Inserir familias e pessoas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Inserir familias e pessoas

#271001 | maf123 | 20 fev 2011 15:53

Boa tarde, gostaria de saber se dá para inserir novas familias e pessoas.

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271583 | MLuisa | 01 mar 2011 16:38 | Em resposta a: #271001

Também já fiz essa pergunta mas ninguém me responde...

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271637 | Genea Portugal | 02 mar 2011 11:24 | Em resposta a: #271583

Caras confreiras e demais confrades,

Ao contrário de inúmeros sites de Genealogia disponíveis na net, o Geneall não é, nunca foi e não pretende vir a ser um depósito de genealogias avulsas, resultado das investigações próprias dos visitantes. Bem pelo contrário, é um trabalho homogéneo que, tal como está explicado no texto de apresentação ( http://www.geneall.net/P/pag.php?id=502 ), resulta essencialmente das investigações genealógicas dos webmasters e da transcrição de obras de Genealogia de referência que se encontram publicadas.

Neste sentido, apenas os webmasters do site inserem dados e assim sendo, respondendo directamente à questão que colocam - "gostaria de saber se dá para inserir novas familias e pessoas", a resposta é rápida, curta e simples: não dá.

Essa mesma pergunta, a que "ninguém responde", está pelo contrário respondida desde há 10 anos - tantos quanto o site tem de vida - no texto da página de contacto (http://www.geneall.net/P/pag.php?id=504&op=contact) onde se explica:

"Se pretende comunicar-nos um nome de família que não consta dos nossos registos, clique aqui.
Se o seu comentário se refere a um registo específico de pessoas, famílias ou títulos da base de dados, pedimos-lhe que não o comunique aqui mas a partir da respectiva página, no espaço disponível para o efeito ('Correcções/Actualizações')".

Além disto, a partir das páginas de pessoas ou famílias, utilizando o botão de sugestões/correcções, podem sempre transmitir-nos propostas de alterações e/ou actualizações que acolhemos e editamos sempre que se justifiquem.

Os nossos melhores cumprimentos,
Geneall

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271668 | pinheirov | 02 mar 2011 21:03 | Em resposta a: #271637

Ao webmaster

Interessou-me a pergunta posta por «maf123»; desiludiu-me a resposta da Genea pela atitude defensiva, arrogante e altiva com que serviu a aparente ignorância deste correspondente das regras e da vocação deste fórum. As regras são conhecidas dos iniciados nestas lides, mas alguma compaixão deveria existir para com os não iniciados ou pouco habituados a recorrer às informações dos sites que frequentam.

Retenho porém, do argumento da resposta - e é esta a principal razão da minha intervenção - que "apenas os webmasters do site inserem dados" (sic) - o que, com evidência, me parece totalmente justificado para salvaguardar a autenticidade e o controlo dos dados da base. Parte desses dados são porém recuperados das páginas familiares dos membros do Forum, por vezes com erros incompreensíveis; assim aconteceu com dois dos meus familiares. Meus dois filhos nascidos no estrangeiro, aparecem como naturais do Porto, Lousada, quando a página familiar indica correctamente os seus lugares e datas de nascimento.
Desde há quatro anos que venho respeitosamente pedindo correcção, sem resultado, sendo que uma resposta impaciente do webmaster - creio que no ano passado ou há dois anos - me valeu uma séria e injustificada reprimenda via o meu endereço privado. Compreendi daí, que problemas de pessoal possam existir para solucionar este tipo de situação recorrente. A clientela é vasta, e o valioso trabalho da Genea justifica que aspectos mais relevantes que uma correcção se tornem prioritários. Não justifica porém atitudes agressivas.

Rendendo-me a essa evidência, venho então propor e solicitar que em vez de serem corrigidas, sejam suprimidas da lista de dados, as fichas de «Stephane Roger Cosme Pinheiro» e «Charles Emmanuel Cosme Pinheiro» a fim de evitar discordância com as fichas da página familiar por mim criada e publicada, que essas, serão mantidas.

Agradecendo a atenção, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro
autor de: «Família Malafaia-Pinheiro»

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271672 | MLuisa | 02 mar 2011 21:40 | Em resposta a: #271668

Agradeço a Victor M. Pinheiro ter defendido a minha posição de "ignorante" perante a sabedoria do Genea. De facto, trabalho há muitos anos com a genealogia da minha família mas de um modo caseiro e portanto pouco científico. Quanto a haver uma resposta à minha pergunta, já com 10 anos, informo que só em Setembro de 2010 me tornei sócia do GENEA e portanto não a conhecia. Sei que são poucos os que trabalham neste projecto tão interessante mas, de facto, para os que se inscreveram agora há muita falta de resposta. Nunca consegui que me atendessem por telefone nem por mail quando, ao princíoio, tive grandes dificuldades.

Por outro lado, tenho notado que no GENEA aparecem famílias com apenas 4 ou 5 gerações, sem indicação das fontes, como é o caso, por exemplo, da família Batoreu de que também sou parente. Como foram ali parar?

Que devo então fazer para publicar a minha família. Criar uma página familiar?

Maria Luisa Ferreira Soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271704 | MLuisa | 03 mar 2011 16:22 | Em resposta a: #271668

Caro Victor M. Pinheiro

Que site usa para a publicação da sua página pessoal? Se é que não sou indiscreta...

Agradece antecipadamente

Maria Luisa Ferreira Soares e silva

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271713 | pinheirov | 03 mar 2011 19:24 | Em resposta a: #271704

Cara Maria Luisa

Não há indiscrição ! Em resposta às suas preocupações, sugiro-lhe construir a sua própria página familiar utilizando o programa da Genea que, se à primeira vista parece complicado, não o é de facto; a experiência o provará. Elabore a sua árvore, sem se preocupar com dados e apelidos que aí possa encontrar de supostos familiares, e que não indiquem datas nem lugares; refiro aos que citou na sua mensagem. Dados apenas nominativos não terão valor, ou antes, só terão valor para quem os lançou no sistema. Se com a evolução da pesquisa um dos seus elementos entroncar mais tarde com algum desses dados, poderá então recuperar-lo para enriquecer os seus, após verificação e confirmação das fontes.

A minha página familiar foi criada com o programa da Genea paralelamente à utilização de um outro programa «MacGenealogia» dedicado ao sistema Mac, de estrutura mais cómoda no lançamento e na organização de dados mas de factura gráfica deficiente para o que eu pretendia, ou seja, poder transferir os resultados para uma edição-papel que se traduziu na publicação de um livro de 252 páginas, a cores. Esta último trabalho empregou por sua vez, um programa de edição «in-Design» dedicado ao sistema operativo Mac, comportando uma informação muito mais abrangente que a que se pode obter com as fichas do programa Genea, como a introdução de figuras e de genogramas.

Creio porém, para começar, que as coisas serão mais fáceis se utilizar unicamente o Genea, apesar dos seus limites, pois que poderá sempre recorrer a outros programas a partir da estrutura que tiver criado.

Ao dispor, com os melhores cumprimentos,

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271717 | pinheirov | 03 mar 2011 19:52 | Em resposta a: #271668

Ao webmaster

Constato neste momento, com satisfação, que a minha solicitação foi atendida, e venho agradecer, embora a data de nascimento de Charles E.C. Pinheiro, não tenha sido corrigida. Informo ter utilizado a ficha apropriada para pedir a dita correcção.

Com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271727 | MLuisa | 03 mar 2011 21:49 | Em resposta a: #271713

Caro Victor

Muito e muito obrigada pelos seus conselhos. Vou então tentar o Genea.
Eu tenho todos os meus apontamentos, escritos ainda à máquina (quando comecei ainda não havia computadores), divididos em 8 livros (1 para cada bisavô) com bastantes fotografias, recortes de jornais, convites de casamento e baptisado, etc.
Claro que a Família gosta bastante desta "obra" mas eu gostaria de a aperfeiçoar e, sobretudo, torná-la mais científica.

Cumprimentos

Maria Luisa Ferreira Soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271736 | pinheirov | 03 mar 2011 23:00 | Em resposta a: #271727

Cara Luisa

Vejo que já não é uma principiante nestas coisas. Basta agora aprender como introduzir os dados. Encontrará ajuda no próprio site. Note que com o programa da Genea não poderá inserir imagens, mas poderá depois utilizar outras ferramentas para preparar um documento mais completo e personalizado, como lhe disse.
Bom trabalho, e melhores cumprimentos.

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271749 | cacalmei | 04 mar 2011 12:11 | Em resposta a: #271727

Cara Maria Luisa,

Peço desculpa pela intromissão, mas por experiência própria, discordo do parágrafo final do Victor. Como ele diz, também eu comecei por registar os dados só no Genea. Resolvi mais tarde utilizar um programa próprio para registo dos dados. Não imagina a trabalheira e o tempo que perdi nessa operação, e houve umas quantas pessoas que desisti de procurar. Em sentido contrário, houve um período, em que por não ser possível inserir os pais no Genea, só fiz os registos no programa. Nem penso em os transpor para o Genea, que não seja à medida em que vão surgindo as falhas. Qualquer programa que permita gerar ficheiros GED, é preferível a deixar para depois.
Cumprimentos

fpa

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271840 | MLuisa | 05 mar 2011 19:04 | Em resposta a: #271749

Fpa
Então que programa usa?

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271842 | cacalmei | 05 mar 2011 19:12 | Em resposta a: #271840

Cara Maria Luisa

Uso o Family Tree Maker. A versão de 2011 está em "saldo" na www.amazon.co.uk por cerca de 20£.

Cumprimentos

fpa

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271843 | MLuisa | 05 mar 2011 19:21 | Em resposta a: #271842

Obrigada. Também tenho visto anunciado o My Heritage Family Tree. É grátis até um certo número de dados. Será bom?

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271851 | cacalmei | 05 mar 2011 20:59 | Em resposta a: #271843

Honestamente não conheço.
No "link" que segue abaixo, pode ver a comparação entre vários softwares disponíveis:
http://genealogy-software-review.toptenreviews.com/

Resposta

Link directo:

RE: Inserir familias e pessoas

#271870 | MLuisa | 05 mar 2011 23:56 | Em resposta a: #271851

Muito obrigada. Vou ver.

Resposta

Link directo:

Inserir familias e pessoas

#417298 | psmoraes | 23 ago 2019 18:56 | Em resposta a: #271637

Boa tarde.

A base de dados do Geneall, na internet, é um software ou é inclusão manual, pessoa por pessoa?
Se for um software, há possibilidade de utilização, por outro banco de dados?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen