa tarde,

Peço desculpa pela intromissão neste tópico, mas interessam-me mais pormenores sobre este Dr. António Brandão de Vasconcelos, que casou com uma das descendentes do meu ramo paterno: Rufina Adelaide de Araújo Couto Madureira, segundo apontamentos de meu bisavô. Não tive ocasião de procurar o assento de baptismo dele.
No entanto parece ser o mesmo, já que a filha se chamava Alda Madureira Brandão de Vasconcelos.
Ele terá falecido, ainda segundo o meu bisavô em 1934 - tendo-se suicidado.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#296319 | andrewferreira | 02 fev 2012 23:27 | Em resposta a: #272003

Caro A. Vasconcelos Alves,

Peço desculpas por voltar a este assunto após tanto tempo, mas descobri dados novos.
Avançando em minha genealogia, acerca do meu trisavô Pedro Gomes de Sousa que referi nas outras mensagens, descobri o seguinte em uma certidão de 1913:
"Pedro Gomes de Souza Monteiro, proprietário, 36 anos, filho de José Gomes de Souza e Joaquina Carolina Rosa, casdo com Custódia Emília Monteiro, doméstica, 33 anos, filha de Manuel Gomes Monteiro e Ana Ferreira".
Encontrei na web (http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/details?id=1124361) um inventário orfanológico em que o Manuel Gomes Monteiro (meu tataravô) é o inventariado, mas acontece que o inventariante é o António Teixeira Brandão de Vasconcelos.
Pelo que sei, os inventariantes (aqueles que administravam os bens dos órfãos enquanto eram menores) era gerlamente o conjuge ou um parente próximo, talvez eventualmente um amigo chegado.
Imaginei que pudesse ter a ver com o fato de António ter sido presidente da CM, e fosse frequente ser escolhido como inventariante por ser uma autoridade da cidade. Entretanto, o único registo em que le aparece como inventariante é este.
Por isso, pegunto-lhe por que motivo o António pode ter sido escolhido para ser o "cabeça de casal" neste caso? Será que eram amigos próximos?
Ainda estou tentando conseguir algum dado sobre o Manuel, mas penso que como o genro fosse um proprietário rural.

Meus melhores cumprimentos,
Andrew

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#296335 | avalves | 03 fev 2012 09:40 | Em resposta a: #296319

Caro Andrew,

Obrigado por partilhar esta sua descoberta, no entanto não vislumbro explicação para o caso.
Tentarei estar atento a qualquer informação que possa ser útil para o explicar.

Ao dispor, cumprimentos,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#296347 | nilo | 03 fev 2012 11:57 | Em resposta a: #296335

André quando acabares o livro, diz para comprar um
Amaro Brandão de Coimbra, irmão da Meninha e da Belinha
amaro.brandao@sapo.pt

Um grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Brandão de Vasconcelos, Casa de Alhavaite, Burgo, Arouca

#296628 | andrewferreira | 06 fev 2012 23:03 | Em resposta a: #296335

Caro A. Vasconcelos Alves,

Recebi um e-mail do AD de Aveiro acerca do inventário orfanológico do meu tataravô Manuel Gomes Monteiro e pude desvendar esse pequeno mistério. A resposta foi essa:

"Informo que, após ter consultado o referido Inventário, verifiquei que o Sr. António Teixeira Brandão de Vasconcelos era um amigo de Manuel Gomes Monteiro e que em Testamento o Sr. Manuel Monteiro deixou escrito que á sua morte fosse o António Teixeira Brandão de Vasconcelos o Tutor testamenteiro daí ele estar como Inventariante .

O Manuel Gomes Monteiro faleceu solteiro, deixando uma filha menor de dois anos ."

Ou seja, Manuel deixou uma filha natural (minha trisavó Custódia Emília Monteiro) e deixou seu amigo António Teixeira Brandão de Vasconcelos como tutor dela.
Em suas pesquisas sobre o António, nunca viu nada sobre essa Custódia?

Meus melhores cumprimentos,
Andrew

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 09:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen