Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#248532 | hd1234 | 26 jan 2010 22:24

Sou novo neste Fórum. Em primeiro lugar meu profundo respeito a todos os partícipes do mesmo. Minha dúvida se prende a Diogo Guedes de Mendonça Osório, natural de Santa Cruz do Douro, onde recebeu o batismo em 13 de maio de 1727, filho natural de Ana Luísa da Silva, e neto materno de Antônio da Silva Novaes e de sua esposa Benta de Araújo. Diogo Guedes de Mendonça Osório contraiu núpcias em a Matriz da Senhora da Piedade da Borda do Campo (hoje Barbacena, Minas Gerais), em 29 de janeiro de 1757, com Teresa Maria de Jesus, da mesma freguesia, e filha de Fabião Pereira de Azevedo, natural de São Miguel de Lóbrigos, e da fluminense Ângela de Souza Werneck. No ato de seu matrimônio, consta que era filho natural de Diogo de Mendonça Osório, informação, que sem dúvida procedeu dos banhos, que infelizmente se perderam. O que me surpreendeu mais foi ver que no Geneall.pt existe a ascendência de um Diogo Guedes Osório, filho de Gaspar Guedes de Siqueira e de Guiomar Jacinta de Mendonça e Azevedo.

Minha pergunta: seria Diogo Guedes Osório e Diogo de Mendonça Osório a mesma pessoa?

Solicito aos prezados confrades que estiverem bem informados sobre o tema que façam-me o favor de esclarecê-lo.

Desde já grato, subscrevo-me, João Paulo Ferreira de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#248541 | MontDias | 26 jan 2010 23:54 | Em resposta a: #248532

Caro João Paulo Ferreira de Assis,

De facto, os nomes, nesse tempo, não tinham uma ordem rígida e imutável, como hoje, e durante a vida havia até quem usasse ora uns nomes de sua família, ora outros; também o padre que fazia o registo era, por vezes, o causador da alteração no nome... E nem sequer encontramos a localidade de origem desse Diogo Guedes Osório na página do Geneall.

O melhor que o senhor teria a fazer, era consultar os livros de registo dessa freguesia de Santa Cruz do Douro e certificar-se da existência de algum Diogo de Mendonça Osório.

Mas, por outro lado, é um facto que esse Diogo Guedes, poderia muito bem usar do nome Mendonça (que lhe vinha do pai) e Osório (que lhe vinha da mãe); e pela época provável do seu nascimento, já no final do século XVII, poderia muito bem ser o pai do seu Diogo Guedes de Mendonça Osório. Parece-me que só falta mesmo o senhor certificar-se nos livros paroquiais!

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#248544 | hd1234 | 27 jan 2010 00:17 | Em resposta a: #248541

Prezado Tiago Monteiro Dias:


Em Santa Cruz do Douro não aparece Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório, assim informou-me um amigo genealogista, que como eu, também descende do misterioso Diogo. Quando soube por ele dessa ausência, ele ainda não havia concluído a consulta aos filmes de Santa Cruz.
Li em Felgueiras Gayo que Diogo Guedes Osório era Capitão-Mor de Mezãofrio. Porém, não sendo perito em geografia portuguesa, não saberia dizer se Mezãofrio e Santa Cruz são freguesias contíguas.
Não sei se ele seria nascido em Mezãofrio. Na página do Geneall só se encontra o falecimento de sua mãe, em 26 de maio de 1697.
Contudo é surpreendente que o Diogo que veio para o Brasil tivesse os três sobrenomes, o Guedes, do pai de Diogo Guedes Osório, o Mendonça do avô materno e o Osório, do bisavô, pai da avó materna.
Mas a genealogia é isto. A cada dúvida que esclarecemos surgem novas dúvidas.

Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#248545 | MontDias | 27 jan 2010 00:42 | Em resposta a: #248544

Caro João Paulo Ferreira de Assis,

Mesão Frio fica muito perto de Santa Cruz do Douro (cerca de 20 Km).

Sabe o que já me ocorreu? Essa Ana Luísa da Silva poderia ter sido criada de servir em casa dos pais desse Diogo Guedes Osório e tê-la engravidado enquanto ainda era solteiro. Acontecia frequentemente as moças solteiras irem servir para grandes casas senhoriais e viverem muitos anos com os seus senhores e regressarem à sua terra natal para se casarem, ou, algumas, casarem na terra para onde foram trabalhar e por lá ficarem. Pode ser que, pelo facto de serem de condições sociais diferentes, não se tenham casado.

A maneira de provar isto será muito difícil. Mas aconselhava que visse os registos paroquias de Mesão Frio e reparasse se essa Ana Luísa da Silva aparece como madrinha em algum baptismo. Ou, outra solução seria a de verificar se houve alguma devaça nas Visitações dessa paróquia. Já me aconteceu encontrar denúncias públicas sobre casos de amancebamento, e conseguir saber quem eram os pais de algumas crianças filhas de pai incógnito pela denúncia que foi feita durante a Visitação.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago.

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#248552 | hd1234 | 27 jan 2010 03:37 | Em resposta a: #248545

Prezado Tiago


Também tive a mesma percepção, de que Ana Luísa seria uma criada de servir da família de Diogo Guedes Osório. E como na família há uma tradição de que descendemos de uma freira, é possível que para evitar escândalo Ana Luísa tenha sido compelida a ir para um recolhimento, do tipo daquele que Camilo Castelo Branco tornou célebre, em ''Ana Quitéria da Chaga do Lado''

Mas para mim é muito difícil a pesquisa pois os Centros de História da Família, dos Mórmons ficam todos longe de Ressaquinha (cidade onde tenho minha morada). O mais próximo é o de Conselheiro Lafaiete, a 51 quilômetros. O de Juiz de Fora está a 109 km, e o de Belo Horizonte, capital do nosso Estado a 153. Como sou professor público, não me resta tempo para pesquisar.

Saudações de João Paulo Ferreira de Assis.

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#256798 | MARCIO O MACEDO | 18 jun 2010 15:24 | Em resposta a: #248545

Alguém já teve contato com o inventário de Diogo Guedes Osório?

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#265877 | nresende | 26 nov 2010 15:57 | Em resposta a: #248544

Caro João Paulo,
A 18 de Agosto de 1760 foi baptizado em Cinfães (do outro lado do Douro, frente a Santa Cruz) Diogo, engeitado, que trazia um bilhete com a seguinte nota: 'Senhor Reytor faça esmolla baptizar este menino e ponhalhe o nome Diogo de Mendonça Ozorio que nasceu a treze de Agosto'. Acrescentou o reitor no assento: 'dispois de baptizado tive a certeza viera da freguezia de Santa Leocadia Bispado do Porto, onde he sua may, e pay..' Arquivo Diocesano de Lamego, Paroquiais, Cinfães, Baptismos, cx. 3, livro 2, fl. 84 v.
Não sei se esta informação acrescenta algo à sua investigação, mas aqui fica

Cumprimentos

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#265907 | hd1234 | 27 nov 2010 01:32 | Em resposta a: #265877

Senhor Nuno Resende, muito obrigado pela informação, que nos poderá ser útil posteriormente. Analisando-a dá para se supor que o menino nascido em 1760 seria filho do mesmo Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório. E meio-irmão de meu ancestral Diogo Guedes de Mendonça Osório.
O Diogo de quem falo foi batizado em 13 de maio de 1727, na freguesia de Santa Cruz do Douro, informação que devo à gentileza de Márcio de Oliveira Macedo, também descendente desse tronco. No seu casamento, já no Brasil, em 29 de janeiro de 1757, é mencionado como filho natural de Diogo de Mendonça Osório e de Ana Luisa da Silva.
Felgueiras Gaio informa que Diogo Guedes Osório foi capitão-mor de Mezãofrio.

Resposta

Link directo:

Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#367813 | rgaraujo | 02 abr 2016 21:29 | Em resposta a: #248532

Antônio Benedito Araújo: Nascido em 1795 em Barbacena, filho de Joaquim Rodrigues Araújo e Laureana Benedita. Usineiro e fazendeiro, casou-se em primeiras núpcias com Luiza Eufrásia de Jesus, falecida em 1842, filha de Diogo Guedes Mendonça Osório e Tereza Maria de Jesus, de quem herdou, conforme testamento de 8/03/1842, a Fazenda Sobrado e a Fazenda Ribeirão Doce. Deste primeiro casamento não teve filhos. Teve novo casamento em 1842 em Alto Rio Doce, com Maria Francisca Assis, nascida em 1810, filha de Diogo Guedes da Silva (1772//?) e Tereza Eulália Belo Rocha (1784/1874) e, segundo lenda, neta paterna de Diogo Guedes de Mendonça, filho bastardo de D. João V. Maria Francisca era irmã de seu cunhado Josué, marido de Carlota Benedita do Bonsucesso. Antônio Benedito era proprietário das fazendas Manoel Coelho, Chácara, Conceição, Viveiros e Flamengo. Do casamento com Maria Francisca teve os seguintes filhos: Antônio Augusto, João Henrique, Jovita, José Augusto, Francisco das Chagas, José Elói, Maria e Ana Francisca. Faleceu em 25/02/1875 na Fazenda Chácara e foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
SERIA ESSE MESMO DIOGO GUEDES FILHO BASTARDO, ALGUEM SABE DA VERACIDADE DESSE FATO
RODRIGO GUERRA DE ARAUJO

Resposta

Link directo:

Diogo Guedes Osório ou Diogo de Mendonça Osório

#409144 | joaorosa | 31 out 2018 14:38 | Em resposta a: #367813

Prezados,

Diogo de Mendonça Osório era pai de Diogo Guedes de Mendonça Osório (que nasceu em Santa Cruz do Douro, Portugal, casou com Thereza Maria de Jesus, no Brasil, em Barbacena, em 1757). Além dos dois citados Diogos, houve o terceiro, o Diogo Guedes da Silva, que também viveu em Minas Gerais.

Minha dúvida que surge agora conversando com os senhores é a seguinte: QUEM É O PAI E QUEM É A MÃE DE Diogo de Mendonça Osório?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen