Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Hispânia | Pessoas

Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#251210 | Klo | 08 mar 2010 19:00

Caros Confrades,
Sou do Brasil, meu avô e toda a sua ascendência nasceram na região de Coimbra. Meu avô mudou-se para o Brasil no entre 1910 e 1915 e cá ficou até morrer em 1960.
O problema: de sua família só resta minha mãe e não lembra quase nada do meu avô.
Infelizmente de documento só tenho uma certidão de óbito que consta Coimbra como seu local de nascimento, mas Coimbra é enorme e não consta nada referente à freguesia.
Por aqui já procurei por todos os documentos possíveis em locais que poderiam me informar alguma coisa e só consegui mesmo a certidão de óbito.Será que terei de parar minhas pesquisas por causa disto?
Seu niome era José Albino Gonçalves
Filho de Anna Maria de Jesus e
Albino Gonçalves
que nasceram e morreram em Coimbra.
Me ajudem por favor. Já tentei outras vezes neste fórum mas sem muito sucesso.
Agradecida pela atenção
Clotilde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#251218 | Conde de Granada | 08 mar 2010 20:25 | Em resposta a: #251210

Cara Sra. Clotilde,

E quanto à data de nascimento dele? Poderia auxiliar.

Respeitosa e cordialmente,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#251231 | Pedro França | 08 mar 2010 22:34 | Em resposta a: #251210

Cara Clotilde:

Como vivo em Coimbra e pesquiso regularmente no AUC vai já para 37 anos, posso ajudá-la a resolver esse problema mas, no que toca a este género de pesquisas, que tenho realizado para confrades brasileiros luso-descendentes, só faço a título profissional, se entende o que quero dizer.
Ainda agora realizei um com sucesso para uma senhora da cidade de S. Paulo, cuja avó paterna era da fregª de S. Martinho do Bispo, Coimbra.
Coimbra tem várias freguesias, tanto na área urbana como no seu concelho e isto para não mencionar o distrito.
É claro que depois teria de pedir dados sobre seu avô, quando casou e quantos anos tinha na altura do casamento no Brasil, suponho, com quantos anos faleceu, e se foi sozinho ou acompanhado.
Deixo o meu contacto caso esteja interessada porque este assunto não pode ser decidido aqui. Estes trabalhos são algo morosos e correm riscos: há assentos que ainda não estão on-line, há assentos que estão ainda na Conservatória do Registo Civil respectiva (como Penacova, por ex.), e há assentos que não vêm à consulta porque os livros estão em mau estado.

O meu contacto é como segue: pedrofrancapin@netcabo.pt

Abraço e tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#251258 | Klo | 09 mar 2010 12:51 | Em resposta a: #251218

Caro Conde de Granada
Infelizmente os dados que possuo sobre meu avô são poucos, por isto a grande dificuldade.
Então vamos lá:
Ele veio para o Brasil entre 1910 e 1915 pois ao que contam ele casou-se com minha avó em 1915.
Pelos meus cáculos ele casou-se por volta dos 17 anos pois ele nasceu entre 1897 e 1898 em Coimbra .
Não temos nenhum documentos destes acontecimentos e nem sabemos se veio so ou acompanhado para o Brasil.
Sabemos que seus pais morreram em Coimbra, conforme anotado em sua certidão de inteiro teor do óbito.
Veja pois, que situação difícil em que me encontro.

Agradecida mais uma vez
Clotildes Gonçalves Vieira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#251259 | Klo | 09 mar 2010 12:55 | Em resposta a: #251231

Caro Sr Pedro França,
Já postei-lhe uma mensagem recentemente neste forum mas como é o assunto com muitas perguntas e respostas ficou até dificil saber se o Sr. consegiu ler a minha solicitação .
Entrarei em contato por email.
Muito agradecida
Clotilde

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#258265 | Xande | 09 jul 2010 21:42 | Em resposta a: #251218

Senhor Conde de Granada

Boa tarde

Olhei seu e-mail tentando ajudar a senhora Clotilde, estou vivendo uma situação muito parecida com a dela,Meu bisavô Joaquim Loureiro nasceu na cidade de Coimbra, tem filiação de Antônio Loureiro e Anna Jorge, seu nascimento foi em 31/05/1879, veio para o Brasil com seus primos ou irmãos,são informações passadas pelos meus familiares, mas não tem certeza, a hipótese de vir com seus pais esta descartada,NÃO TENHO O A CERTIDÃO DE NASCIMENTO QUE É O PRINCIPAL,mas tenho a certidão de óbito dele e seu casamento que foram no Brasil, ele se casou em 17/12/1904 tinha 25 anos,e faleceu em 03/08/1962 com 84 anos, o filho dele meu avô , sabe me dizer que quando eles eram criança, o pai dele falava contava muitos contos de bruxas, que tinha devoção em Nossa senhora de Fátima, e que seus pais tinham vinícola em Portugal, estas são as informações que tenho se puder me ajudar, fico muito agradecido pela ajuda.

Grato

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#258305 | Conde de Granada | 10 jul 2010 14:57 | Em resposta a: #258265

Caro confrade,

Sempre ajudo na medida do possível.

Poderia me dizer especificamente o que quer e em que lugar posso encontrar?

Melhores cumprimentos,

Granada

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#258317 | Xande | 10 jul 2010 17:11 | Em resposta a: #258305

Exmo. Conde de Granada

Necessito localizar a certidão de batismo de meu bisavô que nasceu em Coimbra em 31/05/1879, preciso saber em que lugar de Coimbra ele nasceu, sua freguesia e o concelho,

Agradecido

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para descobrir freguesias em Coimbra

#322212 | ERITON | 31 jan 2013 22:51 | Em resposta a: #251259

Sr. Conde de granada / pessoal

Preciso localizar a certidao de nascimento de um familiar, no entanto, não sei a freguesia, o nome do mesmo é antonio sylvestre, nasceu em 12/06/1903, pai: joaquim sylvestre, mae: anna orpha, na certdao de casamento refere-se a coimbra, preciso desesperadamente, desde ja agradeço a atenção, no aguardo, Eriton - SP

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para encontrar Freguesia em Coimbra, registo nascimento.

#322247 | HRC1947 | 01 fev 2013 15:48 | Em resposta a: #322212

-
RE: Ajuda para encontrar Freguesia em Coimbra, registo nascimento. 01-02-2013, 15:43
Autor: HRC1947 [responder para o fórum] Caro Confrade;

... Para que se possa tentar encontrar o registo pretendido, terá que f. favor
de fornecer mais elementos.
Qualquer pista que tenha, por mais insignificante que lhe pareça, deve
denunciá-la.
Esperamos aqui por si.
Os m/ cumprimentos
HRC
.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 09:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen