Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

#250975 | sa_monteiro | 04 mar 2010 18:34

Caros amigos:

Agradeço a quem tiver elementos sobre Carvalhos, da freguesia de S. Cosmado, Armamar, o obséquio de compartilhar aqui, pois teria muito interesse em ler tudo o que se possa directa ou indirectamente relacionar-se com os Carvalhos de minha avó materna, dali derivados.
Os melhores cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

#252018 | proençapir | 21 mar 2010 20:15 | Em resposta a: #250975

Caro Fernando Monteiro
O que tenho de Armamar são datas extremas deste meus antepassados, infelizmente não consigo recuar mais.
António da Fonseca ( n. Martinho de Chãs Armamar) casou em 13.01.1707 com Maria de Carvalho ( n.25.12.1688 Stª Cruz de Lumiares Armamar)
Maria de Carvalho filha de Manoel Carvalho e Domingas Joanna ou João casados a 16.12. 1687 em S. Cosmado.
Manoel Carvalho baptizado em 1654 em Armamar nasceu em S. Cosmado.
Parece que este Manoel de Carvalho é descendente de Belchior de Carvalho, embora eu nunca tenha conseguido perceber como.
Espero ter-lhe sido útil.
Maria Pires

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

#252024 | mosorio | 21 mar 2010 21:54 | Em resposta a: #250975

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Se associar mais alguns apelidos talvez o possa ajudar,através de livros que possuo. Tenho Carvalhos mas de S. Romão .
Os meus cumprimentos.

MEmília

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

#252036 | sa_monteiro | 22 mar 2010 08:31 | Em resposta a: #252024

Cara MEmília:
Agradecendo a sua resposta a este tópico por mim iniciado, permito-me transcrever o que em tempos aqui deixei acerca do mesmo assunto.

"Carvalhos, da fregª de S. Cosmado, Armamar 02-07-2001, 22:53
Autor: samonteiro [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

I- Domingos de Carvalho, natural de S. Cosmado, Armamar, casou a 05.10.1682, na mesma freguesia, com sua prima (em 4º grau) Domingas Gomes, da mesma fregª. Não sei se será o mesmo Domingos de Carvalho Branco falecido a 29.09.1715 na mesma fregª.

Tiveram, entre outros fºs:

A partir daqui em diante são dados absolutamente certos, dado que no casamento de António de Carvalho com Bárbara Gomes da Fonseca não são referidos os progenitores. Assim sendo, a filiação do II no I é mera suposição feita a partir das probabilidades derivadas de coincidência de datas.

II- António de Carvalho, primogénito, baptizado a 04.11.1683, na mesma fregª, tendo casado nesta a 10.01.1704, com Bárbara Gomes (da Fonseca), da mesma fregª, fª (segundo creio) de António da Fonseca e mulher Isabel Gomes.

Tiveram, entre outros:

III- Gonçalo de Carvalho, nascido a 15.01.1714, em S. Cosmado, casado com Francisca de Figueiredo (da Fonseca), fª de André Lopes,da fregª de S. Martinho de Beba, e de sua mulher Maria da Fonseca, da fregª de S. Martinho das Chãs.

Tiveram entre outros:

IV- Luís de Carvalho da Fonseca, nascido a 17.06.1745, em S. Cosmado, onde casou a 22.07.1772, com Maria Josefa Marta, da mesma fregª, fª de Luís António Marta e de sua mulher Marta Maria.~

Tiveram, entre outros:

V- Manuel António de Carvalho, combatente da causa miguelista, condecorado com a Real Efígie (que eu possuo por herança), Medalhas de Bons Serviços ao Rei e à Pátria, cavaleiro da Ordem de Cristo, Major Quartel-mestre do Regimento de Milícias de Lamego, que emigrou para Espanha e Inglaterra, quando da derrota das forças "legitimistas"?
Casou com com D. Rosa do Carmo Carmelina de Magalhães (já viúva), da fregª da Sé de Lamego, filha de Francisco da Silva Magalhães e de sua mulher D. Rosa do Carmo. C. g.




Alguém saberá alguma coisa acerca da proveniência destes Carvalhos de S. Cosmado?
Há muitos anos (cerca de 30 anos) desloquei-me a Lamego para consultar os livros de registos paroquiais desta fregª, tendo nessa data conseguido apenas estes elementos. De resto, segundo tenho na ideia, os livros são muito omissos em indicações, nomeadamente nos assentos de casamentos onde não raramente são omissos nos nomes dos progenitores, dificultando ainda mais as buscas.
Mas, de lá para cá, nada mais procurei sobre estes Carvalhos, ainda que o Amigo dr. Maurício Fernandes me tenha prometido fazer algumas buscas (coisa que não se concretizou ou, se o fez, não chegou a nenhuma conclusão), há largos anos também, quando das buscas ali efectuadas para os "Carvalhos de Basto" acerca dos ramos de Lamego.
Mas, sem até hoje nada mais me ter avançado sobre o assunto.
No caso de algum dos intervenientes deste forum ter algum dado sobre a matéria, ficar-lhe-ia muito grato que me informasse.

Um abraço a todos.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Com os melhores cumprimentos

Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

#252037 | Nelita | 22 mar 2010 08:59 | Em resposta a: #252036

Caro Fernando de Sá Monteiro:

Pode contactar Fernando Santos, Braga, cujo site encontra no Google. Suponho que lhe será útil.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

Carvalhos de S. Cosmado, Armamar

#358980 | sandravic | 29 jun 2015 01:46 | Em resposta a: #252037

Prezados
se pudessem me ajudar com o atestado de óbito do meu bisavô
Francisco Teixeira Pombo ano do óbito 1962 ou 1961
Local São Cosmado
Desde já agradeço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen