Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249643 | Carla Oliveira | 10 fev 2010 18:58

Caros colegas, é a primeira vez que aqui participo, e sou completamente leiga, mas fascinada por esta matéria desde que me conheço. Só há 2 dias descobri este forum e desde aí nunca mais parei, estou deslumbrada e desde já felicito
todos os interveniente e o moderador, pela preciosa ajuda que dão uns aos outros e aos principiantes.

Quem me pode ajudar a começar??? A minha avó chamava-se Lucilia dos Santos Raimundo, nasceu em Portimão na freguesia do Parchal a 1 de Junho de 1913, era filha de António dos Santos Raimundo e de Maria José de Vasconcelos.
A sua avó paterna chamava-se Lucrécia do Espirito Santo e o Seu avô também era António (Firmino?) dos Santos Raimundo.

A respeito da Maria José de Vasconcelos, só sei que apesar de viver no Algarve, era oriunda de Coimbra, nascida perto da igreja de sta.Cruz (não sei a que freguesia pertence), algum dos seus pais teria um sobrenome Lopes. segundo testemunhos antigos da Familia estariam relacionados com uma Viscondensa da Bela Vista???

A Lucrecia do Espirito Santo está sepultada junto com o seu filho que se suicidou novo deixando 5 filhos sendo que a mais velha era a minha avó e tinha apenas 9 anos, segundo consta foi encontado por ela mais um primo seu com cerca da mesma idade enforcado aos pés da cama.

Os meus bisavós eram pessoas abastadas e penso que para além das propriedades por quase todo o Algarve, também
era armador de pesca. Tinham casa em Loulé, Quarteira e Armação de Pêra.

Após enviuvar a Maria Jose de Vasconcelos voltou a casar c/um guarda fiscal (?)
Gostaria de saber mais sobre a ascendência destas pessoas que mencionei
Já telefonei para o Arquivo Distrital de Faro (visto que todos faleceram no Algarve) e enviei um mail, mas ainda não tenho respostas, quero muito que alguém me ajude por favor. Muito grata desde já.

Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249646 | Conde de Granada | 10 fev 2010 19:25 | Em resposta a: #249643

Cara Sra. Carla Oliveira,

As ligações com os Bela Vista seriam familiares/sangüineas? Em caso positivo, sugiro que siga os costados dela e tente achar algum apelido familiar equivalente e, após, averigue se existe quaisquer parentescos. Abaixo, segue a ligação da viscondessa:

http://geneall.net/P/per_page.php?id=54326

Boa sorte no trabalho!

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249648 | Carla Oliveira | 10 fev 2010 20:09 | Em resposta a: #249646

Sr.Conde de Granada, agradeço a sua pronta resposta, e sim eram familias sanguíneas, penso que uma tia, mas não teve filhos, passando tudo para uma afilhada, pelo menos é o que se diz.Para aceder ao sitio que me indicou, tenho que me registar (tenho que ver qt custa).

Tenho mais alguns elementos que recolhi no cemitério, há meia dúzia de anos, mas relativamente á parte paterna que também me interessa muito, se alguém souber de algo agradeço ajuda.

No cemitério penso que era em Quarteira, (fui a alguns pesquisar) e feita tonta não apontei a localidade do cemitério, mas o que importa, é que estou na posse de novas informações, corrigindo-me desde da última vez;

apesar de na certidão de nascimento da minha mãe o avô paterno apenas constar como Ántónio dos Santos Raimundo, na sepultura aparece acrescentado um último nome Firmino que terá nascido a 21/1/1892 e falecido em 15/8/1925, feitas as contas a minha avó teria 12 anos e não 9.

A Lucrécia do Espirito Santo, parece que afinal também tinha Raimundo e nasceu em 25/4/1872 vindo a falecer em 4/1/1954..

Mais uma vez peço a quem souber alguma coisa sobre os Vasconcelos e Espirito Santo Raimundo que me ajude.O
brigada novamente
Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249650 | A-Pereira | 10 fev 2010 20:55 | Em resposta a: #249643

Cara Carla Oliveira

Bem vinda ao fascinante mundi da genealogia.

Teri todo o gosto em a ajudar, mas estou condicionado pela falta de tempo (como a maioria de nós, não é?). Ainda assim, vou fazer o que puder.
Vamos lá então:

A sua avó Lucília dos Santos Raimundo ainda deve ter os registos em Lagoa (Parchal, embora perto de Portimão, pertence ao COncelho de Lagoa). Seria bom pedir então uma certidão ao Registo Civil de Lagoa. Se tiver dificuldades, diga porque eu, quando ali for, peço-lha. Mas olhe que a pode pedir mesmo do sítio node está (Se for em Portugal, bem entendido).

A sua bisavó de coimbra.. Bem, aí terá de pedir ajuda a Coimbra. Pode ser que alguém do Forum...

António dos Santos Raimundo. Temos de saber qual era a sua naturalidade, bem como dos outros.

Junte mais dados e envie-mos e eu veri o que posso fazer. De vez em quando vou Faro, ao Arquivo e pode ser que encontre algo.

Cumprimentos e, mais uma vez, Bem Vinda


António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249657 | Carla Oliveira | 11 fev 2010 00:15 | Em resposta a: #249650

Sr.António Pereira,

Muito agradeço a sua disponibilidade desde já, o que quer que seja que consiga apurar é uma mais
valia, de facto ainda ontem a minha mãe foi procurar o BI da minha avó que tinha junto c/a certidão de óbito e uma de nascimento, mas parece que com a mudança de casa se perdeu, o que muito me desgostou,muito mais por causa
do BI que era extraordinário (daqueles mto.antigos).

Sim, moro em Portugal em Almada, aonde fui criada também pela minha querida avó, a mesma cidade que me viu crescer, támbém a viu morrer em 1995.

A história desta familia é envolta em mtos,segredos e mistérios que eu estou disposta a desvendar....Procurarei na conservatória de Almada os registos da minha avó. só serão úteis em relação aos trisavós Vasconcelos, porque relativamente aos Espirito Santo e Santos Raimundo sei os nomes conforme mencionei anteriormente, mas continuo sem saber a naturalidade...devem ser de uma das zonas que mencionei anteriormente(???). Consta que o apelido Raimundo Viria de um bisavô Espanhol da avó Lucilia.

As datas de nascimento e óbito que eu indiquei não ajudam em nada?

E o facto do meu bisavô António Raimundo ter sido um dos homens mais ricos e influentes do Algarve, com frotas de barcos de pesca, fábrica ou fábricas de conserva, tinha até mercearia para fiar aos empregados no inverno qd não podiam ir ao mar, não serão pistas válidas?

Qd á cerca de 7 anos fui pesquisar os cemitérios, andei tb nas localidades que a minha avó disse terem tido casas e
descreveu-me uma, mas fiquei na dúvida se seria em Loulé,Quarteira ou Armação de Pêra.

Fui dando os pormenores a pessoas antigas das terras, expliquei que era uma casa grande (tipo Palacete), vermelha
na praia e relembrei histórias que a minha avó contou do mar ter chegado a entrar para dentro de casa e de toda a gente fugir e ela pequenina ter ido para o andar de cima apreciar a tempestade....curiosamente fui aonde me disseram
Armação de Pêra e encontrei tal como a descrição da avó Lucilia..... Indaguei na terra e... surpresa a casa pertence a uma familia Vasconcelos de Cascais......não faço ideia de onde saíram, isto são pistas? Mais parece um romance.

A minha avó também me disse que essa casa foi protegida por uma muralha á posteriori, e lá está ela. Conhece A.Pêra? Sabe do que estou a falar?

A minha avó apesar da época estudou, fez o liceu, mas não sei aonde,naquela altura no Algarve tb náo deviam haver
tantos assim, digo eu. Esta informação serve para alguma coisa?

Eu na minha pesquisa não quero só saber nomes, quero conhecer as histórias. Não sei de mais nada. Peço desculpa por me alongar mas é tudo o que sei (se é que sei). Agradeço toda ajuda

Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249659 | A-Pereira | 11 fev 2010 01:38 | Em resposta a: #249657

Ora viva

Penso que o seu primero passo deve ser o de pedir as certidões que puder.
Volto a dizer que, se quiser, eu pedirei a de Lagoa. Depois, com base nessas certidões, terá de recuar nas gerações.

Quanto às histórias da sua família... Pois bem. Há de tudo . Há as que foram alteradas pelo tempo, há as qe são muito fantasiosas e há as que são quase todas verdadeiras. Cabe-nos a nós tentar desvendar esses segredos de família. Mas lá que é apaixonante,, ah! isso não tenha dúvida.

Em relação ao facto de os seu avós serem pessoas abastadas. Isso pode ser facilitador, na medida em que pode haver outros documentos que podem corroborar ou desmentir situações e factos que a nossa família conta.: Contratos de arrendamento, por exemplo, escrituras nos notãrios, registos vários. Mas nisso aí não a sei ajudar. Há talvez pessoas peo aqui pelo forum que a auhdarão certamente.

Tente a imprensa do local, por exemplo. Muitas vezers as pessoas iam para as termas, por exemplo, e o jornal da terra dizia:

"Fulano de tal e sua esposa partiram hoje para as termas. Ao casal desejamos etc... etc.... wtc...

Bem! Vá escrevendo o que encontra e quando tiver algo, diga qualquer coisa que eu, terei todo o gosto em ajudar

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249661 | Carla Oliveira | 11 fev 2010 02:18 | Em resposta a: #249659

Boa noite

vou fazer o que diz, mas será que a data dos nascimentos e óbitos não ajudam como ponto de partida?
Tenho dádos que é de certeza Pachal, mas outros dizem Sapal, existe essa localidade ou será dificuldade na tradução, o que acha?

Se tiver oportunidade de ver entáo em Lagoa e pedir uma cópia simples da certidão agradecia,
Por aqui estou já a começar a tratar daquilo que posso.

Muito, muito obrigada pelo seu apoio,quando tiver noticias aviso.
Até breve

Carla

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249678 | Carla Oliveira | 11 fev 2010 13:40 | Em resposta a: #249661

Renovo o meu pedido de ajuda ás pessoas do Algarve e de Coimbra.
Alguém em Coimbra me consegue ajudar com o Arquivo Distrital a que pertence Coimbra? Alguém que o frequente e me possa ajudar? O dito arquivo é mesmo em Coimbra?

Obrigada
Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249724 | A-Pereira | 12 fev 2010 12:04 | Em resposta a: #249661

Bom dia cara Carla


Claro que as datas são de primenra importãncia. Mande o que tiver eeu vejo o que posso fazer.

Sapal é efectivamente uma zona de Portimão. É constituída pelas casa fronteiras À Câmara Municipal, um conjunto de casas térreas e muito antigas que estão, mais dia menos dia, para ser demolidas. São casas muito simples e sem grande interesse arquitectónico. A títullo de curiosidade, a rua que setá mesmo no meio das casas, apesar de ter outro nome, foi sempre conhecida por "rua do meio".

Cumprimentos

Anrónio Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249729 | Carla Oliveira | 12 fev 2010 13:11 | Em resposta a: #249724

Olá António,

Obrigada, pela sua ajuda. Ontem fui á conservatória em Almada requisitar a certidão de nascimento da minha mãe e da minha avó, a da minha mãe já a tenho, mas nada de novo, quanto á da minha avó ainda não está informatizada,
tenho que esperar que venha, tenho a certidão de óbito, mas também nada de novo. A única coisa é que tenho a certeza que a minha bisavó se chamava Maria José de Vasconcelos e no registo da minha mãe e da minha avó só consta Maria de Vasconcelos como já antes eu tinha referido, isto não irá originar confusões na busca?

Penso que em relação ás datas já referi na minha última intervenção, nomeadamente o cemitério onde estão sepultados o meu bisavó e trisavó maternos. Como é que obtenho cópias das suas certidões de Óbito?

Como é que eu sei quais são as paróquias onde a minha avó e bisavós foram baptizados? Gostaria de obter cópias dessses registos.

Pode dar-me alguma ajuda?

Peço desculpa por estar a incomodar tanto, mas sou novata nestas andanças e como sabe,quando começamos com estas pesquisas a ansiedade e curiosidade não têm limites, isto é um vicio maravilhoso, quanto mais sabemos mais queremos saber......nunca chega e nunca acaba, é pena é a falta de tempo.

Antecipadamente agradecida

Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249731 | Carla Oliveira | 12 fev 2010 13:53 | Em resposta a: #249729

Olá de novo,

Relativamente ás datas estão na resposta que dei ao Conde de Granada e mais alguns pormenores.

De qualquer forma aqui estão:

António dos Santos Raimundo (Firmino ?)-Nascido a 21/1/1892 - Falecido a 15/8/1925

Lucrécia do Espirito Santo(Raimundo?)-Nascida a 25/4/1872 - Falecida a 4/1/1954

Nota: Estão os 2 na mesma sepultura

È o que consta na lápide do cemitério (Quarteira? ou Albufeira ?).Estou na dúvida do Cemitério, pois só lá fui uma vez á cerca de 7 anos, e como percorri 2 ou 3 para os encontrar, já estou baralhada.

Quanto ao Sapal ou Parchal, a minha avó dizia Parchal, bem como as suas irmãs, mas na certidão de òbito está Sapal e agora? Qual é a distância que separa estas 2 localidades?

Aguardo resposta a esta e á anterior mensagem(se puder,claro está).

Cumprimentos,

Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249756 | A-Pereira | 13 fev 2010 02:06 | Em resposta a: #249731

Boa Noite cara Carla Oliveira

Vamos lá aver:

A certidão de nascimento das pesoas pode ter averbado o local de óbito. Assim, pode pedir-se à conservatória lá mencionada. Tendo a data, é muito fácil, depois de saber o Concelho e Freguesia.

Começe por pedir as certidões de nascimento.
Como já deve tre reparado, nas certidões de nascimento vem o nome dos pais e o nome dos avós. alé disso, vem a naturalidade dos pais. Assim, pode recuar nas gerações (penso que não lhe estou a dar novidade nenhuma, não é?).

Retire também outras informações, como quem foram os padrinhos (por vezes sao familiares) as profissões, os locais de residência... e assim, vai construindo uma história de cada vez que, no conjunto, é a sua própria história.

Não se esqueça de pedir as certidões com mero valor informativo pois paga menos. Diga que é só para estudos genealógicos.

Portimão fica a um, dois Kilómetros do Parchal. Digamos que é só atravessar o rio Arade. Da margem direita tem Portimão e na margem esquerda tem Parchal.

Parchal é uma pequena freguesia do Concelho de Lagoa. Tem sido o dormitório de Portimão. A sua população era constituída essencialmente por pescadores e funcionãrias fabrís (das conservas, infelizmente desaparecidas).

O Sapal, como lhe disse , era um pequeno conjunto de casas junto à actual Câmara Municipal. Até ao princípio do Séc XX a água chegava até perto da Câmara e aquela zona era realmente uma sapal. Até há bem pouco tempo, quando chovia muito e coincidia com a pereia-mar, a água inundava a zona.

Vá dando notícias e não teha medo de colocar as suas dúvidas. Terei todo o gosto em a ajudar. Mas olhe que eu também sou um amador destas coisas. Há, por aqui, pessoas muitíssimo mais habilitadas que eu para ajudar.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249800 | Carla Oliveira | 14 fev 2010 04:11 | Em resposta a: #249756

Olá, António Pereira:

Obrigada pela sua resposta, como já lhe tinha dito,estou anciosamente á espera que chegue a certidão nascimento da minha avó e tenho pedido cópias simples que custam 50 cent.

O meu bisavô era Armador de Pesca e tb estava relacionado c/as extintas fábricas da Conserva (era proprietário),por isso o Parchal parece bater certo e a minha irmã e a minha mãe dizem até saber qual foi a casa aonde a minha avó nasceu.

Como faço para aceder aos registos paroquiais se nem sei aonde foi batizada?

Como posso saber moradas e profissões?

Os meus bisavós, cujas datas de nascimento e Falecimento eu sei,aonde estarão os seus registos? Visto que nasceram há mais de cem anos, mas faleceram á menos de 100???? Pode exclarecer-me? Estarão os de nascimento num lado e os óbito noutro?

Se é principiante nestas andanças, sempre sabe mais qualquer coisinha do que eu....Tb tem sido a única pessoa que se disponibizou, se mais algém me puder ajudar agradecia muito, pois todas as ajudas são bem vindas,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda Faro/coimbra/Vasconcelos/Lopes/Raimundo

#249880 | Carla Oliveira | 14 fev 2010 23:38 | Em resposta a: #249800

Caros confrades,

Alguém me pode ajudar a esclarecer as dúvidas colocadas na minha última intervenção?

Quem me pode ajudar a consultar os registos paroquiais de 1913 em Portimão?

Obrigada

Carla Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 18:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen