DORTAS no Brasil...de onde vieram ou como chegaram ao Brasil?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

DORTAS no Brasil...de onde vieram ou como chegaram ao Brasil?

#265102 | Dortas | 10 nov 2010 22:59

Familia Dortas

Meu trisavo chamava-se Candido Vieira Dortas e o filho meu bisavo Tito Livio Vieira Dortas. Tito Livio nasceu em Sergipe, Brasil, em 1839 mas nao sei ao certo se o pai dele Candido nasceu em Sergipe, provavel que no estado da Bahia. Na minha familia alguns falavam que teriam vindo da Italia, outros diziam da Espanha, e Portugal. Na verdade em minhas pesquisas tenho referencias de ate Samuel Abraao Dortas que veio de Salamanca para Leiria em Portugal e la viveu por volta de 1495 e logo teve que deixar Portugal pelo efeito da Inquisicao.
Em documentos de meu bisavo tem assinaturas como Dortas e D'Ortas. o Dorta ou Dortas com O ou Ortas significa que veio de Espanha.
Eu estou no facebook como Edvaldo Dortas caso deseje contactar-me por la, mas antes de adicionar envie uma mensagem identificando-se.
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: DORTAS no Brasil...de onde vieram ou como chegaram ao Brasil?

#265304 | duarte1968 | 15 nov 2010 11:04 | Em resposta a: #265102

O apelido Horta existe de facto em varios paises, como indica Italia (um destes foi para a Belgica, ai fundou familia, e dai um deles foi para o Brasil aonde existe uma grande familia sobretudo na regiao de Rio de Janeiro e Niteroi), em Espanha (sobretudo Aragão), e em Portugal.
Em Portugal existe este apelido em varias regioes, mas estas familias nada têm a ver umas com as outras.
Esta enganado se pensa que o facto de escrever Orta ou Dorta queira dizer que veio de Espanha. Trata-se simplesmente da maneira de escrever antigamente (seguiam a fonética da palavra)
Os meus proprios antecedentes escreviam Orta, d'Orta e da Horta;
Espero que o tenha ajudado
Escreva sempre
Fernando Horta

Resposta

Link directo:

RE: DORTAS no Brasil...de onde vieram ou como chegaram ao Brasil?

#265310 | Conde | 15 nov 2010 16:10 | Em resposta a: #265304

Muitos serão da região de Peniche,Óbidos, Alcobaça. As grafias aparecem todas, alternativamente. Os mais conhecidos são os do Algarve.

Resposta

Link directo:

RE: DORTAS no Brasil...de onde vieram ou como chegaram ao Brasil?

#265311 | Conde | 15 nov 2010 16:13 | Em resposta a: #265310

Há no ttonline dezenas de Ortas ou Dortas ou Hortas presos na Inquisição. Vale a pena ir ver.

Resposta

Link directo:

RE: DORTAS no Brasil...de onde vieram ou como chegaram ao Brasil?

#265334 | Dortas | 15 nov 2010 22:56 | Em resposta a: #265304

No diploma do meu bisavo Tito Livio Vieira Dortas, da Faculdade de Direito de Sao Paulo no Brasil, 1866, consta o apellido escrito como D'Ortas. Em uma das nomeacoes para juiz da cidade de Simao Dias em Sergipe, Brasil, o nome consta como d'Ortas ( nomeacao: http://good-times.webshots.com/photo/1248817857014872519SIVIzh ). Possuo os documentos originais e fotos do sec XIX. Outros documentos e mais tarde encontro o nome como Dortas.
Procurei na Torre do Tombo, Arquivos em Lisboa, no norte de Portugal mas nada encontrei sobre a minha familia. Fui encontrar apenas com o nome exatamente como assinamos hoje em dia em 1496 em Leiria Samuel Dortas, judeu, impressor de livros, mapas de navegacoes. A familia de Samuel Dortas vivia em Salamanca e imigraram a Portugal por motivo da Inquisicao mas nao tardaram em ter que sair de Portugal pelo mesmo motivo. Ele esta diretamente ligado aos Dortas. Encontrei uma ligacao apos varias geracoes com a ida de alguns Dortas a Holanda e la houve um reencontro de geracoes os quais assinavam Dorta, Dort, Dorth. Um deles o comandante da Invasao Holandesa ao Nordeste do Brasil, a Salvador, Bahia, Pieter Van Dorth or Dort, Johan Van Dorth, Manuel Van Dorth, mesma familia. Manuel Van Dorth ficou em Porto Calvo no estado nordestino, Alagoas. Hoje ha uma familia Dorta em Alagoas, Pernambuco, Paraiba, e muitos seguiram o mesmo rumo profissional nas areas de medicina, militar e politica. Pieter Van Dorth ficou em Salvador e fugiu quando as forcas da Espanha/Portugal retomaram Salvador da Bahia, ha poucos anos foram encontrados os restos mortais de Pieter Van Dorth e existe uma pedra em homenagem ao governador Holandes Pieter Van Dorth. E o mesmo passou-se pois em Salvador e redondezas surgiram pessoas com o nome Dortha, Dorthas, Dortas. Johan Van Dorth foi capturado e sei que foi morto, e se nao estou enganado por um nativo que lutava a favor de Portugal e Espanha.
Mas em Sao Paulo sudeste do Brasil existem muitos Dorta sem o "S" final e muitos eu conversei e alguns sao originarios da Italia, Ilhas Canarias onde ha a maior concentracao de Dorta.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen