Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#247428 | CAPICUA | 09 jan 2010 22:19

Caros Senhores,

Alguém dispõe de informações sobre a família da Casa ou Quinta do Becelo de Arnoia, Celorico de Basto?. Interessa-me em particular João do Couto, que terá casado com Sebastiana Lopes de Moura por volta de 1680.
Cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#262710 | curadora64 | 23 set 2010 15:25 | Em resposta a: #247428

Prezada Ana,
deparei-me com a sua mensagem, somente hoje. Embora não seja de qualquer ajuda, tenho uma antepassada de nome Gertrudes do Couto Bacelo (imagino nascida lá por 1850-70). Não tenho (por enquanto)qualquer outro dado. Se esse nome tiver aparecido em sua pesquisa, muito lhe agradeço possa compartilhar as informações.
Mário (Rio Grande do Sul - Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#262813 | CAPICUA | 24 set 2010 19:40 | Em resposta a: #262710

Caro Mário,

Infelizmente ainda não me deparei com esse nome nas minhas pesquisas, mas também ainda não adiantei mais sobre este meu ascendente, uma vez que ainda não me foi possível deslocar ao Arquivo Distrital de Braga. Mas essaa sua parente é de Celorico de Basto?
Cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#262825 | curadora64 | 24 set 2010 22:12 | Em resposta a: #262813

Preclara Ana,
grato por sua resposta, devo dizer-lhe que - por enquanto - não tenho quaisquer outros dados, além do nome. Tenho um amigo que está fazendo a pesquisa nos registros, aí em Portugal (Vila Nova de Gaia (Porto), Vila da Feira (Aveiro) e mais umas tantas localidades. Logo que tenha qualquer resultado seguro, dir-lhe-ei. pedindo-lhe, entretanto, que, se encontrar tal nome inserto em sua "árvore", possa compartilhar as informações comigo.
Respeitosos cumprimentos,
Mário Mateiro (Rio Grande do Sul - Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#262828 | CAPICUA | 24 set 2010 22:19 | Em resposta a: #262825

Caro Mário,

Se eu "tropeçar" nesse nome nas minhas pesquisas pode ter a certeza que compartilharei, com todo o gosto, as minhas informações consigo.
Celorico de Basto é uma vila, sede de concelho, do distrito de Braga.
Se, por acaso, tiver ascendentes de Celorico de Basto, não hesite em contactar-me, pois grande parte da minha família é oriunda de lá.
Melhores cumprimentos

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#262830 | curadora64 | 24 set 2010 22:37 | Em resposta a: #262828

Preclara Ana,
muito obrigado, obrigado mesmo. Sei que os meus ascendentes, pelo lado materno, são de diferentes paróquias e freguesias, a maior parte no norte de Portugal (Minho e Douro). Sei-o por informação desse meu amigo. Aguardo as cópias dos assentos. Achei "curioso" o sobrenome "Cunha Bacelo" que aparece na lista preliminar de antepassados. Auguro-lhe a melhor sorte na sua pesquisa. A seu dispor
Mário

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#284360 | curadora64 | 09 ago 2011 20:55 | Em resposta a: #262828

Caríssima Ana,
não são de Celorico, mas, como prometi, aqui vão os dados dos meus antepassados "Couto Bacelo" (coincidência interessante!):
09. Gertrudes Rodrigues do Couto (m/bisavó paterna), n. 07.01.1847, em Nogueira da Regedoura, Feira.
18. Francisco da Silva Couto ou Francisco do Couto Bacelo, nascido a 07.12.1810, em Nogueira da Regedoura, Feira.
Auguro os maiores sucessos na sua pesquisa,
Mário

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#284363 | CAPICUA | 09 ago 2011 21:46 | Em resposta a: #284360

Caro Mário

Muito bom receber notícias suas e saber que vai continuando as pesquisas. Realmente é curiosa a coincidência de apelidos mas realmente não tenho raízes no concelho de Santa Maria da Feira, como os seus bisavós, embora eu resida no Porto, a meia-hora de distância apenas.
Imagine que, nas minhas pesquisas, consegui contactar os únicos parentes que tenho pelo meu lado paterno e localizei-os, no início do ano, no Rio de Janeiro e em Conservatória, aí no Brasil. São os descendentes da irmã de minha bisavó e também eles não tinham família desse ramo. O seu contentamento foi tal que me deram o prazer de os receber aqui em casa em Maio deste ano e passámos também uns dias em Celorico de Basto na nossa casa onde nasceram as duas irmãs. Foi muito agradável e mais uma alegria proporcionada através das minhas pesquisas.
Do meu ramo Couto do Bacelo já evoluí para outras gerações, graças á disponibilização on-line dos paroquiais de Braga.
Obrigada por partilhar comigo os seus resultados. Vá dando notícias.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#284413 | curadora64 | 10 ago 2011 19:09 | Em resposta a: #284363

Caríssima Ana,
esqueci de dizer que Gertrudes aparece, em outro assento, como o nome Gertrudes do Couto Bacelo.
Pena não ter vsabido antes que reside no Porto, a cidade onde cresci e frequentei o Liceu D. Manuel II (hoje Rodrigues de Freitas). Estive, agora em Julho, vinte cinco dias por aí, com "base" em Matosinhos, a cinquenta metros do mar.A única Tia viva que tenho, com 99 anos, mora nos arredores de Braga. Enfim, a genealogia tem agradáveis efeitos colaterais, né? Creia-me a seu inteiro dispor, Mário Mateiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#284435 | CAPICUA | 10 ago 2011 22:47 | Em resposta a: #284413

Caro Mário,

Eu sou do tempo do liceu D.Manuel II, mas estudei no Garcia de Orta, porque desde que vim para o Porto moro ao fundo da Av da Boavista, por isso em Julho estávamos muito perto.
Na sua próxima viagem avise e terei todo o gosto de beber um café consigo, inteirar-me dos seus avanços na árvore de família e, como sou curiosa, saber o que o levou para tão longe, aí no Rio Grande do Sul.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa ou Quinta do Bacelo em Arnoia, Celorico de Basto

#284477 | curadora64 | 11 ago 2011 19:24 | Em resposta a: #284435

Caríssima Ana, sinto-me distinguido com a possibilidade de tomarmos um cafezinho, a bebida da cordialidade. A minha "base" é bem perto da "Anêmona", quase ao lado da Circunvalação. Bem, nessa viagem tive a honra de conhecer o nosso confrade Vasco Briteiros, até então somente um nome no nosso "Genea". A próxima (espero) deve ser em Julho do ano que vem.Entretanto, meu e-mail está ao dispor e lhe contarei, por essa via, as minahs andanças por este mundo de Deus. mateiroarrobarazaoinfopontocompontobr. Vai um afetuoso abração, Mário Mateiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 14:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen