Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

Este tópico está classificado nas salas: Hispânia

Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

#250750 | fsmunoz | 01 mar 2010 18:08

Caros confrades,

Escreve esta mensagem na esperança que alguém com experiência na investigação genealógica em Espanha me possa esclarecer algumas dúvidas. Em especial se houver confrades espanhóis que me possam indicar algum recurso onde estas dúvidas sejam tratadas ficaria muito grato.

Seguindo indicações que li aqui no Genea (lendo tópicos antigos sobre pesquisa em Espanha) enviei um pedido ao Registo Civil de Madrid, via a página do Ministério da Justiça espanhol. O pedido que fiz foi sobre um tio-avô meu (o meu objectivo é obter dados do meu bisavô, mas optei por utilizar o familiar sobre o qual tenho mais dados), do qual tenho dados sobre o dia de nascimento e baptismo, paróquia de baptismo e cidade.

Esta informação é, em Portugal, bastante para se obter um assento... mas em Espanha a situação é aparentemente diferente, até porque parece existir a prática do Registo Civil no século XIX (coisa que em Portugal é praticamente inexistente), e é sobre esse assento que creio o Ministério da Justiça responde (e não, como cá, com o assento de baptismo).

Recebi a seguinte resposta:

---
LOS DATOS ENVIADOS SON INCOMPLETOS O INCORRECTOS.

PARA LOCALIZAR CON MAYOR RAPIDEZ EL CERTIFICADO SOLICITADO, DEBE APORTARNOS EL TOMO Y PAGINA DE LA INSCRIPCIÓN.

LE RECORDAMOS QUE ESOS DATOS LE FIGURAN EN EL LIBRO DE FAMILIA DONDE APAREZCA INSCRITO COMO HIJO/A LA PERSONA DE LA QUE INTERESA LA CERTIFICACIÓN.


PARA ANTERIORES A OCTUBRE DE 1984 DEBE FACILITARNOS EL HOSPITAL DE MADRID O CALLE DE MADRID DONDE NACIO LA PERSONA DE LA QUE SE SOLICITA EL CERTIFICADO
---

Fico sem saber se a resposta é definitiva - isto é, não vão sequer procurar - ou se informativa (isto é, vão procurar embora recomendem mais informação para "maior rapidez"). Tratando-se de um nascimento de 1898 acho difícil que seja obrigatório dizer a rua onde o nascimento ocorreu... já saber a paróquia e dia exacto de nascimento e baptismo foi para mim uma boa surpresa (e inesperada, visto só existir por haver referência à legitimização no casamento dos pais, que ocorreu anos depois).


Na resposta informam-me também do seguinte:

---
El Archivo de Villa facilita información sobre nacimientos producidos en Madrid capital:

- De 1859 a 1871 (ambos inclusive).
- De 1890 a 1950 (ambos inclusive)

Es imprescindible que aporten nombre y apellidos de la persona que se busca, fecha exacta de nacimiento y nombre y apellidos de los padres.
---

Mais uma vez fico na dúvida se me estão a informar que esta fonte - o Archivo da Villa - é completamente separada do Registo Civil ou não... e surge mais uma dúvida, porque se o é então quantos tipos de registos existem em Madrid? Existe o paroquial, claro, mais o do Registo Civil... e aparentemente o que está no Archivo da Villa, que poderá ser o mesmo do Registo Civil... mas se o fosse porque razão me diria o Registo Civil para procurar no Archivo da Villa?

Enfim, não esmorecendo escrevi ao Archivo da Villa, seguindo o conselho acima que indicava que deveria fornecer todos os detalhes para se efectuar a busca. A resposta rápida do Archivo da Villa foi a de me informar sobre o seu horário de funcionamento, que dispõem de sala de pesquisas e que posso lá ir pessoalmente ou pedir a alguém que faça a pesquisa por mim.

Posto isto, e antes de me deslocar a Madrid para descobrir que afinal não existem os registos que pretendo no Archivo da Villa, gostaria de saber das experiências dos restantes confrades... já alguém obteve resposta do Ministério da Justiça? Do Registo Civil Único de Madrid? Já alguém pesquisou no Archivo da Villa de Madrid? Que tipo de registos existem em cada um deles?

Optei pela obtenção de registos civis porque foi algo que se afigurou mais "fácil" em termos de comunicação do que os assentos de baptismo... mas começo a ver que não haverá grandes diferenças (dependendo da compreensão do Padre da paróquia de San Andres).

Grato pela atenção,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

#250803 | anaerandio | 02 mar 2010 12:44 | Em resposta a: #250750

Hola Federico. La verdad que Madrid es complicado. Hay muchos Registros Civiles y lo ideal es dirigirse a el concretamente, si lo haces via Registro Central o Unico igual tienes suerte y te lo buscan, yo no la tuve así que lo que hize fue dirigirme directamente por carta al Registro correspondiente. Si sabes donde nació puedes buscar en internet a donde corresponde. Lo que comentas del certificado de bautismo también está bien pero depende de la fecha en la que estés buscando igual no tienen los libros en la parroquia sino en el Archivo Diocesano.

De todas formas si me dices donde estás buscando concretamente, ya te busco a ver si se puede concretar.

Saludos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

#250808 | fsmunoz | 02 mar 2010 14:00 | Em resposta a: #250803

Olá Ana,

Muito obrigado pela resposta. Ao menos consolo-me com o facto de não ser apenas um problema meu a aparente complexidade de pesquisar em Madrid.

Não sabia que existia mais do que um Registo Civil em Madrid. Neste momento estou a tentar encontrar assentos de nascimento (na verdade, qualquer assento que contenha informação útil...) de dois indivíduos: um nascido e baptizado na paróquia de San Andres em Madrid (1898), outro baptizado (e suponho que nascido...) na paróquia de San Millán, também em Madrid (creio que actualmente se chama de San Millán y San Cayetano), em 1870/71.

Parte do problema para mim consiste em saber a que divisões civis correspondem as paróquias acima. A outra parte é, como referiu, a incerteza relativa aos dados necessários para conseguir obter um assento.

Agradeço igualmente a referência ao Arquivo Diocesano, caso se revele impossível obter informações via Registo Civil (como disse o Archivo de Villa foi claro em informar-me que não efectuam pesquisas, e de momento não vou deslocar-me a Madrid sem ter alguma confiança em termos das fontes que vou encontrar) vou também fazer um pedido por carta.

Melhores cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

#250826 | anaerandio | 02 mar 2010 17:03 | Em resposta a: #250808

Hola, hay una página familiar en internet www.linajecontreras.com que tiene un apartado de parroquias que conservan sus archivos y la de San Millán y San Cayetano es una de ellas, de San Andrés no pone nada. Te todas formas he enviado una consulta al censo-guia de archivos españoles a ver si me contestan y me dicen con más seguridad donde están los libros.

Saludos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

#250827 | fsmunoz | 02 mar 2010 17:11 | Em resposta a: #250826

Cara Ana,

Mais uma vez os meus agradecimentos pela sua ajuda nesta questão, que é muito bem-vinda. Todas as indicações serão certamente úteis, e fico-lhe grato pelo tempo dispensado.

Cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa em Madrid, Espanha: fontes civis, expectativas e métodos

#257154 | fsmunoz | 24 jun 2010 13:50 | Em resposta a: #250750

Caríssimos,

Respondo a mim mesmo apenas para que eventualmente a informação possa ser útil a quem encontrar este tópico no futuro.

Conforme disse a caríssima Ana, pesquisar em Madrid não é de todo fácil. A utilização da página pública do Ministério da Justiça espanhol afigura-se como algo que facilita bastante a tarefa... mas depende largamente da finalidade com que se utiliza. Essa forma de obter as certidões necessárias só funciona (pelo menos foi isto que me responderam, e o que confirmei lendo outras fontes) quando se tem informação muito precisa sobre o assento em questão, nomeadamente o tomo e a página. Esta informação é quase sempre algo que quem inicia o processo não tem na sua posse, e eu pensava que era facultativa, mas aparentemente não é.

É aqui que, no caso de Madrid, entra o Archivo de Villa: para um intervalo de datas generoso o Archivo de Villa de Madrid facilita informação que permite obter o tomo/página em questão. No entanto a forma de se conseguir obter essa informação depende do objectivo: para fins "administrativos" estou em crer que os funcionários do Archivo fazem as buscas, para fins de "investigação" não, e é preciso alguém deslocar-se ao Archivo. Não estou completamente esclarecido sobre o que é considerado ou não um fim administrativo: como pedi uma certidão via o portal do Ministério da Justiça creio que poderia ser considerado como tal, no entanto quando escrevi ao Archivo de Villa disse que se tratava de investigação genealógica, ao que me responderam de imediato que têm as portas abertas; à semelhança de outros países acho que os fins administrativos se destina sobretudo à obtenção de nacionalidade (como isto está, qualquer dia... enfim, é apenas um desabafo).

Resumindo, quem queira eventualmente tentar com que o Archivo de Villa pesquise convém não dizer que é investigação genealógica, e insinuar (sem mentir, idealmente) que se trata de algo muito sério. Como não o fiz ando á procura de alguém de Madrid que costume frequentar o referido Archivo de forma a fazer-me o favor de efectuar a pesquisa (tarefa nada fácil, até porque em termos de espaços de debate genealógicos não encontrei nada semelhante ao Geneall, sendo que a esmagadora maioria dos participantes dos fóruns de genealogia hispânica são da América do Sul).

Em termos de Paroquiais, cada caso é um caso. Assumindo que existem (ou seja, que não arderam na Guerra Civil) podem estar na Paróquia ou num Arquivo Diocesano (conforme tinha indicado a estimada Ana numa mensagem acima). Uma fonte útil para identificar o que está onde é um documento chamado "ArchivosIglesia.pdf" que se poderá facilmente encontrar numa busca. No meu caso os registos estão na Igreja Paroquial (que por acaso ardeu nos anos 30, mas aparentemente salvaram-se registos). Faço notar que o acesso aos mesmos é, segundo sei, discricionário, no sentido em que depende do Padre (ou outra autoridade eclesiástica), por serem registos privados. No meu caso a Igreja Paroquial de San Millán e San Cayetano não tem endereço electrónico, pelo que me resta esperar que respondam à carta que enviei.

Cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 19:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen