Medina - Ilha Graciosa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Medina - Ilha Graciosa

#262621 | Turlu | 21 set 2010 23:14

Caros Confrades,

Alguém "tropeçou" no casal João José Medina e Catarina Correia, residentes na Freguesia de Guadalupe, Ilha Graciosa?
São pais de Manuel José Medina que casou em 12/1/1771 em São Bento, Angra do Heroísmo com Francisca Josefa.

Antecipadamente grato

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Medina - Ilha Graciosa

#262686 | mosorio | 22 set 2010 22:56 | Em resposta a: #262621

Caro Miguel Santos,

Provávelmente descendentes de Francisco de Medina( Saudades ,livro 3º cap.V.& 18.) Francisco de Medina estando na Ilha de Santa Maria mas morador na Ilha da Madeira, comprou uma vinha a Pedro Francisco genro de Gaspar Garcia. Na Ilha da Madeira existiu vasta descendencia de Medinas. Os primeiros Medinas chegaram quando da ocupação Filipina.Poderá ser este ? http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1329945

Cumprimentos

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Medina - Ilha Graciosa

#262696 | Turlu | 23 set 2010 10:20 | Em resposta a: #262686

Cara M Emília,

Estes Medinas a que me refiro são mais recentes. Poderão ser descendentes do que me indicou. Até lá chegar haverá ainda muito caminho a percorrer.

Obrigado pela sua colaboração.

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Medina - Ilha Graciosa

#262789 | emed | 24 set 2010 11:23 | Em resposta a: #262621

Meu Caro
Nos meus apontamentos tenho o casal
João José Medina cc Catarina Correia
pais de Tomé Correia de Medina casado em 28 Agosto 1773 com Maria de São Mateus
pais de Maria Gertrudes Joaquina da Trindade casada em 1 Outubro 1804 com João Pereira da Cunha.
Este João Pereira da Cunha tem4 ou 5 gerações de antepassados.
Cumprimentos Emed

Resposta

Link directo:

RE: Medina - Ilha Graciosa

#262793 | Turlu | 24 set 2010 12:14 | Em resposta a: #262789

Caro Emed,

Nâo tem dados sobre a ascendência do casal João José Medina e Catarina Correia, de que descende a minha esposa, que me possa disponibilizar?

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Medina - Ilha Graciosa

#319683 | Eduardo10 | 25 dez 2012 13:30 | Em resposta a: #262789

Caro Emed,

Foi com grande alegria que li uma de suas mensagens, já faz algum tempo, a respeito de registos em ficheiro de sua propriedade a respeito de populações passadas na Ilha da Graciosa.

Venho pesquisando há anos em genealogia e encontrei, não faz muito tempo, em pesquisas de assentos de Santa Catarina, antepassados meus oriundos da Ilha da Graciosa, onde já possuo grande número de antepassados, muitos
deles descendentes de Pedro Correia da Cunha.

Ocorre que, agora, encontrei outros tantos antepassados, por documento pesquisado em assento por assento no IGI Family Search, que vão dar na Ilha Graciosa. Meu antepassado nasceu em Santa Catarina, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, em 1751, e o assento só dava o nome dos pais. Continuei lendo e fui encontrando seus irmãos. Já em 1763 nota-se uma mudança nos assentos. Ficaram mais ricos em informação. E foi assim que consegui subir outra geração.
Jacintho é o nome do meu tio que foi batizado a 30-06-1763, no Livro de Batismos n.º 01 de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, SC, Brasil, imagem 128 do IGI. Filho de Antonio de Souza da Camara e de sua mulher, Maria de Jesus; neto paterno de Domingos João de Aguiar e de sua mulher, Catarina dos Reis de Melo, e neto materno de André Corrêa Velho e de sua mulher, Maria de Novais. Já encontrei algo a respeito de André Corrêa Velho, que foi peticionário ao governo local e está na internet, num trabalho sobre a Ilha Graciosa, mas sem alusão à sua ascendência. Meu tio Jacintho foi assim batizado em virtude de seus padrinhos serem Jacintho Jacques Nicós, sargento-mor das Ordenanças, e D. Maria da Silva N. (suponho Nicós), fregueses da Vila de Nossa Senhora do Desterro (atualmente cidade de Florianópolis), Santa Catarina, Brasil. Os monárquicos brasileiros referem sempre Nossa Senhora do Desterro, ou simplesmente Desterro, nascido/a no Desterro, porque Florianópolis foi nome dado em virtude do famigerado presidente Floriano Peixoto, que, ávido por poder, teve a mão de ferro na condução da república e foi no seu mandato que houve, também, a degola de vários monárquicos no Rio Grande, Rio Grande do Sul, muitos desses meus parentes colaterais.

NUtro a esperança de, em seu ficheiro de 14.000 fichas, constarem esses meus antepassados. Não conheço muito bem as genealogias dos Açores, apesar de ter realmente muitos antepassados açoreanos; mas parece que os Câmaras, de
quem descendo, são originários da Ilha Terceira, não da Ilha Graciosa. Entretanto, Antonio de Souza da Camara está
ligado à Ilha Graciosa por documento e deve ser pela Ilha Graciosa que devo começar a investigar esse Câmara, cujo pai é um Domingos João de Aguiar (o Câmara sumiu!)

Com os meus melhores cumprimentos e já agradecido por toda a atenção que merecer,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

RE: Medina - Ilha Graciosa

#319998 | Eduardo10 | 01 jan 2013 18:34 | Em resposta a: #262789

Caro Emed,

Foi com grande alegria que li uma de suas mensagens, já faz algum tempo, a respeito de registos em ficheiro de sua propriedade a respeito de populações passadas na Ilha da Graciosa.

Venho pesquisando há anos em genealogia e encontrei, não faz muito tempo, em pesquisas de assentos de Santa Catarina, antepassados meus oriundos da Ilha da Graciosa, onde já possuo grande número de antepassados, muitos
deles descendentes de Pedro Correia da Cunha.

Ocorre que, agora, encontrei outros tantos antepassados, por documento pesquisado em assento por assento no IGI Family Search, que vão dar na Ilha Graciosa. Meu antepassado nasceu em Santa Catarina, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, em 1751, e o assento só dava o nome dos pais. Continuei lendo e fui encontrando seus irmãos. Já em 1763 nota-se uma mudança nos assentos. Ficaram mais ricos em informação. E foi assim que consegui subir outra geração.
Jacintho é o nome do meu tio que foi batizado a 30-06-1763, no Livro de Batismos n.º 01 de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, SC, Brasil, imagem 128 do IGI. Filho de Antonio de Souza da Camara e de sua mulher, Maria de Jesus; neto paterno de Domingos João de Aguiar e de sua mulher, Catarina dos Reis de Melo, e neto materno de André Corrêa Velho e de sua mulher, Maria de Novais. Já encontrei algo a respeito de André Corrêa Velho, que foi peticionário ao governo local e está na internet, num trabalho sobre a Ilha Graciosa, mas sem alusão à sua ascendência. Meu tio Jacintho foi assim batizado em virtude de seus padrinhos serem Jacintho Jacques Nicós, sargento-mor das Ordenanças, e D. Maria da Silva N. (suponho Nicós), fregueses da Vila de Nossa Senhora do Desterro (atualmente cidade de Florianópolis), Santa Catarina, Brasil. Os monárquicos brasileiros referem sempre Nossa Senhora do Desterro, ou simplesmente Desterro, nascido/a no Desterro, porque Florianópolis foi nome dado em virtude do famigerado presidente Floriano Peixoto, que, ávido por poder, teve a mão de ferro na condução da república e foi no seu mandato que houve, também, a degola de vários monárquicos no Rio Grande, Rio Grande do Sul, muitos desses meus parentes colaterais.

NUtro a esperança de, em seu ficheiro de 14.000 fichas, constarem esses meus antepassados. Não conheço muito bem as genealogias dos Açores, apesar de ter realmente muitos antepassados açoreanos; mas parece que os Câmaras, de
quem descendo, são originários da Ilha Terceira, não da Ilha Graciosa. Entretanto, Antonio de Souza da Camara está
ligado à Ilha Graciosa por documento e deve ser pela Ilha Graciosa que devo começar a investigar esse Câmara, cujo pai é um Domingos João de Aguiar (o Câmara sumiu!)

Com os meus melhores cumprimentos e já agradecido por toda a atenção que merecer,
Eduardo Pellew Wilson

Resposta

Link directo:

Medina - Ilha Graciosa

#388738 | Medinafor | 25 jan 2018 20:30 | Em resposta a: #262621

Boa noite, em pesquisas feitas recentemente, descobri que que meus parentes portugueses vieram desta ilha. tenho o nome de dois dos quatro irmãos. Jacintho da Cunha Medina e José Medina da Cunha, ambos aterraram em Pernambuco - Brasil, por volta de 1870.

Resposta

Link directo:

Medina - Ilha Graciosa

#425446 | fabriciommaia | 07 jul 2020 14:46 | Em resposta a: #388738

Medinafor, sou trineto de José da Cunha Medina. Podemos trocar informações. Enviei uma mensagem pra voçê mas não obtive resposta. Meu e-mail é: fabriciommaia@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Medina - Ilha Graciosa

#425447 | fabriciommaia | 07 jul 2020 14:47 | Em resposta a: #388738

Os nomes corretos dos irmãos são Jacintho Medina da Cunha e José da Cunha Medina.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 04:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen