Cemitério da Conhada (Coimbra)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Cemitério da Conhada (Coimbra)

#257957 | filipeclix | 05 jul 2010 17:11

Caros Confrades,

Alguém perto do Cemitério da Conchada(Coimbra) que me faça o grande favor de tirar umas fotos ao Jazigo de Familia de António José Dantas Guimarães?


Ficaria Agradecido

Cumprimentos
Luís Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258069 | PAIVAMANSO | 06 jul 2010 16:54 | Em resposta a: #257957

Caro Confrade Luís Guimarães, vejo que a sua mensagem já saiu da primeira página do fórum e ainda ninguém lhe respondeu. Vivo a 25 km desse Cemitério da Conchada em Coimbra, onde de vez em quando vou “visitar” algumas “pessoas” queridas……. Qual é a urgência que tem dessas fotos ? Telefonei hoje para o cemitério e fiquei a saber que o jazigo em causa é o Numero 19/20 no Talhão 2 , onde desde 30-01-1898 está sepultado António José Dantas Guimarães, uma das personalidades de Coimbra do século XIX, com jazigo no Cemitério da Conchada, cujo nome está englobado no estudo que está a ser feito por Ana Margarida Portela e Francisco Queirós. Desconheço se o Confrade está em Portugal ou no Brasil e se sabe ou não quem mais está nesse jazigo e caso não saiba, se está interessado em saber. Fico a aguardar a sua resposta. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258102 | filipeclix | 06 jul 2010 22:49 | Em resposta a: #258069

Caro Confrade Jorge Santos,

Desde já e antes de mais, agradeco-lhe a sua disponibilidade e os meus sinceros agradecimentos, na eventualidade de precisar algo que esteja ao meu alcance na Cidade do Porto, onde habito, me dispobilizarei para o ajudar conforme minha disponibilidade.

Posto isto, passo então a responder:

Agradeco-lhe ainda o seu contacto com a Camara Municipal, devo dizer que recebi a informação da localização do Jazigo hoje via e-mail da Camara Municipal, condizendo com os seus dados.


Em relação aos demais inumados no mesmo Jazigo efectivamente nada sei e estou efectivamente interessado em saber se isso não for trabalhoso e incomodo para si.

Quanto ao estudo, tinha já conhecimento, falei já com o Professor Francisco no qual me respondeu sinceramente que não sabia onde teria ido buscar esse no e que não estava a conseguir encontrar o registo, passei-lhe já a informação de que António José Dantas Guimarães, faleceu na Cidade do Porto em 27/01/1898, faleceu na Rua de São Paulo, 97 freguesia de Cedofeita, Porto e que foi vareador da Camara Municipal de Coimbra, no qual me agradeceu esses dados.
Este trabalho da Conchada está à espera de fundos para poder ser concluido.

Quanto às fotografias caro confrade, conforme a sua disponibilidade, já me faz um grande favor.


Cumprimentos,

Luís Carvalho Guimarães

E-mail filipeguimaraes1@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258106 | PAIVAMANSO | 06 jul 2010 23:47 | Em resposta a: #258102

Caro confrade Luís Guimarães, por favor dê-me alguns dias, que não serão muitos, para lhe enviar as fotos e creio que também a relação dos demais inumados no jazigo em causa. Como tenho umas fotografias para tirar, de uma casa antiga em Coimbra, irei aproveitar para fazer tudo no mesmo dia. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258122 | filipeclix | 07 jul 2010 09:35 | Em resposta a: #258106

Caro confrade, Jorge Santos

O meu muito obrigado.


Cordeais cumprimentos,

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258348 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 01:42 | Em resposta a: #258122

Caro confrade Luís Carvalho Guimarães, já fui ao cemitério mas não soube como fotografar, só consegui 3 ou 4 pequenos filmes de cerca de 30 segundos cada. Tenho uma lista de 16 inumados nesse jazigo, mas quero confirmar um dos nomes que é de leitura nada fácil. Entretanto, com a ajuda da minha filha, já tenho a máquina convenientemente programada para fotografar. Evidentemente que terei de lá voltar e tratar desses dois assuntos. Curiosamente a cerca de 20 ou 30 metros do jazigo da Família Dantas Guimarães, encontrei sem que tenha procurado nunca, o jazigo de uma personalidade muito querida ao meu escritor preferido Belisário Pimenta. Essa personalidade foi e é António Augusto Gonçalves. Não me leve a mal que lhe diga o prazer que tive em conseguir, ao cabo de 10 ou 15 minutos, ler numa placa de cimento, as letras já gastas, que sob um sol intenso, só se deixaram ler após 4 garrafas de água despejadas, intervaladamente, a seu tempo, e a leitura careceu ainda assim de algum esforço, só sendo possível quando a pedra estava quase a secar e, ficava com um brilho diferente, durante 30 ou 40 segundos. Resumindo ; Fui ajudar dois desconhecidos e, encontrei outro importante elo de ligação das minhas pesquisas sobre o Historiador Belisário Pimenta. São estas coincidências que me fazem sorrir e sonhar. E já agora que cometi o erro de me deixar levar palas emoções, permita-me que mostre o que diz a placa: António Augusto Gonçalves, nascido em Coimbra a 19 Dez. 1848, nesta Cidade faleceu a 4 Nov. 1936. Filho estremoso, excelente irmão, amigo incomparável, cidadão muito prestável, artista de mérito, professor distintíssimo, ensinando orientando, impulsionando, ele conseguiu na sua terra, ressuscitar as artes, decaídas do esplendor. Cumprimentos . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258352 | PAIVAMANSO | 11 jul 2010 02:02 | Em resposta a: #258348

Caro Luís Carvalho Guimarães, peço muita desculpa, por ter fugido ao tema principal deste tópico, na minha última mensagem e aproveito para lhe dizer que constam 12 titulares de telefone na lista nacional da PT, com os apelidos Dantas Guimaráes. Na sua mensagem de 28-06-2010, O confrade dizia ; Procuro Família Dantas Guimarães. Possivelmente já encontrou, mas se necessitar, já sabe agora que terá muito por onde escolher e se ainda não souber pesquisar essa lista no Google, conte comigo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258426 | filipeclix | 12 jul 2010 09:13 | Em resposta a: #258348

Caro Jorge Santos,

Estou bastante ansioso por ver o Jazigo e saber quem está inumado no mesmo, é minha satisfação mesmo que involuntáriamente lhe possa ter proporcionado uma agradável surpresa, a natureza é assim premeia sempre quem de qualquer forma ajuda o próximo.

Aguardarei pacientemente por informações suas que mais uma vez lhe agradeço.


Cumprimentos,
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258429 | filipeclix | 12 jul 2010 09:21 | Em resposta a: #258352

Caro Jorge Santos,

Como já disse na minha mensagem anterior fiquei feliz por saber, efectivamente não estou a ver como se efectua essa pesquisa, se me puder ajudar agradeço.

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258508 | PAIVAMANSO | 12 jul 2010 22:12 | Em resposta a: #258426

Caro Luís Guimarães, vou fazer um e.mail, ainda hoje, com a lista dos inumados no Jazigo da Família Dantas Guimarães. Enviarei também uma lista dos 12 titulares actuais de telefone fixo da rede PT com o apelido Dantas Guimarâes. Não sei é se vou conseguir enviar per e.mail os 3 ou 4 pequenos filmes que fiz do Jazigo. Mas breve lá voltarei para fotografar. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258539 | filipeclix | 13 jul 2010 11:21 | Em resposta a: #258508

Caro Jorge Santos,

Mais uma vez lhe agradeço, só lhe faço mais uma perguntinha e acho que já o estou a chatear, como posso saber quem está habilitado ao Jazigo?

Quanto aos pequenos filmes pode ripar e enviar quando quiser, aguardarei conforme sua disponibilidade e sem pressa pelas fotografias, evita-me de fazer 500 km.

Quando lá voltar por favor confirme se o nome correcto é Manuel Olivio ou Manuel Olivia, é importante porque tenho um "Manuel Olivia" que está sepultado na Ordem do Carmo, Agramonte Cidade do Porto.

Cumprimentos

Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258555 | PAIVAMANSO | 13 jul 2010 16:25 | Em resposta a: #258539

Caro Luís Guimarães, não tenha problemas em procurar ou pedir o que precisar. Dentro das minhas possibilidades, faço questão de ajudar.Este mês de Julho e Agosto, decidi fazer férias das pesquisas dos meus Paiva Manso e de Belisário Pimenta e tentar ajudar aqui no fórum. em 5 ou 6 tópicos diferentes. Esta semana vou fotografar o Jazigo, confirmar / rectificar os nomes dos inumados e apurar quem está habilitado ao Jazigo. Não enviei os filmes (espero enviar breve) porque ainda não sei como se faz isso. Fique descansado que terei o cuidado de verificar também esse nome Manuel Olivio / Manuel Olivia. Desculpe chamar a atenção que neste caso trata-se de uma Ossada, entrada no Jazigo em 12-09-1985, mas em princípio essa pessoa faleceu cerca de 7 anos antes. No cemitério procuraram se o Senhor é da família, mesmo que afastado , dos Dantas Guimães. Isto prende-se com a necessidade de não dar muitos dados a "desconhecidos". Se puder, diga-me algo que me ajude neste sentido. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258570 | filipeclix | 13 jul 2010 19:49 | Em resposta a: #258555

Caro Jorge Santos, a minha relação de parentesco com António José Dantas Guimarães, julgo ser por afinidade ou seja.

A filha Olivia da Conceção Dantas Guimarães, casa com Manuel Joaquim Guimarães Júnior que é filho de um irmão de minha Trisavó Rosa Candida Guimarães, contudo mesmo antes de Olivia da Conceição nascer já a familia tinha contactos visto que os padrinhos de nascimento da Olivia da Conceição Dantas Guimarães são precisamente os pais de Manuel Joaquim Guimarães Júnior de nome Manuel Joaquim Guimarães e Olivia da Conceição Rodrigues Guimarães só ainda não consegui estabelecer ligação do ascendente de António José Dantas Guimarães de nome João Dantas natural de Guimarães.

Se quiser envio-lhe registo de nascimento de Olivia e seus irmãos, filhos de António José Dantas Guimarães e Antónia da Conceição Dantas Guimarães.

Já agora e como me deu liberdade para pedir, se houver informação no cemitério o ano de construção do Jazigo e seu 1º concessionário.

Cumprimentos,
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258574 | PAIVAMANSO | 13 jul 2010 22:05 | Em resposta a: #258570

Caro Luís Guimarães, não precisa enviar nada, essa relação de parentesco é, segundo creio, mais que suficiente. Quanto ao ano de construção do Jazigo e qual o 1º concessionário , vou procurar saber na secretaria do cemitério. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#258863 | PAIVAMANSO | 18 jul 2010 14:32 | Em resposta a: #258574

Caro Amigo Luís Guimarães, além do que temos ajudado um ao outro, por e.mail, e possivelmente do que iremos ajudar reciprocamente no futuro, tenho de dizer aqui, que estou muito agradecido, pelos seus ensinamentos sobre a construção do site, que espero ainda este ano ter pronto, sobre os Paiva Manso e Belisário Pimenta. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#259404 | Francisco Queiroz | 26 jul 2010 23:06 | Em resposta a: #258570

Caro confrade Luis Carvalho Guimarães
Peço desculpa por só agora responder, mas os muitos afazeres obrigam-me a consultar o fórum apenas uma ou duas vezes por mês, excepto quando me são directamente dirigidas as mensagens (em resposta a outras minhas).
Confesso que estou mais intrigado pois, sabendo agora que o jazigo que procura tem o n.º 19-20 do leirão n.º 2, confirmei que esse jazigo não consta na lista dos que foram fotografados e pesquisados, há cerca de 14 anos. Portanto, não percebi ainda porque razão surge o nome de António José Dantas Guimarães na lista de concessionários de jazigos do século XIX existentes no Cemitério da Conchada, que eu e a minha mulher publicámos no nosso sítio na Internet.
De qualquer modo, se me enviar uma foto do jazigo, certamente que esclarecerei a dúvida. Além disso, poderei prestar-lhe qualquer esclarecimento sobre o monumento propriamente dito (estética, significado). Peço desculpa por não ter podido ajudar da primeira vez, até porque já não vou ao dito cemitério há mais de 10 anos, dado que não houve perspectivas, desde então, do trabalho de pesquisa iniciado merecer a sua conclusão e consequente publicação.
Ao dispor;
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#259432 | filipeclix | 27 jul 2010 11:30 | Em resposta a: #259404

Caro, confrade Francisco Queiroz, não tem problema, como não sei para onde enviar a foto, envio-lhe o link, em relação a António José Dantas Guimarães, como já tive opurtunidade de lhe dizer é que foi Vereador da Camara de Coimbra e faleceu na Cidade do Porto, acidentalmente com 53 anos.

Agradeço e aproveito a sua disponibilidade para saber a opinião sobre o monumento.

http://sites.google.com/site/geneafamiliaguimaraes/cemiterios/conchada-coimbra

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#259437 | Francisco Queiroz | 27 jul 2010 12:24 | Em resposta a: #259432

Dessa capela tumular, lembro-me muito bem, pois é uma das mais interessantes e tipicamente coimbrã, quer na parte de cantaria, quer no portão, que está assinado. Apenas os vasos de ferro fundido, colocados à frente, suponho que sejam de produção de uma fábrica do Porto.
Mesmo assim, continuo a não perceber porque razão não consta o nome de António José Dantas Guimarães no nosso ficheiro dos jazigos. Há duas hipóteses: ou nos esquecemos de passar os dados (o que, para verificar, vai dar trabalho encontrar), ou não encontrámos quaisquer dados, nos livros antigos sobre o cemitério.
De qualquer modo, fiquei muito satisfeito pelo modo como está organizado o sítio na Internet sobre a sua família. Parabéns.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz

A propósito, a capela é em pedra lioz, foi certamente executada numa oficina de Coimbra, por volta de 1885-1895, e o portão é do serralheiro J. M. Cabral, também de Coimbra (com oficina na Rua Direita). O tema principal, esculpido na fachada, é o de duas carpideiras, vestidas à maneira clássica, que choram debruçadas sobre uma urna cinerária, posicionada sobre um pedestal (tema de inspiração na Antiguidade Clássica e relativamente comum nos cemitérios românticos, sobretudo em monumentos mais antigos, o que não é bem o caso deste).

Ainda aproveito para perguntar porque razão a família pediu a concessão de 5 jazigos contíguos na Ordem do Carmo, na mesma altura. Não foi nada habitual esse procedimento. São todos jazigos rasos e simples, com cruz de granito à cabeceira, envolvidos por grade de parras em ferro fundido (de um tipo que foi sobretudo produzido no Porto em finais do século XIX). A semelhança justifica-se certamente pelo parentesco e por terem sido concedidos sensivelmente na mesma época. Mesmo assim, sendo em número de cinco, é um caso muito invulgar. Se tiver alguma pista sobre isto, agradeço a indicação.

Nota: no jazigo de José Joaquim Guimarães, onde se lê "do Cacceiro", é "do Carneiro", isto é, esteve colocado no carneiro do jazigo e depois foram exumadas as ossadas, libertando espaço para outros sepultamentos.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#259475 | filipeclix | 27 jul 2010 20:01 | Em resposta a: #259437

Carissimo Professor Francisco Queiróz,

Em primeiro lugar agradeço a leitura artistica do monumento em questão, peço também permissão para transcrever para a minha página suas palavras.

Em relação aos 5 jazigos contíguos no Cemitério de Agramonte na ordem do Carmo na cidade do Porto, quando os encontrei também achei muito estranho, de facto nunca tinha pensado nessa questão, contudo sei que era uma familia numerosa e avastada.

Cumprimentos
Luís Caralho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#259643 | PAIVAMANSO | 30 jul 2010 16:02 | Em resposta a: #259475

Caro Luís Guimarães, no seu sítio da internet, onde tem a genealogia da sua família, confesso que sinto prazer em ver que ajudei , ao tirar aquelas fotos do jazigo do cemitério de Coimbra. Como amigo, sinceramente, sugiro que retire o meu nome que consta por cima delas. Não se trata de falsa modéstia, mas porque me parece que o meu nome, ali naquele sitio tão em destaque ,desvirtua as fotos e o seu site. Já na rubrica «agradecimentos» os seus elogios me parecem aceitáveis e deixam um pouco vaidoso, embora sejam exagerados ,porque como sabe não foi um excelente trabalho ,mas apenas uma simpática ajuda. Não entenda mal estas minhas palavras. Não é que eu não queira ver o meu nome por cima das fotografias, mas sim porque esse é o seu sítio, e o da sua família, e eu sinto que é excessivo o destaque que dá a quem apenas tirou meia dúzia de fotos e com muito prazer, diga-se. Essas fotos foram “feitas” pelo senhor Luís Guimarães, eu apenas me limitei a carregar no disparador da máquina fotográfica, mas era também o seu coração ,que batia emocionado, ali naquele momento, junto dos seus familiares. Creio que compreende o que lhe estou a dizer. Reafirmo a minha vontade de o ajudar, sempre que puder, dentro das minhas possibilidades. Cumprimentos e agradecimentos do Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#272726 | Jorge Resende | 17 mar 2011 18:33 | Em resposta a: #258069

Estimado Paiva Manso, gostava de lhe pedir um grande favor sobre o Cemitério da Conchada: existe perto da capela do Cemitério um túmulo, que não jazigo fechado, onde se encontam José Vitorino Botelho Miranda e sua mulher Maria Augusta Pereira Botelho Miranda, meus familiares. Encontro-me a viver na Madeira, e decidido a realizar uma biografia de José Vitorino B. Miranda. Como não tenho familiares em Coimbra, gostaria de pedir-lhe um grande favor: junto da secretaria do Cemitério seria possível ter acesso à ficha de entrada para enterro do referido, que faleceu entre 1932-1940, para aí poder saber qual a sua naturalidade? Tenho procurado em Etombo Coimbra nas principais igrejas de Coimbra o seu assento de nascimento e no ano de 1862 nada encontro, ficando com dúvidas se nasceu em Coimbra, o que sucedeu com todos os seus filhos. Seria uma grande ajuda que me daria. Um abraço, aguardo o seu especial favor. Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#272739 | PAIVAMANSO | 17 mar 2011 20:43 | Em resposta a: #272726

Caro Jorge Resende, conte comigo mas dê-me 6 ou 7 dias. Vou tentar colher esses dados na secretaria e aproveitarei para fotografar esse túmulo, talvez isso venha a ser útil para si. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#272741 | PAIVAMANSO | 17 mar 2011 20:49 | Em resposta a: #272739

Caro Jorge Resende esqueci-me de procurar se pode esperar esses 6 ou 7 dias. Se for urgente diga-me assim que puder. Também faltou dizer que esse não será nenhum favor especial mas sim apenas uma simpática ajuda. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#273219 | Jorge Resende | 23 mar 2011 13:55 | Em resposta a: #272741

Amigo Jorge Santos, permita-me o trato, agradeço-lhe muito reafirmo, o seu favor, na ajuda que possa prestar-me. Posso esperar o tempo que for preciso. Como lhe disse, os filhos de José Vitorino Botelho Miranda nasceram alguns em Santa Clara, pois a sua companheira e mãe dos seus 7, 8 filhos, era tia da minha avó paterna, e Botelho Miranda tinha instalado no Convento de S. Francisco a sua primeira fábrica de massas, que depois transitou para a beira rio Mondego, em edificio nas traseiras do Hotel D.Inês, edificio hoje recuperado, pertencente às Aguas do Centro. Não consigo encontrar em ETOMBO nos livros das principais igrejas de Coimbra, Stª Clara, Sta Cruz, Sés Nova e Velha o assento de nascimento de José Vitorino Botelho Miranda. Encontrei, quando inscrevo o nome dele no Google uma relação de muitos homens de Coimbra num Censos de 1930, e lá figura o nome dele, com 68 anos em 1930, solteiro ainda, creio que só casou perto do fim da vida que também não sei quando foi. É um desejo que tenho de contribuir na GENEALL para acrescentar ao seu nome a data de nascimento e seus ascendentes, dou-me com um descendente, seu bisneto de Lisboa, que não tem facilidade de me dar estas inf. Assim, caro Jorge Santos, creio que se ainda estiverem no arquivo do cemitério os processos de enterramento de depois de 1930, ele falec eu com toda a certeza depois disso, julgo que na sua ficha talvez esteja a sua naturalidade, talvez freguesia, espero. Nasceu em 1862,3. Quando possível, aguardo a sua preciosa informação. Um abraço, Jorge resende (da família Correia Umbelino de Coimbra, R. Figueira da Foz, Calhabé...) Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#273230 | PAIVAMANSO | 23 mar 2011 17:57 | Em resposta a: #273219

Caro Jorge Resende, tenho boas notícias para o Senhor. Hoje mesmo, fui a Coimbra para tentar concretizar a ajuda que lhe tinha prometido e trouxe comigo uma alegria para compensar uma tristeza que ainda há poucos dias tinha sentido. Vai-me perdoar as palavras que aqui deixo, mais para mim do que para o Senhor, pois nem preciso explicar. Só quero afirmar que respeito muito aquelas pessoas que no exercício da sua profissão dão mostras inequívocas da sua paixão e profissionalismo, da sua entrega ao trabalho, da colaboração prestada aos utentes das instituições estatais. Isto para dizer que fui muito bem tratado mais uma vez, na Secretaria do Cemitério da Conchada e quando dei por mim, estava rodeado de livros e de atenções no sentido de ser encontrado o que o Senhor tinha pedido, e embora á partida isso me perecesse fácil, afinal não foi tão fácil assim, e transformou-se numa pesquisa empolgante, não só pela pesquisa em si, mas pelo excepcional empenho das Funcionárias em quererem produzir um trabalho impecável e completo, a troco de um simples agradecimento verbal da minha parte. Creio que trouxe mais do que o Senhor esperava, inclusive tirei fotografias ao Túmulo que não me atrevo a descrever porque disso nada percebo, mas embora com receio de estar a abusar, irei tentar pedir o especial favor ao nosso estimado Confrade Francisco Queiróz, se não se importará de nos dizer o que lhe aprouver sobre o Túmulo em questão. Peço imensa desculpa por esta mensagem aparentemente tão desadequada, Mais logo aqui deixarei os dados que de facto lhe interessam. Vou precisar que me informe o seu endereço de email, para lhe poder envias as fotografias. Novamente lhe peço desculpa por tudo o que aqui fica escrito, em jeito de memória futura. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#273246 | Jorge Resende | 23 mar 2011 21:35 | Em resposta a: #273230

Agradeço uma vez mais a sua colaboração, e aqui vai o meu endereço mail- jbgresende@gmail.com, telem. 966024912.
Aguardo as suas notícias, um abraço Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#273253 | PAIVAMANSO | 23 mar 2011 23:43 | Em resposta a: #273246

Caro Jorge Resende, já enviei as fotos e todos os dados que consegui recolher. Por favor, quando puder, informe se recebeu tudo em boas condições. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289172 | pafcoelho | 14 out 2011 12:16 | Em resposta a: #273253

Bom dia:

Nas pesquisas que venho a efectuar cheguei à conclusão que o meu avó se encontra sepultado neste cemitério (Conchada), o seu nome é Joaquim Ferreira Cabaças nasceu a 9 de Setembro de 1894 em Nandufe Tondela, Viseu e faleceu em Santo António dos Olivais em 10 de Dezembro de 1969. Como posso fazer sem ter que me deslocar a Coimbra para saber o nº da campa e mais alguma informação relacionada com o jazigo?

Muito obrigado

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289182 | PAIVAMANSO | 14 out 2011 15:37 | Em resposta a: #289172

Caro Paulo Coelho, assim de repente, digo-lhe que tem duas hipóteses; Ou telefona para a secretaria desse cemitério, ou espera duas ou três semanas, para me dar tempo de eu lá ir saber o que pretende. Permita-me uma sugestão, se telefonar, procure logo no início se as funcionárias estão nesse momento muito ocupadas e diga que se for o caso ligará ou mais tarde ou no dia seguinte. Isto permitirá um atendimento mais demorado e atencioso. Ninguém imagina o trabalho intenso que aquela secretaria coordena e desenvolve. Eu já presenciei e percebi que aquilo não é para qualquer pessoa. São de facto pessoas excepcionais. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289195 | PAIVAMANSO | 14 out 2011 18:47 | Em resposta a: #289182

Caro Paulo Coelho, eu queria dizer .... um atendimento sem stress, com mais tempo, logo com melhor atenção.... e não o que inicialmente escrevi ...."um atendimento mais demorado". Quando lá vou pedir uma pesquisa deste género, nunca avanço se vejo o serviço sobrecarregado. Prefiro voltar a outra hora ou outro dia. É que para ajudar os outros recorremos várias vezes aos mesmos serviços, ás mesmas pessoas e para não ficarem "fartas" de nós, temos de ter esse cuidado. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289197 | pafcoelho | 14 out 2011 18:52 | Em resposta a: #289195

Muito obrigado:

Vou entrar em contacto na 2ª feira para o nº que descobri na net 239857599 para me darem a localização da sepultura. O meu interesse era em saber se a mesma ainda existe e se possivel saber quem o acompanha na última morada bem como confirmar o nome e data de falecimento. Se quando lá fôr me fizer o favor de tirar uma foto também agradeço.

Com os meus cumprimentos
Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289208 | PAIVAMANSO | 14 out 2011 20:30 | Em resposta a: #289197

Caro Paulo Coelho. Pelos dados que possui,(se estiverem certos), será apenas uma questão de tempo para poder confirmar no livro do registo dos sepultamentos esses dados e obter outras informações que eventualmente o senhor ainda desconheça e se poderão revelar importantes. Estas suas duas mensagens estão correctas, o senhor está no caminho certo, proceda dessa forma. Caso ele esteja numa campa "comprada", num jazigo ou num gavetão, diga-me qual o número e o talhão e conte comigo para lá ir tirar as fotografias. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289594 | pafcoelho | 20 out 2011 04:24 | Em resposta a: #289208

Caro Jorge:

Já tenho os detalhes da sepultura do meu avó Joaquim Ferreira Cabaças em Conchada.
Está na sepultura 2, Série E, Talhão 11.
É uma sepultura comum e não tem a placa com o nome dele segundo o que a funcionária me informou.

Mas se por acaso fôr por lá fazer uma visita e se deparar nas proximidades tire-me umas fotos p.f.

Cumprimentos e muito obrigado

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289612 | PAIVAMANSO | 20 out 2011 15:47 | Em resposta a: #289594

Caro Paulo Coelho, na próxima semana ou na seguinte, irei visitar a campa do seu Avô. Vou fotografar e levarei um ramo de flores simples em seu nome. Por favor aguarde no máximo até até 6 de Novembro. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289619 | pafcoelho | 20 out 2011 16:55 | Em resposta a: #289612

Caro Jorge:

Fico extremamente grato pela sua gentileza.
Nos dias que corre por vezes perdemos a noção que existem pessoas como o Jorge, em que se disponibiliza para um acto tão nobre e gentil e no fundo falando em termos geneealógicos somos todos parentes.
Fico à inteira disposição do Jorge em particular e do forum em geral para qualquer ajuda (dentro das minhas modestas habilitações nesta área) no norte do país.
Muito Obrigado.

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289647 | PAIVAMANSO | 20 out 2011 23:53 | Em resposta a: #289619

Caro Paulo Coelho, tentar ajudar alguém é a melhor maneira de lavarmos a nossa alma e nos ajudar-mos a nós próprios. Nesse cemitério está a pessoa de quem mais tenho saudades, a minha Mãe. Aproveitarei para a visitar. Confesso que se fosse só por Ela eu não iria lá, porque todas as noites antes de adormecer, eu peço-lhe para Ela andar sempre comigo. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289965 | PAIVAMANSO | 26 out 2011 22:43 | Em resposta a: #289647

Caro Paulo Coelho, fui hoje a Coimbra, numa emergência e por estar perto do Cemitério da Conchada, visitei a campa número 2 da Série E do Talhão 11, mas não fotografei porque essa é uma campa onde está sepultado um senhor que se chamava Virgílio Pais Ferreira que faleceu em 2006. Com a pressa esqueci-me de levar a data do falecimento do seu Avô 10 de Dezembro de 1969 e com a falta desse importante dado, não fiz tudo o que queria fazer. Um simpático funcionário do Cemitério, muito atencioso, foi dizer-me qual era a campa em questão e por isso, sem dúvida, vi a campa certa. Gostaria que o Paulo Coelho dissesse quais os dados que lhe deram quando telefonou para a Secretaria do Cemitério, além do número da campa, da série e do talhão. Pergunto isto porque quase certo no livro de registo das inumações, deverão estar outros dados que lhe poderão interessar. Peço desculpa de estar a falar do que desconheço, mas desde a sua primeira mensagem, fiquei com a ideia de que talvez o seu Avô tenha falecido num dos Hospitais, que creio estarem situados na Freguesia de Santo António dos Olivais. Por favor diga-me se já lhe deram todos os dados do tal livro ou não. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#289970 | pafcoelho | 26 out 2011 23:45 | Em resposta a: #289965

Boa noite Jorge:

Os dados que me deram foi só mesmo a localização, sepultura 2, Série E, Talhão 11.
Informaram-me também que como ninguém apareceu para reclamar as ossadas, foi para uma sepultura comum onde é sepultado um novo corpo a cada seis anos. Como o meu avó faleceu em 1969 a placa deve ser a do último sepultado.
De facto faleceu em Coimbra em Santo António dos Olivais, conforme assento de óbito que entretanto coneegui do AD de Coimbra.
Em relação aos dados do livro nada mais me foi dito para além da localização.

Agrdeço imenso a sua atenção
Com os meus cumprimentos

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#290039 | PAIVAMANSO | 27 out 2011 23:25 | Em resposta a: #289970

Caro Paulo Coelho, vou saber o que nos dizem os dados, referentes ao seu Avô, que estão no livro do registo dos sepultamentos. Breve lhe deixarei aqui essa informação. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#290095 | PAIVAMANSO | 28 out 2011 20:48 | Em resposta a: #290039

Caro Paulo Coelho, estranhamente, quase nada ficou escrito no livro dos registos, relativamente ao seu Avô. Apenas consta que era filho de António Ferreira Cabaços e de Maria de Jesus. Por um lado, naquela época, pouco registavam nesses livros, mas embora eu possa estar a cometer grave erro, diria que o facto de só lá terem escrito os nomes dos pais dele, me leva a acreditar que tenha falecido num hospital. Apesar de ter feito alguns telefonemas, não foi possível encontrar confirmação dessa hipótese, nos arquivos de três diferentes hospitais. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#290104 | pafcoelho | 28 out 2011 23:15 | Em resposta a: #290095

Caro Jorge fico muito grato pela sua colaboração.

Brevemente irei programar uma ida ao cemitério da conchada a Coimbra fazer uma visita à sua última morada.
Tenho pena de não o ter conhecido tinha eu 4 anos quando ele faleceu. Os destinos afastaram-nos, fica a memória de uma fotografia que tenho dele.
O estudo que estou a fazer sobre a familia será o meu modesto contributo para que os descendentes não se esqueçam do "Cabaças" de Nandufe, Viseu.

O meu muito obrigado

Paulo Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#290124 | PAIVAMANSO | 29 out 2011 11:18 | Em resposta a: #290104

Caro Paulo Coelho, quando for ao cemitério, peça na secretaria, que lhe mostrem na planta, onde se situa a campa onde foi sepultado o seu Avô. De segunda a sexta feira, pode e deve recorrer ás muito atenciosas Funcionárias que estarão na secretaria das 8 ás 12 e das 13,30 ás 17 horas. Aos sábados estão das 8,30 ás 12 horas. Aos domingos logicamente é o dia de descanso e não está lá quem o ajude. Caso queira ir a um domingo, diga-me, pois farei 7 ou 8 fotografias desde o portão do cemitério até á campa número 2 da série E do Talhão 11 e assim o Paulo irá lá ter facilmente. Não se esqueça de um pormenor importante ; Há uma pequena placa de ferro, espetada no chão pintada de preto com letras brancas que diz; LEIRÃO 11, ou seja, este LEIRÃO 11 é o Talhão 11. Quanto ao seu estudo sobre a sua família e ao seu desejo que o seu Avô "Cabaças" não seja esquecido pelos descendentes dele.......certamente que o seu "modesto" contributo fará toda a diferença, só precisa de, quando quando terminar esse estudo, fazer uns livrinhos de fotocópias com uma capa simples mas condigna e entregar a vários descendentes dele, sensibilizando-os primeiro, para que saibam dar valor ao seu Avô. Peço desculpa por lhe dizer o que penso sobre isto, mas acontece que também eu ando a fazer um livro semelhante. Para terminar, permita-me que lhe deixe aqui, uma frase que imaginei para colocar num livro sobre o Historiador Belisário Pimenta, mas que serve para toda a gente, pois vai de encontro á nossa vontade de perpetuar a memória de alguém; "UMA PESSOA SÓ MORRE TOTALMENTE SE POR TODOS FOR ESQUECIDA PARA SEMPRE." Um pequenino livro de família, que inclua, uma (nem que seja pequena) árvore genealógica, é o suficiente, para que quem amamos, não seja esquecido. Com os meus cumprimentos e pedido de desculpas. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cemitério da Conhada (Coimbra)

#290351 | PAIVAMANSO | 02 nov 2011 15:03 | Em resposta a: #290124

Caro Paulo Coelho, na minha mensagem de 26 de Outubro neste tópico, esqueci-me de explicar melhor porque não fotografei a campa. Acontece que estava a chover e era complicado molhar e talvez danificar a máquina, mas acima de tudo, essa sepultura nº 2 da Série E do Talhão (Leirão) 11 está coberta com uma estrutura de pedra de granito decorada com o nome e a foto de Virgílio Pais Ferreira, falecido em 2006. Tanto quanto julgo saber em 2012 essa pedra ornamental será retirada e a campa por ser comum, receberá um novo sepultamento de alguém pertencente a outra qualquer família. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Cemitério da Conhada (Coimbra)

#447739 | Meno | 18 mai 2023 14:49 | Em resposta a: #257957

Caros Confrades,

Estou a fazer um trabalho sobre a genealogia dos primeiros ministro de Portugal, focando agora nos locais de sepultamento dos mesmos, no cemitério da Conchada, estão sepultados 4 primeiros ministros, a saber:

Joaquim António de Aguiar (1792-1874);
Francisco José Fernandes Costa (1867-1925);
Álvaro Xavier de Castro (1878-1928);
Carlos Alberto da Mota Pinto (1936-1985).

Eu vivo atualmente no sul do país, por isso alguém que vive perto do Cemitério da Conchada(Coimbra) que me faça o grande favor de tirar umas fotos ás sepulturas destes 4 primeiros ministros sepultados neste cemitério.

Com os melhores cumprimentos
António fragy

Resposta

Link directo:

Cemitério da Conhada (Coimbra)

#447740 | Meno | 18 mai 2023 14:50 | Em resposta a: #447739

*António Fragoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 15:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen