O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264682 | Peña Rey | 01 nov 2010 22:19

Pergunto se alguém conhece a relação de parentesco entre pessoas das familias Saldanha da Gama com as das Familias Moreira no Paraná, Brasil.
Fiquei sabendo que os Saldanha da Gama do Paraná fazem parte de um ramo de descendentes do Marquês de Pombal.

Peço por favor ajuda para esclarecer.

Agradecido. Clovis Manoel Pena . clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264692 | d. soares | 02 nov 2010 08:58 | Em resposta a: #264682

Caro Confrade,


O conhecimento genealogico dos confrades não é infinito e, grande parte dos estudos em relação ao marquês em causa, são sobre familias de portugal. Mas, não significa que nã exista outros além Portugal. A bastardia sempre existiu, ou então algum filho ou neto partiu à busca de novas aventuras na terra do novo mundo.

Pode começar por explicar o que o leva a pensar que essa familia está ligada ao Marquês! Também fiquei curioso.

Cumprimentos,

RMS

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264693 | Peña Rey | 02 nov 2010 10:13 | Em resposta a: #264692

RMS:
O que me levou a buscar a ligação de algum ancestral com o Marquês surgiu de depoimentos de famíliares mais antigos, da parte de minha avó materna Carmelita Moreira.

Ela era filha de João Antonio Moreira natural de Campo Largo, Paraná, que nasceu em 1869 e faleceu em Ponta Grossa, Pr, em 1963 com 94 anos --- e de Francisca Cândida, da família Almeida, que nasceu cerca de 1876, natural de Antonina, Paraná.

Estou pesquisando tanto a origem dos Moreira como a dos Almeida. Pelas informações parece mais provável o lado dos Almeida, de Antonina.

Obrigado por seu interesse e agradeço por qualquer informação.

Clovis Manoel Pena. clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264694 | Peña Rey | 02 nov 2010 10:17 | Em resposta a: #264692

Adiciono o seguinte: Quanto a ligação de um tronco do Marquês com os Saldanha da Gama no Paraná ou Saõ Paulo, recebi a informação neste fórum.

Sds. Clovis

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264695 | d. soares | 02 nov 2010 10:21 | Em resposta a: #264694

Caro Confrade,


Concordo consigo, é muito mais provável ser do lado dos almeidas! Contudo, eu acho que deve pesquisar, procurar, até encontrar um indicio mais forte. Só depois tente fazer a ligação a esta Casa de Pombal!

Os melhores Cumprimentos

RMS

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264696 | Peña Rey | 02 nov 2010 10:47 | Em resposta a: #264695

RMS. A afirmação, não é por hipótese. Foram depoimentos de familiares. Penso que não é um caso de consistência mas sim de confirmação documental. Não haveria motivos para a minha avó inventar uma história destas. As ligações eram sim com domínios no litoral paranaense, portanto do ramo dos Almeida.

Fraternalmente, Clovis

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264697 | d. soares | 02 nov 2010 11:04 | Em resposta a: #264696

Confrade


Não me leve a mal, não pretendo dizer que se trata de uma hipótese. Sim, é uma questão de confirmação documental. Em tempos, um ilustre genealogista disse-me, que, a memória genealógica familiar é uma ferramenta fundamental nas pesquisas. Na altura deu-me um caso dos Albuquerques, o caso consistia em sete gerações em que o nome não constava, então, o genealogista ficou curioso, pois o nome não constava nos pais e nos avós e por consequente nos bisavós. Ao procurar até ao óitavo avó finalmente encontrou, o que explica esta situação? A memória genealógica, o pai sabia da existência do nome, por transmissão oral de pai para filho, até que passado algumas gerações decidiu "renascer" o nome novamente.

Acho que o seu caso trata-se de certa forma, de uma memória genealógica familiar, agora só tem de comprovar documentalmente.

Atentamente,

Ricardo d'Moraes e Soares

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264699 | Peña Rey | 02 nov 2010 11:27 | Em resposta a: #264697

Caro Ricardo:

VIRGÍLIO MOREIRA, que nasceu em Campo Largo, Paraná, em 1900, era filho de Luiza SOARES Moreira e Joaquim Antonio Moreira e neto de "João Antonio Moreira" e Maria Marques Anunciação.

João Antonio Moreira é meu bisavô, nascido em Campo Largo em 1869. mas ainda não sei se é este aí de cima. Estou pesquisando isto. Pode ser, mas cartório naquela época em Campo Largo, ainda era um sonho. Vamos ver.

Veja só como é! Achei um Soares em um dos ramos dos Moreira.

Abraço.

Clovis Manoel Pena

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264701 | Hirão | 02 nov 2010 11:53 | Em resposta a: #264696

O "tronco" dos Saldanha da Gama está no casamento de João de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes Brito, 6º conde da Ponte ( http://geneall.net/P/per_page.php?id=21500 ), com Maria Constança de Saldanha Oliveira e Daun ( http://geneall.net/P/per_page.php?id=21501 ), de quem basta seguir o costado materno até chegar no marquês. Sua descendência foi das mais numerosos possíveis, dentre a qual se pode destacar o contra-almirante Luiz Philippe de Saldanha da Gama, um dos líderes da Revolta da Armada.

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264702 | Peña Rey | 02 nov 2010 12:11 | Em resposta a: #264701

Obrigado, Hirão. Vou seguir a sua orientação embora meu objetivo principal não vá à tão longe. Já me sentirei realizado no momento em que descobrir o lugar de origem da minha família em Portugal e na Espanha.
Peço que me permita consultá-lo adiante se precisar, pois sou amador neste assunto.

Clovis Manoel Pena

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264704 | Peña Rey | 02 nov 2010 12:49 | Em resposta a: #264701

ACHEI HIRÃO !!!! MUITO OBRIGADO !!!!!

Veja o nome:

Maria José da Graça Teles de Melo DE ALMEIDA Malheiro
* Lisboa, Pena 17.09.1823 + Alcochete, Alcochete, São João Baptista 02.10.1866

É um excelente indicativo. Agora tenho dados que podem servir para, assim desejo, confirmar informações de família.

Muito obrigado !

Clovis Manoel Pena -Bisneto de Francisca Candida nascida em 1876, Filha de João Antonio Almeida e Maria de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264705 | Hirão | 02 nov 2010 12:58 | Em resposta a: #264704

Caro Clóvis Manoel Pena,

Espero que encontre o que procura, no entanto, devo dizer-lhe que nada prova um sobrenome em comum ("misturas e confusão de apelidos", como dizia o Dr. Jorge Sá do Couto, o que é por demais natural na "cultura genealógica" luso-brasileira). Assim, as provas devem e precisam ser documentais, enfim, existe a necessidade de se provar por meio de registros e devida documentação que o sr. é parente ou mesmo descendente do Pombal.

Desejo-lhe sorte!

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264706 | Peña Rey | 02 nov 2010 13:11 | Em resposta a: #264705

Sim, é claro. estou apenas feliz pela coincidência entre algo que foi dito pela minha avó e um fato que encontrei hoje.

Eis:
Maria Joana Teles de Melo de Almeida Malheiro
* Lisboa, Santa Engrácia 18.06.1827
PaisPai: Francisco Xavier Telles de Melo Albuquerque Brito Freire Menezes e Faro Athayde e Lancastre * 20.11.1782
Mãe: Maria Ana Guilhermina de Antas da Cunha e Almeida Leite Pacheco Mello Baena Malheiro * 13.03.1797

Vou ver onde esta senhora viveu, morreu e assim por diante. Mas tenho claro que nasceu em Lisboa, Santa Engrácia em 18/06/1827. Isto é muitíssimo mais do que "conversa".

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264708 | roz | 02 nov 2010 14:17 | Em resposta a: #264706

Caro Clovis,

Agora 'e so pesquisar nos paroquiais:

http://etombo.com/paroquia/santaengracia.html e

http://etombo.com/paroquia/pena.html


Boas pesquisas e boa sorte.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: O Marquês de Pombal, os "Saldanha da Gama" e os Moreira no Paraná, Brasil

#264710 | Peña Rey | 02 nov 2010 14:49 | Em resposta a: #264708

Rosario, Deus lhe pague. Muito obrigado.
Clovis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 06:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen