Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259710 | PP | 31 jul 2010 15:23

Caros confrades,

Por mera curiosidade gostaria de vos questionar sobre o número total de indivíduos que constam da vossa árvore genealógica/base de dados que utilizam.
Espero que não levem a mal esta pequena "curiosidade", mas, de certa forma, pretendo ficar com uma ideia da extensão das mesmas relativamente à pesquisa que tenho vindo a desenvolver.

Também devo confessar que a partir de um determinado número comecei a ficar um pouco "apreensivo".... E se a base de dados "vai abaixo"?! :)

Não seria interessante lançar uma espécie de sondagem sobre o programa de genealogia utilizado, número de indivíduos, apelidos principais pesquisados, anos em volta da investigação? O que pensam sobre este assunto?
Começo a sentir vontade de trocar informações sobre alguma famílias de determinados espaços geográficos, não seria interessante haver aqui uma área em que cada um "publicitasse" o tema/área da sua investigação?

Com os meus cumprimentos, PP.

PS: Utilizo o Family Tree Maker 2010 (694 indivíduos registados).

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259713 | aeiou2 | 31 jul 2010 15:47 | Em resposta a: #259710

A minha tem quase 7000 pessoas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259714 | PP | 31 jul 2010 15:57 | Em resposta a: #259713

Cara Maria,
E qual o programa que utiliza?
Cumprimentos, PP.

PS: acabo de perceber, e logo à primeira, que tenho muito trabalho pela frente...

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259717 | aeiou2 | 31 jul 2010 16:07 | Em resposta a: #259714

Caro PP,
Eu uso o PAF 4.0 em português,mas são muitos anos de trabalho,feito por mim, são só 51 anos.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259718 | PP | 31 jul 2010 16:21 | Em resposta a: #259717

Cara Maria,
Parabéns pela sua pesquisa e dedicação.
Quanto a mim, na verdade, só tenho apenas 1 ano de dedicação e pesquisa a sério...
Mas tenho mais de 20 anos dedicados a compilar, classificar cronologicamente e legendar fotografias de família. E restaurar digitalmente...
Tem tudo num só ficheiro, certo? Não está fragmentada por famílias ou ramo pai/mãe?
Espero que tenha cópias de segurança do seu trabalho...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259719 | LBolacha | 31 jul 2010 16:21 | Em resposta a: #259710

RootsMagic 3.2

A minha árvore principal tem 26067 pessoas.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259720 | PP | 31 jul 2010 16:30 | Em resposta a: #259719

Caro,
Se não for indiscrição, quantos anos de pesquisa?
É que eu não faço quase outra coisa à cerca de um ano...
Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259721 | LBolacha | 31 jul 2010 16:38 | Em resposta a: #259720

Fez agora em Julho 4 anos, mas tenho muitos muitos dados incompletos, e comecei logo a colocar e adicionar as pessoas à minha base de dados, tentando, sempre que possível completar as varias linhagens colaterais que vou tendo a sorte de encontrar aqui no fórum, na base de dados do geneall e por outros sites parecidos.
De qualquer maneira, tiro-lhe o chapéu e digo que me serve como pois espero daqui a 20 anos ainda ter tanta paixão por este assunto como o senhor apresenta, assim como espero possa "informatizar" tudo o que ai tem e ir partilhando com os vários confrades que, como eu, encontram neste fórum uma luz de esperança sempre que encontram uma parede.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

PS- peço desde já desculpa, pela mensagem anterior ter sido tão telegráfica...

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259724 | LProjecto | 31 jul 2010 17:03 | Em resposta a: #259710

Caro Paulo,

Segue a minha humilde contribuição para o presente tópico.

Utilizo a última versão do Legacy Deluxe (versão paga) onde armazeno também muitos ficheiros multimédia. Além desse software utilizo o paf 4 (PT) e paf 5 (multilingue) só com informação textual, pelo facto de se tornar menos pesado e também de fácil navegação.

Na presente data contabilizo 18.213 indivíduos e 6.940 campos com informações históricas.

A minha ascendência, pelo menos a que trago estudada, encontra-se, na sua grande maioria, nos distritos de Évora e Portalegre (Borba, Vila Viçosa, Estremoz, Redondo, Alandroal, Portalegre, Amieira do Tejo), Castelo Branco (Proença-a-Nova), Guarda (Celorico da Beira, Guarda), Leiria (Alvaiázere). Além das regiões que referi tenho procurado estudar também os ascendentes da minha esposa, dos concelhos de Montemor-o-Velho e Gouveia.

A título de curiosidade posso referir que, apesar de as regiões onde se concentraram mais os meus ascendentes se situarem relativamente próximas da fronteira, até ao limite dos paroquiais só uma linha (7.º Avó) foi parar ao país vizinho, a Badajoz... mas confesso que ainda não investi no alongamento dessa linha, nem sei se alguma vez o farei.

Posso ainda dizer-lhe que tenho vários "backup" da minha base de dados, pelo receio que me assola a possibilidade de algum dia, por mero discuido, patetice e/ou azar, o trabalho de anos simplesmente desaparecer.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259725 | PP | 31 jul 2010 17:05 | Em resposta a: #259721

Caro Levi,
De facto, a minha base de dados é muito pequena, mas, modéstia à parte, bem documentada.
Estes cerca de 700 indivíduos têm todos documentos comprovativos, ou seja, coloco quando tenho pelo menos dois assentos para cada um. Em mais de 75% dos casos tenho o respectivo assento de baptismo, casamento e óbito de cada um dos indivíduos.
Talvez por falta de experiência e medo de começar a ir por algum ramo errado, só coloco na minha base de dados se não tiver nenhuma dúvida sobre o indivíduo em causa (por isso tenho muitos em fila-de-espera).
A minha metodologia tem sido ler os livros paroquiais integralmente, o que, numa determinada freguesia, está mais de 75% lido. Para quem tiver algum tempo e «não queira ficar com as malas à porta», aconselho a ler tudo, se for possível, pois muitas vezes há incoerências e erros significativos nos assentos que são verdadeiros quebra-cabeças. E só os compreendemos cruzando todos os documentos que conseguimos obter.

Veja-se este exemplo: tenho uma familiar cujos filhos aparecem sempre como filhos de pai incógnito. Se tivesse desistido de procurar, não teria encontrado o único em que aparece registado o nome do pai. Curiosamente, o assento diz «filho do Padre...». Tudo ficou provavelmente explicado...

Uma última nota: apenas investiguei até agora o meu ramo paterno.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259727 | LBolacha | 31 jul 2010 17:18 | Em resposta a: #259725

Caro Sr PP

É sem duvida um trabalho meritório o seu e digno de se "opiar" o seu método.
Efectivamente, só mais actualmente, com a disponibilização dos paroquiais online é que tenho começado a fazer parte do que refere, pois tenho tentado efectuar listagens dos casamentos das freguesias que me interessam (para se mais facil encontrar antepassados e colaterais, assim como evitar erros de assumir como certo um casamento de pessoas cujos nomes são iguais ou muito similares), assim como tenho tentado colocar o link da imagem associada a cada paroquial que possa encontrar online, completando ao máximo a informação que já possuía antes.
Como tal, tenho de admitir que os seus 700, valem no mínimo por uns 7000, senão mesmo por mais, pois poucas pessoas conseguem efectivamente conseguir em tão pouco tempo completar de tal maneira os registos (eu por exemplo, possuo muitos poucos registos de óbito dos meus antepassados, embora já tenha reduzido na maioria o tempo em que o óbito pode ter acontecido e o local "esperado" onde se deve ter dado)

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259730 | hmrb | 31 jul 2010 18:25 | Em resposta a: #259710

Confrades

eu pesquiso à cerca de 5 anos, tenho cerca de 5000 registos. Uso o Family Tree Builder. Teho cópia em papel e digitalizada de quase todos os assentos. Sempre que pesquiso e encontro dados soltos, com apelidos semelhantes ou dos mesmos locais organizo-os em ficheiro para uma pesquisa fácil. Podem acreditar que já me deu muit jeito.

Os dados que recolho da diversos sítios são sempre óptimas pistas que me levam até ao registo que procuro.

Já corri livros inteiros, microfilmes por várias vezes e assim vou descobrindo e caminhando lentamente.

Faço sempre vários backups e guardo sempre uma cópia de determinada data.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259735 | evieira | 31 jul 2010 19:33 | Em resposta a: #259725

Caro/a PP

Utilizo o PAF 5, com 5991 indivíduos lançados. A grande maioria destes apenas de uma freguesia de Torres Novas. (Embora até agora já tenha antepassados documentados em 11 distritos de Portugal Continental, e mais um na Galiza (!))

Concordo com tudo o que disse sobre o método a usar. Mesmo assim, não posso deixar de perguntar, em relação ao exemplo que deu, como pode assumir com segurança que todos os filhos da sua familiar são filhos do mesmo pai?
Eu próprio já me deparei com uma situação semelhante - uma antepassada, cujo nome do pai não consta em nenhum registo conhecido, e num baptismo de um irmão, este por acaso aparece mencionado. Neste caso, como noutros, opto sempre pela prudência.

Cmpts,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259736 | chartri | 31 jul 2010 19:49 | Em resposta a: #259710

Ora boa tarde
Tenho "somente" cerca de 5800 indivíduos e uso o The Master Genealogy. Sobre apelidos ver a pagina web : www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt ou www.chartri.tribalpages.com pois estão la todos

Os meus ramos estão quase todos no distrito de Leiria (Leiria, Óbidos, Montemor-o-Velho, Ansião, etc.) e os mais recentes em Lisboa
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259737 | DAlmeida | 31 jul 2010 19:56 | Em resposta a: #259710

Sei que tenho muitos, vou verificar e então refiro.

Trabalho com o PAF 4 mas por avaria no computador, adquiri um novo - com Windows 7.

Não tenho conseguido funcionar bem com ele.

Poderá alguém informar-me como se faz a introdução do PAF 4 com o Windows 7 ?

Fico muito grata.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259738 | PP | 31 jul 2010 20:09 | Em resposta a: #259735

Caro Sr. Simões,

Estou, perdoe-me a expressão, a levar uma «banhada»... E eu todo entusiasmado por ter ultrapassado o número 500...
Bom, mas para quem queria saber o nome dos tetravôs, até que não vai mal...

Tem de facto razão quanto à sua dúvida. Não posso garantir que sejam todos filhos do mesmo padre, daí que tenha sido prudente e usei a expressão: "Tudo ficou provavelmente explicado...", em vez de "seguramente". Mas, há de facto um dado interessante e que me leva a supor serem todos filhos do mesmo, pois têm o apelido do padre. Apelido esse que não se encontra no nome da mãe nem nos nomes dos avós maternos dos baptizados.

Porém, registo sempre todas as minhas "incertezas" para memória futura - que julgo ser também um bom método para quem um dia "herdar" a base de dados. Registo sempre e dato todas as minhas notas e interpretações pessoais, bem como, se for o caso, explico convenientemente o raciocínio aplicado.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259739 | Menarue | 31 jul 2010 21:09 | Em resposta a: #259737

Familia mesma, ascendentes e algums descendentes cerca de 1300 individuos.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259741 | joaoggralves2 | 31 jul 2010 21:52 | Em resposta a: #259710

Caro PP,

Uso o Legacy 7.4 e tenho 3496 indivíduos registados, que englobam antepassados, colaterais e seus cônjuges e os pais dos cônjuges. Interesso-me por genealogia há, no mínimo, 5 anos, mas apenas mantenho uma base de dados completa desde há 3, sendo 17 a minha idade. Tenho também um grande interesse por fotografias familiares, especialmente as do séc. XIX, que tenho catalogadas.

Os locais de maior interesse para a minha pesquisa genealógica são os concelhos de Arcos de Valdevez, Almeida, Amarante e Mangualde, e também Melgaço, Marco de Canaveses e Penafiel.

Quanto à sugestão de uma sondagem, acho-a muito pertinente e confesso que já senti falta do mesmo. Este tópico é, de facto, uma boa forma de começar esse trabalho.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259742 | hbanha | 31 jul 2010 22:35 | Em resposta a: #259741

Uso mais frequentemente três programas, Ancestry Family Tree, Family Tree Maker e My Heritage.
Tenho distribuidas por estes programas várias Bases de Dados, sendo as principais: A da minha familia e da minha mulher que comporta 3970 individuos, destes apenas uma parte está sustentada em documentos recolhidos nos Arquivos e respeitando os assentos paroquiais, o restante tem origem em Bases externas, Genea e outras, Publicações etc.
Uma base de dados diz respeito em exclusivo à freguesia de São Miguel de Machede do concelho de Évora e comporta 6284 individuos, todos documentados.
E ainda outra mais recente, e em curso, com dados dos assentos paroquiais do concelho do Seixal, com 3700 individuos.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259743 | facs | 31 jul 2010 22:46 | Em resposta a: #259725

Caro PP

Ai vai a minha contribuiçao

a arvore paterna conxta com 19950 pessoas no momento, e utilizo o my heritage.com, ja a da minha mae esta neste momento com 1073 pessoas, nao me cansdo de pesquisar, pois atras destas pesquisas aparecem algo surpreendente, senao vejamos, a arvore da minha mae vem de condes e viscondes, e nomes de apelidos sonantes, espero que esta informaçao lhe seja util, estou na geneologia á cerca de oito anos, e cada vez mais me fascino

um abraço Franbcisco Canas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259759 | LF2S | 01 ago 2010 11:35 | Em resposta a: #259710

Confrades

Utilizo o Legacy e a minha base de dados tem cerca de 1600 registos.
Só pesquisei ainda o meu avô paterno (que vai até 1700) e o meu avô materno (que vai até 1800).
Dos cônjuges só tenho os pais (excepto quando há ligações anteriores à família - caso dos "dispensados").
Como só me baseio nos registos paroquiais tenho a grande maioria da informação bem documentada (o que não significa congruente).
A maior dificuldade tem sido em relação aos "extremos" - os anteriores a 1700 e os posteriores a 1900 - Sugestões?
Como me dedico à genealogia da minha família desde há cerca de 10 anos gostaria de saber como, p.exp. em 5 anos, se podem obter 5000 registos (cerca de 1000 p/ano ou 83 por mês), quando tenho dias na TT em que nada apanho. Fazem o "sobe-e-desce" continuamente (vão aos pais dos cônjuges, descem aos irmãos, vêm os cônjuges....) e arrebanham toda a gente? Assim se viverem o suficiente, mais cedo ou mais tarde apanham Portugal inteiro (e não só).
Qual o interesse?
A colocação das paroquiais na Net, embora lenta (e quase nula para as que me interessam - Olhão, Alcântara, Ajuda, Pombal) tem sido muito boa e tem-me permitido "afinar" pormenores em falta - Qual a vossa opinião?
Para completar uma pergunta final - sendo de uma família sem nomes "sonantes" nem "sangue azul", que outras fontes procurar para além das paroquiais?

Obrigado

L.Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259763 | MJNFVC | 01 ago 2010 12:21 | Em resposta a: #259759

Com cumprimentos, venho lembrar os livros de notas dos tabeliães (testamentos, dotes, compras e vendas, arrendamentos, etc., etc.), fonte de muita informação útil. Consulta morosa, mas proveitosa.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259766 | Turlu | 01 ago 2010 12:54 | Em resposta a: #259710

Caro PP,

Pesquiso há cerca de dois anos e meio, utilizo o PAF 4.0 e o Family Tree Builder.
Tenho 1866 pessoas na minha BD e pesquiso essencialmente as Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, de onde são a maioria dos meus ascendentes, com predominância para a ilha Terceira e dentro desta a freguesia de São Mateus da Calheta.
Tenho tido a sorte de poder pesquisar utilizando preferencialmente a internete, uma vez que o Centro de Conhecimento dos Açores tem vindo a disponibilizar on-line os registos paroquiais dos Açores, em bora ainda não o tenha feito em relação a todas as ilhas. Isto tem-me permitido fazer as minhas pesquisas em casa o que me facilita muito a vida. De contrário apenas podia pesquisar nas férias o que não me teria permitido avançar muito.

Cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259803 | PP | 02 ago 2010 00:02 | Em resposta a: #259741

Caro João Guilherme,
Se bem percebi, o confrade tem 17 anos de idade e já se interessa desde os 12 anos por genealogia - o que é simplesmente notável. Imagino a sua base de dados daqui por mais 17 anos... :)

Quanto aos seus locais de interesse, temos algo em comum: interesso-me, sobretudo, pelo concelho de Penafiel.
Quem sabe se não iremos trocar informações, pois tenho já vários ramos pesquisados até ao século XVII.

Cumprimentos e boas pesquisas... sobretudo em Penafiel. :)

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259815 | dhelena | 02 ago 2010 12:12 | Em resposta a: #259759

Caro Confrade

Dedico-me há 10 anos, depois de aposentada com muita intensidade a investigar a história de família, isto porque venho recolhendo junto dos mais idosos fotos, documentação, histórias e memórias.

Depois de ter experimentado várias bases, optei por adquirir a Geneatique 2009,Version prestige, que permite armazenar um nº infindo de registos,e tem outras aplicações muito interessantes, nomeadamente a sua actualização anual, além de ter foruns,blogs que nos permite ir fazendo a nossa própria formação nesta área,

Actualmente tenho 2439 fichas individuais na base de dados.Além dos registos de baptismo,casamento e óbito, nalguns tenho as fichas militares, dados profissionais, mini histórias das suas vidas,etc. Nalguns casos cheguei ao fim da linha dos assentos paroquiais. Consegui estes resultados, pois "herdei" alguns ramos da base de dados do Genea, outros têm sido partilhados por primos que encontrei neste Forum.

Para os dados referentes após 1900 tenho solicitado às Conservatórias de Registo Civil. Até escrito a algumas paróquias, enviando um envelope selado, tenho obtido bons resultados.

Para os anteriores a 1700 há muitas freguesias que têm registos e podem-se consultar online os indices dos processos da inquisição,processos para habilitação para o Santo Ofício anteriores a estas datas.

Outra fonte importante são as listas de recenseamento eleitoral, que no caso de Lx estão no Arquivo Da Camara Municipal.recenseamentos militares. Se quiser, por ex. saber se algum parente participou na Guerra Peninsular tem no Portal do Arquivo Histórico Militar a possibilidade de fazer essa pesquisa online, pois todos os documentos referentes a essa época estão digitalizados e há listas dos participantes nos diferentes regimentos e nas diferentes batalhas.

Também há freguesias que têm publicado livros sobre a história da sua região em que se encontram muitas pistas e por vezes até referências a membros da nossa família. Por ex. encontrei no site da freguesia de Montelavar uma publicação, que a Junta amavelmente me enviou, e onde vim encontrar descendentes de um ramo da família muito bem documentado.
Cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259819 | Samuel C O Castro | 02 ago 2010 14:28 | Em resposta a: #259803

Prezado PP,

Pesquiso exclusivamente a família Castro. Iniciei minhas pesquisas em 1995 e, no inicio de 2003 publiquei minha obra “Castro – Tesouro de Família”, com 12.500 pessoas, em 48 gerações, iniciando nas visigodas, passando pelas espanholas e portuguesas, chegando nas brasileiras, onde abri o “leque” da pesquisa a partir dos filhos de meu pentavô português, que chegou ao Brasil por volta de 1760, dos ramos que foram possíveis pesquisar vindo até os dias atuais, ali constatando 224 casamentos entre primos.

Ainda em 2003, senti a necessidade de ampliar a pesquisa das gerações espanholas e portuguesas que publiquei, procurando entroncar e interligar numa única árvore os mais variados ramos que dispersos foram publicados. Das gerações de Castros espanhóis e portugueses que estão na obra, entre as páginas 46 à 63, ocupando apenas 18 páginas, apartei e já consegui ampliar as gerações que ali estão, incluindo os que se estabeleceram em outros continentes, para exatas 1.000 páginas no momento. Não tenho a contagem dos nomes ali inclusos, mas imaginando uns 25.000 elementos, que incluindo com os da publicação que são interligados, totalizariam uns 37.500 nomes. Mas como ainda tenho vastíssimo material para pesquisar, com certeza conseguirei entroncar mais algumas linhagens e esse número se elevará. A quantidade de casamento entre primos, creio tenha se elevado para próximo de 1.000, onde faço a vinculação das páginas.

Esclareço que essa ampliação que estou a realizar, de minha parte não está sendo feita em documentos primários, mas sim baseada exclusivamente em obras publicadas, cujas páginas envolvendo elementos dos Castros, gentilmente recebi de Instituições, primos e colegas, como também obtidas através do Google Books. Parte das informações foram coletadas aqui no Geneall, e parte gentilmente recebidas de primos e colegas que pesquisaram suas linhagens diretas em documentação primária.

Procuro fazer a referência bibliográfica em cada mudança de geração.

Para a confecção da BD, uso o Word.

Fraterno abraço a todos.

Samuel Cândido de Oliveira Castro – Olímpia – SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#259820 | roz | 02 ago 2010 14:39 | Em resposta a: #259815

Cara Dulce Jose'

Desculpe fazer uma pergunta que nao esta' relacionada com este topico mas vi que pesquisa no sitio do Arquivo Historico Militar e eu embora ja tenha tentado muitas vezes nunca consegui faze-lo.
Admito que nao sou muito "tecnologica" mas gostaria muito de faze-lo pois tenho muitos parentes que foram militares. Importa-se de me explicar como o faz?

Desde ja agradeco a sua atencao.
Com os melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312730 | JFHPereira | 29 ago 2012 10:54 | Em resposta a: #259710

Caros,

Eu utilizo o Family Tree Builder, comecei a fazer a minha árvore em meados de Março, tenho neste momento 778 pessoas (existem quem já tenha 5000, 10000(!!!!) tenho muito que andar...) a maioria com fotografias, e datas...Tento obter informações junto de pessoas mais idosas e confirmo todas as informações através dos assento de batismo, casamento e óbito. Preocupo-me em adquirir todos os assentos de todas as pessoas.
A pessoas mais antiga que tenho na minha árvore nasceu em 1805.
A minha maior dificuldade e medo é nestas datas mais antigas saber:
Será mesmo que este casal só teve esta filha/o? E esta pessoa será mesmo filha deste casal? Qual a probalidade de haver casais com o mesmo nome? Para isto é que os assentos de batismos são bons, referem também os nomes dos avós maternos e paternos. Temos de acreditar nos factos que os papeis referem...

Abraços a todos.
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312739 | mtavares | 29 ago 2012 13:05 | Em resposta a: #312730

Caros:
Eu tenho actualmente 1578 pessoas na minha base de dados mas faltam-me lançar centenas de colaterais...E os mais antigos são da 16ª geração. Só lanço o que tenho documentado,embora tenha muitas pistas de pesquisa ainda não confirmadas.
Uso preferencialmente o PAF 4.

cumprimentos a todos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312741 | eliseu | 29 ago 2012 13:14 | Em resposta a: #259710

Caros confrades,

"Descobri" agora esta sondagem e devo dizer que a acho muito interessante.

O número de "fichas" de indivíduos que constam da minha base de dados geral é de cerca de 8200.
Iniciei-me na recolha genealógica em 1995.
Utilizo o Family Tree Builder neste momento. Já utilizei a versão paga do Legacy e outros de que me não lembra agora.
Dedico-me à recolha de dados históricos e genealógicos sobre as pessoas oriundas de Porto Formoso, Ribeira Grande, S. Miguel, Açores e da Ilha Graciosa, Açores.

Utilizo uma base de dados geral (que guardo no GENEANET) para introduzir todas as recolhas efetuadas.
Todas as pessoas recolhidas vão sendo alvo de atualização, pois vou investigando uma a uma e anexando as referências documentais que me permitem confirmar a existência e a relação familiar ou não. Relativamente a S. Miguel o livro de Rodrigo Rodrigues, Genealogias de S. Miguel e Santa Maria é o principal documento a seguir.

Neste momento tenho recolhidos, a partir dos Registos Paroquiais e documentos da Ouvidoria de Ribeira Grande, os Casamentos relativos ao Porto Formoso, que continuo a confirmar e a atualizar e estou a ininiciar a recolha sistematizada de batismos do Porto Formoso. Seguir-se-à a recolha dos Óbitos. A Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, Secção de Reservados é uma mais valia enorme para este trabalho. Tanto pessoal assistente como documentação estão da melhor forma possível à nossa disposição.

Quanto à Graciosa, tenho-me socorrido de interessados que amavelmente disponibilizam os seus dados. Aguarda-se com muito interesse a publicação das Genealogias da Graciosa.

Embora com alguns erros e imprecisões o GENEALL é sempre uma referência indispensável.

No que puder ser útil estou ao vosso dispor,

eliseu pacheco da silva

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312763 | hmrb | 29 ago 2012 20:23 | Em resposta a: #312741

Caros confrades

Também eu comecei em 2003, inicialmente com intenção de só fazer um trabalho restrito para dedicar aos meus filhos.
A pouco e pouco fui ficando mais exigente comigo própria e fui alargando a minha pretenção, passando para um projecto o mais completo possível a todos os níveis possíveis, desde tentar perceber e documentar características geográficas, migrações e razões possíveis para as mesmas, causas de morte, épocas relacionadas a acontecimentos, etc... o resultado disto é que tenho toda a documentação, que recolhi até ao momento, digitalizada e compilada.

Com isto tudo e nas zonas onde pesquiso acabo por fazer a genealogia de muitas outras pessoas com familiares lá. Acabo por criar "teias" familiares que por vezes só se ligam com as minhas por um parente afastado.

Pode parecer estranho e confuso mas acreditem que me dá muito prazer fazê-lo. Às vezes apetece-me começar na primeira folha de cada livro e compilar tudo, o problema é o tempo que se gasta.

A minha recolha vai já nos 7200 registos numa base de dados e para além desta tenho mais 3, cada uma com cerca de 5 000.

Usei vários softwares mas acabei por ficar no Family Tree Maker pois é aquele que me permite manusear, acrescentar, comparar e analisar dados de forma mais cómoda.

Fico muito feliz quando consigo ser útil a alguém e essa mesma pessoa consegue ir mais além nas suas pesquisas.

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312764 | MariaDavid | 29 ago 2012 20:37 | Em resposta a: #259737

Cara Dalmeida

Eu também trabalho com o PAF4, entre outros e também adquiri há dois anos um notebook com o Windows 7. Não tem qualquer problema:

1 - Arranje o arrancador do PAF, copiando para uma pen.
2 - Abra a pen no ambiente Windows 7 do novo computador
3 - Arraste o arrancador para aí
4 - Com o arrancador no novo ambiente de trabalho, instale o programa, bastando para isso dar dois cliques no mesmo arrancador; depois é só escolher o sítio onde quer que ele se instale
5 - Depois de instalado o PAF 4 no novo PC, vá buscar ao seu velho PC o arquivo da sua genealogia.
6 - Abra-o e...BOM TRABALHO!

Recomendo VIVAMENTE que tenho várias cópias das suas investigações em vários disco externos. Já me aconteceu, no passado, devido a uma avaria séria, ter formatado o PC sem possibilidade de recuperar os dados. Tive que recomeçar do zero!!!!

Sempre que trabalhar na sua base de dados, antes de fechar o computador, faça cópia para os discos externos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312768 | chartri | 29 ago 2012 22:37 | Em resposta a: #312763

Caros Confrades.
Na minha base de dados já vao em quase 8.000 indivíduos (hoje precisamente 7861) Comecei em 2005 e fui publicando livros sobre alguns dos ramos ou parte destes.
Uso o The Master genealogist na sua ultima versão a 8, e que é vendido on-line pela http://www.whollygenes.com
Programa muito bom e o mais flexível de todos. Tenho-o traduzido para português, não totalmente, mas as partes que permitem fazer árvores e relatórios na nossa língua.
Permite fazer uma centena de diferentes relatórios e de árvores (ver: http://www.whollygenes.com/samplereports.php?type=AHNENTAFEL e escolher os vários tipos) e tem um magnifico Forum onde se podem colcar as duvidas e acompanhar as respostas às duvidas dos outros)

Muito importante é a publicação da base de dados na internet, permitindo que muitos me contactem corrigindo-a ou acrescentando-a. Tal publico em www.familiasdeleiria.com usando um programa companheiro do The Master Genealogist, o Second Site (ver em : http://www.johncardinal.com/ss/). Com dois ou tres clics consigo transferia a base de dados para uma pagina na Internet ou ainda produzir um CD para distribuir pela família
Existe igualmente um Forum onde o autor do SS responde a todas as duvidas.

Assim 8 anos depois encontro-me muito satisfeito com a solução encontrada e comodamente vou paulatinamente acrescentando indivíduos à base de dados, corrigindo-a. melhorando-a e publicando-a. Usando-a publico livros muito facilmente

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS : uso ainda duas outras duas páginas; a Myheritage e a www.chartri.tribalpages.com. Uma outra página existe somente para o apelido Charters em : http://www.one-name.org/profiles/charters.html
Todas esta "propaganda" permite-me manter muitos contactos e consequentemente colaborações

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312773 | vabopi | 29 ago 2012 23:53 | Em resposta a: #312768

Caros Confrades:

Tal como o confrade e amigo Ricardo uso o The Master Genealogist e subscrevo os elogios, embora não o utilize para relatórios.
Comecei há muitos anos, timidamente e só na última meia dúzia de anos com dedicação.
O "Project Summary" da minha BD indica:
People - 9671
Names - 9716
Events - 12910
Witnesses - 17637
Places - 588
Relationships - 12228
Citations - 3280
Sources - 68
Repository links - 18
Repositories - 5
Exhibits - 419
Tag types - 131
Source elements - 160

Cumprimentos,
Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#312989 | PP | 02 set 2012 17:37 | Em resposta a: #259710

Caros confrades,

A minha pesquisa baseia-se exclusivamente (para já!) nos assentos paroquiais, tendo uma base de dados (Family Tree Maker) com a seguinte estatística:

4 060 pessoas;
1 542 casamentos;
14 gerações;
230 apelidos;
699 lugares;
456 livros de assentos paroquiais utilizados como fontes documentais (com algumas freguesias cerca de 90% lido um-a-um...);
2 599 assentos paroquiais;
66 518 registos;
19 037 factos.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#313105 | JCC | 04 set 2012 15:27 | Em resposta a: #312768

Caros

Como o Ricardo tamb´+em eu sou utilizador e apologista do The Master Genealogist.

Neste PC, que não tem a totalidade da minha base de dados, tenho o seguinte:


Pessoas - 6299
Nomes - 6310
Events - 6345
Witnesses - 8885
Locais - 1147
Relationships -8102
Citações - 20233
Fontes - 226
Repository links - 234
Repositories - 17
Exhibits - 10
Tag types - 131
Source elements - 161

Gostaria de destacar o nº de Citações, pois são estas que gareantem a credibilidade dos dados e que o TMG tão bem ajuda manter. Significa mais de, em média, duas fontes para cada pessoa.ou para cada evento. Na relaidade quase 3. Considero isto uma mais valia dos estudos que vou fazendo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#322018 | PP | 27 jan 2013 19:14 | Em resposta a: #259710

Caros confrades,

Aqui fica uma atualização da minha BD (assim posso constatar a evolução do meu trabalho):

4 740 pessoas;
14 gerações;
248 apelidos;
1 541 assentos de batismo;
1 789 assentos de casamento;
406 assentos de óbito;
79 323 registos;
22 895 factos;
24 316 fontes consultadas em 579 livros paroquiais;
7 190 notas de pesquisa.

PS: utilizo o Family Tree Maker 2012.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#323106 | Filipe Prista | 14 fev 2013 16:24 | Em resposta a: #259710

Boa tarde,

Para a minha base de dados familiar, utilizo o PAF (vou neste fim de semana migrar para outra aplicação, ainda incerta) e tenho cerca de 2.700 registos individuais, todos eles meus ascendentes, sem quaisquer colaterais, distribuídos por 17 dos 18 distritos continentais (apenas não localizei antepassados no distrito de Viana do Castelo), e todos eles obtidos através de pesquisa nos registos paroquiais, em inquirições e em habilitações.

Com os melhores cumprimentos,
Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#323961 | dhelena | 24 fev 2013 18:16 | Em resposta a: #259820

Cara Confrade M.Rosário

Por contingências de vária ordem estive ausente deste forum 3 anos, em que também as minhas pesquisas não avançaram quase nada. Daí o não lhe ter respondido.
Espero, que entretanto, tenha conseguido consultar o Arquivo Histórico. Hoje fui ver como estava o portal e deparei-me com grandes alterações, inclusive tem um projecto genealógico muito interessante.Aqui fica:
exercito.pt/sites/AHM/Guia de fundos/pagina/default.aspx

Com as minhas desculpas pelo atrazo, com melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#323962 | dhelena | 24 fev 2013 18:25 | Em resposta a: #259724

Caro Luis Calhau

Hoje vi a sua mensagem e reparei que pesquisa também na Guarda. Como tenho todo o meu ramo paterno quase todo originário do distrito da Guarda, gostava de saber quais as freguesias onde investiga pode dar-se a coincidência de termos parentes nas mesmas freguesias.
Tenho DVDs da freguesia da Sé da Guarda até 1860, onde tenho encontrado muitas dezenas de parentes.
Se estiver interessado nessa freguesia,pode dispor.
Com os meus cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#337986 | PP | 11 nov 2013 22:38 | Em resposta a: #259710

Caros confrades,

Dado que hoje, Dia de São Martinho, atingi o número de 3 000 parentes lançados na minha base de dados, decidi reanimar o tópico e, de certa forma, marcar o dia, partilhando o feito com os caríssimos confrades.

Estatística:

6 538 pessoas;
2 493 casamentos;
15 gerações;
293 apelidos;
1 034 lugares;
709 livros de assentos paroquiais utilizados como fontes documentais;
4 286 assentos paroquiais;
107107 registos;
31 367 factos;
4 398 fotos e assentos;
9 768 notas de pesquisa;
32 400 referências cruzadas.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#338049 | jmnp | 13 nov 2013 09:10 | Em resposta a: #337986

Caro confrade,

Ainda bem que reactivou este tópico que me tinha escapado e no qual acabei de ler informações valiosíssimas sobre a prática e métodos de quem pacientemente vai construindo a árvore. No meu caso, trabalho com My Heritage, comecei a minha pesquisa há cerca de 1 ano e meio e acabei de passar a barra dos 500 indivíduos, ramo paterno todo de Pardilhó (Estarreja) e Bunheiro (Murtosa), ramo materno terras do IP5 (várias terras espalhadas entre Águeda e Vouzela). Isto tudo com um misto de entusiasmo e angústia, entusiasmo pelas descobertas que fiz, angústia pela complexidade metodológica que o trabalho implica, com medo de perder alguma informação preciosa, de ter a informação espalhada entre o MyHeritage, as cópias de assentos em papel e os vários ficheiros word com apontamentos no computador, ou de me perder no meio dos x ramos e sub-ramos existentes. Acontece-me muitas vezes querer continuar a pesquisa, mas "que ramo vou procurar hoje?", todos me entusiasmam e parece-me que estou a perder tempo num se pesquisar outro. Falta de método e rigor, portanto, não tenho conseguido seguir um ramo e "terminá-lo" (se é que isto é possível) para só depois seguir outro.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#338064 | PP | 13 nov 2013 15:21 | Em resposta a: #338049

Caro confrade,

Eu achei algo interessante colocar aqui este tópico, pois ficamos com uma ideia da dedicação e pesquisa de cada um.
Mas, sobretudo, também fica uma espécie de registo para memória futura da evolução e pesquisa que fizemos ao longo do tempo.

Por exemplo: eu, olhando para trás, recordo curiosamente que em 2010 tinha 694 pessoas registadas e mostrava apreensão pelo tamanho da base de dados (!)... dois anos depois (2012) tinha 4060 pessoas...

Ou seja, desta forma até conseguimos ter uma noção do avanço da pesquisa em termos de tempo.

Mas daqui também colhi informação valiosa a que nunca tinha dado o devido valor, por exemplo: as contribuições estatísticas de João Cordovil Cardoso e Vasco Galvão, e sua importância no rigor da pesquisa efectuada.

Porém, sei que nem todos divulgam pesquisas e trabalho verdadeiramente meritórios. Exemplo: um confrade ofereceu-me um bloco de apontamentos manuscrito com todos os assentos de baptismo de uma freguesia desde 1584 a 1641!!! Transcreveu todos os assentos à mão e completos!

O meu principal problema começa a ser a falta de dados relativamente a determinados ramos que chegaram praticamente ao fim (séc. XVI), ou a ramos oriundos de Espanha sobre os quais tive a má notícia de que os arquivos estão fechados em agosto... Ainda pensei em ir lá aquando da reforma, mas, pelo andar da carruagem, já vi que não a devo receber... :)

Cumprimentos, PP.

PS: continuo a achar que seria interessante o Geneall disponibilizar uma área do «website» em que cada um de nós, se quisesse, podia fazer uma espécie de resumo do seu trabalho, dos apelidos e da área geográfica investigados. Assim, poderíamos ficar com uma melhor ideia do âmbito da pesquisa, dado que muitas vezes investigamos os mesmos ascendentes e nem o sabemos. Seria uma espécie de cartão-de-visita de cada um de nós e uma espécie de índice de pesquisas genealógicas que poderíamos consultar.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#338071 | cviana62 | 13 nov 2013 18:31 | Em resposta a: #338049

Partilho um pouco essa organização. Utilizo o My heritage que me permite criar os gráficos que depois transporto para o word onde recolho e transcrevo os asentos de baptismo, casamento, óbitos, filhos, etc.
Tenho 1 dossier por cada 1 dos 4 avós, onde depois vou criando separadores para cada geração acima. Quando uma geração está completa ou quase, avanço para a seguinte. Tenho tudo mais ou menos identificado até à 7.ª geração dos meus avós.
Criei um capítulo para curiosidades, outro para os descendentes, outro relacionado com os ascendentes ascendentes sobre os quais já há qualquer coisa estudada, onde normalmente identifico o caminho da sua ascendência até aos reis.
Finalmente, transversalmente a todos, gosto de identificar pontos de contacto entre os meus diversos avós...no caso de existirem ascendentes comuns...
Neste momento ando por cerca de 4900 individuos relacionados.

Resposta

Link directo:

RE: Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#338073 | PP | 13 nov 2013 20:02 | Em resposta a: #338071

Caro confrade,

Eu também transcrevo tudo para a minha base de dados, ou seja, faço a leitura completa dos assentos, mais todas as notas e averbamentos que constem dos mesmos.

A última vez que realizei um relatório global sobre tudo o que escrevi, ou seja, sobre a totalidade de indivíduos em causa, o programa devolveu-me cerca de 1800 páginas. E aqui surge a minha primeira grande dificuldade...

Estou na fase de começar a tentar passar tudo a livro - entenda-se, mas não tenho uma ideia ainda muito clara de como deverei fazê-lo de forma a que seja de facto um "livro apetecível" (nem que seja para a família - consumo interno) e não um mero relatório de consulta a uma base de dados.

A minha árvore de costados têm actualmente 515 pessoas, tendo chegado num ramo à 13.ª geração.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Sondagem: «Qual o número total de indivíduos na vossa base de dados?»

#351123 | PP | 12 out 2014 19:44 | Em resposta a: #259710

Caros confrades,

Para reanimar este tópico esquecido, aqui fica um facto que faço questão de partilhar.

Lancei hoje, às 19:20 h, o indivíduo n.º 8 000 na minha base de dados.

Actualizando a estatística da minha base de dados - Family Tree Maker 2014, tenho:

8 000 pessoas;
3 050 casamentos;
15 gerações (1521-2014);
38 513 factos;
1 247 lugares;
825 fontes;
4 577 citações.

Fica para memória futura ... ;)

Grato a todos aqueles que ao longo destes anos foram partilhando comigo as suas pesquisas.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 18:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen