Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267341 | Bacelar13 | 25 dez 2010 20:17

Quais os requisitos necessários para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267358 | Mlorena | 26 dez 2010 12:30 | Em resposta a: #267341

Consta que no dia 5 de Outubro de 1910 a Monarquia foi abaixo. Logo, parece-lhe lógica a questão?

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267360 | aguerreiro | 26 dez 2010 13:19 | Em resposta a: #267358

E carta de armas é coisa que se renove? Penso que não.
Na minha terra renovam-se os bacelos e as enxertias! Cartas de armas? - Só o rei as pode conceder, não costumava renovar.

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267361 | rmpt | 26 dez 2010 14:13 | Em resposta a: #267360

Caro Senhor, vivemos numa República! Actualmente em Portugal não existem Fidalgos de Cota de Armas, existem sim descendentes de Fidalgos de Cota de Armas!
Mas, se quer registar armas por carolice, vá a um cartório!

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267377 | FLMF | 26 dez 2010 19:57 | Em resposta a: #267358

Insigne Mlorena

E, para constar, os laços familiares podem continuar a ser respeitados, não vão abaixo...

F.L.M Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267378 | valboa | 26 dez 2010 21:32 | Em resposta a: #267377

Boa tarde

O que fazem os senhores que responderam ' desta forma ' num FÓRUM de genalogia?
A pessoa que abriu este tópico fez uma pergunta, e como tal, se os senhores souberem responder para o elucidar poderão obviamente fazê-lo. Se não, e por respeito pelas outras pessoas, deverão '' guardar cabras '', como se diz em Portugal.
É ou não possivel e admissivel que outras pessoas pensem diferentemente dos senhores?
Fico absolutamente estupefacto com o pretensiosismo de algumas pessoas em se acharem donos das verdades e das ideias, sendo muito provavelmente ''' democratas ''.
Presunção e água benta, cada qual toma a que quer.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267394 | mqs | 27 dez 2010 03:00 | Em resposta a: #267341

Caro Bacelar13,

Penso que a entidade em questão é o Instituto da Nobreza Portuguesa, entrando em contacto, dar-lhe-ão de certeza as informações que necessita.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267395 | Bacelar13 | 27 dez 2010 03:09 | Em resposta a: #267378

Meus Senhores,
tendo em conta o tipo de respostas que aqui neste forum, verifiquei, não sei qual é o motivo porque se deram ao trabalho de perder tempo a responder a esta pergunta... este Sr(a) ultimo acho que deve ser o mais inteligente...eu fiz uma pergunta...só isso...

Como deve ser do conhecimento de todos, nestas últimas viragens dos tempos existe por aí muito boa gente que compra quintas, palácios, herdades, etc...só porque pertenceu a A, B, ou C, e porque será que eu não poderia fazer esta pergunta? Se eu descendo de linhagem? Não poderei eu salvaguardar a memória dos meus antepassados? Se pergunto como posso renovar é porque existe e pertence-me, não é comprado...

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267409 | Bacelar13 | 27 dez 2010 13:35 | Em resposta a: #267394

Estimado Sr Miguel Queiroz Santos,

Agradeço a amabilidade da sua resposta,

Atentamente

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267414 | Sérgio Sodré | 27 dez 2010 14:31 | Em resposta a: #267409

Caro confrade

Se procurar no tópico Instituto da Nobreza Portuguesa verá que tem toda a informação aqui neste fórum...

cumprimentos,
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267431 | rmpt | 27 dez 2010 18:38 | Em resposta a: #267414

Instituto da Nobreza Portuguesa??? Mas, esta associação tem um Rei de Armas mandatado pelo antigo regime monárquico??
Será que eu também posso criar um Instituto ou Associação da Nobreza para passar cartas de armas e dizer quem é nobre na república portuguesa???

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267432 | FFTT | 27 dez 2010 18:52 | Em resposta a: #267341

Caro Bacelar13,
Poderá fazê-lo junto do já referido Instituto da Nobreza Portuguesa. No entanto, deverá ter em consideração que o instituto não passa de uma mera associação particular (como as confrarias gastronómicas, por exemplo), pelo que a sua carta de armas será desprovida de qualquer valor jurídico. Terá exactamente o mesmo valor jurídico que uma carta de armas comprada numa loja de "souvenirs".
Cumprimentos,
FFTT

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267433 | rmpt | 27 dez 2010 19:20 | Em resposta a: #267432

Caro António Bacelar

Para perpetuação da memória familiar, sai mais barato usar as armas da sua família sem pedir contas a ninguém! Afinal são propriedade da sua família! Quer pagar dinheiro por uma coisa que já é sua?

RT

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267434 | rmpt | 27 dez 2010 19:26 | Em resposta a: #267378

Caro Sr. Jorge da Quinta

Prefere antes enganar um neófito ou aconselha-lo bem?

RT

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267435 | valboa | 27 dez 2010 19:37 | Em resposta a: #267434

É-me sempre dificil falar para iniciais.

Não se trata de enganar ninguém, nem eu me permiti dizer ou sugerir fosse o que fosse.

Entendo de puro mau gosto e simplesmente errado que se faça o que os senhores fizeram.
Em vez de ajudarem o '' neófito '' só o baralharam mais.
Se são detentores do conhecimento sobre essa matéria e quiserem intervir, devem fazê-lo construtivamente.
Eu não sou, nem tenho aspirações a ser, educador do povo.
O assunto por mim está encerrado.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267444 | Bacelar13 | 27 dez 2010 21:35 | Em resposta a: #267434

Ex.mos Senhores,

antes de prosseguir, gostaria imenso de agradecer as Vossas intervenções.
Como é óbvio, não estamos num Regime Absolutista nem Ditatorial, logo cada um deve ter em conta os seus ideais. Penso também, que o facto de o Conselho não ter reconhecimento Público não se lhe deve tirar o mérito.
Não é necessário agredirem-se verbalmente, julgo existirem formas de se transmitir informação sem ser necessário entrar em conflito.
Muito obrigados,

Cumprimentos

António Pereira Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267453 | facs | 27 dez 2010 22:12 | Em resposta a: #267378

Senhor Jorge de Albuquerque

Julgo que o confrade Bacelar 13 , nao seja portugues e como tal, ser Brasileiro pais que muito me honra, assim sendo é muito provavel que ele queira saber onde se ha de dirigir para poder legalizar uma arma de fogo, estou de acordo consigo a que eventuais confrades , queiram se tornar donos da verdade, e ofender o proximo. Individuos como estes deveriam ser banidos do geneall, pois só mostram falta de educaçao obrigado
Com os meus cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267454 | facs | 27 dez 2010 22:13 | Em resposta a: #267378

Senhor Jorge de Albuquerque

Julgo que o confrade Bacelar 13 , nao seja portugues e como tal, ser Brasileiro pais que muito me honra, assim sendo é muito provavel que ele queira saber onde se ha de dirigir para poder legalizar uma arma de fogo, estou de acordo consigo a que eventuais confrades , queiram se tornar donos da verdade, e ofender o proximo. Individuos como estes deveriam ser banidos do geneall, pois só mostram falta de educaçao obrigado
Com os meus cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267456 | Sérgio Sodré | 27 dez 2010 22:29 | Em resposta a: #267409

Caro António Bacelar

Hoje cada um usa o que muito bem entende e nada tem valor jurídico. Todavia, pode recorrer ao INP se pretender que terceiros confirmem a justeza das sua alegações históricas familiares através da análise de documentação comprovativa da mesma, e também se pretender possuir um documento que demonstre (embora indirectamente) que o representante histórico dos antigos reis de Portugal aceita a sua legitimidade para usar as armas que reivindica. Sempre é diferente de dizer que tem direitos históricos a armas sem nada apresentar ... Quanto a valor jurídico volto a dizer que o alvará que receber não o tem, mas admito que não seja propriamente o pseudo valor jurídico aquilo que lhe interessa...

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267458 | facs | 27 dez 2010 22:34 | Em resposta a: #267395

CAro Confrade Bacelar13

Me perdoe a minha ignorancia, eu sabia que havia um local para registar armas de fogo, mas se desconhecia a renovaçao da carta de armas, certamente as outras pessoas, que o zoaram e foram mal educados consigo, certamente sao mais mal educados e ignorantes, pois em vez de ajudar uma pessoa séria e honesta como certamente Vª Exª sera. Só demonstra que eles estao de ma fe

Com todo o meu apoio apresento os melhores cumprimentos
Facs

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267459 | Bacelar13 | 27 dez 2010 22:52 | Em resposta a: #267456

CARO Sérgio Sodré,

ainda bem que há alguém neste fórum que entende o que é pretendido. Custa-me a entender, como, para alguns Senhores, seja difícil AJUDAR E MANTER UM DIALOGO sem debochar da boa fé de quem perguntou...como este País irá para a frente...
Atentamente

António Pereira Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267479 | Menarue | 28 dez 2010 11:28 | Em resposta a: #267433

A very intelligent answer. RT. I believe Sr. Bacelar just wanted to make things legal, but he was insulted by people who belong to a genealogical forum, which seems very strange to say the least. Mr. Bacelar, go ahead and use what you have the right to use. Any nouveau riche would love to be able to say he has the right to a Carta de Armas,whether he is living in a Republic or not.

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267484 | A. Luciano | 28 dez 2010 13:20 | Em resposta a: #267431

« Instituto da Nobreza Portuguesa??? Mas, esta associação tem um Rei de Armas mandatado pelo antigo regime monárquico?? »

Os Reis d'Armas recebiam "mandato" dos Reis, não de regimes.
O Antigo Regime terminou segundo uns em 1806, segundo outros em 1820 mas seguramente em 1834. A monarquia liberal não aboliu os Reis d'Armas.

« Será que eu também posso criar um Instituto ou Associação da Nobreza para passar cartas de armas e dizer quem é nobre na república portuguesa??? »

Desde que não escolha designação que se confunda com outra já existente e registada, pode. Exactamente com a mesma liberdade com que qualquer parvo pode "postar" no geneall.
Parece-me mesmo que uma tal associação, estruturalmente parva, ignorante q.b. e com manifesta falta de respeito por valores alheios teria condições para vingar em algum Portugal de hoje. Se já temos mestres antes de licenciados e engenheiros relativos, porque não armigerados domingueiros?
Avance sem medo! E não ponha os direitos de mercê baratos porque esta gente está habituada a pagar com dinheiro dos outros e não aprecia produtos de baixo preço.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267486 | A. Luciano | 28 dez 2010 13:22 | Em resposta a: #267479

Pity you didn't care to read the other messages of dear RT.

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267487 | A. Luciano | 28 dez 2010 13:24 | Em resposta a: #267358

Resposta do grande M pequeno lorena.

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267489 | Bacelar13 | 28 dez 2010 13:44 | Em resposta a: #267484

Realmente.... o SR ( e mais 2 ou 3) não merecem resposta... Não estou disposto a perder tempo com pessoas que não respeitam o espaço do alheio. Aproveitem esta quadra.... e façam todos juntos um cruzeiro, os preços estão óptimos!!

Cumprimentos

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267496 | A. Luciano | 28 dez 2010 15:23 | Em resposta a: #267341

Lamento que não tenha pesquisado previamente em "Nobreza" o que lhe permitiria ter encontrado o tópico que responde à sua questão. Lamento também que tenha utilizado a palavra renovação, inadequada no contexto. Mas nada justifica o que se passou a seguir.

Já lhe referiram a falta de valor jurídico por não ter suporte legal. A esse respeito começo por entender que a lei hoje é meramente convencional, isto é um conjunto de normas que permitem a convivência pacífica nas sociedades. Por isso a lei não esgota nem abrange toda a vida em sociedade nem a falta de previsão legal deverá ser motivo impeditivo para o uso regulamentado de armas de família.
De resto nem me parece que seja totalmente correcto afirmar que armas concedidas pelo INP não tenham alguma protecção legal. Forçando um exemplo, se durante uma altercação um opositor acusar outro de usar armas que não lhe pertencem e o visado retorquir dizendo que o primeiro mentiu, se tudo acabar em tribunal o crime de injúrias - a acusação de ter mentido - pode cair provando a verdade da asserção e não vejo nenhuma razão para a justiça não reconhecer aos diplomas do INP o mesmo valor de pareceres especializados que reconhecia aos alvarás do CN.

É pecha habitual deste fórum, o juridismo, isto é, negar direitos e valores a tudo o que não conste na lei. Sobre a concessão de honras, neste caso de títulos ou armas, pode ver uma excelente mensagem do dr. Eduardo Albuquerque no tópico "Instituto da Nobreza Portuguesa" mas, se alguém aceitar que a questão se esgota na lei - neste caso que só o chefe de Estado podia conceder honras - seria forçado a concluir que honras concedidas por outrém seriam nulas e, assim, todas de idêntico valor nulo.
O dr. Eduardo Albuquerque foi mesmo mais longe e, quanto a mim mal, admitiu que a concessão de tais honras pudesse configurar o crime de usurpação de funções, o que, quanto a im, só aconteceria se essas honras tivessem elas regulamentação própria no Estado. Isto é, se alguém concedesse uma Torre e Espada, além da nulidade poderia de facto incorrer nesse crime de usurpação mas, sempre na minha opinião, tal é inaplicável se a honra concedida fosse, por exemplo a ordem de Nª Sª da Conceição de Vila Viçosa.
De facto, se todas as honras, digamos dinásticas, fossem igualmente nulas, nenhuma diferença existiria entre, por exemplo, títulos do Reino das Duas Sicílias e títulos concedidos pelo duque de Bragança. Mas, na realidade, na prática, na vida comum, não é assim apesar da lei.
Pessoas que se debruçaram com alguma seriedade sobre o valor - escolhi valor por ser neutro - de títulos e honras concedidos por soberanos exilados ou pretendentes, há muito que reconheceram que o valor desses títulos e honras era medido, não por direitos histórico precludidos, mas pela credibilidade intrínseca, ou seja, se quiser, pelo número e qualidade das pessoas que aceitam e reconhecem esses soberanos ou pretendentes.
O mesmo se passa com o INP. É a qualidade dos seus fundadores e dos seus estatutos e também dos seus membros que define a aceitação dos seus diplomas.
Assim, o registo de armas no INP será quase um dever para os que acreditam no ideal da monarquia e na legitimidade do duque de Bragança pois quantos mais o fizerem, maior será a credibilidade dos diplomas emitidos. Claro que quem não acredita nesses ideiais e legitimidade e quiser ostentar armas, faz como sugerido, usa sem gastar dinheiro.

Estou evidentemente muito longe de esgotar o assunto mas, fico-me por aqui.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Instituto da Nobreza Portuguesa

#267506 | jpbabc | 28 dez 2010 18:02 | Em resposta a: #267496

Caros Confrades,


Aqui deixo um link que poderá elucidar melhor quem queira saber mais sobre o Instituto da Nobreza Portuguesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_da_Nobreza_Portuguesa

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267507 | jpbabc | 28 dez 2010 18:03 | Em resposta a: #267341

Caro Confrade,


Aqui deixo um link que o poderá elucidar sobre o Instituto da Nobreza Portuguesa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_da_Nobreza_Portuguesa

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267513 | facs | 28 dez 2010 19:06 | Em resposta a: #267489

Senhor BAcelar

Boa Tarde, na realidade nao vale a pewna de perder tempo com este genero de gente, aproveito a oportunidade para lhe desejar um bom ano

francisco simoes

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267530 | CCS1953 | 29 dez 2010 00:45 | Em resposta a: #267378

Caro Confrade,

O Senhor deverá dirigir-se à Associação da Nobreza Portuguesa, Rua do Alecrim em Lisboa, não me recordo o número, mas fica perto dos Bombeiro.

Leva a sua certidão de nascimento e os registo até ao seu avoengo que teve Carta de Armas, ou então tente telefonar e pergunte o que é necessário.

Na verdade num Fórum deste tido é de muito mau gosto este tipo de resposta.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267549 | JBdeS | 29 dez 2010 13:50 | Em resposta a: #267341

Caro Bacelar,

Aconselho-o a dirigir-se ao secretariado do Instituto da Nobreza Portuguesa (I.N.P.), Rua do Alecrim, 72 R/C Dto., 1200-015 Lisboa,
telefone - 351-21 3426853, cuja sede é no Palácio Fronteira, Largo de São Domingos de Benfica, 1, 1500-554 Lisboa.

Desejando que obtenha as respostas que procura, peço-lhe que aceite os meus cumprimentos,

Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267553 | luso | 29 dez 2010 14:19 | Em resposta a: #267361

O homen é esperto, sabe que vive em república, embora lhe falte cortesia.

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267556 | luso | 29 dez 2010 14:26 | Em resposta a: #267553

depois de semanas sem ter tido qualquer intervenção, noto que pululam, ainda mais, os cretinos de sempre que se vangloriam em fazer pouco dos outros.

Resposta

Link directo:

RE: o Instituto da Nobreza Portuguesa

#267559 | João Borges | 29 dez 2010 14:56 | Em resposta a: #267341

caro Bacelar

Tenho pena de algumas respostas que recebeu. Não pense que neste fórum a amabilidade é o mote, pelo contrário, não faltam indispostos e malcriados. Quando começei a frequentar o Genea em 2002 gostava de ler e intervinha quando tinha algo a contribuir. Progressivamente tenho-me afastado do fórum pela constante intromissão de índole pessoal e destabilização dos tópicos. Apesar de já lhe terem informado, deve dirigir-se por carta ao Instituto da Nobreza Portuguesa e expor o seu assunto ao secretário-geral, Engº António Mattos e Silva, que lhe responderá.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: o Instituto da Nobreza Portuguesa

#267610 | Bacelar13 | 30 dez 2010 00:12 | Em resposta a: #267559

Estimado SR,

Agradeço a amabilidade da sua resposta. Infelizmente tenho que concordar com o SR.
Votos de um Bom Ano,

Atentamente

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267611 | Bacelar13 | 30 dez 2010 00:14 | Em resposta a: #267556

Concordo plenamente

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267612 | Bacelar13 | 30 dez 2010 00:23 | Em resposta a: #267530

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267613 | Bacelar13 | 30 dez 2010 00:24 | Em resposta a: #267394

Agradeço
Atentamente

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267614 | Bacelar13 | 30 dez 2010 00:32 | Em resposta a: #267549

Obrigado SR, reintegro.

CORDIALMENTE


ANTÓNIO BACELAR

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267615 | Bacelar13 | 30 dez 2010 00:38 | Em resposta a: #267513

Obrigado, igualmente SR.

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267685 | A. Luciano | 30 dez 2010 19:08 | Em resposta a: #267341

Volto a este assunto porque, por mensagem privada, me chamaram a atenção para o que escrevi ...
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=267496#lista
... poder ser interpretado como querendo dizer que o registo de armas de família apenas diria respeito a monárquicos fiéis ao sr. D. Duarte Pio. Longe de mim tal ideia.

Antes do mais, enquanto o extinto Conselho de Nobreza, como o nome indicava, era um orgão de assessoria do duque de Bragança, como pretendente e chefe da nobreza portuguesa e em que a emissão dos alvarás estava condicionada a declaração de fidelidade, o INP foi, por vontade própria do actual duque, autonomizado como Instituto. Não sendo assim ou não pretendendo ser assim uma mera associação, como a Associação da Nobreza Histórica de Portugal, como Instituto, no meu entendimento, está vocacionado para o serviço das pessoas e famílias que, nos termos estatutários, possam integrar a nobreza de Portugal, sendo evidente que alguns destes não serão militantes do ideal monárquico nem entusiastas da dinastia brigantina.
É apenas natural que, pelo circunstancialismo histórico-familiar, monárquicos sejam a maioria; e mais maioria serão aqueles que reconhecem ao duque de Bragança a qualidade de chefe da nobreza portuguesa pois acredito que republicanos e indiferentes que reconhecem os direitos históricos do duque de Bragança serão bem mais do que os monárquicos que navegam noutras águas.
Pareceu-me por isso descabida e ridícula a crítica constante no artigo da Wikipédia de que a direcção do INP seria de pessoas próximas do duque de Bragança. Acaso seria natural que fosse de pessoas alheadas? ... ou, pior ainda, de pessoas próximas de um qualquer Pós-de-Mina ou de uma qualquer Tia Anica? (sem qualquer intenção de desrespeito por típicos apelidos alentejanos nem pelo folclore algarvio)

Há diversos motivos válidos para que se proceda ao registo de armas, embora tenha alguma dificuldade em aceitar como primordial a correntemente invocada intenção de homenagear antepassados ilustres e perpetuar a sua memória. No meu entender, a concessão de armas era uma questão pessoal e dependia apenas de méritos próprios, sendo secundária a questão de poderem ser atribuídas armas de sucessão ou armas novas. Claro que a apetência pela fidalguia foi sempre grande mas isso terá mais a ver com questões de vaidade do que questões de mérito. Na realidade, um armigerado recém-enobrecido, por regra, seria socialmente mais significante, pois teria de se ter afirmado pela positiva enquanto ao fidalgo apenas se exigia que não tivesse decaído ou prevaricado.
Hoje, pelo facto de vivermos em república, não será já assim e apenas poderão ser considerados os direitos históricos, salvo decisão discricionária do Príncipe que, creio eu, poderá ocorrer raríssima e pontualmente. Não sei - não sei mesmo - mas nem creio que o INP peça aos peticionários o habitual certificado do Registo Criminal.

Continuo muito longe de esgotar o assunto mas espero ter já conseguido desfazer erradas impressões que a minha mensagem anterior terá deixado.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267688 | JBdeS | 30 dez 2010 20:28 | Em resposta a: #267685

Meu caro A. Luciano,

Agradeço as suas mensagens esclarecedoras e acima de tudo construtivas. Gostaria de referir que, ao escrever ao I.N.P. a respeito de um registo de Carta d'Armas ou de um título nobiliárquico, o autor deverá declarar que reconhece S.A.R. o Senhor D. Duarte como chefe da Casa Real Portuguesa.

E peço-lhe que aceite os meus cumprimentos
Vianna

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267694 | rmpt | 30 dez 2010 22:15 | Em resposta a: #267685

Caro A. Luciano

Será que o Senhor Duarte Pio de Bragança já pediu ao Instituto da Nobreza Portuguesa autorização para usar as suas armas de família?
Ou ele como chefe de uma das mais importantes famílias históricas de Portugal não dá o exemplo?

R.T.

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267735 | zamot | 31 dez 2010 14:13 | Em resposta a: #267694

Não sei se os meus amigos sabem que o registo de marcas e patentes sempre que alguém pretende registar uma marca ou um logotipo que tenha a ver com titulos Portugueses e com Aramas Portuguesas, consulta sempre o INP para ver se essa pessoa tem legitimidade para o fazer.

O vinho Duque de Viseu paga Royalties ao Senhor Dom Miguel, o Engº Portugal Ramos paga royalties ao legitimo titular pelo uso das seguintes marcas : Marquês de Borba, Conde de Vimioso, etc. A Dão Sul paga Royalties ao legitimo titular pelo uso de Condessa de Santar, Marquês de Santa Iria, Conde de Óbidos, o Engº Manuel Beatriz paga direitos ao Marquês de Lavradio por ter um vinho com essa marca, e muitos outros casos conhecidos. Pelo que não sei se o uso de titulos não tem mesmo uma força legal e se o papel do INP é mesmo privado. Pelo menos há uma instituição oficial que o consulta.

Um bom ano para todos

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267745 | rmpt | 31 dez 2010 15:34 | Em resposta a: #267735

Caro Zamot

Acho muito bem! O mesmo se passa com o Senhor Cristiano Ronaldo, conhecido futebolista, que cada vez que usam o seu distinto nome associado a um produto pagam grandes Royalties.

Bom Ano para todos

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267747 | Menarue | 31 dez 2010 16:22 | Em resposta a: #267486

Who is RT please? If he is a a "dear" I would like to know more about him.
I hope that by now Sr.Antonio Bacelar has the information he so politely asked for.
Compliments,
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267759 | Bacelar13 | 31 dez 2010 19:15 | Em resposta a: #267747

Hello,
IF you understanding the Portuguese, why you don´t writing ii Portuguese...!

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267760 | Menarue | 31 dez 2010 19:19 | Em resposta a: #267759

Because I write Portuguese very badly, I understand perfectl,y and I have worked at translations but only Portuguese into my native tongue English. I could try, but I feel badly about writing bad Portuguese, the Portuguese language doesn´t deserve such a massacre.
Regards,
Menarue

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267770 | facs | 31 dez 2010 22:41 | Em resposta a: #267745

Caros Amigos

Vejam só que uma preguntazinha que um dos nossos confrades aqui pôs se tornou uma polémica bastante grande, acabou numa conversa de insinuaçoes, e acabou por intervenientes do Genea, quanto a mim acho que todos tem o direito de serem esclarecidos e nao troçados por uma duvida que lhe foi posta . Eu pessoalmente tenho muitos duvidas mas em relaçao ao genea nao tenho tido razao de queixa tanto na parte dos meus colegas confrades como dos responsaveis por este site. a todos um bem haja.
Ja agora faço votos para que todos tenham um bom ano de 2011 e que este o ano que vos traga paz alegria e muito amor

um abraço Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#267774 | Bacelar13 | 31 dez 2010 23:50 | Em resposta a: #267760

Well..you are well-minded, i´m deceived. In fact ...it´s only natural for a English writing in Portuguese, is like me, writing in English!!
Regards,

António Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#269536 | BarroseCunha | 30 jan 2011 20:21 | Em resposta a: #267694

Os Bragancas sao caso de Morgadio Especial ainda em vigor:
Os bems dos Bragancas estao separados dos do (Mao?) "Estado Portugues"...
e assim os Bragancas sao DONOS dos seus Titulos...

LC de BC

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#269600 | MontDias | 31 jan 2011 22:55 | Em resposta a: #267341

A propósito do muito que já aqui se falou neste tópico sobre a inícial e justa pergunta do confrade Pereira Bacelar, e não obstante os direitos que cada um tenha do uso de armas (com as devidas distinções) familiares, quero deixar bem claro, que os escudos de armas são pessoais e simbolizam uma única pessoa e que qualquer indivíduo, independentemente do seu estatuto nobre, clerical ou plebeu, pode fazer uso e adoptar armas, em Portugal, sem consultar nenhum conselho, ou autoridade nessa matéria, desde que sejam guardadas as normas do brasão e a função primordial da heráldica, que é a dintinção do indivíduo, tomando, por conseguinte, o cuidado de não adoptar armas que pertenção ou tenham pertencido a outrém.
As armas podem ser registadas como se regista um qualquer logótipo de uma empresa e passam a pertencer legalmente a essa pessoa, podendo fazer uso dessas armas, ad libitum, conforme lhe permita a lei. Mesmo que as armas não sejam registadas e não havendo nenhum impedimento contra terceiros, a pessoa ganha posse delas pelo uso.

Será que existe algum português que não descenda de famílias nobres?
Analisando o ADN de cada português, todos devemos ser nobres por algum cruzamento dos nossos ancestrais, talvez que todos sejamos netos de Dom Afonso Henriques... O que há são pobres e ricos, porque nobres antepassados todos os teremos. Portugal até nisto é minúsculo!!

Resposta

Link directo:

RE: Quais os requisitos para se obter renovaçaõ de Carta de Armas? Qual a entidade que a emite?

#332352 | Sérgio Sodré | 12 jul 2013 16:00 | Em resposta a: #269600

Mas nada disso importa ao assunto, pois ou se faz o esforço de investigação e de recolha documental ou não se faz nada e usa-se o que se quiser sem o mérito associado a esse trabalho....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 11:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen