Dois acontecimentos dignos de menção

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas

Dois acontecimentos dignos de menção

#266608 | CNT | 10 dez 2010 23:44

D. Fernando Mascarenhas - Marquês de Fronteira, foi um bom corredor de automóveis, tendo competido com os melhores corredores nacionais e estrangeiros.
Uma vez, quando comia num restaurante de Vila Real na altura de uma prova automobilística que se realizava nesta cidade, um provocador que se encontrava no mesmo local resolveu, repetidamente, invectivar D. Fernando, proferindo em voz altissonante, que o visado não passava dum pexote, que não tinha unhas para o carro que conduzia e outros mimos de quilate idênticos.
Vendo que o pulha não terminava do insultar, D. Fernando, que não era de pau, mas sim um ser humano possuidor de grande dignidade, decidiu, dado que a paciência tem os seus limites nos seres racionais e, até, nos irracionais, agir de modo a acabar com os injustificados, imerecidos e atrevidíssimos impropérios, não deixando, porém, de ajustar a sua resposta à conduta desse sujeito, que mais parecia um pau bolorento de cheiro nauseabundo. Com esse fito, decidiu e bem mandar o naco apodrecido para um sítio mais condizente com o seu estado: o meio da rua.
E fê-lo com uma mestria e eficácia dignas dos maiores elogios e admiração:
Sem titubear, e, sobretudo, sem qualquer contemplação ou hesitação, enviou-o directamente para o olho da rua; mas, com uma perícia de tal ordem, que o bandalho alcançou aquele local pela montra do estabelecimento.
D. Fernando que também era um homem recto e justo, pormenores que costumam ser apanágios dos valentes autênticos, pagou os estragos provocados pela saída célere do energúmeno, pelo dobro do preço.

Outra ocasião, em que D. Fernando ganhou um prémio pecuniário de valor elevado numa corrida efectuada no Porto, ofereceu-o, completo, às instituições daquela cidade que se ocupavam dos desditosos.
Em suma, D. Fernando, aliava à sua força hercúlea uma alma caritativa e bondosa.
Atributos dos gigantes.
CNT

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266637 | d. soares | 11 dez 2010 14:59 | Em resposta a: #266608

UIIII , que herói! Deve ter sido mesmo assim! Agarrou mesmo no dito senhor, atirou-o pela porta a fora e o tipo até nem rispostava nem nada! O comportamento do sujeito é reprovável, agora disso a por as mãos em cima, lamento, mas dúvido!

Não passa de uma história romanciada para contar às criançinhas!

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266642 | Mavasc | 11 dez 2010 19:19 | Em resposta a: #266637

Duvida mal! e "romanceada" é com "e"! aprenda a escrever e duvide depois.

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266643 | Hirão | 11 dez 2010 19:42 | Em resposta a: #266608

De facto, um homem digno que sabe aliar educação à justiça no trato.

Como dizia meu avô, "é assim que tem de ser."

Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266669 | d. soares | 12 dez 2010 12:52 | Em resposta a: #266642

DUVIDO!

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266672 | A. Luciano | 12 dez 2010 13:10 | Em resposta a: #266669

« DUVIDO! »

Apesar de tudo, melhor que o “dúvido” da mensagem anterior. Mas, sem grande esforço de imaginação, até vejo os lábios apertados e oiço o pezinho a bater no chão. Enfim, fúrias juvenis de quem não tem idade para recordar nem ter ouvido esta e outras histórias de D. Fernando Mascarenhas.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266673 | d. soares | 12 dez 2010 14:26 | Em resposta a: #266672

Chame o que quiser, duvido! Mais, começo achar que se trata de mais uma mentira para tentar glorificar, quem não tem nada de heroi ou de glorificante.

Mais, grande parte dos monárquicos não passam de uns covardes de primeira.

Se querem glorificar alguma coisa, seus velhos caducos, falem de actos bondosos, como o de ter oferecido o prémio. Agora terem a lata de vir aqui dizer, que agarrou em alguem e atirou-o pela porta a fora? AAAAAAAAHHHHHHHHHHHH, que piada! O mais certo foi fazer queixas ao proprietário do restaurante que de seguida enfiou o dito senhor na rua! O comportamento do senhor foi incomodativo e represivel, agora dai a puxar pelos colarinhos, vai um grande caminho!

Mas, como sou um juvenil, não é problema meu que a velharia viva um sonho criado por ele, mas existe um problema, não é a realidade!

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266679 | Hirão | 12 dez 2010 16:01 | Em resposta a: #266672

Pois eu ainda não entendi, realmente, nada do que se passa...

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266680 | rmfrp | 12 dez 2010 16:17 | Em resposta a: #266608

Caros Colegas:

O que eu gostava mesmo, mesmo, mesmo de saber é o que este tópico está a fazer num Fórum dito "de Genealogia"...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266691 | joão pombo | 12 dez 2010 19:10 | Em resposta a: #266679

Também não estou a perceber o que se está a passar aqui....

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266699 | JC | 12 dez 2010 21:36 | Em resposta a: #266608

Embora esta história não tenha nada a ver com este site não duvido que seja verdadeira. Há inúmeras histórias de brigas dos irmãos Mascarenhas que eram famosos também por isso.

Era um dos melhores condutores e corredores de automóveis sua época tendo ganho muitas provas em Portugal e Espanha, tendo morrido num desastre de automóvel quando ia para uma corrida em Madrid.

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266700 | A. Luciano | 12 dez 2010 22:03 | Em resposta a: #266680

Caro confrade Rui Pereira,

Mais dois confrades se queixaram de não estar a compreender mas, para mim, foram eles os incomprensíveis, pois não se percebe da colocação das mensagens - a quem respondem - se não percebem o tópico (deveriam ter respondido ao iniciador, se não percebem alguma(s) da(s) mensagem(ns); por isso não os posso esclarecer (embora gostasse!).

Mas a sua mensagem é quase 100% clara: discorda do assunto por não se adequar a um "fórum" de genealogia. E só não é 100% clara por ter escrito "dito de genealogia" o que cria alguma ambiguidade...
Vou então recorrer a quem de direito, isto é, às regras do "fórum":

1. Estamos num espaço de estudo de Genealogia, no qual se debatem assuntos relacionados, através de tópicos e mensagens.
2. Trata-se de um espaço privado de leitura pública, moderado pelos administradores deste site.
3. Não são permitidas mensagens ou tópicos que não versem sobre Genealogia ou ciências afins, não autorizados pelos moderadores, considerando a identidade deste site e a existência de inúmeros chats e outros fóruns, temáticos e não temáticos, disponíveis na internet.

Há assim duas possibilidades em aberto:
a) Os moderadores autorizaram;
b) Os moderadores estão de fim-de-semana.

Creio que o decorrer do tempo esclarecerá qual delas será a correcta.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266704 | rmfrp | 12 dez 2010 22:56 | Em resposta a: #266700

Caro A. Luciano:

Eu respondi à mensagem original.

Este tópico não tem qualquer relação com Genealogia.

A minha opinião é a que expressei. A opinião dos moderadores não será necessariamente a minha.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266739 | Hirão | 13 dez 2010 11:51 | Em resposta a: #266700

Caro confrade A. Luciano,

"Mais dois confrades se queixaram de não estar a compreender mas, para mim, foram eles os incomprensíveis, pois não se percebe da colocação das mensagens - a quem respondem - se não percebem o tópico (deveriam ter respondido ao iniciador, se não percebem alguma(s) da(s) mensagem(ns); por isso não os posso esclarecer (embora gostasse!)."

Os dois confrades em questão, naturalmente, são o João Pombo e eu.

Devo lhe dizer que compreendi, e muito bem, a postagem e assunto originais, entretanto, pouco ou quase nada do que se tornou, com as devidas contestações de uns (com seus "uiiiiiis" & Cia Ltda), as farpas pouco ácidas mas contestadoras de outros, e apoiadores (isolados) de ambos os lados (o que é mais confuso)... E tudo isso por conta de uma "história" (que eu não sei mais se escrevo com "h" ou "e"... que seja) sobre D. Fernando. Por fim, posso dizer-lhe que não entendi esse ranço para com o "acontecimento" em questão e para com a personagem central.

Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266740 | Hirão | 13 dez 2010 11:55 | Em resposta a: #266691

Pois, ao que parece, apenas nós dois ainda não fomos iluminados frente ao verdadeiro "mysterium tremendum" que tem sido esse tópico...

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266749 | A. Luciano | 13 dez 2010 13:39 | Em resposta a: #266739

Caro confrade Hirão,

Continuo a não conseguir entender a sua incompreensão e, agora também as suas dúvidas sobr o “h” ou o “e”. Começo por estas últimas.

O iniciador do tópico narrou um episódio pitoresco protagonizada por D. Fernando Mascarenhas. Após a reacção de incredulidade de “d. soares” às 14:59 do dia seguinte a mensagem seguinte foi a da dra. Maria Benedita, às 19:19 e seguiu-se a sua às 19:42. A natureza dessa sua mensagem, que transcrevo por comodidade, ...
“De facto, um homem digno que sabe aliar educação à justiça no trato.
Como dizia meu avô, "é assim que tem de ser."
Saudações.”
... não denota qualquer dúvida sobre a veracidade do narrado.

Posteriormente, eu próprio (12.12 às 13:10) e cito “Enfim, fúrias juvenis de quem não tem idade para recordar nem ter ouvido esta e outras histórias de D. Fernando Mascarenhas.” e o confrade José de Castro Canelas (12.12 às 21:36) e cito “Embora esta história não tenha nada a ver com este site não duvido que seja verdadeira. Há inúmeras histórias de brigas dos irmãos Mascarenhas que eram famosos também por isso.” confirmámos, eu que já ouvira referir o episódio, o confrade Canelas que aquele era plausível. Ninguém mais, além do confrade “d. soares” manifestou qualquer dúvida.
Assim não percebo o que o possa ter levado a evoluir da sua credibilidade inicial para o actual estado de dúvida:
- As mensagens seguintes de “d. soares” incutiram-lhe uma dúvida razoável?
- As intervenções minha, de J.C.Canelas, sem esquecer a inicial da dra. Maria Benedita, foram por si entendidas “a contrario”?
Se foi a primeira, seria excessivo como falta de discernimento; se foi a segunda seria, no mínimo, deselegante.

Quanto à sua incompreensão, se é referida a mensagens do confrade “d. soares” não o posso ajudar, não porque não as entenda pois são cristalinas a quem sabe ler para além do que foi escrito mas porque não me apetece ser eu a provocar a eliminação do tópico. Se se refere a quaisquer outras, diga qual ou quais ou que partes delas e terei o maior gosto em explicar pois nenhuma me oferece a menor dúvida.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266755 | Mário Marques | 13 dez 2010 15:06 | Em resposta a: #266608

Caros confrades!
E que tal abrir um tópico para se contarem os actos heroicos feitos a soco e pontapé de todos os "marialvas" desta terra.
Ah! Claro. só dos que tiveram alma caritativa e bondosa e dos pulhas e bandalhos que os provocaram.
saudações
Mário Marques
P.S. Espero que o Sr. Marquêz de Fronteira tenha feito mais alguma coisa na vida do que andar à pancada e conduzir automóveis

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266756 | Hirão | 13 dez 2010 15:09 | Em resposta a: #266749

Caro confrade A. Luciano,

Receio que haja algum mal entendido nessas questões que, não sei porque cargas d'água, se complexificaram atingindo um nível no mínimo estranhavel e, de todo, irrelevante.

Em máxima síntese, minha dúvida se resume à veracidade ou não da história (com "h", factual; com "e", mera fantasia...), enfim, se o episódio que o confrade CNT contou-nos é facto ou não (posto que também não sei o motivo e muito menos qual a relevância), o qual o confrade d. Soares refutou... Querelas que, fazendo-se as devidas contas, levam ao nada. Assim, não denotei inicialmente qualquer dúvida por ter, simplesmente, acreditado no relato.

Mas, com essas idas e vindas, creio ter entendido...

Grato pela deferência,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266781 | CNT | 13 dez 2010 20:54 | Em resposta a: #266755

Para aqueles cujo entendimento é mais débil, alerto que montra não é sinónimo de porta!
E que pegar num ordinário e arremessa-lo pela montra, sem lhe bater, também não é sinónimo de socos e de pontapés!
É, isso sim, uma atitude, um feito não possível de concretizar por muitos.

O que vou contar só se justifica, para demonstrar aos incrédulos, que há seres humanas capazes de coisas que não estão ao alcance da maioria:
Há alguns anos, na região de Guimarães, só com a chegada de reforços e, mesmo assim, com muito custo, a GNR pode imobilizar um russo que estava sozinho e desarmado.
No rescaldo da contenda, vários polícias tiveram de ser assistidos no hospital.
A notícia, pormenorizava ainda, que alguns dos feridos eram de compleição avantajada.
Numa dada altura, conheci por acaso e vi no interior da Rússia, um português daqueles que não têm medo de nada e muito menos de ninguém, como são todos aqueles que pertencem à família dos fanfarrões, de físico longamente construído e treinado pelo uso sistemático dos pesos e alteres, apanhar um estalo dum sujeito menos corpulento, que o fez espalhar-se lateralmente e resvalar no chão tal o impulso da pancada e sabe-se lá que mais. O medo foi de tal ordem, que mal se levantou, saiu dali a correr aterrorizado.
É evidente que casos como estes não entram nas cabeças daqueles que sofrem de complexos de inferioridade ou daqueles que comungam dos mesmos ideais e comportamentos do provocador de D. Fernando.
Será que estes discípulos insolentes, detractores e ignorantes, fazem alguma coisa de útil à sociedade e ao país!!?
CNT

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266782 | CNT | 13 dez 2010 20:59 | Em resposta a: #266781

Quantos dezenas de tópicas pululam por aqui, que não se relacionam com a genealogia? Será que algum destes verbos-de-encher se escamou por e com isso?
Se conseguirem deixar de ruminar e puderem levantar a cabeça o que lêem em cima?
Todos esses títulos são de genealogia?

Resposta

Link directo:

RE: Dois acontecimentos dignos de menção

#266783 | CNT | 13 dez 2010 21:11 | Em resposta a: #266755

Tenho a satisfação de ser o primeiro a aplaudir essa tirada tão original e propositadíssima, ainda por cima, tão bem temperada e regada com um fiozinho de tão finíssima e elegantíssima e inteligentíssima ironia, digna de de um autêntico marquez mario.
Se o digníssimo pulha e agressor verbal de D. Fernando, pudesse ler a sua sublimadíssima ode, quanto deleitado não ficaria consigo!

Conta, conta, conta lá então um desses actos heróicos!

Relate, por exemplo, a forma como o D. Fernando, lançando mão da mesma técnica que usou com o bandalho de Vila Real, saturado de ouvir as suas repetidíssimas exigências, ditadas pela fome, cada vez mais exasperada pela visão irresistível proporcionada pelos fardos de palha que ladeavam o circuito onde treinava, o agarrou pelos fundilhos dos calções, que nunca mais deixou de vestir e, fazendo-lhe a vontade, delicada e generosamente o arremessou para o sítio onde a abundância da comida era maior: para uma curva.
O dia do favor é a véspera da ingratidão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 20:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen