Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Títulos

Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263183 | Conde de Granada | 30 set 2010 22:19

Caros,

Que ordem é essa?

Estava lendo o artigo que segue abaixo quando me deparei com o nome da referida.

Se alguém as tiver, gostaria de receber informações sobre a mesma.

Saudações,

Granada

--------------------------------------------------------
viernes 1 de octubre de 2010

CRÓNICA DE LISBOA.

Por D.José María de Montells y Galán, Heraldo Mayor de esta Casa Troncal.

Estuve en Lisboa, el fin de semana del 25 de septiembre, invitado por la gentileza de don Nikolaos Andriopoulos, para asistir a la entrega de su título de conde por Su Majestad el Rey Kigeli V de Ruanda. Para mí, regresar a Lisboa siempre es una fiesta. Tengo debilidad por la capital lusitana. Percibo que la ciudad está hecha a mi medida y si la ocasión propicia un reencuentro con los amigos, mejor que mejor. En ésta, amén de recrearme con esa luz asombrosa de Lisboa que me llena de euforia el corazón, tuve la dicha de abrazar entrañables hermanos que hacía tiempo que no veía.

No pude rendir, como era mi deseo, pleitohomenaje al buen rey ruandés porque lamentablemente se encuentra enfermo y el viaje desde Washington podría ser extremadamente fatigoso para su resentida salud. Lo sentí de veras porque le llevaba el regalo de un libro que sobre la Casa Real de Ruanda hemos escrito Alfredo Escudero y yo, recién salido de la imprenta y que no le pude dar en mano. Otra vez será.

Hizo sus veces, el carismático Obispo Emérito de Sao Tomé e Príncipe, don Abilio Rodas de Sousa Ribas, un verdadero santo, en presencia nada menos, que de SAR don David Bagration, Jefe de la Casa Real de Georgia; SAIR el Archiduque de Austria, don Andrés Salvador de Habsburgo-Lorena, Príncipe de Bohemia y Toscana, Príncipe de Hungría; SAR el Infante don Miguel de Portugal, Duque de Viseu; SAIR el Príncipe Ermías Selassie, Presidente del Consejo de la Corona de Etiopía y SAIR el Príncipe Osman Rifat Ibrahim, de la Casa Imperial de Turquía y Real de Egipto, todos ellos vinculados por una u otra razón a esta Casa Troncal.

No fueron los únicos, también asistieron doña Mary Loli Ojeda de De Las Heras, el Mayor Silva Duarte, Conde de Montezelos, nuestro canciller en Portugal, factótum del evento y algunos otros que se me escapan. Es de destacar la asistencia de nuestros amigos Felipe Loulé, Conde de Río Grande, Gran Maestre de la Orden de San Sebastián, dicha de la Flecha, Francisco Fonseca da Silva, Marqués de Ervededo, Abel Lacerda Botelho, Conde de Ribadouro, Vítor Escudero de Campos, Marqués de Sao Vítor o Antonio de Sousa Lara, Conde de Guedes. También se desplazaron a Lisboa, los griegos Tonis Breidel Hadjidemetriou, Barón Breidel y Antonio Kottis. Entre los españoles, los Marqueses de la Floresta y naturalmente, mi mujer y yo.

El Rey Kigeli, siempre atento a las iniciativas caritativas, deseaba recompensar la contribución del Sr. Andriopoulos, brillante y exitoso empresario griego, a los objetivos asistenciales del Fundación que lleva el nombre de Su Majestad. Una vida consagrada a los demás, desde una posición de poder económico, bien merece la demostración palpable del aprecio de un rey. De un rey en el exilio, que no ha abdicado nunca de sus prerrogativas regias y las ejerce en plenitud, cuando le da la real gana. Un título nobiliario no es cosa menor. A mi juicio, el Sr. Andriopoulos bien ganado se lo tiene. Por esa misma razón, su desinteresada ayuda a los más necesitados, recibió esa noche tan especial, algunos reconocimientos de diversas instituciones portuguesas.

El acontecimiento tuvo lugar en el incomparable marco del antiguo palacio del Marqués de Valle Flor, hoy el Hotel Pestana Palace (uno de los más hermosos de Lisboa) y fue culminada por una suculenta cena de gala, de la que uno, glotón al fin y al cabo, no puede reprimir la evocación del pato, realmente exquisito.

Pero, sin duda, lo mejor de la cena fue, no sólo el homenaje a quien nos había reunido, tan merecido, si no la exaltación de la familia y la nobleza, en un tiempo tan alejado de ambos conceptos, como el que nos ha tocado vivir.
De manera distendida y cordial, los comensales no hicieron más que desarrollar el discurso que la noche anterior al evento, había dirigido a los allí presentes, el Archiduque don Andrés Salvador. Tengo la satisfacción de conocerle desde hace mucho tiempo y aunque no asistí a su alocución, sé que dejó impresionados a todos por su erudición y elocuencia. El Archiduque es un hombre cabal, fiel a sus convicciones y principios y cuando habla, se le nota. Por eso gana corazones y voluntades.

No hay que olvidar que el Archiduque don Andrés Salvador pertenece a nuestra Diputación de Honor y que la Casa Troncal estuvo, por su intermedio, en boca de todos.

A la mañana siguiente, en la Misa oficiada por don Abilio, los que allí nos congregamos rezamos por la pronta recuperación de un rey modélico que ha sabido llevar con ejemplar dignidad, las vicisitudes de un azaroso exilio, lejos de su patria añorada. Amén.

Publicado por Doce Linajes de Soria en 00:01

--------------------------------------------------------
Fonte: http://docelinajes.blogspot.com/2010/09/cronica-de-lisboa.html

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263271 | Mlorena | 02 out 2010 13:35 | Em resposta a: #263183

Começa a transparecer-me que o Senhor tem algum complexo com o Conde do Rio Grande, é no mínimo estranho que na mesma semana seja a segunda vez que venha para aqui fazer perguntas sobre esse Senhor.

Reze menos e trabalhe mais.

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263272 | Conde de Granada | 02 out 2010 13:50 | Em resposta a: #263271

Mais uma vez, faz-me rir...

Ora pro nobis, Domine!

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263273 | Mlorena | 02 out 2010 13:55 | Em resposta a: #263272

Não tanto como me faz a mim ver a forma como assina.

Granada? Só se as foi buscar a algum armazém do exército.

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263275 | jorgealfredo | 02 out 2010 15:20 | Em resposta a: #263272

Senhores Confrades que se dão ao trabalho de ler as mensagens do Exmo Senhor Conde.
Em primeiro lugar, por pelo menos duas vezes neste fórum, solicitei que se identificasse. Não o fez, e no entanto continua a "torpedear-nos" com as suas insinuações, suas declarações e suas "ladaínhas" (quando lhe é conveniente).
Independentemente do que abaixo irei dizer e "assinar", sugiro "suportá-lo"- pois trata-se de figura folclórica - pelos seguintes motivos:
1. Trata-se de um complexo de inferioridade, aliás, patente em grande parte do povo Brasileiro - "tudo é o maior do mundo", os melhores artistas do mundo são brasileiros, etc., etc., e um "rosário" de outras comunicações da mídia, com que somos brindados diariamente. E então na F1 ?.
2. Uma parte da população brasileira não admite a "herança lusa", e a todo o momento demonstra a intenção da separação. - Vejam as campanhas internas pela mudança na escrita do nosso idioma lusitano, entre outras.
3. Somente os fatos acima descritos já bastariam para não levarmos em consideração qualquer afirmativa, ideia ou sugestão de tão eminente nobre.
4. Por fim, pois já gastei uma parcela do meu tempo formulando tantos "elogios" (Senhores: Lembro que o Conde de Granada, com toda a certeza, também é o maior Conde do Mundo), nunca me merecerá qualquer confiabilidade, quem se traveste de um título nobilárquico e intervém intempestivamente num fórum português. Porque o Senhor Conde não se apelidou, por exemplo, de Zé dos Abacaxis? ou mangas, ou qualquer outra fruta?.
Jorge Da Mota Leite

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263276 | JMSA | 02 out 2010 15:36 | Em resposta a: #263183

Caros Confrades,
Francisco Fonseca da Silva, marquês de Ervededo - Abel Lacerda Botelho, conde de Ribadouro - Vitor Escudero de Campos, marquês de São Vitor, mas o que é isto?! Quem é esta gente!?! Estes senhores continuam a querer brincar aos títulos e a necessidade de alimentar os seus egos é ilimitada e destituida de qualquer vergonha.
Agora percebo porque se vão comemorar os 100 anos da república em Portugal. Passado um século os pseudo-monárquicos que temos (graças a Deus ainda há honrosas excpções) é isto! TENHAM VERGONHA! Será que não percebem que os monárquicos válidos deste País NUNCA irão pactual com esta pategueira e mentira?
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263278 | Conde de Granada | 02 out 2010 15:47 | Em resposta a: #263275

1. Não nego que considerável parte do povo brasileiro tenha complexos de inferioridade. É notório, mas, tal não é fenômeno restrito à propalada "Nação Tupiniquim" que, pelo visto, amanhã se deitará no explendido regaço da troglodita Dilma Do-Chefe...;

2. Se há alguém que admita tal herança e a honre, tal pessoa sou eu. Aliás, sou contra a nova reforma ortográfica;

3. Vá catar coquinho...

4. Idem...

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263279 | JMSA | 02 out 2010 15:51 | Em resposta a: #263276

Esclarecimento:
Para quem não sabe: patego é sinónimo de saloio.
JMSA

Resposta

Link directo:

Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263280 | Conde de Granada | 02 out 2010 15:51 | Em resposta a: #263278

E da ordem, alguém sabe alguma coisa?

Não sabia de sua existência e nem que reis portugueses a tenham concedido. A propósito, parece ser muito antiga e, suponho, acabou sendo esquecida ou ofuscada pela de Cristo, Aviz e etc...

Assim, agradecia informações com maiores e melhores pormenores.

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263281 | Conde de Granada | 02 out 2010 15:55 | Em resposta a: #263279

Agradeço o esclarecimento linguístico.

De facto, eu não conhecia a palavra.

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263282 | Mlorena | 02 out 2010 16:52 | Em resposta a: #263281

Como se pode verificar a granada rebenta-lhe nas mãos e ainda assim comenta tudo menos o cerne da questão. Que disparate vem a ser este alimentado num fórum de genealogia???????????

Saliento que este Senhor geralmente nos brinda com citações de pesquisas que faz no google etc., muito estranho que na clara perseguição que está a lançar ao Conde do Rio Grande não tenha reparado que essa ordem ou lá o que lhe queiram chamar até site tem!

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263291 | Conde de Granada | 02 out 2010 19:13 | Em resposta a: #263282

Ó, Manuel!

Ao acaso anda fazendo uso da Cannabis?

Clara perseguição que estou a lançar? Não me diga que também padece de esquizofrenia?

Eu me refiria (e refiro), meu caro Budinha Sabe-Tudo, à ordem antiga, enfim, à fundada há séculos... Assim, aviso-lhe que, por meio do GOOGLE, pesquisei sobre o referido site da ordem restaurada... Mas, quero saber da antiga... uma vez que há pouquíssima informação disponível na internet, que já li...

Dessa ordem só fiquei sabendo quando li o texto/artigo constante no blog Doce Linajes...

Ademais, quanto a presente, tenho minhas dúvidas, uma vez que penso que o único que teria poder para restaurar uma ordem dormente seria o Chefe da Casa Real, ou seja, SAR o Sr. D. Duarte Pio, Duque de Bragança, detentor do "fons honorum" português.

Mas, cada um que pense como quiser, afinal, acho que estamos em democracia.

Pois bem... Arranja logo um psiquiatra e deixa de tirar essas suas transtornadas conclusões...

Ademais, peço que não desvirtuem o tema original.

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263292 | JMSA | 02 out 2010 19:46 | Em resposta a: #263282

Lendo o artigo e depois de visitado o blog, que o Confrade Granada (espero que não seja mais um destes "c"ondes mas apenas um user name) aqui postou só me vem à memória o Dâmaso Salcede, personagem criado há mais de 100 anos pelo grande Eça de Queiroz e que todos tão bem conhecemos.
O floreado da escrita, o trato sabujo na forma como identifica e fala das pessoas, o cuidado de ter colocado no blog o convite com o seu nome e hipotético título, o brasão, enfim ... uma verdadeira maravilha!!!! Não nos esqueçamos que o Dâmaso Salcede nos seus cartões de visita tinha as suas iniciais coroadas com uma ... coroa de conde! Se algum Confrade não conhece este personagem , o que me custa a acreditar, recomendo vivamente a leitura de "Os Maias" e ficará a saber as verdadeiras razões porque o Dâmaso Salcede se comportava daquela forma. Afinal não era mais do que um monte de complexos: fisícos, com as suas próprias origens e até com as mulheres, O que mais me espanta é verificar que ainda existam afinal tantos Salcedes..
Por outro lado, graças a estas raridades, tudo isto acaba por ser divertido, como divertidissímo é o personagem Dâmaso Salcede.

JMSA
P.S.: Não consigo perceber o que estava a fazer o Infante D. Miguel no meio daquilo mas, enfim...

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263293 | Conde de Granada | 02 out 2010 20:12 | Em resposta a: #263292

Meu caro confrade, JMSA

Certamente que é apenas e tão somente um username. Não passa disso, apesar de fazer referência à uma "lenda" familiar e à magnísfica e tão bela cidade de origem dos meus maiores.

Não "tenho" quaisquer títulos nobiliárquicos e nem ao menos quero um.

Grande abraço,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263294 | Conde de Granada | 02 out 2010 20:15 | Em resposta a: #263293

*magnífica

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#263295 | JMSA | 02 out 2010 20:31 | Em resposta a: #263293

Bem me parecia. Obrigado pelo seu esclarecimento.
Abraço
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Ordem Militar de São Sebastião, dita da Flecha

#317738 | Ivanaldo | 23 nov 2012 16:23 | Em resposta a: #263278

Prezados:

Meu nome é Dr. Ivanaldo Santos, sou filósofo, pesquisador e professor universitário. Moro no Brasil. Gostaria, se possível, de entrar em contato com alguém que faça parte da Ordem de São Sebastião, dita da Flecha. Alguém conhece um membro oficial dessa Ordem? Ou então conhece um site, e-mail outra forma de contato? Aguardo alguma resposta.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 18:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen