Procuro familiar emigrado para o Brasil em 1914

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Pessoas | Regiões

Procuro familiar emigrado para o Brasil em 1914

#258608 | RMPMP | 14 jul 2010 16:21

Boa tarde
estou á procura de dados sobre o meu bisavô que partiu para o brasil em 1914 e nunca mais voltou. ele vivia em santa eulalia de ruivos, ponte da barca, era casado com joana rosa gomes armada e tiveram duas filhas : rosa maria amorim e maria das dores amorim, era filho de antónio josé boucinhas e de rosa maria amorim.
gostava de encontrar tudo o que pudesse sobre as minhas origens, visto a minha bisavo ter falecido quando as filhas tinham 10 e 7 anos e estas term vindo para o porto, acabaram por perder tudo, mesmo os pertences de família que se encontravam na casa destas. a única coisa que possuo é uma fotografia da minha bisavo.
agradeço desde já toda a ajuda
cumprimentos

Resposta

Link directo:

PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258609 | Lourval | 14 jul 2010 16:24 | Em resposta a: #258608

Oi.

Esqueceu do fundamental: qual era o nome de seu bisavô?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258610 | RMPMP | 14 jul 2010 16:38 | Em resposta a: #258609

peço imensa desculpa pelo lapso
josé antónio de amorim

Resposta

Link directo:

PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258611 | Lourval | 14 jul 2010 17:27 | Em resposta a: #258610

Caro(a) RMPMP,

Escrevi para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro pedindo busca pelo prontuário de estrangeiro, caso tenha existido. Se ele faceleu antes de 1928, não terá existido. Se foi após, poderá ter sido emitido. Um outro impeditivo para localizarmos o prontuário dele é que não sabemos a cidade em que ele morava. Vamos ficar dependendo da boa vontade do Arquivo pois não sabendo a cidade em que morou torna o trabalho deles exaustivo.

Esperemos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258614 | RMPMP | 14 jul 2010 17:36 | Em resposta a: #258611

Muito obrigada pela ajuda
tenho há muito uma vontade enorme de descobrir as minhas origens e em especial o que foi feito desse meu bisavô, ja tentei contactar com diversas entidades mas barram-me sempre com falta de informação pela minha parte e eu sinto-me de maos e pes amarrados pois tudo que possuo é o que informei e isto foi tudo tirado da certidão de óbito da minha tia(filha desse meu bisavô).
a data de partida foi indução minha, pois a minha bisavõ ficou gravida dessa minha Tia e ele não conheceu a filha, tendo ela nascido em setembro de 1914, ... teve que ter partido depois de janeiro de 1914 e antes de setembro de 1914.

mais uma vez muito obrigada

outra coisa,se n for abusar, ha uns dias vi aqui no forum uns registos de casamento, batizado e obito na cidade do porto... agora nao encontro o tópico !!! sabe informar-me se tem registos de 1909 de nascimentos, e posterior a isso nascimentos, casamentos e óbitos na cidade do porto?

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258621 | cfpp | 14 jul 2010 18:20 | Em resposta a: #258614

Caro RMPMP

O nosso Caro confrade Lourval, pode dar-lhe certamente outra dica melhor, mas entretanto escreva aqui ao topo da página: Etombo, na 1º Janela, ao lado da: - Todas as Salas - e, clica em pesquisar; vai aparecer-lhe a indicação de alguns tópicos com muita informação e pelas datas, pode situar aquela de que não se lembra. Penso que o 3º tópico lhe vai ser útil.

Espero que em breve, encontre boas pistas para achar mais referências das suas origens.
Boa sorte!

M. Carlota

Resposta

Link directo:

PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258622 | Lourval | 14 jul 2010 18:31 | Em resposta a: #258614

Cara RMPMP

O ano correto a partir do qual existem prontuários de estrangeiros é 1938 e não 1928. Tomara que ele tenha falecido após este ano.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258654 | RMPMP | 15 jul 2010 01:09 | Em resposta a: #258621

Muito obrigada pela dica Carlota
vou tentar

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258655 | RMPMP | 15 jul 2010 01:11 | Em resposta a: #258622

Sim, espero bem que sim.
muito obrigada pela ajuda mais uma vez.

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#258906 | RMPMP | 19 jul 2010 14:56 | Em resposta a: #258611

novos dados encontrados em antiga certidão de nascimento, o meu bisavô vivia como disse em Santa Eulália de Ruivos, mas era Natural de Tavora, concelho de Arcos.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#259814 | RMPMP | 02 ago 2010 12:10 | Em resposta a: #258611

Caro Lourval, pora caso ainda não obteve resposta do arquivo?

Obrigada pela sua atenção
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#259817 | Lourval | 02 ago 2010 12:43 | Em resposta a: #259814

Oi

Recebi somente uma resposta automática. Vou re-escrever.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#259824 | RMPMP | 02 ago 2010 15:06 | Em resposta a: #259817

Muito obrigada pela atençao
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#259826 | roz | 02 ago 2010 15:48 | Em resposta a: #258906

Caro RMPMP

Tavora, Arcos de Valdevez pertence ao Distrito de Viana do Castelo. Se souber em que ano nasceu o seu bisavo, e for antes de 1900, pode escrever para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo dando o nome dele e dos pais dele e a data ou ano de nascimento. Pode ser que encontrem o registo de baptismo dele onde tera' mais informacoes.
A direccao 'e: mail@advct.dgarq.gov.pt

Boa sorte com a pesquisa.
Cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#260940 | RMPMP | 24 ago 2010 12:24 | Em resposta a: #259817

consegui o registo de nascimento da minha avó, que diz que no seu nascimento (1913), o pai tinha 30 anos, o que da o ano de nascimento como 1883 ou 1882. Teria então partido para o brasil com 31 anos de idade.
O nome do Pai do meu bisavô não é igual ao da outra certidão da minha tia, nesta aparece Filho de António José Amorim e na outra António José Boucinhas.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#272994 | RMPMP | 21 mar 2011 10:44 | Em resposta a: #259817

Bom dia
peço desculpa por estar novamente a perguntar o mesmo, mas gostaria de saber se conseguiu obter alguma resposta?

Certa da melhor atenção
RMPMP

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#273010 | PAIVAMANSO | 21 mar 2011 13:19 | Em resposta a: #272994

Caro/a RPMPM, gostaria de tentar ajudar neste seu caso, porque acredito que seja possível encontrar a solução. Vou já dizendo que todas as mensagens deste tópico são importantes, e baseado nelas é que tentarei dar os passos seguintes. Por favor, não me obrigue a falar com um impessoal RPMPM. Diga um nome seu, (por exemplo Rui, se for o caso). Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#273012 | RMPMP | 21 mar 2011 14:21 | Em resposta a: #273010

boa tarde
desde já mto obrigada pela sua disponibilidade. o meu nome é rosa, peço desculpa pelo lapso.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#273028 | PAIVAMANSO | 21 mar 2011 17:09 | Em resposta a: #273012

Cara Rosa, não tem de que pedir desculpa, simplesmente assim tudo parece mais fácil. Já pedi para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, o favor de procurarem o assento de Baptismo de um José, filho de António José Amorim e Rosa Maria Amorim, nascido cerca do ano 1882, natural da freguesia de Santa Maria de Távora ou de uma outra, São Vicente de Távora, ambas do Concelho de Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo. Vamos aguardar pela resposta que amanhã será dada. Em princípio se não aparecer este assento, o problema será a data errada. Outra pista será procurar nesse Arquivo Distrital, num livro de registos de passaportes, o de José António Amorim. Terá talvez a data entre Setembro de 1913 e Setembro de 1914. No registo desse passaporte constará a freguesia de onde ele era natural , a idade dele, e qual o porto de destino no Brasil. Quanto ao nome do pai dele, creio que seja António José AMORIM, porque a esposa, pelo casamento, terá (ao que parece) recebido esse apelido. Atenção que nada nos garante que se consiga encontrar este assento de baptismo, é apenas mais uma tentativa. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#273085 | RMPMP | 22 mar 2011 10:01 | Em resposta a: #273028

Muito obrigada pela ajuda mais uma vez.
a naturalidade dele era Santa Maria de Távora, o mesmo vem no registo de nascimento das filhas. O livro de registos de passaportes era importante, pois tenho procurado em diversos sitios os navios que partiram para o brasil no ano que possivelmente ele partiu mas as buscas acabam por não ter resposta uma vez que não sei qual o seu porto de destino nem tão pouco se havia saído de Viana do Castelo ou de Leixões. Nas minhas pesquisas encontrei que nesses registos de passaportes pode haver fotos anexadas. acha possivel existir no dele? Como faço para solicitar o mesmo? Eu não sou de Viana do Castelo, acha possivel fazer o pedido sem ser presencial?

Cumprimentos
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#273090 | PAIVAMANSO | 22 mar 2011 11:18 | Em resposta a: #273085

Cara Rosa telefonei agora mesmo para o Arquivo de Viana do Castelo a dar essa informação mais precisa da Freguesia de onde ele seria natural. A pessoa que está a ajudar-nos nestas pesquisas, muito atenciosa, mandou telefonar quase ao fim da tarde. Vamos ver se temos a sorte do nosso lado. Nunca vi nenhuma fotografia anexada a algum passaporte (estou a referir-me apenas a 4 ou 5 livros que consultei, e só vi algumas centenas de páginas.) Será que existem arquivos com fotos consultáveis a partir dos dados desses livros ? Irei procurar! Acontece que eu moro muito longe do Arquivo de Viana do Castelo e os livros de passaportes que eu vi foi num Arquivo perto da minha residência. O seu Bisavô era natural do Concelho de Arcos de Valdevez, e também aí residente e portanto, o passaporte dele deve estar no Arquivo onde também estará o assento de batismo, o Arquivo de Viana do Castelo .Como a Rosa pode pedir ? Não é preciso estar presente para pedir, mas o problema é que quando não temos conhecimento dos dados necessários para que o nosso pedido possa resultar numa busca bem estruturada ……. Convém deitar os pés ao caminho e ir presencialmente, fazer umas pesquisas prévias, á procura desses dados que nos faltam para procurar os outros. Melhor dizendo, se vier a ser preciso, a Rosa pode e deve ir procurar pessoalmente nos livros dos passaportes. Sugiro que por enquanto aguarde pelas notícias que estão para chegar e depois se verá os novos passos a dar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: PROCURO FAMILIAR EMIGRADO PARA O BRASIL EM 1914

#273110 | PAIVAMANSO | 22 mar 2011 17:53 | Em resposta a: #273090

Cara Rosa, Graças á Simpatia e Profissionalismo de uma Funcionária do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, foi encontrado o assento de Baptismo/Nascimento do seu Bisavô JOSÉ, nascido a 23 de Agosto de 1882, na Freguesia de Santa Maria de Távora, Concelho de Arcos de Valdevez, Distrito de Viana do Castelo, filho de António José Amorim e de Rosa Maria de Amorim. A Rosa mora longe, vai pedir pelo correio, e sabe como isso é feito, ? Ou vai lá buscar o assento? Se tiver dificuldades, se não souber como fazer, diga-me que eu ajudarei. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Procuro familiar emigrado para o Brasil em 1914

#373065 | Fátima de Macedo | 10 ago 2016 02:03 | Em resposta a: #258608

Rosa,
Andei procurando por minha avó Aurora Rosa de Amorim mas não tive a sorte de encontrar seu registro de batismo mas na minha procura, encontrei muitos Amorim e dentre eles, José(nasc.01/06/1879), filho de Antônio Jose Amorim e Angélica Amorim, tendo como avô paterno Manoel José de Amorim e e Antônia Maria e avós maternos Pedro José Amorim e Victoria Maria.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 10:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen