Registos em Alcanena de Moitas Venda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registos em Alcanena de Moitas Venda

#260331 | zeamax | 11 ago 2010 18:24

Olá caros confrades.

Necessito de fazer uma pesquisa sobre uma personagem que nasceu em 1849/1850. Consegui descobrir no arquivo de Torres Novas o seu nome completo João Alves da Silva Coelho num livro de recenciamentos de 1879 e é registado nessa altura com 30 anos, como vivendo em Venda do Grave (Moitas Venda). Também tenho uma escritura de 1908 em como estava casado com Gertrudes Margarida Conceição, herdeira de uma familia Gonçalves no mesmo lugar (Moitas de Cima).

Desse casamento legitimo não tem filhos, mas teve onze de outras duas relações extra-matrimoniais. Sei o nome de todos os filhos mas nos batptismos de alguns na paroquia de Minde, aparecem sempre como pai incógnito.

O meu interesse é saber sobre a legítima esposa Gertrudes Margarida Conceição, a data de nascimento, casamento, assim como a origem do tal João Alves da Silva Coelho.

Será que haverá registos no Arquivo de Santarem que me ajudem a revelar estas duvidas?
Estará disponivel no GeneAll.net esse tipo de informação?
Vale a pena pagar a busca on line?

Os meus cumprimentos a todos.

zeamax

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274241 | Raquelis | 08 abr 2011 18:47 | Em resposta a: #260331

Caro/a Zeamax

Só agora vi esta comunicação e há alguns anos fiz o lavantamento dos registos de Alcanena (então Freguesia única ) no tocante a vários locais da actual Freguesia de Moitas Venda, como: Moitas de Cima, Moitas de Baixo, Casais Robustos, Venda do Grave, Stª Marta , Forno da Cal etc..

Os registos que obtive foram retirados dum microfilme existente na Torre do Tombo em Lisboa, do qual o Arquivo de Santarém deve ter cópia.

Os registos paroquiais estão a ser colocados "on-line" por distritos mas, o distrito de Santarém tem ainda muito pouca matéria (apenas alguns livros de Ferreira do Zêzere). Pode visitar o "site" etombo.com

Os dados que disponho podem não ser absolutamente fiáveis mas, mesmo assim acho que podem servir-lhe:

João da Silva Coelho terá nascido a 19.4.1837 nos Casais Robustos, filho de António da Silva e Maria da Conceição de Jesus (19.5.1812-Moitas de Cima), casados na capela da Venda do Grave a 5.7.1831. Neto p de Manuel Alves da Silva/Ana Maria - Casais Robustos e neto m. de José da Silva( 8.9.1782) /Maria de Jesus(13.12.1785). - Moitas de Cima, bisneto paterno de Manuel Alves Morgado/Leonor da Silva e Manuel Alves (Lavrador)/Maria Fernandes - todos dos C.R. e bisneto m. de António da Silva/Eugénia Duarte, Moitas de Cima e Moitas de Baixo e Manuel Jorge de Moitas de Cima e Isabel Antunes do Forno da Cal.

Esta árvore continua.

João da Silva Coelho cc. Gertrudes Magna da Conceição a 22.10.1874 b. 4.4.1831- Moitas de Cima, filha de Manuel Gonçalves -Covão do Feto- Monsanto/Gertrudes Maria da Conceição - Moitas de Cima. Neta p. Portásio Gonçalves - M.C./Teresa Vaz de Santana (Monsanto) e neta m. de Joaquim Caetano Gonçalves/Rita de Jesus (13.2.1770) M.C..

Portásio Gonçalves - avô paterno era irmão de Joaquim Caetano Gonçalves - avô materno, ambos filhos de Caetano Gonçalves/Teodora Maria. Rita de Jesus era filha de António da Silva/Eugénia Duarte de Moitas de Baixo.

Os pais de Gertrudes Magna seriam, portanto, primos direitos.

Quanto a filhos deste casal há dúvidas mas, tenho registado, talvez mal, um João da Silva que casa a 30.1.1899 com Maria da Conceição Galopim b, 18.7.1875, filha de João da Silva Policarpo (25.9.1842 C Robustos)/Maria Joaquina da Conceição Galopim (24.10.1847 MB). Há um outro - Feliciano da Silva?

Os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274263 | zeamax | 09 abr 2011 07:32 | Em resposta a: #274241

Olá Raquel

Fico muitíssimo grato pela informação preciosa que me prestou. Apesar de nunca ter desistido do assunto, a sua resposta veio criar mais esperança em obter mais informação numa posterior visita ao Arquivo da Santarém.
Neste momento estou de partida para umas mini férias de quatro dias.

Estou interessadíssimo em adquirir uma cópia desse microfilme. Para isso agradecia que me fornecesse a referência do dito cujo, para que o possa solicitar no arquivo de Santarém ou na Torre do Tombo. Seria injusto da minha parte estar a aborrecê-la com mais questões sobre a família de João Alves da Silva Coelho e sua esposa Gertrudes Gonçalves.

Posso acrescentar que estou muito interessado em toda a informação relativa a esse senhor que constatei ter tido onze filhos bastardos (um deles meu falecido sogro) e nenhum seria da legítima esposa, senhora de recheada folha de património.:)

Deparo que, com tantas aventuras e atribulações que o povo e descendentes contam sobre a referida personagem, vai merecer da minha parte o registo num livro que me propus a escrever.

Peço-lhe desculpa por esta simples mensagem, pois estou mesmo de saída.

Os meus sinceros agradecimentos e cordiais saudações.

José Maximiano

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274297 | Raquelis | 10 abr 2011 12:46 | Em resposta a: #274263

Caro José Maximiano
Também só a partir do próximo dia 15 estarei na morada onde tenho todos os assuntos relacionados com genealogia.
Nessa data, dir-lhe-ei a referência do dito microfilme ou microfilmes (penso que são dois).

Se for ao Arquivo de Santarém, vá preparado para retirar dados de muitos livros de registos de nascimento e casamento, livros esses cuja recolha é posterior à microfilmegem e que, portanto, não foram incluidos.

Entretanto, devo informá-lo que a Torre do Tombo já vende os registos digitalizados (em CD). Pode pedir a informação digitalizada . É mais caro mas não se compara em termos de leitura. Para ler o microfilme sem um leitor apropriado teria de adquirir um jogo de lentes ou ter em casa um bom digitalizador que lesse negativos.

De forma alguma me aborrece com estas questões. É para isso que existe este forum e só responde quem quer.

É muito interessante a sua ideia de registar em livro as aventuras do dito senhor. Essa aventuras e histórias e lendas de que o povo ainda se lembra da localidade que hoje é Moitas Venda. Será um legado para as futuras gerações desenraízadas. Pode contar comigo para lhe adquirir um exemplar.

Já agora, parece-me que pertence à família dos Maximianos.
Embora não tenha todos os registos, sobretudo os mais actuais que estarão em Santarem, ofereço-lhe esta pequena lembrança:

Descendants of Maximiano dos Santos

1 Maximiano dos Santos b: Abt. 1821 Torres Novas
. +Matilde de Jesus Rodrigues b: 13/Maio/1823 in M Baixo m: 8/Outubro/1848 in Alcanena
... 2 Manuel dos Santos b: 23/Junho/1850 in M Baixo
....... +Deodata de Jesus b: Abt. 1855 in Batalha
......... 3 Manuel dos Santos Maximiano b: 22/Fevereiro/1880 in M Baixo
............ +Guilhermina da Silva Coelho b: 24/Julho/1890 in V Grave m: 28/Janeiro/1911 in Alcanena
......... 3 Maria de Jesus b: 31/Outubro/1881 in M Baixo
......... 3 [2] Constantino dos Santos Maximiano b: 29/Abril/1883 in M Baixo
............ +[1] Maria Conceição Rodrigues b: 1/Março/1885 in M Baixo m: 23/Abril/1910 in Alcanena
......... 3 Maria de Jesus Maximiano b: 3/Janeiro/1885 in M Baixo
............ +João Francisco Picado b: 20/Dezembro/1885 in V Grave m: 13/Setembro/1913 in Alcanena
......... 3 José dos Santos b: 10/Novembro/1887 in M Baixo
......... 3 Carolina de Jesus Maximiano b: 4/Julho/1889 in M Baixo
......... 3 António dos Santos Maximiano b: 25/Dezembro/1893 in M Baixo
............ +Maria Encarnação dos Reis b: Abt. 1895 in Moitas m: 10/Fevereiro/1922 in Alcanena
......... 3 Matilde de Jesus Maximiano b: 24/Janeiro/1892 in M Baixo
............ +Francisco Duarte Ferreira b: 7/Agosto/1888 in V Grave m: 29/Outubro/1919 in Alcanena
... 2 Matilde de Jesus b: 1854 in M Baixo
... 2 Joaquim dos Santos b: 31/Janeiro/1854 in M Baixo
....... +Maria do Rosário de Jesus b: Abt. 1857 in M Baixo m: 27/Novembro/1882 in Alcanena
......... 3 Joaquim José dos Santos Maximiano b: 16/Setembro/1883 in M Baixo
............ +Maria Conceição da Silva b: Abt. 1886 in C Robustos m: 3/Junho/1911 in Alcanena
......... 3 Maria dos Santos b: 17/Fevereiro/1885 in M Baixo
......... 3 Matilde do Rosário b: 4/Outubro/1887 in M Baixo
............ +António Rodrigues Castela b: 27/Julho/1888 in M Baixo m: 28/Novembro/1914 in Alcanena
......... 3 António dos Santos b: 26/Maio/1890 in M Baixo
............ +Maria da Maternidade Gonçalves b: Abt. 1895 in Zibreira m: 24/Novembro/1919 in Alcanena
......... 3 Policarpo dos Santos Maximiano b: 7/Agosto/1892 in M Baixo
............ +Maria da Câmara b: Abt. 1895 in Açores m: 1922 in Lisboa
......... 3 Nicolau Maximiano dos Santos b: 3/Fevereiro/1895 in M Baixo
............ +Marcelina Jesus Rosa b: Abt. 1897 in Moitas m: 25/Maio/1921 in Alcanena
......... 3 Ilda de Jesus b: 15/Agosto/1897 in M Baixo
... 2 José dos Santos b: 28/Agosto/1856 in M Baixo
... 2 Maria do Rosário b: 20/Novembro/1858 in M Baixo
... 2 João dos Santos b: Abt. 1860 in M Baixo
....... +Ana da Conceição b: 17/Dezembro/1860 in M Baixo
......... 3 [1] Maria Conceição Rodrigues b: 1/Março/1885 in M Baixo
............ +[2] Constantino dos Santos Maximiano b: 29/Abril/1883 in M Baixo m: 23/Abril/1910 in Alcanena
... 2 António dos Santos b: 11/Julho/1863 in M Baixo
... 2 Carolina de Jesus Maximiano b: 6/Abril/1866 in M Baixo
....... +Policarpo dos Santos b: 24/Agosto/1869 in M Baixo m: 26/Outubro/1901 in Alcanena

A Guilhermina da Silva Coelho que casou com o terceiro Maximiano (Manuel dos Santos Maximiano) tem mais 5 irmãos registados, todos filhos de Marta de Jesus. Pela data e apelido podem muito bem ser filhos do dito senhor João Alves da Silva Coelho o que lhe daria a si alguns laços de consanguinidade com a sua esposa?? (Muito interessante)!

Claro que nestas localidades quando atingimos o vértice das árvores genealógicas descobrimos quase sempre que todos são primos e primas.... (como dizia a canção)

Tem em Moitas um óptimo genealogista. Atento, pormenorizado e muito organizado - o Arlindo Picado.
Como filho da terra ele conhece bem todas as famílias e tem um manancial espantoso de irformação, não só de Moitas mas também de Minte, Monsanto, Serra Alta etc..

Disponha sempre

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274424 | francisco | 12 abr 2011 16:45 | Em resposta a: #274297

Cara Raquel,

Tenho interesse sobre famílias de Alcanena e Monsanto, gostaria de entrar em contacto consigo, o meu mail é franciscomendia @ gmail.com.

Tinha um bom contacto em Alcanena, o Dr. Guilherme Ramos, muito dedicado às genealogias das famílias desse concelho, que infelizmente morreu à pouco tempo. O Dr. Ramos publicou nos anos 90 várias genealogias de Alcanena no jornal "O Alviela".

Cumprimentos

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274511 | zeamax | 13 abr 2011 18:10 | Em resposta a: #274424

Olá Raquel Diogo

Mas que partilha…

Estas novas tecnologias, aproximam pessoas, conhecimentos e informação através deste conceito fantástico de compartição.

Respondendo á sua mensagem, que desde já muito lhe agradeço, posso informar que a minha consanguinidade com o cônjuge será por “linhas” diferentes. Não lhe sei explicar, apenas sei que a minha avó:
Marcelina Jesus Rosa b: Abt. 1897 in Moitas m: 25/Maio/1921 in Alcanena, suponho ter a mesma ascendência de:

Maria da Conceição Ferreira, casada com Américo da Silva, nascido em 1911, filho ilegítimo de João Alves da Silva Coelho.

Segundo informações, que poderão ser incorrectas, foram me transmitidas por moitenses mais velhos, os filhos de João Alves da Silva Coelho seriam:

1ª Amante: Marta ???

Filhas de forma aleatória:

Carolina Silva casada em Torres Novas.

Guilhermina da Silva Coelho b: 24/Julho/1890 in V Grave m: 28/Janeiro/1911 in Alcanena com, Manuel dos Santos Maximiano b: 22/Fevereiro/1880 in M Baixo.

Mafalda de Silva que seguiu a vida religiosa.

Águeda de Silva que morreu ainda menina no Porto.

Maria de Silva que casou em Casais Robustos onde criou quatro filhos.

2ª Amante: Maria do Rosário Jesus??? (vítima da estirpe pneumónica em 1918) irmã de uma Ingrácia e familiar de Picados.

Filhos de forma aleatória:

Mónica de Silva, que morreu ainda jovem.

Avelino de Silva, que viveu em Casais Robustos e casou com Maria do Carmo.

Américo de Silva que viveu em Moitas Venda e casou com Maria da Conceição Ferreira. (meus sogros)

Feliciano de Silva que viveu e casou em Moitas Venda.

Romão de Silva que viveu em Lisboa e casou por lá.

Benvinda de Silva que foi levada ainda com meses para a companhia da meia-irmã mais velha, Maria de Silva que a criou como filha, após a morte da mãe.

Estou realmente disposto a adquirir o/os cds dos microfilmes onde se encontra toda essa informação.

Será fácil a sua leitura no PC?
Será que os posso mandar vir á cobrança?
Qual o preço estimado?
Será suficiente a referência que me vai disponibilizar?

Peço desculpa por todas estas interrogações, mas sou ainda muito inexperiente nestes conteúdos.

O meu email é: zeamax@gmail.com, caso a privacidade seja posta em causa.

Ficar-lhe-ei antecipadamente grato por toda a informação por si facultada.

Cordiais Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274518 | zeamax | 13 abr 2011 19:43 | Em resposta a: #274511

Apenas para acrescentar que, segundo se consta, o meu trisavô Maximiano dos Santos b: Abt. 1821 Torres Novas, era provindo da Santa Casa da Misericórdia e terá vindo como criado, trabalhar para a casa abastada de: Manuel Gonçalves -Covão do Feto - Monsanto/Gertrudes Maria da Conceição - Moitas de Cima, onde, até á muito pouco tempo, existiu na antiga habitação, o designado, quarto do Maximiano.

Outra curiosidade interessante que estes dados nos fornecem, é que, após a remodelação da pequena Capela do Largo da Venda em Moitas Venda, foi retirada do seu interior, uma lápide enorme em granito, posteriormente colocada á entrada do cemitério, numa armação concebida para o efeito.

A Junta de Freguesia assim procedeu, desconhecendo a sua origem. Pelo que se depreende na sua data, a lápide foi cunhada em morte da abastada Gertrudes Maria da Conceição.

A talhe de foice, a mesma senhora, sogra do protagonista, João Alves da Silva Coelho, teria tido as filhas Margarida Gonçalves e Conceição Gonçalves e um Policarpo Gonçalves. Todos eles solteiros, cessando assim a descendência, após a morte.

Também me foi transmitido que esta família Gonçalves de Moitas de Cima, pertencia a familias latifundiárias de Alcanena, Zibreira, Covão do Feto e Monsanto, com parentesco ao famoso Dr. Anastácio Gonçalves que se destacou como médico e coleccionador. Será?

Existiu um lavrador na época chamado de Manuel Luís em Covão do Feto que também seria Gonçalves(???) Proprietário de toda a baixa produtiva em cultivo, o designado Felgar ou Felgueira da referida localidade.

Toda a informação seria muito valiosa para a pesquisa que estou a desenvolver.

Antecipadamente grato.

Cordiais Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Moitas Venda

#274559 | Raquelis | 14 abr 2011 16:28 | Em resposta a: #274424

Caro Francisco

Já respondi para o seu e-mail mas repito aqui:

Temo não poder ser muito útil. Os registos que disponho são, apenas, referentes às localidades que constituem a actual Freguesia de Moitas Venda e que em séculos passados pertenciam a Alcanena.
Tenho também alguma coisa da Serra Alta.

Se puder ajudar falo-ei com muito gosto mas dou preferência à escrita neste Forum, que pode beneficiar todos os que a ele têm acesso.

Cumprimentos,

Raquel Elisabeth Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274560 | zeamax | 14 abr 2011 16:29 | Em resposta a: #274518

Tem em Moitas um óptimo genealogista. Atento, pormenorizado e muito organizado - o Arlindo Picado.

Por lapso, esqueci dizer que o nosso Arlindo Picado se encontra no Canadá, desde que surgiu o meu interesse no assunto. Seria certamente uma ajuda preciosa.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274575 | Raquelis | 14 abr 2011 18:04 | Em resposta a: #274511

Caro José Maximiano

São muito interessantes as informações que transmite e vou analisá-las para lhe dizer qual a possível correspondência com a minha base de dados.

Para não perder mais tempo com a aquisição dos microfilmes ou CD passo a explicar:

A leitura em CD é óptima, claro que tem de contar com documentos escritos pelos páracos, alguns com letra de médico, mas isso é uma inevitabilidade seja em que formato fôr.
A leitura em CD permite-lhe aumentar o que quiser da escrita e até fazer um prévio tratamento do texto editando a imagem e melhorando-a. Eu costumo servir-me de "Picasa" que como sabe é um instrumento gratuito do "Google".
Costumo, por exemplo, aclarar algumas imagens, como se faz com as fotos. Mas eu sou uma "naba", certamente haverá outros instrumentos mais apropriados...
A aquisição do CD é fácil. Costumam mandar à cobrança.
Pode entrar no sítio de Arquivo Nacional da Torre do Tombo - Formulários - Reprodução de Documentos e preenche o formulário "on line"

Tem apenas que saber quais as referências do que pretende.

Estive a ver no sítio do "Mormons" (foram eles que microfilmaram todos os nossos registos) e tanscrevo o referente a Alcanena:
Familysearch. org - library catalog - place search - Alcanena

Título
Registros paroquiais, 1744-1905

Autores
Igreja Católica. São Pedro (Alcanena, Santarém) (autor principal)

Notas
Microfilme de Manuscritos nenhum Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Alcanena e Sede do Concelho do Nome MESMO.
registros paroquiais de batismos, casamentos e óbitos de Alcanena, Santarém, Portugal.

Sujeitos
Portugal, Santarém, Alcanena - Os registros da igreja

Formato
Manuscrito (em filme)

Idioma
Português

Publicação
Salt Lake City, Utah: Filmados Pela Sociedade genealógica de Utah, 1990

Física
in 4 Rolos de microfilme; 35 mm.

Cinema Notas
Nota - Localização [filme]
Batismos 1744-1858 - VAULT INTL Film [1662052 Item 4]
Casamentos, Óbitos, Batismos 1871 - VAULT INTL Film [1662052 Item 5]
Batismos, Casamentos, Óbitos 1863-1870 - VAULT INTL Film [1662052 Items 6-13]
Batismos 1761-1793 - VAULT INTL Film [1662104 Items 1-2]
Batismos 1811-1838 (sem Fim do Livro HÁ UM Assento de 1840) - VAULT INTL Film [1662104 Items 3-4]
Batismos 1860-1862 - VAULT INTL Film [1662104 Items 5-7]
Batismos 1874, 1873 (Livros filmados sem Ordem in) - VAULT INTL Film [1662104 Items 8-9]
Batismos 1875-1892 - VAULT INTL Film [1662104 Items 10-27]
Batismos 1893-1904 - VAULT INTL Film [1662105 Items 1-12]
Casamentos 1811-1853 - VAULT INTL Film [1662105 Items 13-14]
Casamentos 1860-1862 - VAULT INTL Film [1662105 Items 15-17]
Casamentos 1873-1901 - VAULT INTL Film [1662105 Items 18-46]
Óbitos 1860-1862 - VAULT INTL Film [1662106 Items 1-3]
Óbitos 1873-1905 - VAULT INTL Film [1662106 Items 4-36]

© 2002 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados.




Os quatro rolos de microfilme correspondem às referências da Torre do Tombo:

1662052- a 1482, 1662104 - a 1483, 1662105 a 1484 e 1662106 a 1485

Não adquiri o último microfilme que corresponde a óbitos.

O custo do microfilme era de 21 € mais portes de correio.

O custo do CD fica a 15 cêntimos por imagem. Uma imagem corresponde a uma página de um livro.
O custo depende do número de livros e de folhas que cada um tiver.

Pode optar por mandar vir por partes. Se assim fizer, convém lembrar que deve começar sempre pelos registos mais recentes e ir recuando. Tem de começar pelo fim do microfilme ou o último registo do CD.

Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos de Moitas Venda

#274578 | Raquelis | 14 abr 2011 18:25 | Em resposta a: #274559

Caro Francisco

Onde lê Serra Alta quis dizer Vale da Serra (Pedrógão).

Cumprimentos

Raquel Elisabeth Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Moitas Venda - Marcelina de Jesus Rosa

#274583 | Raquelis | 14 abr 2011 20:08 | Em resposta a: #274511

Caro José Maximiano

Voltando agora à sua árvore e mais própriamente à sua avó Marcelina, já tenho a data certa do nascimento- 26-5-1898- nas Moitas de Baixo, Filha de João Francisco "da Rosa" 29.5.1853 e de Ângela de Jesus 10.5.1856 ele da Venda do Grave e ela de M.B. cc a 7/7/1877, neta paterna de Manuel Francisco Picado (17.5.1817- C R) e de Rosa de Jesus 31.12.1816- V G) - é desta Rosa que vem o apelido "Rosa", neta materna de José Pedro dos Santos de Pessegueiro R. Fetal - 12.3.1819 e de Teresa de Jesus - 5.2.1824 - M B (estes últimos trisavós de meu marido).
Claro que esta árvore se prolonga... por muitas gerações

Não encontro a Maria Conceição Ferreira nem o Américo da Silva mas se o registo foi em Minde não o tenho de certeza.

Quanto a Marta de Jesus, aqui estão os registos dos filhos:

Descendants of Marta de Jesus

1 Marta de Jesus b: 20/Fevereiro/1867 in V Grave
... 2 Mafalda (Freira) da Silva Coelho b: 20/Abril/1886 in V Grave
... 2 Maria da Silva Coelho b: 15/Março/1888 in V Grave
....... +Policarpo Ferreira b: 25/Dezembro/1881 in C Robustos m: 13/Abril/1907 in Alcanena
... 2 Carolina de Jesus da Silva b: 9/Março/1889 in V Grave
... 2 Guilhermina da Silva Coelho b: 24/Julho/1890 in V Grave
... 2 Águeda da Silva Coelho b: 29/Julho/1892 in V Grave
. +José Lopes de Oliveira b: Abt. 1860 in Poiares - Stº André m: 21/Maio/1903 in Alcanena
... 2 Policarpo de Oliveira b: 16/Setembro/1903 in V Grave
... 2 João de Oliveira b: 20/Outubro/1904 in V Grave


Marta de Jesus era filha de João Ferreira de Casais Galegos e de Maria de Jesus da Venda do Grave, neta de Tristão Ferreira/Mariana de Jesus e José Francisco Picado/Catarina de Jesus;

Esta Marta ainda acabou por casar com José Lopes de Oliveira de Vila Nova de Poiares em 21.5.1903 e tenho registo de 2 filhos.
Da 2ª senhora e dos filhos dela não vejo qualquer registo.

Noutra mensagem tentarei fazer outras ligações.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274650 | zeamax | 15 abr 2011 17:55 | Em resposta a: #274575

Ola Raquel

Madei vir a referencia 1662105 a 1484 para iniciar a pesquisa que pretendo. Não sei o custo do CD mas tentei arriscar.

Caso consiga mergulhar neste assunto, mandarei vir os restantes que me indicou. Espero não haver enganos :)

Fico imensamente grato por tudo.

Bem-Haja

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274702 | Raquelis | 16 abr 2011 21:23 | Em resposta a: #274518

Caro José Maximiano

São muito interessantes as curiosidades de que fala.

Começando pela lápide. O que diz a lápide?

Uma vez falaram-me de um frade de nome Coelho que terá estado no Convento da Arrábida?? Tudo muito vago... e que teria sido sepultado nessa capelinha?? Será?
Merecia a pena investigar!

Quanto aos pais da Gertrudes Magna posso dar-lhe a árvore (sujeita a possíveis correcções):

Descendants of Manuel Gonçalves

1 Manuel Gonçalves b: Abt. 1797 in Monsanto - C Feto
. +Gertrudes Maria da Conceição b: Abt. 1797 in M Cima m: 8/Fevereiro/1823 in Alcanena
... 2 António Gonçalves b: 29/Maio/1824 in M Cima
... 2 Maria da Conceição b: 8/Janeiro/1826 in M Cima
... 2 António Gonçalves b: 16/Julho/1827 in M Cima
... 2 Maria da Conceição b: 8/Março/1829 in M Cima
... 2 Gertrudes Magna da Conceição b: 4/Abril/1831 in M Cima
....... +João da Silva Coelho b: 19/Abril/1837 in C Robustos m: 22/Outubro/1874 in Alcanena
......... 3 Feliciano da Silva b: Abt. 1875 in M Cima
......... 3 João da Silva b: Abt. 1875 in M Cima
............ +Maria da Conceição Galopim b: 18/Julho/1875 in M Baixo m: 30/Janeiro/1899 in Alcanena
.............. 4 António da Silva Galopim b: 12/Novembro/1899 in M Baixo
... 2 Maria do Carmo b: 6/Julho/1832 in M Cima
... 2 Rosa Cândida Olímpia da Conceição b: 3/Novembro/1834 in M Cima
....... +Joaquim Marques Alves do Carmo b: 1829 in Porto Mós m: 8/Setembro/1869 in Alcanena
... 2 Maria da Conceição b: 28/Julho/1836 in M Cima
... 2 José Gonçalves b: 8/Junho/1840 in M Cima
... 2 Joaquim Manuel Gonçalves b: 8/Setembro/1842 in M Cima
....... +Margarida de Jesus b: 23/Novembro/1849 in M Cima m: 28/Fevereiro/1891 in Alcanena

A Margarida Gonçalves que menciona deve ser a nora Margarida de Jesus casada com o Joaquim Manuel Gonçalves. Não vejo filhos a este casal. Margarida é filha de José Francisco Chora e Maria de Jesus "do Vale" (por ser do Vale da Serra).

O Policarpo Gonçalves que nasceu em 24,8,1856 e morreu em 24.9.1881 pertence à mesma família dos Gonçalves mas é filho de Manuel Gonçslves e Francisca Rosa de Jesus, neto de Francisco Gonçalves e Flora Maria e bisneto de Caetano Gonçalves e Teodora Maria,

O casal Manuel Gonçalves/Gertrudes Maria da Conceição eram primos direitos.

Manuel Gonçalves era filho de Portásio Gonçalves M C b 1764 (de que já falamos noutra mensagem) e Teresa Vaz de Santana do Covão do Feto, neto de Caetano Gonçalves/Teodora Maria M C, bisneto de Manuel Gonçalves/Maria Vaz _MC
e António Rodrigues MB/Rita Ferreira - Monsanto.

Gertrudes Maria da Conceição era filha de Joaquim Caetano Gonçalves e Rita de Jesus de MC, neta de Caetano Gonçalves/Teodora Maria, António da Silva/Eugénia Duarte e bisneta pelo lado materno de Tomás da Silva/Catarina Fernandes,Manuel Duarte e Ignes Ferreira.

Nada sei sobre possíveis ligações com o Dr. Anastácio Gonçalves. Quem é Anastácio Gonçalves? quando e onde nasceu?

Quanto ao Manuel Luís, não sei se será um Manuel Luís que terá nascido perto de 1700 e que casa com Maria da Silva de Moitas de Baixo, pais de um João da Silva de Moitas de Baixo que casa com uma Maria da Silva do Arrife.

Se se tratar deste casal eles são os antepassados de grande parte dos habitantes das Moitas de Baixo. É uma lista que nunca mais acaba... como pode calcular. Há Gonçalves nessa listagem mas, são resultado de um casamento de uma neta ou bisneta com um Gonçalves do Vale da Serra.
Pode, no entanto, o apelido ter a mesma origem já que há muitos casamentos entre Moitas e o Vale da Serra.
Fico curiosa àcerca da lápide.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274703 | Raquelis | 16 abr 2011 21:30 | Em resposta a: #274650

Caro José Maximiano

A referência que conta para a TT é a 1484. A outra é dos Mórmon. Mas os funcionários da TT entendem de certeza.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274789 | zeamax | 18 abr 2011 19:11 | Em resposta a: #274702

Olá Amiga Raquel

Mas que bela ajuda me está a dar.... Fico-lhe muito grato

1º Sobre a lápide, prometo enviar uma foto para o seu correio electronico o mais breve possivel.

2º (1 Manuel Gonçalves b: Abt. 1797 in Monsanto - C Feto
. +Gertrudes Maria da Conceição b: Abt. 1797 in M Cima m: 8/Fevereiro/1823 in Alcanena
... 2 António Gonçalves b: 29/Maio/1824 in M Cima
... 2 Maria da Conceição b: 8/Janeiro/1826 in M Cima
... 2 António Gonçalves b: 16/Julho/1827 in M Cima
... 2 Maria da Conceição b: 8/Março/1829 in M Cima
... 2 Gertrudes Magna da Conceição b: 4/Abril/1831 in M Cima
....2 Maria do Carmo b: 6/Julho/1832 in M Cima
... 2 Rosa Cândida Olímpia da Conceição b: 3/Novembro/1834 in M Cima
...2 Maria da Conceição b: 28/Julho/1836 in M Cima
... 2 José Gonçalves b: 8/Junho/1840 in M Cima
... 2 Joaquim Manuel Gonçalves b: 8/Setembro/1842 in M Cima

Todos estes meninos que estão em linha 2, são registos que aparecem mas nada prova serem filhos do casal, certo?

3º Gertrudes Magna da Conceição b: 4/Abril/1831 in M Cima
....... +João da Silva Coelho b: 19/Abril/1837 in C Robustos m: 22/Outubro/1874 in Alcanena

A data de nascimento de João da Silva Coelho não bate certo com a pesquisa que tenho sobre o nascimento da ultima filha de 1918. A data de casamento tem lógica. A Gretrudes teria 43 anos quando subiu ao altar.

4º ...3 Feliciano da Silva b: Abt. 1875 in M Cima
......... 3 João da Silva b: Abt. 1875 in M Cima
............ +Maria da Conceição Galopim b: 18/Julho/1875 in M Baixo m: 30/Janeiro/1899 in Alcanena
.............. 4 António da Silva Galopim b: 12/Novembro/1899 in M Baixo.

Que me conste, estes não são filhos do casal Gertrudes Magna da Conceição/João da Silva Coelho.

Existe sim um filho ilegitimo Feliciano da Silva mas nascido entre 1910/1913.

5º Sobre o Dr. Anastácio Gonçalves: http://livrodeestilo.blogs.sapo.pt/118822.html

6º ""Quanto ao Manuel Luís, não sei se será um Manuel Luís que terá nascido perto de 1700 e que casa com Maria da Silva de Moitas de Baixo, pais de um João da Silva de Moitas de Baixo que casa com uma Maria da Silva do Arrife.""

O Manuel Luis que mencionei viveu na primeira metade do seculo XX no Covão de Feto. Era dono das melhores terras aráveis da aldeia e os poucos habitantes trabalhavam para ele.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Registos em Alcanena de Moitas Venda

#274802 | Raquelis | 18 abr 2011 22:46 | Em resposta a: #274789

Olá Zé Tó

Hoje só lhe vou responder ao assunto dos filhos do casal Manuel Gonçalves/ Gertrudes Maria da Conceição.

Vi um a um e estão todos certos. São todos filhos do referido casal e netos paternos de Portásio Gonçalves/Teresa Vaz de Santana e
netos maternos de Joaquim Gonçalves e Rita de Jesus.

Como os assentos referem o nome dos avós paternos e maternos não há qualquer dúvida.

Amanhã verei o resto

Com os meu cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Moitas Venda - Gertrudes Magna da Conceição

#274843 | Raquelis | 19 abr 2011 20:50 | Em resposta a: #274789

Olá Zé Tó

Voltando ao casamento da Senhora em epígrafe, está escrito pelo páraco:

"Moitas de Cima - 22/10/1874
João Alves da Silva Coelho de 24 anos dos Casais Robustos, filho de António da Silva e de Maria de Jesus, com Gertrudes Magna da Conceição de 40 anos de Moitas de Cima, filha de Manuel Gonçalves do Covão do Feto e de Gertrudes Maria da Conceição de Moitas de Cima"

Verifiquei por outros registos que as idades apontadas pelo páraco eram aproximadas.

Estive a ver os registos de nascimento dos fihos de António da Silva e de Maria de Jesus ou Maria da Conceição de Jesus. São 11 filhos nascidos entre 1833 e 1856. Efectivamente há outro João baptizado a 11.6.1850, que teria 24 anos à data do casamento.
Então o João teria 24 anos e a Gertrudes 43?.

Há um Feliciano entre os irmãos de João. Foi bap. em 7.3.1839.

Também estive a ver o casamento de João da Silva com Maria da Conceição Galopim. (Não encontrei o nascimento deste João da Silva).

"Moitas de Baixo
João de Silva de 23 anos, filho de Gertrudes da Conceição (não indica nome de pai mas também não diz que é incógnito o que me levou a pensar ser filho do casal João da Silva Coelho /Gertrudes Magna da Conceição), com Maria da Conceição de 23 anos filha de João da Silva e Maria Joaquina da Conceição.

O padre foi muito lacónico. A noiva é Maria da Conceição Galopim e os pais chamam-se João da Silva Policarpo dos Casais Robustos e Maria Joaquina da Conceição Galopim das Moitas de Baixo.

Pode haver erro. Há muitas Marias de Jesus, Marias da Conceição, Marias da Conceição de Jesus etc. que dão origem a dúvidas.

Muito obrigada pela informação sobre o Dr. Anastácio Gonçalves

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Registos Moitas Venda - Gertrudes Magna da Conceição

#274852 | zeamax | 19 abr 2011 22:26 | Em resposta a: #274843

Olá Caríssima Amiga Raquel.

"Moitas de Cima - 22/10/1874
João Alves da Silva Coelho de 24 anos dos Casais Robustos, filho de António da Silva e de Maria de Jesus, com Gertrudes Magna da Conceição de 40 anos de Moitas de Cima, filha de Manuel Gonçalves do Covão do Feto e de Gertrudes Maria da Conceição de Moitas de Cima"

Tenho de agradecer todo o seu empenho desinteressado no aprofundamento de algumas questões que considero relevantes para que existam bases sólidas na história deste casal.

Sem dúvida que agora, tudo começa a ser mais claro. Segundo esse registo crucial, o nosso amigo João da Silva Coelho é mesmo natural de Casais Robustos.

De qualquer forma, parte dos descendentes e não só, teimam em afirmar ele ser natural de Mata – Torres Novas.

Não sendo verdade, tenho de acreditar que existam fortes indícios que justificam família muito chegada a naturais dessa Freguesia de Stª Eufémia, como era antes designada.

Variadíssimos relatos sobre a vida de João de Silva Coelho e seus filhos ilegítimos, atestam ligações á família Duque que tinha nos seus membros personalidades de destaque. Ministro do Interior, do Tesouro, advogados etc. Dr. Rafael Duque é citado por alguns dos subscritores da tese como sendo tio ou familiar chegado.

Isto é importante para a investigação que estou a desenvolver. Certamente terei de recorrer a registos que dizem respeito a freguesia de Mata.

""Então o João teria 24 anos e a Gertrudes 43?""

Certamente teriam mesmo essa idade. Assim se justifica ele ter concebido a ultima filha fora do matrimónio em 1917/18. Uma tal Benvinda de Silva, irmã do meu sogro e filha de Maria do Rosário, falecida pelo surto da pneumónica nessa mesma data. Também a sua morte em 1926 seja a correcta.

Vou tentar apurar a família desta Maria do Rosário (segunda amante de João de Silva Coelho) para que seja mais fácil encontrar a sua ascendência, descendência e idade da morte.

Quanto aos restantes que mencionou, não existe qualquer afinidade com o casal que me propus investigar.

Obrigado por tua a sua colaboração no desvendar de todas estas ascendências.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Moitas Venda - Marcelina de Jesus Rosa

#274891 | zeamax | 20 abr 2011 17:51 | Em resposta a: #274583

Olá Amiga Raquel.

Sem querer abusar da sua ajuda...

""Da 2ª senhora e dos filhos dela não vejo qualquer registo.
Noutra mensagem tentarei fazer outras ligações.""

Nos registos da igreja de Minde encontrei: Benvinda do Rosário Silva. 01/05/1918

Filha de pai incognito (João de Silva Coelho) e Maria do Rosário

Neta Materna de Joaquim Picado e Joaquina do Rosário.

Estes registos ajudam?

Antecipadamente grato.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Registos Moitas Venda - Gertrudes Magna da Conceição

#274898 | Raquelis | 20 abr 2011 19:27 | Em resposta a: #274852

Olá Caro Zé Tó

Ainda bem que a história começa a compor-se.

Quando souber a filiação de Maria do Rosario ou nome de um dos irmãos agradecia-lhe a informação.

Disponha sempre

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Moitas Venda - Marcelina de Jesus Rosa

#274900 | Raquelis | 20 abr 2011 19:35 | Em resposta a: #274891

Olá Zé Tó

Muito obrigada
Vou ver o que tenho e se há coincidência de nomes

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos em Alcanena de Moitas Venda

#349319 | Lupeikaf | 16 ago 2014 16:41 | Em resposta a: #260331

Estou a fazer a genealogia da aldeia da Mata, concelho de Torres Novas.

Tenho um registo de uma senhora Maria do Rosário (nascida talvez em 1863) filha de António Silva e Maria de Jesus, todos naturais de Casais Robustos. Esta Senhora Maria do Rosário casou em 7 Novembro 1866 com Francisco Gomes Duque, da aldeia da Mata. São os avós paternos do Dr. Rafael Duque , Ministro de Salazar. Em toda a investigação que estou a fazer e que começa em 1800, não encontrei ainda ninguém nascido na Mata de apelido Coelho.

Resposta

Link directo:

Registos em Alcanena de Moitas Venda - Maria do Rosário

#349341 | Raquelis | 17 ago 2014 17:35 | Em resposta a: #260331

Caro Senhor

Penso que a Maria do Rosário de que fala, filha de António da Silva e Maria de Jesus dos Casais dos Robustos é a criança do sexo feminino baptizada com o nome de Maria em 29,8,1843 nos Casais Robustos.
Teria, portanto, 23 anos â data do casamento e seria uma das irmãs do supracitado João da Silva Coelho.

O apelido "Coelho" que ela não usa mas que é usado pelo irmão, vem do lado materno.

A mãe, Maria de Jesus, b. em 19.5.1812, nascida nas Moitas de Cima é filha de José da Silva e Maria de Jesus das Moitas de Cima, neta de António da Silva Moitas de Cima, Eugénia Duarte Moitas de Baixo, Manuel Jorge Coelho (alcunha "prior") M.Cima, Isabel Maria Antunes do Forno da Cal. A árvore continua, tanto do lado materno como do lado paterno que não mencionei. Se pretender posso expô-lo ate ao inicio do século XVIII. Infelizmente os livros de registo anteriores foram destruídos com as invasões francesas.

Maria do Rosário é, portanto, bisneta de Manuel Jorge Coelho.

Tenho muito interesse em conhecer o nome dos filhos do casal Francisco Gomes Duque/ Maria do Rosário, sobretudo o nome dos progenitores do Dr, Rafael Duque, se não lhe der muito incómodo.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Registos em Alcanena de Moitas Venda

#356384 | gfeitor | 01 abr 2015 20:17 | Em resposta a: #260331

Cara Raquel,

Tenho algumas famílias de Alcanena já terminadas e, outros dados, entre os quais, um recenseamento das Ordenanças, datado de 1764. Tem muita gente das Moitas (de Baixo e de Cima). Estes dados irão sair no meu próximo trabalho sobre Alcanena.

Caso lhe interesse, envie-me uma mensagem para o correio electrónico:

gbrlftr@gmail.com ou gofra@iscte-iul.pt


Cumprimentos,

Gabriel Feitor

Resposta

Link directo:

Descendentes de Maria Do Rosário Silva Até aos netos.

#356413 | Lupeikaf | 02 abr 2015 16:47 | Em resposta a: #349341

Descendentes de Maria Do Rosário Silva Até aos netos.
Maria Do Rosário | Silva | &1886 Francisco Gomes Duque 1837-1909
1. Maria de Jesus Duque 1867-1907 &1891 Joaquim Oliveira Sant'Anna 1858-
1.1. Lucinda Oliveira Duque
1.2. Zulmira Oliveira Duque 1893-1970
1.3. Feliciano Oliveira Duque 1895-1959
1.4. Olivia Oliveira Duque 1897-1968
1.5. Justina Oliveira Duque 1898-1979
1.6. João ? 1900-1901
1.7. Júlio Oliveira Sant'Anna 1901-1975
1.8. Maria ? 1905-1905
1.9. Maria de Oliveira Duque (Maria Santana) 1906-
2. João Gomes Duque 1870-1945 &1891 Anna Rosa das Neves 1875-
2.1. Rafael Silva Neves Duque 1893-1969
2.2. Justino da Silva Neves Duque 1895-1975
2.3. Américo Silva Neves Duque 1897-1976
2.4. Aurora 1ª Duque 1899-1900
2.5. Valentim Silva Neves Duque 1900-1979
2.6. José Silva Neves Duque 1904-1969
2.7. Aurora 2ª Duque 1909-1988
2.8. Maria Do Rosário Duque Rodrigues 1916-2004
2.9. Carmina Duque †
3. Carolina Augusta Duque 1872- &1894 João Freire 1870-
3.1. Benjamim Freire ca 1903-
3.2. Otilia x 1906-
4. Inocêncio Duque 1874-1874
5. António Silva Duque 1884-1903
6. Maria Nascimento x † & Joaquim Ramos †
7. Cândida Augusta Duque † &1894 João Freire (Marido de Cândida)
7.1. Amélia ? 1900-1901

Resposta

Link directo:

Registos em Alcanena de Moitas Venda

#414082 | marcofelipebarros | 22 abr 2019 16:15 | Em resposta a: #260331

Alguém poderia ajudar com informações a respeito de meu bisavô?
Foi batizado por nome de JOSÉ FRANCISCO, filho de MANOEL FRANCISCO e ANNA DE JESUS, neto paterno de MANOEL FRANCISCO e MARIA DE JESUS e neto materno de JOSÉ PEDRO e THEREZA DE JESUS, moradores das Moitas de Baixo, na igreja paroquial de São Pedro de Alcanena, "concelho" de Torres Novas, Diocese de Lisboa, em 23 de Junho de 1895, nascido em 07 de Junho de 1895 às 3 horas da tarde, estas informações foram extraídas do Livro de Registro de Batismos existente no Arquivo Distrital de Santarém, registro número 45, páginas 13 e 14.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 13:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen