Luiz Cândido de Gouveia Franco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261200 | catpedro2 | 27 ago 2010 22:23

Preciso de ajuda para localizar assento de baptismo de LUIZ CÂNDIDO DE GOUVEIA FRANCO, natural do Teixoso, Covilhã, filho de ANTÓNIO DE GOUVEIA FRANCO (do Teixoso, Covilhã) e de MARIA BÁRBORA PEREIRA DA CUNHA (de Santo Estêvão, Sabugal).

Possuo o registo de casamento com Thereza de Jesus Leal Delgado (em 22 Abril 1844), mas não faz qualquer referência ao ano de nascimento / idade com que casou.

Luiz Cândido de Gouveia Franco, meu antepassado, aparece aqui no geneall, contudo, a data de nascimento não está correcta. De facto, nunca poderia nascer (1847) após o casamento, como vem referido.

No arquivo distrital de Lisboa, nos livros de registos de baptismos da freguesia de Teixoso, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, entre os anos de 1806 a 1808 e de 1816 a 1818, não foi localizado o registo do Luíz.


Será que alguém me pode ajudar?

Muito agradecida,

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261230 | rmfrp | 28 ago 2010 15:54 | Em resposta a: #261200

Cara Catarina:

A família de Luís Cândido de Gouveia Franco também me interessa e já pesquisei alguns registos relacionados com a sua família pois sou parente da esposa deste, D. Teresa de Jesus Leal Delgado, e também do seu genro, o Dr. Manuel José Gonçalves dos Santos Gascão.

Há alguns erros na informação que consta da base de dados do GeneAll relativamente a esta família. Não fui eu que a enviei, nem sei qual a sua origem.

Não tenho referência do assento de baptismo de Luís Cândido. Também não tinha a data do casamento, que fiquei a conhecer através desta sua intervenção. Do casamento houve pelo menos dois filhos:
- D. Maria Augusta da Cunha Leal Delgado, nascida a 23.01.1846 e baptizada a 02.02.1846 no Teixoso (a base de dados indica erradamente 02.01.1846 para o nascimento), que casou em Aldeia do Mato (conforme indicado no registo de baptismo da filha Maria José) com seu primo Dr. Manuel José Gonçalves dos Santos Gascão.
- António, nascido a 31.03.1847 e baptizado a 16.04.1847 no Teixoso. Note-se que esta última data é muito parecida com a data errada que está na base de dados para o nascimento do pai (14.04.1847) - quem enviou os dados devia estar realmente muito confuso!

Pelos registos de baptismo de Maria Augusta e António posso confirmar a filiação que indica para Luís Cândido de Gouveia Franco: António de Gouveia Franco e D. Maria Bárbara Pereira da Cunha.

Do casamento de D. Maria Augusta com o Dr. Gascão houve pelo menos quatro filhos:
- Maria, primeira do nome (porque Maria José era "segunda do nome").
- D. Maria José Leal dos Santos Gascão, nascida (tal como indicado na base de dados - aqui está correcta) a 22.11.1870 na Covilhã, baptizada na freguesia de São Pedro.
- Dr. Alfredo Leal dos Santos Gascão.
- D. Beatriz Augusta Leal dos Santos Gascão.

Posso ainda confirmar que D. Teresa de Jesus Leal Delgado nasceu (no Paul) a 25.11.1812, tal como indicado na base de dados.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261232 | facs | 28 ago 2010 16:04 | Em resposta a: #261230

Cara Catarina e Rui

Bons Dias

Tenho uns Francos na familia mas de Mafra, entre eles uma Maria de Jesus Delgado. do lado Franco parei nas pesquisas pois falta me o Ramo ancestral de domingos Francisco Franco casado com uma Barbara Luis se me puderem ajudar agradeço

com os melhores cumprimentos


Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261233 | catpedro2 | 28 ago 2010 16:06 | Em resposta a: #261230

Caro Rui:

Muito obrigada pela sua resposta e pelos dados que referiu.
Ainda devemos ser parentes, pelo que vejo.
Eu descendo deste Luiz Cândido de Gouveia Franco e de Teresa de Jesus Leal Delgado. O seu filho, António Augusto da Cunha Leal Delgado era meu trisavô pela via paterna. Tenho documentado tudo até ao casamento dos seus pais, e queria ver se avançava mais uma geração para trás, mas necessitava mesmo desse assento de baptismo do Luiz Cândido para o poder fazer correctamente.
Se eu o poder ajudar em alguma questão, não hesite em me contactar também, atraves do meu email pedrocatferias arroba gmail com
Muito agradecida,

Catarina Cunha Leal

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261235 | rmfrp | 28 ago 2010 16:15 | Em resposta a: #261232

Caro Francisco:

Sobre os Francos desta família sei muito pouco, pois como referi o meu parentesco não é por via de Luís Cândido de Gouveia Franco mas sim da esposa. Só sabia os nomes dos pais de Luís Cândido e fiquei a saber as respectivas naturalidades através da mensagem de abertura deste tópico.

Em todo o caso, o apelido Franco é relativamente comum e a sua maior concentração situa-se exactamente na região de Lisboa. Considerando que o seu Domingos Francisco Franco é muito mais antigo, e atendendo à distância, seria mais plausível que fossem estes Francos a descender de um ramo de Lisboa do que o contrário.

A família Leal Delgado descende de D. Vitória Fernão Delgado, natural do Barco (Covilhã) e de seu marido Marcos Fernandes da Silva, natural do Paul (Covilhã), que devem ter nascido cerca de 1680-1690.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261236 | rmfrp | 28 ago 2010 16:32 | Em resposta a: #261233

Cara Catarina Cunha Leal:

Muito obrigado pela sua resposta.

Se não conseguir encontrar o registo de baptismo de Luís Cândido pode sempre tentar encontrar o de algum irmão (admitindo que também nasceu no Teixoso) ou então passar directamente para o casamento dos pais, que presumivelmente terá sido na freguesia de naturalidade de algum deles.

Somos de facto parentes, sendo o nosso antepassado comum mais recente um bisavô de D. Teresa de Jesus, Manuel Dias Campos (também chamado Manuel Dias da Praça), de Casegas, que casou duas vezes. O seu ramo descende do primeiro casamento e o meu do segundo.

Não sei qual o estado das suas pesquisas sobre D. Teresa de Jesus Leal Delgado, mas tenho a respectiva ascendência completa até aos bisavós. Para gerações mais antigas tenho ainda, naturalmente, o que consegui apurar da parte de Manuel Dias Campos e também o que consegui saber de sua primeira mulher D. Maria Manuel - é que, apesar de esta não ser minha antepassada, eu acabei por descobrir que descendo de seus quatro avós e portanto também tenho as respectivas ascendências estudadas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261241 | catpedro2 | 28 ago 2010 16:57 | Em resposta a: #261233

Caro Rui:

Fui ver uns apontamentos de genealogia que o meu avô e bisavõ deixaram escritos, e apesar de não poder dar a certeza que estarão correctos a 100%, aqui lhe deixo o que escreveram sobre estes antepassados, que também são seus. Talvez possam dar-lhe algumas pistas e ajudar-nos aos dois na continuação desta pesquisa.
Segundo eles, então:

"D. Maria José dos Santos Leal e Dr. Manuel Dias Delgado, casados, tiveram 11 filhos, a saber:
1 - D. Maria José Leal Delgado (morreu solteira)
2 - D. Angélica Theodora Leal Delgado
3 - D. Rufina Libãnia Leal Delgado (morreu solteira)
4 - D. Ana Victória Leal Delgado (solteira)
5 - D. Rosário Leal Delgado (solteira)
6 - D. Carolina Carlota Leal Delgado (solteira)
7 - D. Thereza de Jesus Leal Delgado
8 - Padre Manuel Joaquim Leal Delgado
9 - Dr. Luiz António Leal Delgado
10 - Dr. Joaquim Firmino Leal Delgado
11 - Major José António Leal Delgado

2- D. Angélica Theodora foi casada com um primo de nome (?) Miguens, primo pelo lado paterno. Tiveram um filho que morreu ao nascer.

7 - A D. Thereza de Jesus foi casada com Luiz Cândido de Gouveia Franco, filho de António de Gouveia Franco e de D. Maria Bárbora Pereira da Cunha . Esta senhora que era natural de Santo Estêvão, casando com o capitão António de Gouveia Franco foi residir para o Teixoso. Era filha do Dr. José Pereira e de D. Josefa da Cunha Pignatelli e irmã do major Pereira que casou em Belmonte e tem por descendentes actuais, Dr. Anibal Leitão, Dr. Herminio Leitão, D. Antónia dos Santos que foi casada com Abílio António da Fonseca e D. Ana Ferreira casada em penamacor. Tinha como irmão mais velho Simão Pedro, morgado, que era possuidor de uma enorme fortuna e que entre outros prédios tinha a denominada Quinta das Batoquinhas que no tempo antigo foi vendida por trinta contos. O Tio de Luís Cândido era o Dr. Gouveia Franco que morreu no Teixoso. D. Thereza de Jesus Leal Delgado casada com Luiz Cândido de Gouveia Franco tiveram 3 filhos:

7a - D. Maria José da Cunha Leal Delgado (Vidigal) - casou com Januário Pereira Pinto Castelo Branco Vidigal. Deste casamento não houve filhos.

7b - D. Maria Augusta da Cunha Leal Delgado (Gascão). Casou com Dr. Manuel José Gonçalves dos Santos Gascão. Tiveram 5 filhos:

7b1 D. Maria José Leal dos Santos Gascão - faleceu com 22 meses
7b2 - Dr. Alfredo Leal dos Santos Gascão - solteiro - médico na Covilhã

7b3 - D. Maria José dos Santos Gascão de Macedo. Casou com o Dr. Joaquim Pereira de Macedo e tiveram 5 filhos:

7b3 -1 - Maria José Leal Pereira de Macedo Granada. Casou com o Tenente Alberto Granada filho do Tenente coronel médico Dr. Abilio Augusto Cosito Granada e D Elvira de Sousa Pedroso. Deste casamento não houve filhos.

7b3 -2 - Dr Januário Leal Pereira de Macedo, casou com D. Maria do Carmo Martins Minotes de Macedo e tiveram 2 filhos:

7b3 2 1 - Joaquim
7b3 2 2- Maria José

7b3 - 3 José Alberto Leal Pereira de Macedo casou com D Maria Cândida de Magalhães Basto de Macedo e tiveram 2 filhos

7b3 3 1 - José Manuel
7b3 3 2 - Luiz António

7b3 -4 D Maria Luiza Leal Pereira de Macedo casou com (?) e tiveram (?) filhos.

7 b 4 - Albertos dos Santos Gascão - faleceu com 22 meses

7 b 5 - D. Beatriz Augusta Leal dos Santos Gascão (Nunes) casou com o Dr Joaquim Paulo Nunes e tiveram 4 filhos:
7b5 1 - Manuel José Leal dos Santos Gascão Nunes
7b5 2 - José Leal dos Santos Gascão Nunes
7b5 3 - António Leal dos Santos Gascão Nunes
7b5 4 - Paulo Leal dos Santos Gascão Nunes

7c - Dr. António Augusto da Cunha Leal Delgado, casou com Maria Delfina Augusta, natural de Alvoco da Serra. Este casamento so se efectuou apos terem nascido os 5 primeiros filhos dos 8 que tiveram (MEUS TRISAVÓS)

7c1 - Virginia Augusta da Cunha leal Delgado - faleceu com 2 meses
7c2 - Clotilde Augusta da Cunha Leal Delgado - faleceu aos 32 meses
7c3 - Clotilde Augusta da Cunha Leal Delgado - faleceu com 20 meses
7c4 - Alberto Augusta da Cunha Leal Delgado - faleceu com 22 meses
7c5 - (?)
7c6 - Albano Augusto da Cunha Leal Delgado (MEU BISAVÔ)
7c7 - D. Palmira Augusta Leal Delgado
7c8 - Antónia Augusta da Cunha Leal Delgado - faleceu com 18 meses.


10 - O Dr. Joaquim Firmino foi casado com uma prima direita em 1º grau que era por sua vez irma da mae de Januario Pereira Pinto Castelo Branco Vidigal de nome Luiza, filhas de Rosália Dias Delgado e de Simão Pedro Pinto Castelo Branco residentes no Barco, terra do marido. A D. Rosália Dias Delgado era irmã do Dr. Manuel Dias Delgado e naturais de Casegas. Do matrimónio houve 5 filhos.

10 1- D. Maria Delfina Dias Delgado Pinto Castelo Branco Vidigal
10 2 - D. Luiza Dias Delgado Pinto Castelo Branco
10 3 - D Izabel Dias Delgado Pinto Castelo Branco
10 4 - Agostinho Dias Delgado Pinto Castelo Branco

Os ultimos quatro morreram tuberculosos, sendo os rapazes estudantes de direito. A D. Luiza que era casada com o Dr Joaquim Firmino morreu como disse tuberculosa aos 28 anos de idade e nao teve filhos, motivo porque casou pela 2ª vez o Dr Joaquim Firmino com D. Maria Ludovina de Brito, natural de Loriga. Deste matrimonio houve 2 filhos que faleceram em crianças. O Dr. Joaquim Firmino foi um grande magistrado das Beiras. A D. Maria Delfina Dias Delgado Pinto Castelo Branco foi casada com o Dr. Manuel José de Vidigal.

11 - O major (ou Padre?) José António Leal Delgado (MEU TETRAVô) teve 3 filhas naturais, sendo as 2 primeiras filhas da criada grave (HERMINIA JOAQUINA , MINHA TETRAVÒ) da casa de seu pai e a ultima filha de D Maria Caessa, natural do Paul.
11 1 D. Hermínia Júlia Leal Delgado - suicidou-se em Gonçalo (Guarda) ainda bastante nova.
11 2 D. Hermínia Januaria Leal Delgado (MINHA BISAVÓ - exposta na roda em Peniche em 1844) casou, em Aldeia do Mato (Vale Formoso) com João Chrisostomo de Frias Pinto, natural de Alverca da Beira, Pinhel (aqui corrigi... ja tenho novos dados de mais 2 gerações), e residente em Gonçalo (Guarda), onde foi criado com o seu tio Izidoro de Frias Pinto, Juiz e tio direito de Nicolau de Frias Pinto (pai de Joao Chrisostomo)
Deste casamento houve 2 filhas:
11 2 a - D. Maria José Leal de Frias Pinto, nascida a 24 Junho de 1868 em Gonçalo (Guarda) e falecida a 8 de Março de 1931 em Aldeia do Mato. Nunca casou.

11 2 b - D. Maria Palmira Leal de Frias Pinto (MINHA BISAVÓ), nascida a 7 de Novembro de 1870 e falecida a 13 de Dezembro de 1954. Casou em 26 de Novembro de 1898 com seu primo em 2º grau Albano Augusto da Cunha Leal Delgado, que nasceu no Paul, a 19 de Agosto de 1875 e faleceu em 15 de Dezembro de 1939."

Pronto...e continua... ate a geraçao de MEU AVÔ e ate aos nossos dias.
Tenho ainda uma serie de apontamentos que nos deixaram, desta gente que referi em cima, e que diz respeito a datas de nascimento e de falecimento. Admiravel, porque ate referem as horas a que nasceram e morreram. Confirmam-se muitas delas, como tenho tido a oportunidade de ver, com a obtenção de regsitos pedidos a arquivos!
Espero que lhe tenha sido util, de alguma forma, ou a algum outro leitor deste forum.

Para poder avançar nestes dados..preciso mesmo, como ja disse, do registo de baptismo de LUIZ CÂNDIDO DE GOUVEIA FRANCO, que se deve encontrar no Arquivo Distrital de Lisboa, nos livros de registo do Teixoso. A todos quanto puderem ajudar, o meu muito obrigada,

Catarina Cunha Leal

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261257 | catpedro2 | 28 ago 2010 22:20 | Em resposta a: #261241

Caro Rui:

Continuando... o que dizem os apontamentos que tenho dos meus avô e bisavô..

" Manuel dos Santos Leal e D. Maria José da Fonseca foram os pais de D. Maria José dos Santos Leal.
Manuel Miguens da Costa, casado com D. Maria Fernão Delgado foram os pais de Manuel Miguens Delgado, que casou com D. Maria José dos Santos Leal, de cujo matrimónio houve os seguintes filhos:
- D. Maria José dos Santos Leal e Rosália dos Santos (morreu solteira). Eram sobrinhas do Padre Manuel dos Santos Leal, irmão da mãe.

D. Maria José dos Santos Leal casou em 4 de Maio 1780, com o Dr. Manuel Dias Delgado, filho de Luis Delgado e Maria Dias, e teve 13 descendentes:

1- Maria José Leal Delgado - *19 Junho 1781 (sabado), pelas 16h
2- Padre Manuel Joaquim Leal Delgado - * 25 Dezembro 1783 (6ª feira), pelas 09h
3- Luiz Antonio Leal Delgado - formado na faculdade de canones, * 17 Dezembro 1785 (sabado) pelas 21h. Faleceu no Paul em 16 Maio 1872.
4- José..... *06 Fevereiro 1788 (4ª feira) pelas 15h e faleceu a 14 Junho 1791
5- Joaquim Firmino Leal Delgado * 26 Setembro 1790 (3ª feira), pelas 21,30h, foi casado com D. Maria Mendes do Nascimento de Loriga.
6- Anna Victoria Leal Delgado - * 17 Novembro de 1792 (sabado), pelas 21h e faleceu a 18 Março de 1884
7- Angelica Theodora Leal Delgado * 07 Fevereiro 1795 (sabado) pelas 03h
8- José António Leal Delgado * 01 Abril 1798 (domingo) pelas 11,30h e faleceu em 26 Setembro 1854. (MEU TETRAVÔ)
9- Rosália Maria dos Santos Leal * 19 Setembro 1800 (6ª feira) pelas 11h.
10 - Adriano......... * 24 Fevereiro 1803 (domingo) pelas 12h e faleceu dia 18 Abril 1803
11 - Rufina...... * 23 Dezembro 1804 (domingo) pelas 06h
12 - Carolina * 25 Julho 1807 (sabado), pelas 06h.
13 - Thereza de Jesus Leal Delgado, * 25 Novembro de 1812 (4ª feira), pelas 04h e foi casada com Luiz Cãndido de Gouveia Franco do Teixoso, do qual enviuvou.... e faleceu em 12 Maio de 1893 pelas 08h.


Do casamento de Thereza de Jesus Leal Delgado com Luiz Cândido de Gouveia Franco houve 3 filhos:

1 - Maria José da Cunha Leal Delgado * 30 Janeiro de 1845 no Teixoso e casou em 11 Julho 1859, com Januario Pereira Pinto Castello Branco Vidigal, seu primo, e faleceu em 19 Novembro 1922 pelas 11,30h , tendo perdido o uso da razão nos últimos anos de vida. Seu marido faleceu em 12 Fevereiro 1882, nao tendo havido descendentes deste matrimonio.

2- Maria Augusta da Cunha Leal Delgado * 23 Janeiro 1846 no Teixoso e foi casada com seu primo Dr Manuel Jose Gonçalves dos Santos Gascão tendo falecido em 09 Fevereiro de 1913.

3 - Antonio Augusto da Cunha Leal Delgado * 31 Março 1847, pelas 20h e faleceu na Covilhã no dia 03 Março 1881, pelas 23h07m, sendo à data do falecimento administrador do concelho.
Foi para Aldeia das Dez estudar latim no dia 06 Abril 1856.
Foi para Coimbra no dia 7 de Abril 1860.Fez exame de Introducção no dia 20 de Junho de 1863 sendo aprovado e ficando novato para Direito.

Não sei se haverá muitos erros ou não, mas fica o testemunho que poderá dar novas dicas a alguem tambem.
Os meus cumprimentos

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261276 | rmfrp | 29 ago 2010 16:11 | Em resposta a: #261257

Cara Catarina Cunha Leal:

Muito obrigado pelas extensas informações que me deu, e que são na quase totalidade novas para mim.

Ainda não tive oportunidade de as estudar em detalhe, como é evidente, mas reparei que há um lapso na data do casamento do Dr. Manuel Dias Delgado com D. Maria José dos Santos Leal. Esse casamento realizou-se no Paul a 4 de Maio de 1781, e não 1780 como refere nos seus dados.

Não sei se já reparou no extraordinário intervalo de tempo ao longo do qual nasceram os filhos desse casal. Entre o casamento e o nascimento da última filha (a sua antepassada D. Teresa de Jesus, única cuja data de nascimento eu conhecia) há um intervalo de 31 anos e meio. Este é, creio, o mais longo intervalo entre um casamento e o nascimento de um filho que eu tenho documentado na minha base de dados genealógica que contém mais de 40.000 pessoas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261283 | catpedro2 | 29 ago 2010 20:39 | Em resposta a: #261276

Caro Rui:

40 mil pessoas!!!!
nem consigo imaginar o que será esse numero de pessoas numa base de dados!
Os seus antepassados sao na maioria de que zonas, Rui ?
De certeza tera muita informação que sera a que me falta ainda... ja sabe em que "situação" me encontro, pelo menos neste ramo da minha ascendência paterna, que conduz a esses ascendentes que temos em comum.
Bom, eu nem sei o que dizer... fico satisfeita, pelo menos, em ter dado algumas novidades, esperemos agora que não andem muito longe da verdade... aquele rigor das horas e dias de semana a que nasceram e morreram... francamente, não sei como conseguiram ter acesso aquela informação, mas foi a que chegou ate mim e tem sido com base nela, entre outras, que vou recolhendo por aqui nas mensagens que sao colocadas no forum, que tenho conseguido avançar para tras um bocadinho...
Amanha vou receber, em principio, atraves de um primo de Lisboa, filho de um senhor que talvez ja tenha ouvido falar em tempos, que ja faleceu, o Eng. Albano da Cunha Leal Frazão Castello-Branco, cópias dos apontamentos que ele deixou. Vamos ver se trazem mais novidades também. Terei todo o gosto em partilhar consigo.
Os meus cumprimentos

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Hermínio Leitão

#261291 | JMSA | 30 ago 2010 00:17 | Em resposta a: #261241

Boa noite,
Estou interessado, caso tenha mais informações, sobre a ascendência do Dr. Hermínio Leitão referido neste tópico.
Muito obrigado.
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Hermínio Leitão

#261324 | catpedro2 | 30 ago 2010 21:01 | Em resposta a: #261291

JMSA:

Infelizmente são apenas essas as informações que tenho, no entanto, pode ser que mais alguém veja esta mensagem e o possa ajudar de alguma forma... assim como, espero eu, nos possam dar uma ajuda na pesquisa da data de baptismo / Nascimento de Luis Cândido.
Desejo-lhe boa sorte.
Os meus cumprimentos,

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Hermínio Leitão

#261339 | JMSA | 31 ago 2010 01:53 | Em resposta a: #261324

A minha curiosidade prende-se em saber se existe alguma relação do Dr. Hermínio Leitão com o Eng. Hermínio Lopes da Costa Madeira Leitão também natural de Belmonte.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261362 | rmfrp | 31 ago 2010 21:28 | Em resposta a: #261283

Cara Catarina:

A minha família paterna próxima é da freguesia de Casegas. Uma trisavó minha, Maria Dias Robalo (n. 1842), era prima direita do Dr. Manuel José Gonçalves dos Santos Gascão, visto que ambos eram netos do Capitão Luís José Pires e de sua mulher D. Ana Dias de Carvalho.

D. Ana Dias de Carvalho era, por sua vez, neta do nosso antepassado comum Manuel Dias Campos e de sua segunda mulher Águeda Simão Fernandes. É também por aqui que o Dr. Gascão era primo da esposa.

Recuando mais na minha ascendência paterna encontro antepassados de uma vasta zona que se estende de Coimbra à Covilhã. Da minha família materna, metade (da parte do meu avô materno) é do Algarve e a outra metade tem uma origem mais variada: Beira Litoral, Beira Alta, Açores, arredores de Lisboa e outras componentes menores.

O rigor das horas é muito interessante. A hora do nascimento só começou a ser registada (não sei com que precisão) nos assentos de baptismo em 1860, o que significa que não há nenhuma pesquisa que possamos fazer actualmente em registos paroquiais para confirmar ou desmentir esses dados. Já as datas são habitualmente registadas nos assentos de baptismo há muito mais tempo (embora com excepções ocasionais), e os dias de semana podem sempre ser calculados a partir das datas.

Fiquei naturalmente curioso em relação aos apontamentos de que me fala.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Hermínio Leitão

#261364 | catpedro2 | 31 ago 2010 21:40 | Em resposta a: #261339

Não faço a minima ideia JMSA.. essa informação que coloquei aqui na mensagem, é tudo o que sei.
Gostava de poder ajudar, mas realmente também não sei como.. pode ser que surja alguem que consiga responder a essa questão.
Os meus cumprimentos,

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261367 | catpedro2 | 31 ago 2010 21:55 | Em resposta a: #261362

Caro Rui:

Recebi hoje os documentos..
Para variar, é muita papelada!
Na sua maioria são apontamentos escritos à mão, de cerca de 1980, e pelo que me pareceu ver, quase todos respeitantes a estes Manuel Dias Delgado e Maria José dos Santos Leal e seus descendentes.
Ainda não os vi com muita atenção, mas reconheci lá as folhas que os meus avô e bisavô escreveram, ou seja, estes dados que coloquei aqui no forum, e por isso não sei se adiantarão muito na informação que ambos gostaríamos de saber.
Estes proximos dias irei vê-los mais cuidadosamente e caso haja novos dados colocarei aqui, ok?
Bom, ao que parece os meus antepassados também eram de Casegas, certo? Esses onde ainda somos parentes..
Também eu, do lado paterno tenho antepassados na Beira Alta (Almeida, Alvoco da Serra, Trancoso, Guarda, Gonçalo, Seixo Amarelo, Lageosa - Sabugal, Santo estêvão..), mas como sabe ainda estou muito no inicio destas pesquisas, a anos luz dos seus 40,000 :) Mas quem sabe.. ainda poderemos ter mais algum parentesco em alguma destas localidades?
Estou e sou de Coimbra...se precisar de alguma coisa que esteja ao meu alcance é só dizer..
Desejo-lhe uma boa noite e ate breve.
Os meus cumprimentos

Catarina

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261415 | rmfrp | 01 set 2010 23:38 | Em resposta a: #261367

Cara Catarina:

Muito obrigado pelas suas informações.

É verdade, pelo nosso ramo comum tem antepassados de Casegas. Mas não só: mais para trás de Manuel Dias Campos e esposa aparece gente de Fajão, Piódão, Unhais-o-Velho, Dornelas, Orvalho... Em alguns casos consegue-se chegar a pessoas nascidas nos princípios do século XVI.

De todas as localidades da Beira Alta que refere penso que só tenho ascendência documentada em Alvoco da Serra.

Eu resido na região de Lisboa. O distrito de Coimbra é aquele em que tenho mais ascendentes documentados no total. Creio que por esta altura já serão mais de 800, sendo cerca de metade paternos e a outra metade maternos - por esse motivo já conheço bem o Arquivo da Universidade. No distrito de Castelo Branco tenho documentados mais de 500 antepassados, quase todos paternos, e no de Faro cerca de 600, todos maternos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Luiz Cândido de Gouveia Franco

#261585 | catpedro2 | 05 set 2010 22:11 | Em resposta a: #261200

Renovo o pedido de ajuda.

A quem puder, no ARQUIVO DISTRITAL DE LISBOA, consultar os baptismos da freguesia do Teixoso, Covilhã:

de LUIZ CÂNDIDO DE GOUVEIA FRANCO, filho de António de Gouveia Franco e Maria Bárbara Pereira da Cunha.
Natural do Teixoso.

Sei apenas que não consta o seu baptismo nos anos 1806, 1807, 1808 e 1816, 1817, 1818.

A sua mulher, Tereza de Jesus Leal Delgado nasceu em 1812, e casaram em 22 Abril 1844, no Paúl, mas no registo de casamento não há qualquer referencia à idade do Luiz.

Muito obrigada,

Catarina

Resposta

Link directo:

Luiz Cândido de Gouveia Franco

#419716 | Mar2006 | 29 nov 2019 12:25 | Em resposta a: #261200

Só tenho os dados sobre datas e assentos já aqui referidos . Tenho porém uns apontamentos do meu pai, nascido em 1915 e já falecido, que referem o seguinte:
Apareceu abandonada no Teixoso , na zona de Santo António, uma criança a que foi dado o nome de Maria Benedita, no tempo das invasões francesas (deve ter sido em 1811, ano em que estas estiveram no Teixoso), a qual foi recolhida por D. Maria Leal Delgado.
Esta criança veio a crescer e casou com Francisco de Castro, do Teixoso, cujo pai também morreu à mão dos invasores franceses no Teixoso.
Não se sabe o local de nascimento (mas dizia o apontamento do meu pai, que teria sido eventualmente em Vilar Maior onde foi raptada) nem a data, nem o nome dos pais.
No ass de casamento diz-se que pode ser natural do Reino de Hespanha.
Segundo o ass de casamento do filho Francisco Castro n 6 do ano de 1863 da freg de Teixoso.

Nos ass de casamento e no ass de baptismo do seu filho Francisco, o seu nome aparece com a grafia "Maria Benita"
Esse Francisco Castro foi o primeiro mariado da minha trisavó paterna.

Resposta

Link directo:

Luiz Cândido de Gouveia Franco

#420054 | ccunha399 | 16 dez 2019 12:47 | Em resposta a: #261241

Bom dia,
Acidentalmente abri esta página e gostaria de lhe dizer que o Joaquim mencionado no ponto ´´7b 3 2 1´´ era o meu sogro, Joaquim Eduardo Martins Pereira de Macedo, que casou com Maria Isabel de Castro Monteiro Corrêa de Sá Portocarrero, de quem houve 4 descendentes:
Maria de Fátima Portocarrero de Macedo
António Maria Portocarrero de Macedo
Maria José Portocarrero de Macedo ( minha mulher)
Isabel Maria Portocarrero de Macedo

Pode verificar no site Geneall a descendência.

Melhores cumprimentos
Carlos Manuel Couto e Cunha
crzcunha399@gmail.com

Resposta

Link directo:

Luiz Cândido de Gouveia Franco

#440740 | ccunha399 | 28 abr 2022 17:24 | Em resposta a: #261241

7b3 2 1 - Joaquim
7b3 2 2- Maria José

7b3 2 1 - Joaquim Eduardo Martins Pereira de Macedo, casou com Maria Isabel Corrêa de Sá Portocarrero (de Macedo pelo casamento). - Meus sogros
Filhos
Maria de Fátima Portocarrero de Macedo
António Maria Portocarreo de Macedo
Isabel Maria Portocarrero de Macedo
Maria José Portocarrero de Macedo ( minha Mulher)

7b 2-2 Maria José Martins Pereira de Macedo
Casada com Manuel Maria Ramos Pinto Rosas
Muita descendência
Ver no GENEALL , onde estão todos referenciados.

Cumprimentos,
Carlos Manuel Couto e Cunha

Resposta

Link directo:

Luiz Cândido de Gouveia Franco

#440741 | ccunha399 | 28 abr 2022 17:31 | Em resposta a: #440740

Meu caro,

Tenho todos os documentos relativos à casa do Dr. Joaquim Pereira de Macedo, e todas as propriedades da família, na Aldeia do Mato ( actualmente Vale Formoso ), assim como muita correspondência (originais) entre o, 1º Ministro Dr. João Franco e este seu primo Joaquim Pereira de Macedo, datados de antes do regicídio e de após o regicídio.

Cumprimentos,

Carlos Manuel Couto e Cunha

Resposta

Link directo:

Luiz Cândido de Gouveia Franco

#442147 | ccunha399 | 21 jul 2022 15:25 | Em resposta a: #261241

No seu ponto ''7b3 - Joaquim'' está-se a referir ao meu sogro, Joaquim Eduardo Martins Pereira de Macedo, senhor da ''casa grande''.de Vale Formoso ( antiga aldeia do Mato), sita à Praça Dr. Joaquim Pereira de Macedo.
Foi casado com Maria Isabel de Castro Monteiro Correa de Sá Portocarrero de Macedo
Tiveram 4 filhos:
Maria de Fátima Portocarrero de Macedo
António Maria Portocarrero de Macedo
Maria José Portocarrero de Macedo (minha mulher)
Maria Isabel Portocarrero de Macedo.

Ao seu dispor,

Carlos Manuel Couto e Cunha
crzcunha399@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 02:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen