Antão Descalço - Évora

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Património

Antão Descalço - Évora

#247719 | RUIANTUNES | 14 jan 2010 16:26

Caros confrades



Ao fazer pesquisa sobre a vida e obra do grande lavrador Eborense Manuel Dias Rodrigues Descalço, deparei-me com um facto curioso que gostava que algum confrade que soubesse me podesse explicar, em um artigo de jornal dos anos 30 do século passado, li numa reportagem que fizeram sobre a herdade do esbarrondadouro em Évora , propriedade do senhor Manuel Dias Descalço á época , que tinha um filho de nome Antão Descalço, ora consultando o registo aqui na BD do geneall, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=173406 , pode constatar-se que só teve uma filha , Isabel Maria Pereira Dias Descalço. A minha questão é , quem é e foi e de onde veio este filho e porque é que não consta nesta BD ?
Agradeço a quem me ajudar nesta pesquisa, com dados que me ajudem a perceber esta situação.



Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#247792 | RUIANTUNES | 15 jan 2010 16:10 | Em resposta a: #247719

Boa tarde


Renovo o meu pedido de ajuda.


Cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#248158 | RUIANTUNES | 21 jan 2010 16:35 | Em resposta a: #247792

RENOVO O TÓPICO.

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#248254 | RUIANTUNES | 22 jan 2010 15:19 | Em resposta a: #248158

RENOVO O MEU PEDIDO DE AJUDA.

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#249630 | RUIANTUNES | 10 fev 2010 16:19 | Em resposta a: #248254

RENOVO O MEU PEDIDO DE AJUDA.

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262794 | RUIANTUNES | 24 set 2010 12:15 | Em resposta a: #249630

RENOVO O PEDIDO

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262796 | roz | 24 set 2010 13:09 | Em resposta a: #262794

Caro Rui Antunes,

Nao lhe posso garantir que seja o seu caso, mas às vezes quem envia os dados para o Geneall não tem conhecimento ou não está interessado nos colaterais e só enviam os antepassados em linha directa. Aconteceu isso comigo. Encontrei aqui um bisavô meu como tendo só um filho quando ele teve 4!!! sendo um deles o meu avô. Fui então eu que enviei as correcções.
Pode ter acontecido o mesmo com este senhor.

Os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262809 | safira | 24 set 2010 19:17 | Em resposta a: #262796

Caro rui nunes
Isto deve de ser uma mera coincidência; estou a acopanhar aRainha das Vindimas de Pontevel, concelho do Cartaxo e a candidata chama-se Vanessa Descalço; diz que o apelido provem dum avô, mas não sabe mais nada; vou tentar averiguar donde era esse avô; logo lhe direi.
Cumprimentos
Safira

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262815 | roz | 24 set 2010 19:41 | Em resposta a: #262809

Cara Safira
Por engano a sua mensagem veio para mim e nao para o Sr. Rui Nunes.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262876 | RUIANTUNES | 25 set 2010 17:04 | Em resposta a: #262815

..........

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262926 | RUIANTUNES | 26 set 2010 15:34 | Em resposta a: #262809

Cara Safira,

De facto este não é um apelido muito vulgar, este senhor foi um grande lavrador e proprietário do concelho de Évora , nesta BD aparece como tendo tido só uma filha, filha ésta que se uniu através do casamento com a poderosa familia dos Torres Vaz Freire , tambem de Évora, mas como já referi no inicio deste tópico, numa publicação antiga onde se fez uma visita á exploração agricola do Sr. Manuel Dias Rodrigues Descalço, existe a referencia de um filho com o nome de Antão Descalço, daí a minha dúvida e curiosidade em saber mais sobre este senhor, por isso , tudo é possivel.


Com os meus melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262970 | RUIANTUNES | 27 set 2010 09:07 | Em resposta a: #262926

Coincidencia ou não, existe em Évora um restaurante com o nome de " O Antão " que é propriedade de uma familiar distante deste senhor.


Melhores cumprimentos ,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262989 | JCC | 27 set 2010 15:32 | Em resposta a: #262970

Caro Rui Filipe Antunes

Peço desculpa de corrigir mas o Sr. João Assis, que conheço há muitos anos, não é da família deste senhor. A sua mulher, essa sim, é Torres.

Quanto ao restaurante em questão, qualquer eborense deveria daber que o nome é devido à vizinha igreja de Santo Antão.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262993 | JCC | 27 set 2010 16:20 | Em resposta a: #262970

Caro Rui Filipe Antunes

Peço desculpa de corrigir mas o Sr. João Assis, que conheço há muitos anos, não é da família deste senhor. A sua mulher, essa sim, é Torres.

Quanto ao restaurante em questão, qualquer eborense deveria daber que o nome é devido à vizinha igreja de Santo Antão.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Antão Descalço - Évora

#262997 | RUIANTUNES | 27 set 2010 17:00 | Em resposta a: #262993

Caro João Cordovil Cardoso,

Agradeço a sua correcção , mas se reparar bem na minha última mensagem eu refiro-me a ( uma familiar ) no feminino e não a ( um familiar ), quanto ao restaurante, pode bem ser a razão que indica, visto o mesmo se encontar nas traseiras da referida Igreja de Santo Antão , mas nestas andanças de pesquisa, todos os pormenores são considerados, por isso mesmo agradeço e estou aberto a correcções, pois ninguém é perfeito. Muito obrigado pelo esclarecimento.


Com os meus melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 13:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen