Imigrante Portugues - Bernardino Mouço e Silva

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Imigrante Portugues - Bernardino Mouço e Silva

#267690 | atreiro | 30 dez 2010 21:12

Ele nasceu em 1880 em Villa do Conde, Portugal. Veio para o Brasil com 13 anos em 21 de dezembro de 1893.

Gostaria de descobrir sua acendência em Portugal. Alguém poderia me dar pistas?

Resposta

Link directo:

RE: Imigrante Portugues - Bernardino Mouço e Silva

#267752 | cverde | 31 dez 2010 17:44 | Em resposta a: #267690

Caro/a "atreiro"

Veja http://etombo.com/paroquia/viladoconde.html

Boas pesquisas

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Imigrante Portugues - Bernardino Mouço e Silva

#267758 | atreiro | 31 dez 2010 19:06 | Em resposta a: #267752

Luis Figueira,

Muito obrigado meu caro. Estou nesse instante me deliciando com esta documentação digitalizada. Até que estava bem conservada quando foi microfilmada. Está fácil de ler, acredito que terei sucesso. Tenho um outro trisavô: João Guedes Pinto, nunca soube a cidade ou freguesia de onde partiu. Apenas que veio da região do entre Douro e Minho. Chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX. Você tem algum conselho para buscar registros dele?

Resposta

Link directo:

RE: Imigrante Portugues - Bernardino Mouço e Silva

#267898 | cverde | 03 jan 2011 19:07 | Em resposta a: #267758

O Entre-Douro-e-Minho foi uma província do Norte Atlântico de Portugal, composta pelos actuais distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real, no tempo da monarquia portuguesa. A capital, segundo Zwölfter Theil (1824), era Braga. Esta provincia nunca foi oficialmente administrada,foi simplesmente uma nomenclatura usada por alguns demografos,para referir o Noroeste de Portugal (Minho e Douro Litoral). Principais cidades: Porto, Braga, ambas consideradas (alternadas) como capitais.

Distrito de Aveiro: Arouca, Castelo de Paiva, Espinho, Santa Maria da Feira.

Distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras do Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.

Distrito do Porto: Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.

Distrito de Viana do Castelo: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Distrito de Vila Real: parte do actual concelho de Montalegre, outrora pertencente ao extinto concelho de Ruivães.

Distrito de Viseu: Cinfães, Resende.

Municipios recentemente formados: Vizela (no distrito de Braga) e Trofa (no distrito do Porto).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como vê só com essa informação muito dificilmente conseguirá chegar aos ascendentes de João Guedes Pinto. Será que não tem mais nenhuma informação? Por mais irrelevante que pareça pode ser um caminho a seguir.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Imigrante Portugues - Bernardino Mouço e Silva

#267908 | atreiro | 03 jan 2011 21:43 | Em resposta a: #267690

Caríssimo Luis,

Sua primeira dica foi preciosa. Estou me deliciando com os registros de batismo. Os livros portugueses estão muito bem conservados.

Sobre João Guedes Pinto, infelizmente eu não tenho nenhuma outra informação. Por outro lado as informações de Bernardino Mouço e Silva parecem ter se complicado.

Inicialmente, em um registro de estrangeiros na cidade de Leopoldina no Brasil eu encontrei seu nome arrolado. Constava que ele veio de Villa do Conde. Procurei seu nome e seus ascendentes e não encontrei nenhum registro.

Em busca de mais detalhes através de meus tios-avós que ainda estão vivos eles disseram que na verdade ele veio de Vila de Gaia, mas não sabem a freguesia. O pior é que são várias que pertenciam a Vila de Gaia. Terei que pesquisar incontáveis livros para encontrar seu registro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 05:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen