Sernancelhe - Pedido de Ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258066 | cabjoka | 06 jul 2010 16:23

Caros confrades.
Necessito localizar os meus antecendentes Bernardo Domingues que foi casado com Isabel Maria por volta de 1830 na freguesia das Arnas, Concelho de Sernancelhe e também de Luís António Ratão casado com Maria de Jesus em 1820 na freguesia do Granjal, Concelho de Sernancelhe. Agradeço antecipadamente a vossa colaboração.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258073 | PAIVAMANSO | 06 jul 2010 17:39 | Em resposta a: #258066

Caro Amigo, explique-me se souber , porque será que me ponho a oferecer ajuda a alguns Confrades, sem antes acabar de o ajudar, a Si e ao nosso confrade Lambert. Tenho estima pelos dois, mas por preguiça ou nem sei bem porquê, vou adiando, adiando, dias, semanas e, embora já tenha ajudado algo de jeito, falta completar, falta acrescentar inclusive alguns dados que guardo há semanas em meu poder.…… Sinto vontade de me analisar e compreender a mim próprio e tenho dificuldade em perceber-me. Mas o mais curioso é que nesta febre de ajudar, também deixo para trás as minhas urgentes investigações, dos Paiva Manso e do Historiador Belisário Pimenta, que deviam ser prioritárias. Ainda consigo rir-me de mim próprio. Por quanto tempo? Há cerca de um mês comecei a sentir dia e noite um aperto na garganta……Será o tal cinto que os políticos querem cada vez mais apertado ?ou algo mais eficaz……uma daquelas doenças que, a curto prazo, aliviam o estado do pagamento de uma reforma de invalidez ? È claro que quero ser eu a tratar deste seu pedido e ,espero que compreenda, que não o esqueci, apenas vou vivendo de um modo diferente, no meio do caos, desordenadamente, tal como o tempo, nuns dias chove, noutros faz sol……… Vou pegar de novo no seu "dossier" e já agora ajude-me lá e diga-me qual é a ligação de parentesco que este Bernardo Domingues e este Luís António Ratão têm com os outros que andei a investigar para si, e se tiver mais dados que possam ajudar, avance com eles. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258085 | cabjoka | 06 jul 2010 19:01 | Em resposta a: #258073

Caro confrade Jorge.
O Bernardo Domingues era casado com Isabel Maria (Arnas + - 1830), eram pais de António do Nascimento, que era pai de Thedeia de Jesus que nasceu em 1884 Freguesia das Arnas - Concelho de Sernancelhe.
O Luis António Ratão era casado com Maria de Jesus (Granjal + - 1820), eram pais de Antónia de Jesus, a que era mãe de Thedeia de Jesus, esta casada com Joaquim António, ambos pais de Manuel dos Santos que nasceu em 1919, Freguesia da Cunha - Concelho de Sernancelhe - Distrito de Vizeu.
Com os devidos cumprimentos
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258100 | PAIVAMANSO | 06 jul 2010 22:16 | Em resposta a: #258085

Caro José Gonçalves, amanhã de manhã, vou tentar dar seguimento competente, fazendo os e.mails necessários. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258613 | PAIVAMANSO | 14 jul 2010 17:32 | Em resposta a: #258100

Caro José Rodrigues, face ao e.mail que recebi do Arquivo Distrital de Viseu ........ Em resposta ao pedido, datado de 2010.07.14, informo V. Exa. que não é possível efectuar a pesquisa referente aos casamentos de Bernardo Domingues com Isabel Maria e de Luís António Ratão com Maria de Jesus, porquanto o Arquivo não tem de livros de registo de casamentos da freguesia de Arnas, no período compreendido entre 1798 e 1859 e na de Granjal, de 1670 a 1844 .

Temos de tentar encontrar os de baptismo , destes seus quatro ascendentes . Ora a maneira mais certeira para pedir esses assentos de baptismo é ter por base os assentos de baptismo dos filhos deles , porque nesses documentos está quase tudo o que precisamos . Assim sendo , diga-me por favor se já tem os assentos de baptismo de ; ANTÓNIO DO NASCIMENTO, pai de Tadeia e Filho de Bernardo Domingues e Isabel Maria e também o assento de baptismo de ANTÓNIA DE JESUS, mãe de Tadeia e Filha de Luís António Ratão e Maria de Jesus. Fico á espera da sua resposta. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258640 | cabjoka | 14 jul 2010 21:31 | Em resposta a: #258613

Caro confrade Jorge.
Eu não tenho os assentos de batismo de António do Nascimento e de Antónia de Jesus.
Cumprimentos.
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258646 | PAIVAMANSO | 14 jul 2010 23:11 | Em resposta a: #258640

Caro José Gonçalves, não tem mas vai ter. Também não encontro o assento de baptismo de Tadeia de Jesus, apenas vejo o de casamento, que não revela a idade dela, mas no assento de baptismo de Manuel dos Santos, o filho dela, em 1916 é dito que tinha 28 anos e era natural da freguesia da Cunha, do Concelho de Sernancelhe. Vou pedir o assento de baptismo dela depois os dos pais dela e depois dos avós paternos e maternos, Bernardo Domingues e Isabel Maria e Luís António Ratão e Maria de Jesus, oxalá apareçam os respectivos livros onde estão estes assentos todos. Esta mensagem serve de agenda, para me lembrar do que falta fazer e como. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258859 | PAIVAMANSO | 18 jul 2010 13:00 | Em resposta a: #258646

Caro José Gonçalves, ainda não respondeu ao mail onde perguntei, como chegou ás eventuais datas dos casamentos de Bernardo c/ Isabel em Arnas 1830 e o outro do Luís c/ Maria de Jesus em Granjal 1820 .Fez as contas pelas datas das gerações ou baseado em algum documento e qual ? Resumindo aqui o que vimos por e.mail , Encontrei o assento de baptismo de Tadeia de Jesus, mas nada nos diz sobre as idades dos pais dela, Confrontando a data do assento de casamento, de Tadeia com a data do assento de baptismo dela, sabemos que ela casou com 25 anos de idade. mas isso em nada nos ajuda. Temos um problema; no Arquivo Distrital de Viseu não existem livros de casamentos em Arnas entre 1798 e 1859 nem em Granjal entre 1670 e 1844. Apesar de existirem 11 livros da freguesia de Arnas entre 1730 e 1896 e outros 11 livros da freguesia da Cunha entre 1727 e 1891 e também 7 livros da freguesia di Granjal entre 1639 e 1893...... os livros de casamentos nas freguesias e datas que julgamos prováveis, não aparecem. Daí a pergunta do início desta mensagem. Também pesquisei (por telefone) no Arquivo Diocesano de Lamego, mas o senhor Henrique, muito atencioso, após procurar durante alguns minutos, informou que nessas datas 1820 e 1830 nem aproximadas, não têm esses livros. Se não estiver errado, teremos que procurar os baptismos dos pais de Tadeia, recuando nos livros de um modo intuitivo, sistemático, com base nas datas prováveis e pelos vistos, para encontrar os baptismos dos pais deles (os avós paternos e maternos) de Tadeia de Jesus, teremos de fazer o mesmo. Como ninguém certamente fará isto por nós (por si) não sei se conseguirei ir tão longe nestas suas pesquisas. É claro que em breve telefonarei para o AQV para saber se têm os livros de baptismo das freguesias e nas datas que precisamos consultar. Não havendo lá nem no Arquivo Diocesano de Lamego, então creio, não teremos hipótese nenhuma de continuar. Traga ideias, corrija p. f. o que eu aqui tiver dito errado. Mostre o seu diferente ponto de vista. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#258903 | cabjoka | 19 jul 2010 14:39 | Em resposta a: #258859

Caro confrade Jorge
As datas que forneci dos meus ascendentes foram fornecidas pelo tio.
Cumprimentos.
José Gonçalves

Resposta

Link directo:

Sernancelhe - Pedido de Ajuda

#376364 | felm | 20 dez 2016 23:30 | Em resposta a: #258066

Olá José Gonçalves,

Sou do Brasil e somos descendentes do LUIS ANTONIO RATÃO.

Também estou tentando achar informações da Familia RATÃO da Freguesia de Granjal, do Concelho de Sernancelhe, do Distrito do Viseu.

O Nome da 1ª Esposa do LUIS ANTONIO RATÃO é MARIA CANDIDA LEONOR ou MARIA LEONOR ou MARIA CANDIDA DO CARMO ou MARIA DO CARMO.

O Nome da 2ª Esposa do LUIS ANTONIO RATÃO é Anna Roza. Eles se casaram no dia 20/06/1859 na Paróquia Nossa Senhora das Neves, Freguesia de Granjal, Concelho de Sernancelhe, Distrito do Viseu (PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-002-0001_m0030.tif).

O LUIS ANTONIO RATÃO teve um filho chamado LUIS ANTONIO BRAZ.

O LUIS ANTONIO RATÃO teve uma filha chamada MARIA DO CARMO ou MARIA LEONOR.

O LUIS ANTONIO RATÃO teve um filho chamado JOSE DE SANTA MARIA.

O LUIS ANTONIO BRAZ se casou com a Maria Delfina.

A MARIA DO CARMO ou MARIA LEONOR se casou com o Antonio Lucas.

O JOSE DE SANTA MARIA se casou com a Maria Elias Pereira.

O LUIS ANTONIO BRAZ teve uma filha chamada DELFINA CANDIDA Assento Nº 10 de 1861 (29/03/1861) na Paróquia Nossa Senhora das Neves, Freguesia de Granjal, Concelho de Sernancelhe, Distrito do Viseu (PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0002_m0014.tif) - NETA DO LUIS ANTONIO RATÃO.

O LUIS ANTONIO BRAZ teve uma outra filha chamada CANDIDA AUGUSTA Assento Nº 1 de 1863 (18/03/1863) na Paróquia Nossa Senhora das Neves, Freguesia de Granjal, Concelho de Sernancelhe, Distrito do Viseu (PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0002_m0036.tif) - NETA DO LUIS ANTONIO RATÃO que veio para o Brasil.

A MARIA DO CARMO ou MARIA LEONOR teve uma filha chamada MARIA Assento Nº 8 de 1862 (20/03/1862) na Paróquia Nossa Senhora das Neves, Freguesia de Granjal, Concelho de Sernancelhe, Distrito do Viseu (PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0002_m0026.tif) - NETA DO LUIS ANTONIO RATÃO.

A MARIA DO CARMO ou MARIA LEONOR teve um filho chamado ADRIANO Assento Nº 1 de 1864 (18/01/1864) na Paróquia Nossa Senhora das Neves, Freguesia de Granjal, Concelho de Sernancelhe, Distrito do Viseu (PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0002_m0026.tif) - NETO DO LUIS ANTONIO RATÃO.

O JOSE DE SANTA MARIA teve um filho chamado AUGUSTO Assento Nº 19 de 1862 (07/09/1862) na Paróquia Nossa Senhora das Neves, Freguesia de Granjal, Concelho de Sernancelhe, Distrito do Viseu (PT-ADVIS-PRQ-PSRN10-001-0002_m0031.tif) - NETO DO LUIS ANTONIO RATÃO.

Achei esses dados no site do Arquivo Distrital do Viseu http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1063228

Com os Melhores Cumprimentos,

Fernando Eduardo Lopes Martins
engenheiro.martins@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 19:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen