SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

Este tópico está classificado nas salas: Eventos

SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246259 | Vínculo | 20 dez 2009 01:33

Uma vez que se aproxima o Natal e o fim do ano, não quero deixar de agradecer ao Luís Amaral e a quantos colaboram no Genea, mais um ano de contactos e conhecimentos que nos proporcionaram, desejando-lhes um Santo Natal e um Ano Novo com sucessos pessoais. Os mesmos votos para todos os Confrades.
Que o nosso Genea se mantenha com o mesmo vigor e interresse! Que se enterrem os machados de guerra e impere um espírito de entreajuda!
Bem hajam por este Espaço.

Grande Abraço

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246269 | JFMenéndez | 20 dez 2009 03:50 | Em resposta a: #246259

Caros Amigos

Associo-me, desde já, a esta iniciativa em boa hora lançada pelo confrade Amiel Bragança.

Num espaço que se pretende que seja não só de Cultura - nas suas vertentes histórica, genealógica e heráldica - mas também lúdico, com a partilha de conhecimentos, a troca de ideias, o questionar de dúvidas e a satisfação de pedidos entre os seus utilizadores, o GENEALL ocupa, hoje na net, um "sítio" incontornável para os cultores da Genealogia e da História da Família.

Quase sempre com seriedade, com desejo de conhecimento pessoal, ou com espírito de partilha desse mesmo conhecimento, o GENEALL afirmou-se através da participação dos seus intervenienntes no Fórum, do trabalho paciente dos seus associados interessados na construção das suas páginas familiares, do enriquecimento persistente da BD com os nomes e os dados fundamentais dos familiares aí inscritos. Mas afirmou-se também, não o esqueçamos, mercê do trabalho dos responsáveis do site e, em particular, do Luís Amaral.

A todos, colegas e responsáveis do site, desejo um Santo Natal e um Ano Novo de 2010 repleto das maiores felicidades. E, também, de boa vontade e de disponibilidade de - Aqui - continuarem a (com)participar.

Um caloroso (neste tempo frio) abraço,

José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246270 | mqs | 20 dez 2009 04:58 | Em resposta a: #246269

Caros Amiel Bragança e José Filipe Menéndez,

Junto-me também aqui convosco, para desejar a todos os um Santo e Feliz Natal, com muitas felicidades e um Próspero Ano Novo!
Muitos Parabéns ao "Geneall", ao Luis Amaral, e toda a sua equipe, por todo o seu trabalho e por fundar também a Associação dos Amigos da Torre do Tombo.
A quem ainda não se fez membro, aproveito para sugerir que se façam, para que todos juntos possamos dar asas a este projecto!

Com um abraço,

Miguel Queiroz Santos

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246272 | aeiou2 | 20 dez 2009 08:14 | Em resposta a: #246259

A todos um Santo Natal e Bom Ano Novo
Maria

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246277 | golim67 | 20 dez 2009 11:41 | Em resposta a: #246272

A todos os confrades um Natal muito Feliz e um Novo Ano pleno de sucessos e, o mais importante, muita saúde e optimismo são os desejos de
Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246287 | MariaDavid | 20 dez 2009 15:56 | Em resposta a: #246259

Caros Confrades

Agradecendo os simpáticos votos de Boas Festas de Amiel Bragança e retribuindo os mesmos, aproveito a boleia do tópico para, à semelhança dos outros anos, estender os mesmos a todos vós, desejando que, acima de tudo, não vos falte saúde e muita paz, os bens mais preciosos que podemos almejar.

Nunca é demais reforçar o papel importantíssimo deste forun no avanço das nossas investigações genealógicas e não só. Por isso, uma palavra de especial agradecimento e incentivo ao Luís Amaral e equipa do Geneall pelo valioso contributo que têm prestado em prol da Genealogia.

Que o ano de 2010 seja um ano melhor para todos nós e para o País. Que todos saibamos, cada um à sua maneira, lutar por valores que estão subjacentes na construção deste povo/nação e que, receio, estamos a perder a uma velocidade vertiginosa. Fazer genealogia é inventariar o passado que nos deu vida. Retiremos dele as coisas boas e saibamos projectá-las para o futuro, de modo a recuperar a auto-estima que nos está faltando.

Saudações cordiais para todos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246290 | Samuel C O Castro | 20 dez 2009 17:02 | Em resposta a: #246287

Prezados/as colegas de pesquisas:

Igualmente desejo a todos um SANTO NATAL e um ANO NOVO repleto de ótimas realizações.

Que Deus abençoe a todos na troca recíproca de excelentes informações.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246295 | AMOURAO | 20 dez 2009 18:07 | Em resposta a: #246290

Associo-me com Votos de Boas Festas para todos.
AMOURAO

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246296 | MILU C | 20 dez 2009 18:19 | Em resposta a: #246295

SANTO NATAL e FELIZ ANO NOVO para todos.
Maria de Lurdes Correia

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246297 | Marggo | 20 dez 2009 18:21 | Em resposta a: #246290

Prezadodos confrades

A todos um SANTO NATAL e ANO NOVO com PaZ

Obrigada a todos pelas preciosas ajudas

Marggo

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246298 | CMRSF | 20 dez 2009 19:20 | Em resposta a: #246297

Caros Confrades

Faço meus os votos aqui expressos para com a equipa da Geneall, desejando para todos Boas Festa e um 2010 cheio de sucessos, com especial simpatia e agradecimento a todos os que ajudaram, ensinaram e estimularam os meus conhecimentos e pesquisas genealógicas.

Bem-Haja a todos

Carlos Silva da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246349 | arturcs | 21 dez 2009 17:48 | Em resposta a: #246298

Caríssimos Confrades,

Desejo, do fundo do coração, a todos um Feliz Natal, com muita saúde e paz. Gostaria, também, de enaltecer o papel da equipa do "Geneall", que contra "ventos" e "tempestades" vai singrando.

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246361 | Metalbrain | 21 dez 2009 23:01 | Em resposta a: #246349

Caros Confrades,

Desejo a todos vocês e a seus familiares um Santo Natal e uma Excelente entrada no ano de 2010.

Cumprimentos,

Vitor Silva

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246367 | Manitu | 22 dez 2009 00:30 | Em resposta a: #246361

Prezados Confrades

Aproveito para desejar a todos, e a suas Famílias, um Santo Natal e que o Ano Novo de 2010 vos traga tudo o que sempre desejaram e que ainda não obtiveram.

Cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246368 | CCS1953 | 22 dez 2009 00:49 | Em resposta a: #246259

Aproveito esta "boleia" e desejo a todo o Grupo Genea, e a todos os Confrades que colaboram e intervêem neste maravilhoso espaço um melhor 2010.

Que a paz reine neste mundo tão conturbado e faminto... de amor e valores espirituais, além de faminto no sentido de "FOME". Que todos os que têm fome, encontrem no aconchego de algum lar um pouco de "pão" e de AMOR.

Que Deus perdoe aos pecadores todo o mal que têm vindo a cometer à humanidade.
Que abençoe todos aqueles que estendem a sua mão para fazer o bem.

Que Deus nos abençoe!

Um abraço a TODOS OS CONFRADES E CONFREIRAS... e que a entreajuda na pesquisa dos nossos antepassados continue, assim como os ensinamentos que por cá são trocados.

Aproveito para dizer a todos que este espaço além da geneaogia, tem sido para mim uma "escola". A troca de conhecimentos tem sido muito útil.

Aos primos que encontrei (que vim a conhecer), um bem haja e um grande beijo.
BOAS FESTAS.

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246376 | Pedro França | 22 dez 2009 09:11 | Em resposta a: #246367

Caríssimos confrades:

A todos quantos se cruzam neste fórum, a todos quantos me é dado trocar informações, prestar informações com base nas pesquisas feitas no AUC, os meus sinceros votos de Feliz Natal e um ano de 2010 melhor do que este de 2009, que está já a esgotar o pavio.

Um abraço e tudo de bom.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246415 | RUIANTUNES | 22 dez 2009 22:57 | Em resposta a: #246368

Caros amigos


A todos quanto frequentam este fórum e a toda a equipa do geneall , que em conjunto tanto teem feito para que muitas perguntas não fiquem sem resposta e nos teem ajudado nas nossas pesquisas , desejo um SANTO e FELIZ NATAL e um ano de 2010 cheio de esperança e muito amor .



Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246416 | JAVSO | 22 dez 2009 23:28 | Em resposta a: #246415

Caros Confrades

A Todos desejo um Feliz Natal e um Bom Ano de 2010.

Jamais conseguirei esquecer as preciosas ajudas que aqui tenho obtido. Quando vejo os Portilhos, lembro-me do Pedro França; quando vejo ramos de Guimarães e não só, lembro-me do Rui Faria; quando vejo o nome do Simão de Azevedo Moreira, lembro-me do César de Castro; etc., etc., etc. (não esqueço nenhum, não consigo é estar aqui a nomear todos. Até vim aqui encontrar a Benedita, minha Colega de Coimbra.
É um mundo enorme a quem agradeço e espero que continuem, com muita persistência, à procura de ligar as várias gerações.

Ao Dr. Luís Amaral e ao Rui Gil, um muito obrigado por todo o seu esforço e permitirem que contactemos entre nós.


José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246421 | vbriteiros | 23 dez 2009 00:22 | Em resposta a: #246259

Caro Amiel,
Agradeço e retribuo os amáveis Votos.
Não esquecer que Fevereiro é o tempo da lampreia! Já está a chegar!
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246426 | Vínculo | 23 dez 2009 00:47 | Em resposta a: #246421

Caro Vasco

Lá estaremos! O Magalp que nos "escuta" tratará do assunto.

Não esquecer também a família sável já que estamos em casa de genealogia...

Como diria Mestre Camisão "renovados" votos.

Para as gentes do Barroso (onde é difícil a genealogia) e as de Chaves, votos de um Santo Natal.

Grande Abraço

Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246445 | kolon | 23 dez 2009 13:35 | Em resposta a: #246426

Para todos um SANTO NATAL e feliz ANO NOVO cheio de AMOR e PAZ.
E que este site continue a fornecer aos investigadores do mundo as informações necessárias para a busca da verdade e dos laços que temos entre nós todos.
Deixo-vos aqui a árvore de Natal do Colombo: http://colombo-o-novo.blogspot.com/

Saudações
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246446 | hmrb | 23 dez 2009 14:10 | Em resposta a: #246259

Olá a todos os Confrades e Confreiras

Quero também desejar um Santo e Feliz Natal a todos, com muita paz e saúde, acima de tudo. Quero ainda deixar uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que de alguma forma me têm ajudado nas minhas pesquisas. MUITO OBRIGADO.


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246447 | cacr | 23 dez 2009 14:57 | Em resposta a: #246259

Caros Confrades,

Um Santo e Feliz Natal e que 2010 traga tudo de bom. Muito obrigado a todos aqueles que colaboram neste forúm permitindo que fiquemos todos um pouco mais ricos. Bem hajam.

Candido Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246455 | BGP | 23 dez 2009 17:08 | Em resposta a: #246447

Caros Amigos/as: tomo a liberdade de fazer meus os votos expressados por todos os meus antecedentes e de dedicar-lhes este magnífico tango:
http://i193.photobucket.com/albums/z31/shusheta/varie/auguri2009.jpg

Cumprimentos do Bernardo Pinto

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246456 | FBrito | 23 dez 2009 17:10 | Em resposta a: #246455

Caros Confrades,

Votos de um feliz Natal e de um excelente Ano Novo.


Cumprimentos a todos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246463 | Mavasc | 23 dez 2009 20:00 | Em resposta a: #246456

Para todos um Santo Natal e Bom Ano Novo


Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246467 | marco pereira | 23 dez 2009 20:49 | Em resposta a: #246463

A todos os confrades.
Desejo-vos um FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2010!
E muitas pesquisas com sucesso.
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246470 | josemariaferreira | 23 dez 2009 23:37 | Em resposta a: #246467

Caros confrades

Os 7 anos do enviado de Deus ao Novo Mundo!!!

Natal de 1482-Natal de 1499

Sin embargo, los planes de Colón se vieron profundamente alterados de la noche a la mañana del día de Navidad,[de 1482] por un lamentable accidente. Una falta de atención del piloto de La Santa María propició que la nao encallase y fuese imposible recuperarla. Los expedicionarios pudieron salvar el cargamento y los materiales de la embarcación. No obstante, como en La Niña no había espacio para los tripulantes de la nao, Colón hubo de tomar una importante decisión: fundó la primera colonia en tierras del Nuevo Mundo, el Fuerte de Navidad, donde quedaron 39 hombres al mando de Diego de Arana.

Día después de Navidad de 1499 se vio el Almirante abandonado de todos, con guerra de los indios y de los malos cristianos, y en tal extremo, que por huir de la muerte lo abandonó todo y tuvo que meterse en el mar en una carabela pequeña.


O Natal devia ser todos os dias, para o Mundo partilhar o muito que Cristóvão Colombo tem para nos dar!!!

Para todos vós um Santo Natal e Próspero Ano Novo, são os meus votos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246471 | josemariaferreira | 23 dez 2009 23:40 | Em resposta a: #246470

Caros confrades

Os 7 anos do enviado de Deus ao Novo Mundo!!!

Natal de 1492-Natal de 1499

Sin embargo, los planes de Colón se vieron profundamente alterados de la noche a la mañana del día de Navidad,[de 1492] por un lamentable accidente. Una falta de atención del piloto de La Santa María propició que la nao encallase y fuese imposible recuperarla. Los expedicionarios pudieron salvar el cargamento y los materiales de la embarcación. No obstante, como en La Niña no había espacio para los tripulantes de la nao, Colón hubo de tomar una importante decisión: fundó la primera colonia en tierras del Nuevo Mundo, el Fuerte de Navidad, donde quedaron 39 hombres al mando de Diego de Arana.

Día después de Navidad de 1499 se vio el Almirante abandonado de todos, con guerra de los indios y de los malos cristianos, y en tal extremo, que por huir de la muerte lo abandonó todo y tuvo que meterse en el mar en una carabela pequeña.


O Natal devia ser todos os dias, para o Mundo partilhar o muito que Cristóvão Colombo tem para nos dar!!!

Para todos vós um Santo Natal e Próspero Ano Novo, são os meus votos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246499 | dhelena | 25 dez 2009 07:28 | Em resposta a: #246463

Caros Confrades

Para todos um dia de Natal em Paz e um Bom Ano Novo.
Permitam-me que compartilhe convosco uma das mais interessantes mensagens que recebi:

http://www.youtube.com/watch?y-nhxf2Xg4xGe

Com os meus cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246504 | jpbabc | 25 dez 2009 11:21 | Em resposta a: #246259

Caros Confrades,


Venho partilhar este poema de Natal escrito por Maria de Lourdes Borges de Castro com 86 anos e que é para a nossa família uma fonte inesgotável de inspiração, audácia e determinação, para além de ser um exemplo fantástico de amor pela vida e de amor ao próximo.

A todos vós um Santo Natal e que 2010 vos traga saúde, serenidade e uma grande capacidade de sonhar.

José Pedro Castro




JESUS EM REDONDILHA MAIOR

Meu Jesus, neste Natal
Quando Nasceres em Belém
Deixa-me estar junto a Ti
E de Tua Santa Mãe.

E nessa Noite tão bela
Eu Te agradeço, Jesus,
Por sempre e a toda a hora
Carregares a minha cruz.

Tem sido leve o caminho
De ternura atapetado
Porque em todos os momentos
Tu Caminhas a meu lado.

És meu Pai, És meu Irmão,
És o meu melhor Amigo,
Por isso Sabes, Jesus,
Que sempre estarei Contigo.

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246509 | João Mamed | 25 dez 2009 17:46 | Em resposta a: #246259

Aproveito a suas palavras, para desejar a todos um feliz Natal e um excelente 2010.

Meus cumprimentos,

joão oliveira mamede

Resposta

Link directo:

Um Espirito Santo . RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246530 | kolon | 26 dez 2009 16:36 | Em resposta a: #246509

Caros Confrades,
Nesta época de santidade permitam-me partilhar convosco um Grande Espirito que foi Agostinho da Silva que nos traz uma iluminação fantástica sobre os povos deste mundo. http://www.youtube.com/watch?v=dkIspFyrPOs

a) "... que cada homem é diferente de mim mesmo e único no universo
b) "... amar os outros e querer o bem tem sido motivo de muita opressão e morte de muitos [...]; Essencialmente, você não deve amar nos outros qualquer coisa mais que a liberdade, a deles ea sua. Eles devem, por amor, parar de ser escravos, e nós também, por amor, deixar de ser proprietários de escravos ".
c) "A criança deve ser considerada como o bom selvagem, estragando-a o minimo possível..
d) "O homem nasce bom, que significa a meu ver que ele nasce um irmão do mundo, não seu dono e destruidor"....(Silva, Agostinho da, Educação de Portugal. Lisboa: Ulmeiro, 1989. ISBN 972-706-213-X)) http://en.wikipedia.org/wiki/Agostinho_da_Silva


E também um pouco sobre os Dons do Espirito Santo sobre os quais já outro Grande Espirito que se intitulou Cristóvão Colón nos alertava que actuavam dentro dos homens de espirito bom:

"• Digo que o Espírito Santo obra em cristianos, judeus, mouros e em todos outros de todas seitas, e não somente nos sábios, mas nos ignorantes. Que em meu tempo eu tenho visto aldeão que sabe dar conta do céu e estrelas e do curso delas melhor que outros que gastaram dinheiro nisso.

• E digo que não somente o Espírito Santo revela as coisas por vir ás criaturas racionais, mas mostra-as a nós por sinais do céu, do ar e dos animais quando lhe apráz.

• Trato e conversação tenho tido com gente sábia, eclesiásticos e seculares, latinos e gregos, judeus e mouros e com outros muitos de outras seitas.

• Quém dúvida que este lume não seja do Espírito Santo, assim como de mim?"

Nós, os Portugueses, somos tudo o que resta dos seguidores do Abade Joaquim de Fiora e nós devemos de continuar a levar essa Luz pelo mundo até que todos os povos entendam o que é sermos todos o povo de um Espirito Santo.
Temos muito que aprender sobre a nossa missão no mundo e a razão porque somos chamados LUSitanios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dons_do_Esp%C3%ADrito_Santo


Um Feliz 2010,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246893 | josemariaferreira | 01 jan 2010 22:08 | Em resposta a: #246471

Caros confrades

Já que se alhearam de um Natal de Colombo, venho desejar-vos de todo o coração que se fiquem com um Natal de Vasco da Gama.
Colombo já sabia em 1499 que lhe andavam a tapar o seu Natal, aliás, Colombo já sabia desde a morte de D. João II, que as altas classes em Portugal, eram contrárias às suas viagens que houvera feito às Índias com o apoio de D. João II.
Este empreendimento não era bem visto pelas altas classes, opinião esta que ficou bem patente nas cortes de 1495 que se realizaram em Montemor-o-Novo, onde os seus representantes eram contrários ao empreendimento que D. João II tão esforçadamente havia preparado para atingir as Índias.
Assim D. Manuel, o novo rei de Portugal inverteu os planos de D. João II e em vez de enviar as suas armadas para Ocidente em apoio de Colombo, enviou-as para Oriente, numa missão de visão meramente mercantilista e capitalista do Mundo. A 8 de Julho de 1497 iniciava-se a expedição a mando de D. Manuel I, com o objectivo de esconder ou mesmo combater os sucessos das viagens que Cristóvão Colombo tinha atingido para Novo Mundo, isto é, com o propósito de esconder o Natal de Colombo. E foi assim que a expedição de D. Manuel, comandada por Vasco da Gama, ao atingir a costa oriental da África pelo Natal de 1498, também aí, a exemplo de Colombo no Novo Mundo, baptizaram essa terra com o nome de Natal. Dois Natais, um claro, outro escuro, duas maneiras de ver o Mundo, o primeiro, de Cristóvão Colombo, o outro de Vasco da Gama, assim, enquanto Colombo levava as suas caravelas cheias da Europa e as trazia vazias, D. Manuel enviou-as vazias e trouxe-as logo cheias de ouro e especiarias, e foi assim que em Setembro de 1499, Vasco da Gama entrou triunfante na barra de Lisboa no regresso da suas Índias, enquanto Colombo se encontrava abandonado e desprezado por todos numa ilha no Novo Mundo. Ambos combatiam pelo Natal, enquanto um morreu o outro renasceu!!!

“Día después de Navidad de 1499 se vio el Almirante abandonado de todos, con guerra de los indios y de los malos cristianos, y en tal extremo, que por huir de la muerte lo abandonó todo y tuvo que meterse en el mar en una carabela pequeña.”

Para todos confrades desejo um feliz ano de 2010 e que se fiquem com o Natal de Vasco da Gama, porque Natal são todos os dias do ano!!!

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246898 | josemariaferreira | 01 jan 2010 23:09 | Em resposta a: #246893

Caros confrades

Já que se alhearam de um Natal de Colombo, venho desejar-vos de todo o coração que se fiquem com um Natal de Vasco da Gama.
Colombo já sabia em 1499 que lhe andavam a tapar o seu Natal, aliás, Colombo já sabia desde a morte de D. João II, que as altas classes em Portugal, eram contrárias às suas viagens que houvera feito às Índias com o apoio de D. João II.
Este empreendimento não era bem visto pelas altas classes, opinião esta que ficou bem patente nas cortes de 1495 que se realizaram em Montemor-o-Novo, onde os seus representantes eram contrários ao empreendimento que D. João II tão esforçadamente havia preparado para atingir as Índias.
Assim D. Manuel, o novo rei de Portugal inverteu os planos de D. João II e em vez de enviar as suas armadas para Ocidente em apoio de Colombo, enviou-as para Oriente, numa missão de visão meramente mercantilista e capitalista do Mundo. A 8 de Julho de 1497 iniciava-se a expedição a mando de D. Manuel I, com o objectivo de esconder ou mesmo combater os sucessos das viagens que Cristóvão Colombo tinha atingido para Novo Mundo, isto é, com o propósito de esconder o Natal de Colombo. E foi assim que a expedição de D. Manuel, comandada por Vasco da Gama, ao atingir a costa oriental da África pelo Natal de 1497, também aí, a exemplo de Colombo no Novo Mundo, baptizaram essa terra com o nome de Natal. Dois Natais, um claro, outro escuro, duas maneiras de ver o Mundo, o primeiro, de Cristóvão Colombo, o outro de Vasco da Gama, assim, enquanto Colombo levava as suas caravelas cheias da Europa e as trazia vazias, D. Manuel enviou-as vazias e trouxe-as logo cheias de ouro e especiarias, e foi assim que em Setembro de 1499, Vasco da Gama entrou triunfante na barra de Lisboa no regresso da suas Índias, enquanto Colombo se encontrava abandonado e desprezado por todos numa ilha no Novo Mundo. Ambos combatiam pelo Natal, enquanto um morreu o outro renasceu!!!

“Día después de Navidad de 1499 se vio el Almirante abandonado de todos, con guerra de los indios y de los malos cristianos, y en tal extremo, que por huir de la muerte lo abandonó todo y tuvo que meterse en el mar en una carabela pequeña.”

Para todos confrades desejo um feliz ano de 2010 e que se fiquem com o Natal de Vasco da Gama, porque Natal são todos os dias do ano!!!

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246899 | mslm48 | 01 jan 2010 23:51 | Em resposta a: #246259

O ano de 2010 já tem 23 horas e alguns minutos.
Esperemos que seja produtivo em todos os campos, mas muito especilmenteno no da moral e da ética.
Para todos os frequentadores deste espaço desejo grandes avanços no seu trabalho e que mantenhamo espírito de entreajuda até aqui manifestado.
Silvina

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010

#246907 | AIRMID | 02 jan 2010 05:25 | Em resposta a: #246893

Caro José Maria

A Nau Santa Maria, onde Cristóvão Colombo viajava, foi destruída.
Duas vezes.

Da primeira vez, foi Colombo que a mandou destruir. E para que ninguém recordasse a rota que ele tomava, ficaram em terra, cerca de três dezenas de marinheiros.

Mais tarde, já depois de Colombo ter morrido, Fernão de Magalhães, atravessa em 1516, ao seviço de Espanha, a passagem que liga a Sul, o Atlântico e o Pacífico.

Foi um feito memorável!
E Magalhães tornou-se assim, um Pioneiro! E a estreita passagem que "descobriu", tem hoje o seu nome.
Estreito de Magalhães.

Foi nesta altura, que a Nau Santa Maria, se afundou pela 2ª vez.

Efeito das Marés, ou quem sabe se do Aquecimento Global, que derretendo os Glaciares, cobriu a Santa Maria de novo.

É certo que Magalhães pagou com a vida, o pioneirismo. Mas acaso não pagamos sempre, as escolhas que fazemos?!

Mais tarde, porque o pioneirismo é uma espécie de pandemia, choveram pelos mares do Sul, exploradores de várias nacionalidades.

Devidamente documentados, porque para encontrarem tão difíceis paragens, tinham os governos dos respectivos países mandado imprimir nas reais tipografias, cartas de marear, primorosamente executadas por reais cartógrafos espanhóis, franceses e ingleses, que embora não se saiba quando, já tinham cartografado escrupulosamente toda a região.

E foi assim, que um célebre navegador escocês de nome John Davis, descobriu, em 1592, as Ilhas a que os Ingleses chamaram Falkland.

Inóspitas, segundo disseram.
E porque o clima, que é muito instável, e voltara de novo a arrefecer, a infeliz expedição Inglesa, naufragou.
E os que sobreviveram, viram-se obrigados a matar dezenas de Pinguins, para se alimentarem.

Dizem as crónicas coevas, que da Expedição de John Davis, restou a carcassa da Nau encalhada. Em bom estado, diga-se, a avaliar pelas fotografias recentes.

E são essas mesmas Fontes coevas, que explicam a razão de ser do Brazão das Ilas Falkland.

Escudo Azul com Ondas Brancas, vendo-se no seu interior uma espécie de ovelha, que mais parece um lama, em pé, num prado verde.
Sob o prado vemos uma magnífica reprodução da Nau Inglesa de John Davis, onde não faltam as aberturas para os canhões, e uma vela central decorada com Cinco Quinas dispostas em Cruz, que como todos sabemos, faz parte da Bandeira Escocesa.

E porque segundo as Coevas Fontes, a Nau de Davis tinha o nome de Désire, segundo se diz porque o filho teria esse nome, tipicamente escocês, Désire, podemos vêr por baixo do Escudo de Armas, a Divisa "DESIRE THE RIGHT".

Talvez porque o jovem Davis, fosse à época do naufrágio do pai, estudante de Direito!

Como quer que alguém se recorde de Colombo, que não passou de um " Ytaliano ", que em 1492, chegou a Lisboa, e segundo de Pina "vinha de descobrir Cipango".

Cipango! Como se isso fosse possível...
Cipango! Que absurdo!

Siga os sábios conselhos que já lhe deram.

A História coeva é a oficial!

E, em coeva conformidade, A Terra gira em torno do Sol!

E também em coeva conformidade, Charles Darwin, que por destino ou maldição nos perseguia, e portanto também estudou aquelas paragens, quiçá, em busca do Elo perdido, acabou por falecer, sem nunca ter encontrado explicação para o pequeno lobo que habitava as Ilhas.
Darwin confundiu-o com uma raposa, mas estando as Falkland a mais de 800 Km da Costa, e não havendo sequer roedores, Darwin. nunca explicou a presença do Lobo.

Teria ido a nado? Mas 800 Km, seriam demais, até para um Lobo.

Cientistas americanos, mais tarde, identificaram mediante o estudo de DNA, o pequeno Lobo, já extinto, como sendo um Lobo Guará, típico dos campos Sul Americanos, e que óbviamente teria ido parar ás Falkland, agarrado à tábua, de um barco naufragado!!!



Feliz 2010!

Para si, para os poucos afectos, e para os muitos desafectos.

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010 Errata

#246908 | AIRMID | 02 jan 2010 05:48 | Em resposta a: #246907

Seve lêr-se :...O Sol Gira em volta da Terra!

Assim é que está, em coeva conformidade!

Sinceras desculpas

Airmid

Resposta

Link directo:

RE: SANTO NATAL e BOM NOVO ANO 2010 Errata2

#246909 | AIRMID | 02 jan 2010 05:57 | Em resposta a: #246908

Não é seve: é deve

Renovadas desculpas

Airmid

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 03:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen