Brasão por identificar

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Heráldica | Património | Pessoas

Brasão por identificar

#253880 | ASR | 28 abr 2010 17:32

http://brasoporidentificar.blogspot.com/ --- FOTOS BRASÃO POR IDENTIFICAR


Caros,

Estou de momento a estudar e investigar umas bases de tocheiros indo-portugueses, séc. XVII, onde figura um brasão até agora impossível de identificar.

Nestas bases aparece, para além do brasão não identificado, a Insígnia dos Jesuítas e o brasão de Frei Francisco dos Mártires (Arcebispo de Goa entre 1635--1652 por Filipe III e Governador de Goa entre 1651-1652 por D. João IV, tendo feito parte do 2ºConselho Governativo, juntamente com F. Mello e Castro e A. Souza Coutinho).

Calculo que estas bases possam ter pertencido a alguma grande casa Jesuíta da zona. São Paulo Velho, São Paulo Novo, Bom Pastor ou São Roque (ainda Rachol ou Margão). O brasão não identificado pode então ser da familia que as ofereceu à igreja.

Análise do brasão por identificar:
Escudo de formato peninsular com o seguinte ordenamento: partido, I [de ...,] um leão [de...,];II, [de prata,] seis arruelas [de azul]. Sobre o escudo, coronel de vice-rei ou governador (???); paquife a ladear o escudo.
O primeiro campo poderá ser SILVA? CASTELO BRANCO? ou VALENTE?; o segundo campo apresenta as armas dos CASTROS?


FOTOS DO BRASÃO NO LINK ---- http://brasoporidentificar.blogspot.com/


Se alguem souber alguma informação, dado ou contacto ficaria muito agradecida.

Também ajudaria informações sobre:

Contactos e nomes das antigas igrejas jesuitas de DIU DAMAO ou mesmo BAÇAIM ou outras possessões;

nomes de governadores contemporâneos de Frei Francisco dos Mártires nestas provincias;





Obrigada e cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Brasão por identificar

#253891 | loureiro | 28 abr 2010 22:11 | Em resposta a: #253880

Cara confrade ASR(?)


Embora não adiante muito o coronel que se vê na fotografia parece-me de marquês.

No suplemento sobre os Vice-Reis e Governadores da India da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira de Cultura aparece uma imagem de António de Melo e Castro, Vice-rei, em que tem um brazão muito pouco nítido, partido em que no primeiro poderá ser um leão. Vê-se muito mal pelo que pode ser uma má interpretação minha. Não sendo as armas tradicionais dos Melo e Castro poderá ser as armas de seu pai Francisco de Melo e Castro, membro do Conselho Governativo com Frei Francisco dos Mártires? Embora uma hipótese remota não explica o coronel de marquês. Os outros vice-reis contemporâneos de Frei Francisco não me parece que tenham essas armas. Se quizer posso indicá-los.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 10:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen