Achaiolli

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Achaiolli

#15778 | jnt | 15 jan 2002 14:28

Para quem possa interessar

Nos meus alfarrábios encontrei uma curiosidade: Em Santiago do Cacém existe uma rua cujo topónimo é "Fonseca Achaiolli" (vulgo Rua Quente), liga a Rua das Romeirinhas e Largo da Pimenteira com a Travessa da Central Eléctrica.

José Maria Fonseca Achaiolli, era natural de Portalegre. Viveu em Santiago do Cacém, na segunda metade do século XIX.
Era cunhado do 3º Conde de Avilez, motivo por que teria vindo habitar para esta vila (hoje cidade), tendo a sua morada na Casa das Heras, que adquiriu por compra, a um padre aqui residente.
Fonseca Achaiolli, foi um dos que contribuiu com importantes donativos para o actual edifício da Sociedade Harmonia, construído em 1870.
Vereador no Triénio 1896 e 1898, conforme se pode verificar nas actas camarárias, foi um membro do executivo activo e responsável.

Cumprimentos

Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Achaiolli

#15787 | fjardim | 15 jan 2002 15:41 | Em resposta a: #15778

A familá acciaiouli ganhou grande projeção na ilha da Madeira, onde estabeleceu-se.
Esta familía é tratada em Familias da Madeira e Porto Santo, do conégo Fernando Menezes Vaz. E que tirei uma cópia deste titulo, onde podemos também ver os ramos que foram para Pernanbuco, alguns que por lá ficaram e outros que regressarm, bem como, e se não estou em erro- pois não tenho essa bibliografia de momento, também o(s) ramo(s) que vieram para o Continente.

Cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Achaiolli

#15796 | doria_gen | 15 jan 2002 18:08 | Em resposta a: #15787

A família Acciaioli ou Acciaiuoli descende de certo Gugliarello Acciaioli, que teria chegado em Florença em 1160, fugindo de Brescia por ser guelfo - Brescia, àquela época, controlada por Frederico Barbarroxa. Depois de muitas peripécias - deram dois bispos a Florença, três cardeais, um dos quais, no século XIV, quase foi papa, cinco Duques de Atenas, entre 1384 e 1460, o último dos quais for catamito de Maomé II - desembarca na Madeira, em 1515, Simone di Zanobi Acciaioli, para trabalhar com seu tio Benozzo Amadori, e negociar vinho malvasia.

Um ramo dos Médicis grãos ducais descende de Laudomia Acciaioli, e esse prenome, ``domadora do povo,'' em grego, perpetuou-se nos Médicis, Strozzis, e nos Puccis, que dela descendem.

fa, ou Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria

(Pelo que pude ver, até meu 5o. avô Inácio Acciaioli de Vasconcellos, assinavam Achaioli ou similar - isso, em 1802.)

fa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 06:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen