Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267850 | Gonçalo Frutuoso | 02 jan 2011 21:13

Boa noite

Procuro informações sobre a ascendência e descendência da família Roque de Carvalho originária do lugar da Coutada, freguesia de São Pedro da Cadeira - Torres Vedras.

A minha família descende de Josefa Maria Roque de Carvalho, irmã de António Roque de Carvalho e do Padre Domingos Roque de Carvalho, filhos de António Roque e de Maria Antunes.

Com os meus cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267874 | Manitu | 03 jan 2011 01:28 | Em resposta a: #267850

Caro Confrade Gonçalo Frutuoso de Almeida

Os Paroquiais do Concelho de Torres Vedras, onde está inserida a Freguesia de São Pedro da Cadeira já se encontram online, pelo que tem a hipótese de consultar o que desejar desde 1649, baptismos, casamentos e óbitos.
Para isso terá que direccionar a sua pesquisa para:

http://etombo.com/paroquia/saopedrodacadeira.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+etombo+(Novidades+etombo.com)

Aqui poderá escolher o que desejar.

Boas pesquisas

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267923 | jomimota | 04 jan 2011 00:47 | Em resposta a: #267850

Caro Confrade,

Também eu descendo de Carvalhos, contemporâneos dos que apresentou, e também com origem na Coutada, suponho que a origem será a mesma.
Julgo que o apelido Carvalho que aqui aparece tenha origem na freguesia de S. Domingos da Fanga da Fé (actual Encarnação / Mafra), pois verifiquei que antes dos Carvalhos que menciona não se encontram pelo menos que tenha detectado residentes na Coutada, aparecendo isso sim como Padrinhos e residentes na dita freguesia.

Residentes na Coutada com ligações a Carvalhos tenho:

Domingos Francisco (n. 1704) Cc Maria Francisca (n. 1709), tiveram
Vicente Francisco (n. 1742) Cc Escolástica Maria Baptista (n. 1746), tiveram
Arcénio Francisco de Carvalho (n. 1770) Cc Valentina Benedita da Conceição Ribeiro (n. 1779)

É possível que o apelido Carvalho venha por via feminina e tenha origem na sua Maria Antunes casada com António Roque, bem como na minha Maria Francisca (filha de Dâmaso Francisco e Mariana Antunes).

P.S.: Uma boa pista será a Inquirição de Genere do Padre Domingos Roque de Carvalho.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267953 | Gonçalo Frutuoso | 04 jan 2011 15:31 | Em resposta a: #267923

Caro Jorge Mota

É com todo o gosto que constato que somos parentes.

O seu Domingos Francisco (Prior) casado com Maria Francisca são pais do meu 7º avô Domingos Francisco Prior, e portanto irmão do seu Vicente Francisco.

A sua Escolástica Baptista é filha de de João Baptista e de Caetana Maria? É que assim for somos parentes também por essa via, já que descendo de João Baptista, filho de supra mencionado João e Caetana Maria.

Dâmaso Francisco, meu 8º avô, filho de António Francisco e Maria Álvares, natural do Casal do Mogo, e a sua mulher Mariana Antunes, filha de João Roque e de Domingas Antunes, natural do Casal do Vale, São Mamede da Ventosa. Pelo que sei o Casal do Vale já estava na posse da família Roque desde os inicíos do século XVII.

Estes Roque nada têm que ver com os da Coutada.

De facto não tenho mais informações sobre a ascendência de Dâmaso Francisco e de Mariana Antunes.

Em relação ao apelido Carvalho, concordo consigo quando diz que tem origem em São Domingos da Fanga da Fé, nomeadamente em Casal de Palhais.

Tenho quase a certeza que José Rodrigues, pai da minha Maria Antunes, casada com António Roque, é filho de Domingos de Carvalho e de Silvestra Rodrigues. Descendo deste casal pelo filho Francisco Rodrigues, pai de João Rodrigues de Carvalho, meu 7º avô.

Gostaria de trocar consigo informações. Será que me pode dar mais dados sobre os nossos antepassados?

Cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267985 | Gonçalo Frutuoso | 04 jan 2011 22:02 | Em resposta a: #267953

Boa noite

Depois de consultar a habilitação de genere do Padre Domingos Roque de Carvalho, confirmo as minhas suspeitas.

António Roque cc Maria Antunes (30 de Agosto de 1734):

António Roque:
Pai: António Roque natural da Coutada - São Pedro da Cadeira.
Mãe: Madalena Luís natural da Coutada - São Pedro da Cadeira.

Avô paterno: António Roque natural da Coutada - São Pedro da Cadeira;
Avó paterna: Catarina Álvares natural da Escravilheira - São Pedro da Cadeira;
Casaram em 1622.

Avô materno: Álvaro Rol (filho de Francisco Rol e de Brites Dias) nascido em 1606, sendo natural do Casal de Monte Ferreiro - São Pedro da Cadeira;
Avó materna: Natália Luís (filha de Domingos Fernandes e de Marqueza Alves) natural da Cerca - São Pedro da Cadeira;
Casaram em 7 de Setembro de 1638.

Maria Antunes:
Pai: José Rodrigues, filho de Domingos de Carvalho e de Silvestra Rodrigues, natural do Casal de Palhais - São Domingos da Fanga da Fé.
Mãe: Maria Antunes, filha de Manuel Francisco e de Isabel Antunes, natural da Carregueira - São Mamede da Ventosa.

Do casamento nasceram três filhos:
Padre Domingos Roque de Carvalho (1735);
Josefa Maria (1738);
António Roque de Carvalho (1741-1816);


Josefa Maria cc Francisco Roque (1 de Dezembro de 1756) - foram pais de José Roque de Carvalho (meu 7º avô);
António Roque de Carvalho cc Teresa Maria da Encarnação (9 de Novembro de 1773) - foram pais do Capitão Domingos Roque de Carvalho e de António Roque de Carvalho;

Com os meus melhores cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267991 | jomimota | 04 jan 2011 23:27 | Em resposta a: #267953

Caro Confrade,

É precisamente essa a minha ideia, ou seja, o apelido Carvalho tem origem no Casal de Palhais, embora ainda não o tenha conseguido documentar, fazendo a respectiva ligação.

Partilhando então o que tenho:

Domingos Francisco (n. 1704), filho de Domingos Francisco e Francisca João da Feiteira (S. Pedro da Cadeira) casou com Maria Fancisca (n. 1709) filha de Dâmaso Francisco e Mariana Antunes do Casal do Mogo, tiveram:
Catarina (n. 1737)
João (n. 1740)
Gertrudes (n. 1741)
Vicente (n. 1742)
Francisco (n. 1749)
Domingos (n. 1751)

Do casamento de Domingos Francisco com Francisca João, de que não tenho o assento e me impede de determinar correctamente os ascendentes, embora tenha quase a certeza que ela era da Feteira e tenha uma ideia sobre quem seriam os seus pais, tiveram:

Maria Francisca (n. 1698)
Domingos Francisco (n. 1704)

Ascendência de Dâmaso Francisco:

N1 João Francisco cc Maria Gomes do Casal do Mogo, tiveram:

N2 António Francisco cc Maria Alves a 26/11/1662 em S. Pedro da Cadeira de quem teve:

António (n. 1664)
José (n. 1665)
João (n. 1666)
Maria (n.1667)
Maria (n. 1669)
Dâmaso Francisco (n. 1670)

Casou em 2.ªs núpcias com Domingas João filha de João Rol e Helena Pires.

---------------------------------------------------------------------------------
Ascendência de Mariana Antunes:

N1 João Roque cc Maria Antunes em S. Mamede da Ventosa em 16-11-1636, tiveram:

João Roque (n. 1647)
António Roque (n. 1653)

N2 João Roque cc com Domingas Gomes (filha de Domingos Francisco e Maria Gomes) em S. Mamede da Ventosa em 22-11-1672, tiveram:

Maria (n. 1676)
Domingas (n. 1679)
Catarina (n. 1683)
Mariana (n. 1686)

----------------------------------------------------------------------------------

Escolástica Maria Baptista casada com Vicente Francisco e mãe do meu 5.º Avó Arcénio Francisco de Carvalho, é irmã de João (n. 1739) e Jorge (n.1741), filhos de João Baptista e Catarina Maria Alves. Tenho mais alguma informação sobre as ascendências de João Baptista e Catarina Alves se pretender.

----------------------------------------------------------------------------------

Esta é a informação que tenho e que me parece pertinente. De qualquer forma disponha.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#267992 | jomimota | 04 jan 2011 23:29 | Em resposta a: #267953

Caro Confrade,

É precisamente essa a minha ideia, ou seja, o apelido Carvalho tem origem no Casal de Palhais, embora ainda não o tenha conseguido documentar, fazendo a respectiva ligação.

Partilhando então o que tenho:

Domingos Francisco (n. 1704), filho de Domingos Francisco e Francisca João da Feiteira (S. Pedro da Cadeira) casou com Maria Fancisca (n. 1709) filha de Dâmaso Francisco e Mariana Antunes do Casal do Mogo, tiveram:
Catarina (n. 1737)
João (n. 1740)
Gertrudes (n. 1741)
Vicente (n. 1742)
Francisco (n. 1749)
Domingos (n. 1751)

Do casamento de Domingos Francisco com Francisca João, de que não tenho o assento e me impede de determinar correctamente os ascendentes, embora tenha quase a certeza que ela era da Feteira e tenha uma ideia sobre quem seriam os seus pais, tiveram:

Maria Francisca (n. 1698)
Domingos Francisco (n. 1704)

Ascendência de Dâmaso Francisco:

N1 João Francisco cc Maria Gomes do Casal do Mogo, tiveram:

N2 António Francisco cc Maria Alves a 26/11/1662 em S. Pedro da Cadeira de quem teve:

António (n. 1664)
José (n. 1665)
João (n. 1666)
Maria (n.1667)
Maria (n. 1669)
Dâmaso Francisco (n. 1670)

Casou em 2.ªs núpcias com Domingas João filha de João Rol e Helena Pires.

---------------------------------------------------------------------------------
Ascendência de Mariana Antunes:

N1 João Roque cc Maria Antunes em S. Mamede da Ventosa em 16-11-1636, tiveram:

João Roque (n. 1647)
António Roque (n. 1653)

N2 João Roque cc com Domingas Gomes (filha de Domingos Francisco e Maria Gomes) em S. Mamede da Ventosa em 22-11-1672, tiveram:

Maria (n. 1676)
Domingas (n. 1679)
Catarina (n. 1683)
Mariana (n. 1686)

----------------------------------------------------------------------------------

Escolástica Maria Baptista casada com Vicente Francisco e mãe do meu 5.º Avó Arcénio Francisco de Carvalho, é irmã de João (n. 1739) e Jorge (n.1741), filhos de João Baptista e Catarina Maria Alves. Tenho mais alguma informação sobre as ascendências de João Baptista e Catarina Alves se pretender.

----------------------------------------------------------------------------------

Esta é a informação que tenho e que me parece pertinente. De qualquer forma disponha.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#268044 | Gonçalo Frutuoso | 05 jan 2011 20:50 | Em resposta a: #267992

Caro confrade

Muito obrigado pelas informações que partilhou comigo. De facto faltavam-me algumas datas e nomes.

Acrescento que João Roque e Domingas Gomes tiveram ainda mais um filho: António Roque nascido em 1689 no Casal do Vale. Esse mesmo António cc com Sebastiana Maria em 5 de Fevereiro de 1720, filha de João Francisco e de Domingas João, natural do Casal do Formigal - São Pedro da Cadeira.

Deste casamento nasce Joana Teresa, que vem a casar com Leonardo Francisco, filho de Dâmaso Francisco e de Maria Francisca, e portanto irmão de Maria Francisca cc com Domingos Francisco.

Leonardo Francisco é meu 7º avô por três vias, pois descendo do primeiro casamento com a sobredita Joana Teresa, pela filha Gertrudes Teresa cc com João Rodrigues de Carvalho e pelo filho José Henriques cc com Agostinha Maria, e também do segundo casamento com Isidora Maria através da filha Maria Luísa cc com José Roque de Carvalho, sobrinho do Padre Domingos Roque de Carvalho.

É engraçado verificar esta teia de relações familiares, onde todos eram parentes.

Em relação aos Baptista:

João Baptista cc com Caetana Maria em 7 de Maio de 1735.

João Baptista é natural da Cerca, filho de Manuel dos Reis e de Domingas João.

Manuel dos Reis e Domingas João cc em 14 de Novembro de 1683:

Tiveram pelo menos: Francisco dos Reis (meu 8º avô) , Domingos dos Reis e o referido João Baptista (meu 8º avô).

Manuel dos Reis é filho de Domingos de Miranda e de Francisca da Silva (natural da Cerca).
Domingas João é filha de António Álvares e de Maria João (natural do Povoral - São Pedro da Cadeira);


Caetana Maria é filha de Domingos Álvares e de Maria Francisca, tendo nascido no Casal da Amoreira - São Pedro da Cadeira.

Domingos Álvares cc Maria Francisca em 25 de Novembro de 1695 - São Pedro da Cadeira.

Domingos é filho de João Álvares e de Domingas João cc em 4 de Fevereiro de 1658 - São Pedro da Cadeira.
Neto materno de João do Paço e de Maria João.

Maria Francisca é filha de João Francisco e de Leonor João cc em 1659 - São Pedro da Cadeira;
Neta paterna de Domingos João e de Domingas Luís - Azenha do Rebelo - São Pedro da Cadeira;
Neta materna de António João e de Maria Alves.

São os dados que tenho. Sei que estão incompletos, sobretudo faltam datas.

Cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#268071 | jomimota | 06 jan 2011 09:54 | Em resposta a: #268044

Caro Confrade,

Em relação aos Baptista, poderei acrescentar:

Domingas João casada com Manuel dos Reis, é filha de António Alves e de Maria João, como já e bem referiu, tendo estes últimos casado em 19-09-1660, em S. Pedro da Cadeira. António Alves e filho de João Alves e Joana Gomes. Maria João é filha de João Meão e Maria Antunes.

----------------------------------------

Em relação aos outros dados confirmo todos os ascendentes e datas apresentadas, que também se encontram na minha Base de Dados, excepto o facto de apesar de pensar que realmente a mãe de João Francisco da Azenha do Rebelo, terá sido Domingas Luís, não o consegui ainda provar documentalmente pelo que optei por não a incluir.

Aproveito a oportunidade de lhe pedir se alguma vez se deparar com o casamento (ou qualquer outra informação) de Domingos Francisco com Francisca João, moradores na Feteira, casamento este ocorrido antes de 1698, ano de nascimento da sua filha Maria Francisca, pais de outro Domingos Francisco (n. 1704), que veio a casar com Maria Francisca, filha de Dâmaso Francisco e Mariana Antunes, o favor de me transmitir a mesma, pois encontrou-me aqui num beco para o qual ainda não consegui encontrar a saída.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#268079 | Gonçalo Frutuoso | 06 jan 2011 12:19 | Em resposta a: #268071

Caro Jorge Mota

Mais uma vez obrigado por partilhar comigo alguns dados que me faltavam.

Na minha base de dados de facto falta a data de casamento de Domingos Francisco e de Francisca João. Vou tentar encontrar o dito assento, e mais informações sobre estes nossos antepassados. Se encontrar alguma informação partilharei consigo.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#273457 | lenabarret | 28 mar 2011 12:24 | Em resposta a: #268044

Caro confrade

Sou Helena Pina. Tenho estado a ler com muita atenção a vasta informação que tem dado sobre várias familias e tenho encontrado várias pessoas em comum com a minha ascendencia. Neste dia em particular menciona o casal João Francisco casado em 1659 com Leonor joão, que me dizem respeito tambem, e eu tenho os óbitos deles em Casais ou Casal da Ponte, registos de SPC TV14-Ob1-62 e Ob2-32. Entretanto tenho dois filhos deles que não encontro os batismos, são eles:
João Francisco(nat C.da Ponte) casado TV14-C2-06 com Maria Alves
e
Maria Francisca(nat C.da Ponte) casada TV14-C2-27 com Domingos Alvares

Sabe onde ficam estes Casais em S.Pedro da Cadeira?

Se eu poder ajudar nalguma informação para si é só dispôr. Aguardo resposta no Furum ou para

lenapina22@gmail.com


com os melhores cumprimentos Helena Pina

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#273491 | Gonçalo Frutuoso | 28 mar 2011 21:54 | Em resposta a: #273457

Cara Helena,

De facto descendo dos referidos João Francisco e Leonor João através da filha Maria Francisca. Estive a consultar a minha base de dados e também não tenho as datas de nascimento de Maria Francisca e de João Francisco. Mas também sou sincero ao dizer que a minha árvore tem uma grande lacuna no que toca a datas. É uma situação a corrigir com o tempo.

No que concerne à sua questão, tenho apenas referenciado o dito Casal da Ponte, S. Pedro da Cadeira, mas não faço ideia de onde se localiza.

Sempre ao seu dispor!

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#327191 | jomimota | 13 abr 2013 11:47 | Em resposta a: #267985

Caro Gonçalo,

Por acaso entretanto não estudou os Carvalho de Palhais e sua descendência?

Eu ainda procuro resolver o mistério do casamento de Domingos Francisco (da Feiteira) com Francisca João, bem como a ligação da descendência destes ao apelido Carvalho, de quem também descende.

Ao reler o assento de casamento de Vicente Francisco (filho dos acima referidos) com Escolástica Maria Baptista (filha de João Baptista e Caetana Maria Alves), verifiquei que foram dispensados em 4.º grau de consaguinidade, o que nos permite concluir como sabe que teriam trisavôs comuns, logo e segundo os meus registos, os trisavôs de Escoslástica são:

- Jerónimo Pires e Maria Alves
- António Francisco e Maria Alves
- João Alves e Joana Gomes
- João Meão e Maria Antunes
- João do Paço e Maria João
- Domingos João e Domingas Luís
- António João e Maria Alves

(Falta-me aqui um casal, pais de um João Alves casado com Domingas João filha do João do Paço).

A menos que os pais do atrás referido João Alves (com ascêndência em falta), sejam Luís Alves e Catarina de Miranda (avôs de Dâmaso Francisco), o que explicaria a consaguinidade em 4.ºgrau, estes casais que referi terão de ser forçosamente avôs de Francisca João ou de Domingos Francisco.

Outra pergunta que tenho para lhe fazer é saber se já descobriu qual a origem do apelido Prior, usado pelos descendentes de Domingos Frnacisco, irmão de Vicente Francisco.

Entretanto já pedi ao AD Lisboa para consultar o processo de dispensa por consaguinidade de Vicente Francisco e Escolástica Maria.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#327218 | Gonçalo Frutuoso | 13 abr 2013 18:59 | Em resposta a: #327191

Caro Jorge,

De facto, sou descendente dos Carvalhos de Palhais por três vias, mas não tenho a ascendência/descendência da família muito bem estudada à conta da não disponibilização on line dos Paroquiais de S. Domingos da Fanga da Fé/Encarnação, Mafra. Assim sendo, a família do meu pai descende de Francisco Rodrigues ou Rodrigues de Carvalho e de José Rodrigues (antepassado dos Roque de Carvalho), ambos filhos de Domingos de Carvalho e de Silvestra Rodrigues de Palhais. Por outro lado, tenho um antepassado chamado João Jorge, n. em Palhais, filho de Domingos de Carvalho e de Maria Jorge, o qual casou na Igreja de SPC, a 15.11.1688, com Isabel Esteves, n. em Secarias, filha de Vicente Alves e de Maria Esteves. Ora, pelas minhas contas, este João Jorge deverá ser irmão de Domingos de Carvalho e tio dos supra referidos Francisco e José Rodrigues (de Carvalho). Dos Carvalhos de Palhais é tudo o que tenho. Confesso que não estou a ver como é que Domingos Francisco e Francisca João se encaixam na famílias, mas admito que exista essa possibilidade, até porque segundo as suas informações existiram descendentes a usar o apelido Carvalho, que como bem sabemos não é comum nas freguesias litorais do concelho de Torres Vedras.

Portanto, o seu Vicente Francisco é irmão do meu Domingos Francisco cc Maria Francisca (do Mogo), e Escolástica Maria Baptista, filha de João Baptista e de Caetana Maria Alves, é irmã do meu 7.º avô João Baptista, cujo apelido ainda é utilizado pela família da minha avó paterna Clementina de Jesus Baptista. Porém, verifico que não tenho a ascendência de Domingos de Miranda e de Francisca da Silva, pais de Manuel dos Reis. Será que me pode ajudar? Além de João Baptista, também descendo do irmão, Francisco dos Reis, o qual deixou descendência na Carregueira, S. M. Ventosa.

Desconhecia a existência de antepassados em comum entre os Baptistas e os "Priores". Em relação ao uso do apelido Prior penso que esteja relacionada com uma Quinta que existia em SPC, à qual chamavam Quinta dos Priores. Mas não tenho dados em concreto.

Agora João Álvares cc Domingas João, filha de João do Paço e de Maria João da Portela de Belmonte, é filho de outro João Álvares e de Maria Álvares, falecida a 5.3.1656 no Casal da Amoreira, tendo João e Domingas casado em SPC a 4.2.1658.

Eu também descendo do Almoxarife de Paiolipa Luís Alves e de Catarina de Miranda e não tenho conhecimento e terem tido filhos homens. Tenho apenas 3 filhas, sendo uma delas a mãe de Dâmaso Francisco. A sustentar a minha tese está o facto de ter sido Domingos Francisco da Quinta das Figueiras, genro de Luís Alves e de Catarina de Miranda, a tratar das cerimónias funebres dos sogros. Presumo que se existisse um filho homem seria ele a tratar dos funerais dos pais.

Agora também estou curioso para saber qual a relação familiar entre Vicente e Escolástica, tendo em conta que são os dois meus "tios".

Outro facto que me tem intrigado é a relação entre Dâmaso Francisco e a sua 1.ª mulher Mariana Antunes (Roque do Vale). É que também estes foram dispensados em 3.º e 4.º grau de consanguinidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Roque de Carvalho - Torres Vedras

#327221 | jomimota | 13 abr 2013 19:29 | Em resposta a: #327218

Boa Tarde, Gonçalo.

Muito obrigado por tão rápida resposta.

Em relação aos ascendentes de Vicente Francisco e Escolástica Maria Baptista, poderá visualizar o que tenho em:

http://genea.jorgemota.info/individual.php?pid=I0098&ged=base

clicando em árvore interactiva.

Em relação à ascendência de Domingos de Miranda e Francisca da Silva tenho:

- Domingos de Miranda filho de Jerónimo Pires e Maria Alves;
- Francisca da Silva filha de António Francisco e Maria Alves.

Em relação à ascendência de João Alves casado com Domingas João, ao não ser comum com os outros trisavôs de Vicente Francisco conhecidos, permite-nos concluir que Domingos Francisco ou Francisca João são netos de um dos casais de trisavôs de Escolástica Maria Baptista, não sendo contudo filhos de nenhum dos seus bisavôs, dado que foram dispensados em 4.ºgrau.

Aproveito para lhe perguntar como conseguiu determinar a ascêndência de João Alves.

Em relação ao casal Dâmaso Francisco e Maria Antunes, podemos concluir que um dos bisavôs de um seriam trisavôs do outro, mas pelos paroquiais não será possível por falta de fontes, e penso que os processos de dispensa do Séc. XVII, não se encontram completos, pelo menos é o que me lembro de um pedido de consulta que fiz, se me lembro respeitante a este mesmo casal, mas não tenho a certeza. De qualquer forma a existir seria uma excelente fonte, pois permitiria em alguns casos recuar mais duas ou três gerações.

Cumprimentos.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen