Freire de Andrade EncerraBodes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Freire de Andrade EncerraBodes

#243743 | jomimota | 08 nov 2009 20:12

Caros Confrades,

Gostaria de saber se alguém já estudou/pesquisou uma família que usava os apelidos "Freire de Andrade EncerraBodes", que existiu na Arruda pelo menos durante os Sec. XVI e Sec. XVII, e em Torres Vedras pelo menos no Sec. VIII e seguintes.

O meu interesse prende-se com o facto de ter chegado a um fim de linha na freguesia Maxial (os paroquiais só existem a partir de 1777), concelho de Torres Vedras, com um Pantaleão Freire de Andrade EncerraBodes, filho de um Joaquim Freire (que não usava o restante apelido, embora nunca tivesse visto um assento de qualquer filho seu, pois supostamente já não existem) e de uma Maria de S. José, também naturais da referida freguesia. Este Pantaleão deverá ter nascido entre 1730 a 1740, e o seu pai obviamente lá por 1700. Existe também um Padre de nome Pantaleão Freire de Andrade, que deve ser irmão do Joaquim, que aparece num Assento do Maxial (referenciado a 1768), do qual já pedi a ANTT, para averiguarem da existência da respectiva Inquirição de Genere.

Estou contudo convencido que a origem destes meus antepassados deve ser a mesma que aqueles que apareceram na Arruda dos Vinhos, dado que o apelido não é nada comum, ou seja em qualquer altura houve alguém que deve ter passado da Arruda para Torres Vedras.
Sei que são muitas suposições, mas é a única pista que tenho.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243746 | PBL | 08 nov 2009 21:14 | Em resposta a: #243743

Caro Jorge Mota,
O Padre Pantaleão Freire de Andrade ( habilitado a Ordens em 1731 ), era filho de Belchior Freire de Andrade e de D. Antónia da Cunha Pereira Sottomayor, e neto paterno do Dr. Manuel Freire de Andrade e de D. Sebastiana da Cunha Pereira, e neto materno de António da Cunha e de D. Maria da Cunha Sottomayor.
Os Freire de Andrade integravam a principalidade de Arruda dos Vinhos.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243757 | jomimota | 08 nov 2009 22:39 | Em resposta a: #243746

Caro Pedro Borges de Lemos,

Agradeço desde já os esclarecimentos por si dispensados.

Estranho contudo o facto de não aparecer mencionado o apelido "Encerrabodes", referido em alguns dos Assentos do Maxial que li.

De qualquer forma parece-me difícil, para já, efectuar a ligação dos Freire de Andrade que encontrei no Maxial, embora não tenha dúvidas de que haverá ligação familiar entre o Padre referido, e os demais indivíduos que encontrei nos referidos Assentos, dado que o pai do meu antepassado "Pantaleão", tinha como nome "Joaquim Freire", o que não confere com genealogia por si apresentada, podendo nós quanto muito supor que o referido Joaquim seria talvez primo do dito Padre "Pantaleão". Resta saber quem da família passou ao Maxial / Torres Vedras, por volta de 1700, e aí deixou descendência, eventualmente algum irmão ou irmã de Belchior Freire de Andrade.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243758 | josemariaferreira | 08 nov 2009 22:51 | Em resposta a: #243743

Caro Jorge Mota

Em Panoyas do Alentejo, aparecia a apadrinhar no séc. XVI um tal António Freire de Andrade Encerrabodes, casado com D. Antónia de Castro Sotomayor, que foi Provedor/Ouvidor da Comarca do Campo de Ourique.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243760 | jomimota | 08 nov 2009 22:56 | Em resposta a: #243746

Caro Confrade,

Verifiquei agora, que de acordo com a Base de Dados do Genea, existe um filho de Belchior Freire de Andrade, de seu nome Inácio Freire de Andrade que casa em segundas núpcias em Torres Vedras (São Tiago), com Helena da Cruz Freire (natural da Lourinhã) em 03.01.1735, tendo sido anteriormente casado com Beatriz Caetana de Brito.
Deste segundo casamento, não poderá ser certamente Joaquim Freire descendente, agora do seu primeiro, quem sabe. Para mais não consigo compreender qual a justificação para que o referido casamento se tenha efectuado em Torres Vedras, dado que a noiva seria da Lourinhã e o noivo da Arruda, a não ser que o noivo fosse residente em Torres Vedras, ou seu termo.

Nota: Não sei se sabe alguma coisa sobre esta Beatriz Caetana de Brito.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243761 | vabopi | 08 nov 2009 23:02 | Em resposta a: #243757

Referenciei alguns Freire de Andrade (Queiroz) na freguesia da Carvoeira, Torres Vedras na primeira metade do séc. XVIII. São eles: António Freire de Andrade Queiroz, filho de Manuel Freire de Andrade e Maria da Costa, neto paterno de Baltazar Freire e Ana Ferreira.

Cumprimenta,
Vasco B. P. Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243762 | jomimota | 08 nov 2009 23:05 | Em resposta a: #243758

Caro José Maria,


Agradeço mais esta achega que nos deixa.
Pelo que já pesquisei a origem dos Freire de Andrade Encerrabodes, nomeadamente o apelido Encerrabodes, reside precisamente no Alentejo, mais propriamente no Alto Alentejo, tendo a certa altura vindo radicar-se na Arruda-dos-Vinhos.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243766 | jomimota | 08 nov 2009 23:14 | Em resposta a: #243761

Caro Vasco Galvão,

Dada a proximidade, devemos estar a falar do mesmo ramo.
Tenho a ideia de ter visto descendência de um tal Manuel de Andrade, nos Assentos do Maxial. Contudo também apanhei alguns cuja origem estava na freguesia da Maceira / Leiria. Podemos estar a falar do mesmo, tenho de verificar.
Não sabe contudo qual a origem de Baltazar Freire?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243768 | vabopi | 08 nov 2009 23:31 | Em resposta a: #243766

Caro Jorge Mota,

Esse Baltazar Freire é referido no assento de baptismo do filho Manuel, que teve lugar em Carmões em 24.02.1675. Aparece como assento reformado na Carveira em 26.07.1703
Viviam no lugar da Filha Boa, freguesia da Carvoeira.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243772 | PBL | 09 nov 2009 00:03 | Em resposta a: #243762

Caro Jorge Mota,
O meu interesse pelos Freire de Andrade da Arruda dos Vinhos prende-se com o facto de descender de António Gomes Freire, cujo filho é natural da Arruda.
Este Padre António Gomes Freire terá nascido por volta de 1530 e suspeito ser da família Freire de Andrade, pelo menos consta documentado com o patronímico dos Freire de Andrade.
Caso queira podemos colaborar juntos na investigação dos Freire de Andrade de Arruda dos Vinhos.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243782 | jomimota | 09 nov 2009 08:31 | Em resposta a: #243768

Caro Confrade,

Agradeço-lhe a informação.
Embora seja bastante recuado em relação ao que tenho em estudo, vou tentar seguir essa linha para ver se tem alguma ligação.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243783 | jomimota | 09 nov 2009 08:37 | Em resposta a: #243772

Caro Pedro Borges de Lemos,

Eu ainda não consegui fazer a ligação aos Freire de Andrade da Arruda, e ao que me parece, irá ser difícil, pois os Paroquiais do Maxial em que me baseio terminam como já lhe disse em 1777. De qualquer forma vou tentar estudar as freguesias à volta e as da actual cidade para ver se encontro alguma pista. Assim que fizer a ligação, se alguma vez o conseguir, o meu interesse sobre a Arruda, voltará a aumentar.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243798 | PBL | 09 nov 2009 14:13 | Em resposta a: #243783

Caro Jorge Mota,
Ficarei a aguardar.
De qualquer maneira serão com certeza os mesmos.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243829 | jomimota | 09 nov 2009 18:58 | Em resposta a: #243798

Caro Pedro Borges de Lemos,

Verifiquei hoje mesmo que os Paroquiais da Arruda já estão disponíveis em linha desde o passado dia 5 de Novembro.
Estou agora a verificar as freguesias confinantes com o Maxial, se terminar sem nenhuma pista plausível, tentarei encontrar na Arruda, alguma senhora Freire de Andrade que tenha casado com um natural de Torres Vedras por volta de 1700.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243832 | jomimota | 09 nov 2009 20:08 | Em resposta a: #243768

Caro Vasco Galvão,

Podia-me dizer em que livro, e a que folhas se encontra o referido assento, por favor.
Estive a consultar o livro de baptismos nº2, e na data indicada não consegui encontrar qualquer assento.

Cumprimentos,


Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243858 | jomimota | 10 nov 2009 12:48 | Em resposta a: #243768

Caro Vasco Galvão,

Já encontrei o assento que refere, no Livro de Baptismos Nº1, a fls 5.
Aproveito para lhe perguntar se são os únicos referenciou ou se já estudou esta família, nomeadamente os seus descendentes, e se por acaso não encontrou nenhum Joaquim?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243875 | jomimota | 10 nov 2009 16:06 | Em resposta a: #243768

Caro Vasco Galvão,

Não sei se para si é importante, pois não sei qual o interesse que tem nos Freire de Andrade, mas descobri o Casamento do Baltasar Freire, que referiu, com Ana Ferreira, no Livro de Casamentos da Carvoreira, Torres Vedras, com o Nº2, a fls. 2v.
Este Baltasar Freire é filho de um João Francisco e de uma Catarina Freire de Santo Quintino (que penso ser o de Sobral de Monte Agraço). Este facto condiz com a suspeita destes Freire de Andrade, serem os mesmos que os da Arruda dos Vinhos, dada a proximidade entre Santo Quintino e a Arruda dos Vinhos.


Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243879 | jomimota | 10 nov 2009 16:20 | Em resposta a: #243798

Caro Pedro Borges de Lemos,

Conforme as minhas pesquisas vão avançando vão-me surgindo mais questões. A que tenho agora prende-se com o facto de ter percebido que possivelmente a origem dos Freire de Andrade nesta zona Carvoeira / Maxial, estará num casal de nome Baltasar Freire e Ana Ferreira, casados a 29 de Abril de 1672, na freguesia da Carvoeira / Torres Vedras, e moradores na localidade de Filha Boa da mesma freguesia.
Ele é filho de um João Francisco e de uma Catarina Freire de Santo Quintino (Sobral de Monte Agraço), bastante mais próximo da Arruda dos Vinhos. A pergunta que lhe deixo é se nas suas pesquisas já se deparou com alguma Catarina que possa ser aquela que atrás refiro.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243880 | vabopi | 10 nov 2009 16:21 | Em resposta a: #243858

Caro Jorge Mota,

Os Freires que referi são meus ascendentes e tenho portanto muito interesse. No entanto, tenho estado "entretido" com outros ramos e este ficou para trás. Poderá ver alguns destes Freires em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1165437

Não me recordo de ter visto o nome de Joaquim, além daqueles apenas retive um Jerónimo Freire da Cunha irmão do António Freire de Andrade Queiroz. Espero num futuro próximo voltar a eles, quem sabe já com mais informação.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243881 | vabopi | 10 nov 2009 16:28 | Em resposta a: #243875

Caro Jorge Mota,

Não tinha lido ainda esta sua última mensagem quando escrevi a minha. É de facto de grande interesse essa informação, pois como disse antes não pesquisei ainda mas são meus ascendentes.
Agradeço desde já esta sua informação.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243893 | vabopi | 10 nov 2009 19:49 | Em resposta a: #243879

Caro Jorge Mota,

Ainda sobre este assento de casamento, consegue decifrar a filiação da Ana Ferreira?
Parece-me ler: ... filha de António Miguel da Filha Boa neta de André Ferreira e de Ana Jorge já defuntos ....

Será isso? Não há referência à mãe?

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=148983&FileID=_2379553

Agradecendo,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243896 | PBL | 10 nov 2009 20:13 | Em resposta a: #243879

Caro Jorge Mota,
Começo por agradecer as informações que me vai dando, que são muito úteis. Infelizmente não me deparei com nenhuma Catarina Freire. Mas, se ela é Catarina Freire ( e não Freire de Andrade ) o que o leva a crer que é dos Freire de Andrade?
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243897 | mba55 | 10 nov 2009 20:18 | Em resposta a: #243893

Caro Vasco Galvão

Desculpe intrometer-me mas, em relação à sua dúvida, não será Ana Ferreira viúva de António Miguel ... e filha de André Ferreira e de Ana Jorge já defuntos?

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243898 | PBL | 10 nov 2009 20:37 | Em resposta a: #243896

Caro Jorge Mota,
Peço desculpa pela pergunta que lhe fiz anteriormente porque não fiz a ligação dessa Catarina Freire à descendência. Encontrei nas mhas pesquisas mais 1 Padre Freire de Andrade de Arruda. Jorge Freire de Andrade, habilitado em 1673. Filho de António Freire de Andrade e de D. Isabel de Noronha, neto de Jorge Freire de Andrade e de Maria Sottomayor.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243907 | jomimota | 10 nov 2009 23:00 | Em resposta a: #243881

Caro Vasco Galvão,

Vamos por partes. Estive a ler a genealogia que postou no forum e tenho novidades para si, pois temos antepassados comuns em Carmões, os "Canha".

1) Leitura do Assento de Casamento

Concordo com a interpretação já dada por outra confrade e neste tópico colocada:

"... Ana Ferreira viúva de António Miguel da Filha Boa e filha de André Ferreira e Ana Jorge já defuntos ..."

2) O que levantei até agora dos Freire de Andrade, na Carvoeira:

1ª Geração

Baltasar Freire filho de João Francisco e Catarina Freire de Santo Quintino (Sobra de Monte Agraço) casou com Ana Ferreira, na Carvoeira, na freguesia da Carvoeira, Torres Vedras, em 29 de Abril de 1672.

Deste casamento tiveram:

- Manuel Freire, b. Carvoeira, 24-02-1675

Nota: Acho estranho este casal ter apenas um filho mas não descobri mais.

2ª Geração

Manuel Freire casou com Maria da Cunha.

Deste casamento tiveram:

- Jerónimo Freire da Cunha

Voltou a casar com Maria da Costa filha de António da Costa e Ana da Costa, de S. Domingos de Carmões, na Carvoeira a 29 de Outubro de 1701.

Desta casamento tiveram:

- Baltasar, b. 14-08-1702;
- Matias, b. 08-05-1705;
- Ana, b. 31-01-1708;
- Engrácia, b. 07-05-1711;
- António, b. 25-11-1715;

Nota: Isto foi até onde cheguei. Efectivamente não encontrei também nenhum Joaquim. Contudo, questiono se será possível existirem duas origens diferentes para os mesmos apelidos de família, "Freire de Andrade", que não são assim tão comuns, e a uma distância tão pequena (Filha Boa -> Maxial), que concerteza irão dar todos aos Freire de Andrade da Arruda dos Vinhos. Julgo que o mais normal, seria que a origem estivesse no Baltasar Freire de São Quintino. Mas de suspeitar até provar ainda vai um grande passo, que pode nunca vir a ser dado. Não deixo contudo de ter fé em apanhar um assento da Carvoeira, em que um Joaquim Freire apadrinha outro elemento da família e o grau de parentesco é referido.

3) Também descendo do João Francisco da Canha. Eis o que já leventei até agora:

1ª Geração

José Francisco casou com Mariana da Fonseca, deste casamento tiveram:

- António Francisco

2ª Geração

António Francisco casou com Ana Maria Rodrigues, em Carmões a 6 de Fevereiro de 1752.

Deste casamento tiveram:

- Maria, * Carmões,31-12-1752
- Ana, * Carmões,20-07-1759
- Francisca, * Carmões,07-03-1752
- Manuel Francisco, * Carmões,20-12-1764

3ª Geração

Manuel Francisco, casou com Maria Luísa Pinto, em Carmões a 20 de Julho de 1788.
Voltou a casar com Maurícia da Conceição Dias, em Carmões a 30 de Outubro de 1793.

Deste casamento tiveram:

- João Francisco Canha, * Carmões, 1794

4ª Geração

João Francisco Canha casou com Francisca Rosa.

Deste casamento tiveram:

- João Baptista, * Carmões, 1818 (este será o de que descende)

Voltou a casar com Maria do Patrocínio de Carvalho e Araújo.

Deste casamento tiveram:

- João, * Carmões, 10-07-1840
- António Francisco, * Carmões, 07-02-1843 (deste descendo eu)



Nota: Peço desculpa por uma mensagem tão longa.


Cumprimentos,


Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#243910 | vabopi | 11 nov 2009 00:38 | Em resposta a: #243907

Caro Jorge Mota,

Excelente relatório! Poupou-me várias horas de pesquisa. Não tinha ainda essas duas gerações mais antigas dos Canha, e encontrámos um parentesco comum. Pelos Canha e provavelmente pelos Freire de Andrade.

Concordo também com a leitura do assento feita pela "confrade" Margarida, a quem também agradeço.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244191 | jomimota | 15 nov 2009 11:07 | Em resposta a: #243746

Caro Pedro Borges de Lemos,

Pedia-lhe mais uma vez a sua ajuda tendo em vista ganhar algum tempo.
Gostaria de saber qual a freguesia do concelho de Arruda-dos-Vinhos, da qual eram originários os Freire de Andrade.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244203 | PBL | 15 nov 2009 14:13 | Em resposta a: #244191

Caro Jorge Mota,
Não lhe sei dizer qual a freguesia, porque todos os Freire de Andrade que encontrei consegui descobrir através das habilitações para Ordens ( Torre do Tombo, fundo: Câmara Eclesiástica de Lisboa, Localidade: Arruda dos Vinhos ).
Aconselho-o a entrar em contacto com a Drª Paula Ferreira, da C.M. Arruda dos Vinhos, que poderá ajudá-lo na sua pesquisa ( Tel.: 263 97 70 00 ).
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.
P.S.: já agora agradecia que, caso encontre o meu 12.º avô o Padre António Gomes Freire ( n. cerca de 1520 ), me avise. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244218 | jomimota | 15 nov 2009 18:36 | Em resposta a: #244203

Caro Pedro Borges de Lemos,

Não sei se já verificou, mas os paroquiais que existem do concelho de Arruda-dos-Vinhos já se encontram todos em linha, a saber:

- Aranhó
- Arruda dos Vinhos
- Cardosas
- Santiago dos Velhos

Contudo se a freguesia de que são originários os "Freire de Andrade", for a própria Arruda dos Vinhos, os Assentos de Baptismo apenas começam em 1751, o que para mim, torna a sua utilidade praticamente nula, pois só coloco os meus antepassados na Arruda, numa data bem anterior a essa.

De qualquer forma nas Habilitações, deverá também provavelmente aparecer a freguesia de que são naturais.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244225 | jomimota | 15 nov 2009 19:20 | Em resposta a: #243746

Caro Pedro Borges de Lemos,

Descobri na leitura de Bacharéis, o processo de um Pantaleão Freire de Andrade que se habilitou no ano de 1759 (Maço 8 Nº6). Acontece que estive no passado dia 11 na Torre do Tombo, e não me permitiram consultar o referido processo dado o seu estado.

Por acaso não faz ideia de quem seja?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244226 | PBL | 15 nov 2009 19:25 | Em resposta a: #244218

Caro Jorge Mota,
Agradeço a sua chamada de atenção para os assentos on line.
Julgo que o meu António Gomes Freire é de Cardosas, pelo menos foi lá que casou o filho em 1577 e numa habilitação de 1723 foi referido que era natural de Cardosas/Arruda.
Quanto às habilitações, realmente é melhor confirmar nas habilitações, mas, penso que estamos a falar de pessoas que terão nascido na freguesia de Arruda ou na freguesia das Cardosas.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244227 | PBL | 15 nov 2009 19:32 | Em resposta a: #244225

Caro Jorge Mota,
Não sei quem é, só tenho referência de um Padre Pantaleão Freire de Andrade habilitado em 1731. Mas, peça autorização para o consultar na sala de referências porque poderá ser importante.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244398 | jomimota | 17 nov 2009 17:31 | Em resposta a: #244227

Caro Pedro Borges de Lemos,

Recebi hoje a confirmação, que a referida Habilitação que aparece na Leitura de Bacharéis de Pantaleão Freire de Andrade, diz respeito a uma habilitação deste (filho de Belchior Freire de Andrade) ao exercício do lugar de Escrivão de Notas e Judicial da Vila de Punhete (actual Vila Nova de Constância), habilitação essa que ocorreu no ano de 1729 e não em 1759 como erradamente aparece no sítio do AATT.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244417 | PBL | 17 nov 2009 21:30 | Em resposta a: #244398

Caro Jorge Mota,
Agradeço a sua informação.
Esse Pantaleão deve ser filho de Belchior Freire de Andrade e D. Antónia da Cunha Pereira Sottomayor.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244423 | jomimota | 17 nov 2009 22:13 | Em resposta a: #243768

Caro Confrade,


Estive a ler o assento referido, porque a sua interpretação me levantou dúvidas, e o que leio é que o Padre que baptizou é que era de Carmões, e não foi o dito acto que foi realizado nessa Paróquia.
Gostaria que me corrija se estiver errado, ou caso tenha outro tipo de informação que eu não tenha presente.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244434 | PBL | 17 nov 2009 23:21 | Em resposta a: #244423

Caro Jorge Mota,
Não tenho, infelizmente, outra informação para além da que já adiantei.
Como já investigou a freguesia do Turcifal, já se deparou com o casal António Pereira/Maria Franco, ambos naturais do Turcifal?
E sabe dizer-me, caso já os tenha investigado, se os Franco do Turcifal descendem dos Franco de Vila Franca de Xira?
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244440 | vabopi | 18 nov 2009 00:16 | Em resposta a: #244423

Caro Jorge Mota:

Fui reler o assento de baptismo do Manuel Freire, e embora não seja muito claro, como bem observou faz de facto mais sentido que a cerimónia tenha tido lugar na Carvoeira, e onde afinal foi feito o assento, apesar de 28 anos depois do acto.

Tenho alguns documentos destes Freire de Andrade, sobretudo escrituras. Vou analisá-los e se neles houver matéria de interesse darei aqui conta.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244441 | jomimota | 18 nov 2009 00:18 | Em resposta a: #244434

Caro Pedro Borges de Lemos,

Tenho a noção que existe mais que uma família "Franco", no Turcifal.
Eu pessoalmente descendo de alguns como o Capitão António de Oliveira Franco, da Freixofeira por exemplo.
Contudo não me apercebi que qualquer destes tivesse uma origem mais longínqua que freguesia da Azueira / Mafra.

Nota: Apesar de ter duas "Maria Franco", uma do Turcifal e outra da Picanceira, nenhuma aparentemente foi casada com um António Pereira.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#244442 | PBL | 18 nov 2009 00:37 | Em resposta a: #244441

Caro Jorge Mota,
O casal António Pereira/Maria Franco terão casado por volta de 1720 no Turcifal.
É deste casal que descendem os Condes do Restelo.
Existe uma larga descendência de uma família Franco de Vila Franca, que existe nesta vila desde finais do Séc. XVI.
Uma vez que os Franco do Turcifal ( descendentes daquele casal ) estão a residir em Vla Franca no Séc. XIX, pensei que pudessem ter origens mais remotas nesta vila.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#246245 | jomimota | 19 dez 2009 20:56 | Em resposta a: #243743

Caros Confrades,

Gostaria de saber se alguém sabe o nome do individuo da Família Freire de Andrade que foi Prior da freguesia do Maxial / Torres Vedras por volta do ano de 1700.
Eu consegui encontrar um Assento da freguesia vizinha da Carvoeira em que vem citado o nome do referido pároco, mas não consigo decifrar qual o seu primeiro nome, se alguém quiser tentar, poderá visualizar o referido assento em:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=148956&FileID=_2376894

Qualquer ajuda será bem vinda dada a falta de Registos Paroquiais da freguesia do Maxial, esta é a minha única pista de momento para fazer a ligação dos meus ascendentes com ao que penso os Freire de Andrade da Arruda-dos-Vinhos.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#246252 | jomimota | 19 dez 2009 22:13 | Em resposta a: #243746

Caro Confrade Pedro Borges de Lemos,

Julgo que tenho uma nova pista, pois descobri através de um Assento de uma freguesia vizinha (Carvoeira: http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=148956&FileID=_2376894 ) que em 1697, o prior do Maxial, se chamava Nicolau Freire de Andrade. Gostava de saber se este nome lhe diz alguma coisa e se possui a respectiva habilitação, ou algum dado relativo à sua ascendência.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#246265 | PBL | 20 dez 2009 02:31 | Em resposta a: #246252

Caro Jorge Mota,
Lamento, mas, não o poderei ajudar. Desconheço quem seja esse Padre Nicolau Freire de Andrade.
O meu interesse pelos Freire de Andrade situa-se no Séc. XVI, como já lhe disse.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#246275 | jomimota | 20 dez 2009 10:27 | Em resposta a: #246265

Caro Pedro Borges de Lemos,

Agradeço a sua pronta resposta.

Como tinha conhecimento do Padre Pantaleão Freire de Andrade, que será posterior a este Nicolau, que penso ser talvez seu tio, irmão de Belchior, ou algo do género, dado que já é Padre em 1697, pensei que já lhe tivesse surgido este nome em alguma habilitação que tivesse encontrado.

Nota: Não sei se tem consigo a Habilitação de Genere do Pantaleão Freire de Andrade, pois é possível que lá venha referido o dito Nicolau.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#246284 | PBL | 20 dez 2009 14:33 | Em resposta a: #246275

Caro Jorge Mota,
Em 11 de Novembro p.p. referi o que consta na habilitação de Pantaleão Freire de Andrade.
É só o que sei.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#246473 | vabopi | 23 dez 2009 23:47 | Em resposta a: #243760

Caro Jorge Mota:

Presumindo o seu interesse, aqui vão os ascendentes da por si referida Ana Maria Rodrigues, aliás Ana Maria de Queiroz (conforme assento):

Pais:
Manuel Rodrigues, n. Carmões, e Isabel Maria Queiroz bp Carmões 5.7.1705, casados em Carmões 2.11.1722

Avós:
Manuel Rodrigues, n. Carmões, filho de António Rodrigues e Isabel Custódia, casou em Carmões 30.11.1696 com Maria Ferreira, n. Carmões, filha de Domingos Ferreira e Maria ...(ilegível)
Simão Luis filho de João Luis e Vicência Colaço, casou em Carmões 11.01.1688 com Maria da Costa Queiroz, filha de João da Costa e Maria de Queiroz.

A falta de livros anteriores não permite maior pesquisa.

Sobre os Freire de Andrade, não tenho por enquanto nenhum novo elemento.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#263367 | Banzai | 03 out 2010 23:07 | Em resposta a: #246245

Caro Jorge Mota

Ao percorrer no forum as paginas que também me interessam encontrei a sua questão relativa ao Prior do Maxial. Li Nicolau Freire de Andrade. "Nicu" numa linha e "lao" na outra.

Cumprimentos

JFCunha

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#263398 | jomimota | 04 out 2010 14:28 | Em resposta a: #263367

Boa Tarde,

Agradeço-lhe desde já a sua atenção em colocar aqui esta informação.

Como pode constatar em tópicos anteriores também se tinha chegado a essa conclusão o que não invalida os meus agradecimentos.

Contudo até ao presente ainda não tive oportunidade para pesquisar a Inquirição de Genere de Nicolau Freire de Andrade.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#263462 | Matilde Souto Pires | 05 out 2010 18:30 | Em resposta a: #263398

Senhor Jorge Mota

Não sei se já pesquisou na GeneAll.net, nas «familias » o apelido Encerrabodes.
Aí encontrará os Freire de Andrade Encerrabodes,7 gerações.
Talvez o penultimo Jorge Freire de Andrade Encerrabodes,casado com Antónia de Castro Sotomaior ,pais de António Freire de Andrade Encerrabodes ,como foi cavaleiro da Ordem de Cristo e que foi Habilitado creio em 1673 ,possa ter alguma utilidade para as suas pesquisas.

Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272415 | vabopi | 13 mar 2011 16:41 | Em resposta a: #243907

Caro Jorge Mota:

Não tenho nenhum progresso relativamente a estes nossos Freire de Andrade. Estou entretanto a tentar deslindar os inúmeros Costas e Queiroz de Carmões donde provém a Maria da Costa 2ª mulher de Manuel Freire, e que são também ascendentes dos nossos Canha.

Curiosamente, tenho comigo o testamento do Jerónimo Freire da Cunha de que foi beneficiária uma sobrinha, filha do meio-irmão António (meu 6º avô), que por sua vez foi herdeiro dos bens de uma capela (Carmões) instituída pelo Pe. João da Costa Queiroz +1666 e irmãos, e cuja primeira administradora foi a sobrinha Isabel de Queiroz casada com João da Costa, todos de Carmões.

Estes nomes dizem-lhe alguma coisa ?

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272431 | jomimota | 13 mar 2011 21:54 | Em resposta a: #272415

Caro Vasco Galvão,

No que respeita aos Queirós, só tenho na minha BD uma Maria de Queirós casada com João da Costa, tiveram uma filha de nome Maria da Costa (n. 1668), nascida provavelmente na Setinheira, e de quem sou descentente, pois são ascendestes dos Canha.
Não sei se esta Maria da Costa, será a que apresenta dado que a tenho casada com um Simão Luís, em 1688.

É tudo o que tenho para já a dizer, sobre as palavras que me transmite.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272438 | vabopi | 13 mar 2011 23:17 | Em resposta a: #272431

Caro Jorge Mota:

Obrigado pela resposta. Fiquei no entanto com uma dúvida: A Maria de Queiroz casada com João da Costa não será antes Mariana Queiroz que casou com com um João da Costa em Carmões 20.11.1666?
Tiveram pelo menos 2 filhas Marias, nascidas em 8.7.1668 e 26.10.1670. Uma delas casou com o Simão Luis, acho mais provável que tenha sido a 2ª do nome, talvez a 1ª não tenha sobrevivido.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272453 | jomimota | 14 mar 2011 08:47 | Em resposta a: #272438

Caro Vasco Galvão,

Devo possivelmente ter interpretado mal o que estava escrito no assento. Irei reler para confirmar.
Quanto aos restantes dados que apresenta, condizem com o que tenho em BD, embora existindo a dúvida sobre qual das Marias se terá casado com Simão Luís.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272454 | jomimota | 14 mar 2011 08:52 | Em resposta a: #272438

Caro Vasco Galvão,

Estive reler os dois assentos de baptismo das Marias, filhas de João da Costa e de "Maria" da Costa, numa o nome Maria aparece abreviado sob a forma "Ma", e noutro por extenso "Maria", pelo que me parece que será Maria e não Mariana.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272475 | vabopi | 14 mar 2011 15:11 | Em resposta a: #272454

Caro Jorge Mota:

Veja também o assento do casamento onde está claramente Mariana.
http://digitarq.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=148955&FileID=_2376757

Estou a tentar encontrar a relação de parentesco destes com a Maria da Costa mulher do Manuel Freire da Filha Boa, e com o cura de Carmões Pe. João da Costa Queiroz. É certo que essa relação existe, mas o mau estado e a falta de algumas folhas do livro de assentos provavelmente não vai permitir demonstrar como. Apenas um apadrinhamento no casamento dos sogros do Manuel Freire, e a curiosidade da adopção pelo filho deste, do apelido Queiroz por imposição feita aos administradores da capela instituída pelo padre acima referido e seus irmãos, e que passou de facto para António Freire de Andrade de Queiroz e seus descendentes.

Atentamente,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272504 | jomimota | 14 mar 2011 19:53 | Em resposta a: #272475

Caro Vasco Galvão,

E não poderão estes João da Costa e Mariana de Queirós, presentes no Assento de Casamento de 1666, serem contemporâneos, mas não o João da Costa e Maria de Queirós?
Já vi contudo em outros assentos o nome Mariana ser grafado Maria Ana, será que o Sr. Padre se esqueceu de escrever o nome da Sra. na totalidade, quando lhe baptizou as filhas?
É difícil dizer com toda a certeza qual das hipóteses será a verdadeira, pelo menos eu com os dados e conhecimentos que tenho, não consigo afirmar tal.
Já agora existe alguma ligação que conheça deste João da Costa e Maria/Mariana de Queirós com os que apresenta na sua primeira mensagem?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272520 | vabopi | 14 mar 2011 22:53 | Em resposta a: #272504

Caro Jorge Mota:

Não me parece que sejam casais diferentes, estou mais convencido que a Maria/Mariana sejam a mesma pessoa. Não há outra Maria/Mariana Queiroz casada com um João da Costa, nem baptismos que indiquem Mariana como mãe. E se assim for, merece atenção o baptismo de uma Maria, filha de Domingos da Costa e Isabel de Queiroz em 19.4.1648 pois é muito possível tratar-se da mesma pessoa.

Quanto à ligação entre este casal e a Maria da Costa 2ª mulher de Manuel Freire: esta era filha de António da Costa e Ana da Costa, de Carmões e aí casados em 22.1.1657 com dispensa de consanguinidade. É também provável o parentesco com o João da Costa marido da Maria/Mariana, mas não encontrei documentos. São vários Costas contemporâneos numa paróquia pequena, dificilmente não seriam parentes.

E tendo em conta que um Freire (filho do casal Manuel Freire/Maria da Costa) sucedeu na capela instituida em 1651 em Carmões pelos Costa Queiroz - conforme documentos - não tenho dúvidas da existência da ligação familiar, embora não tenha os assentos que expliquem as vias desse parentesco.

Em resumo, está documentado que os "meus" Freire (de Andrade de Queiroz) têm ascendência nos Costa/Queiroz de Carmões, assim como os "nossos" Canha têm ascendência nos Costa/Queiroz de Carmões. Por demonstrar está como ambos os Costa/Queiroz (e quais) se ligam entre si.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#272528 | jomimota | 14 mar 2011 23:49 | Em resposta a: #272520

Caro Vasco Galvão,

O Sec. XVII, torna-se complicado em Carmões por falta de dados.
Talvez em outro tipo de documentos que não os Paroquiais, se consiga um dia encontrar mais informação.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#278116 | f4b2 | 09 jun 2011 20:40 | Em resposta a: #272454

Caro Jorge Mota

Envio-lhe este nome que não sei se terá algum interesse para si:

- LOURENÇO ANTÓNIO FALCÃO ENCERRABODES - Tenente Coronel de Cavallaria em Commisão activa em 11 de Setembro de 1861,aposentado devido ao seu estado de Saúde

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#278124 | jomimota | 09 jun 2011 21:38 | Em resposta a: #278116

Caro João Barroca,

Agradeço a sua atenção, mas os Encerrabodes que tenho em estudo referem-se aos Séc. XVII e XVIII.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#278173 | f4b2 | 10 jun 2011 16:40 | Em resposta a: #278124

Caro Jorge Mota

Tenho um nome do Sec.XVIII,que transcrevo:

- MAURICIO BARACHO ENSERRABODES GODINHO da NÓBREGA - Capitão Reformado na conformidade do Alvará de 16 de Dezembro de 1790,citei.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Freire de Andrade EncerraBodes

#278230 | LLR | 10 jun 2011 23:18 | Em resposta a: #263462

Caro Senhor Jorge Mota

Numa pesquisa nos livros do Google, apareceu esta referencia, que talvez lhe interesse:
"1649 - «Senhor—Mandou o senado da camara ao licenciado Francisco «Ferreira Encerrabodes , juiz das propriedades, no anno de 1649, «que fôsse restituir o publico ao logar de Algés e Pedrouços, sobre a «queixa que os moradores fizeram de Antonio Pereira lhes divertir «a ...«Senhor—Mandou o senado da camara ao licenciado Francisco «Ferreira Encerrabodes , juiz das propriedades, no anno de 1649, «que fôsse restituir o publico ao logar de Algés e Pedrouços, sobre a «queixa que os moradores fizeram de Antonio Pereira lhes divertir «a agua do rio, esgotando as fontes d'elle e privando ao povo da posse e uso em que estava.

O link respectivo: http://books.google.com/books?id=poQDAAAAYAAJ&pg=PA27&sig=nAKldwgSTHmVjaz_ZcFnx_T_lPY&hl=pt-PT

Cumprimentos e boa pesquisa

Luís Rêgo

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#280615 | vabopi | 04 jul 2011 20:21 | Em resposta a: #272528

Caro Jorge Mota,

Um pequeno contributo:
Datada de 1682, encontrei uma habilitação de genere de Gregório da Costa, de Carmões em que é dito filho de António da Costa e Ana da Costa, casados em Carmões em 1657. Portanto mais um filho a juntar aos já referidos acima, em mensagem anterior.
Ficamos também a saber que António da Costa era filho de João Manuel e Vicência da Costa, ambos de Carmões e Ana da Costa filha de Fernão Pires, de Carmões e de Catarina Pires de São Salvador, Sobral de Monte Agraço.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#280636 | jomimota | 04 jul 2011 21:32 | Em resposta a: #280615

Caro Vasco Galvão,

Agradeço a sua atenção e a partilha de mais esta informação.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#289394 | jomimota | 17 out 2011 11:07 | Em resposta a: #243746

Caro Pedro Borges de Lemos,

Na passada Sexta-Feira, saiu aqui em Torres Vedras, no Jornal "Badaladas", um artigo de Fernando José do Carmo Damil, com a ascendência da família Freire de Andrade Encerrabodes radicada na freguesia do Maxial, Torres Vedras. Assim é descrito que o primeiro deste nome terá sido Joaquim Freire de Andrade que casou no Maxial com Maria de S. José, a 7 de Julho de 1749. Já meus conhecidos e que aparecem nos paroquiais do Maxial, com excepção do assento de casamento cujos registos digitalizados apenas começam em 1838, pelo que não sei qual terá sido a fonte.
Joaquim Freire de Andrade, baptizado na freguesia da Encarnação, Lisboa, em 20 de Maio de 1721, era filho de Pantaleão Freire de Andrade, baptizado na freguesia da Nossa Senhora da Salvação da vila da Arruda em 9 de Agosto de 1698, casou com Tomásia Maria de Jesus, a 21 de Junho de 1718, na freguesia do Santíssimo Sacramento, Lisboa, filha de Manuel Carvalho de Oliveira e de Dona Josefa Maria Caetana. Este Pantaleão Freire de Andrade era Cavaleiro da Ordem de Cristo e Fidalgo da Casa Real, foi escrivão publico judicial e notas da vila de Punhete (Constância).

Não sei em que ponto estes Freire de Andrade se cruzam com os seus. Mas como a origem é a mesma, ou seja a Arruda, não haverá dúvida de que são familiares.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#289398 | PBL | 17 out 2011 11:44 | Em resposta a: #289394

Caro Jorge Mota,

Obrigado.

Como lhe disse já, o meu antepassado Freire, foi o Padre António Gomes Freire de Arruda, que terá nascido cerca de 1550 e que será filho de Joana Correa de Faria, ascendente comprovada de meu 12.º Avô nascido em 1613 Ascenso de Lemos.
Esta Joana Correa de Faria teve um filho Nicolau de Lemos de Faria que foi o 1.º administrador do morgadio instituido por sua parente Margarida de Lemos viúva do Desembargador António de Almeida.
Será este António Gomes Freire, Freire de Andrade? Presume-se que sim até porque estes Lemos integram a nobreza distinta já em meados do Séc. XVI e os Freire de Andrade estão com certeza no mesmo estamento.
Cumprimentos

Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#289399 | jomimota | 17 out 2011 12:12 | Em resposta a: #289398

Caro Pedro Borges de Lemos,

Eu é que agradeço a atenção dispensada.

Entretanto fui consultar o assento de baptismo do referido Pantaleão Freire de Andrade, baptizado a 9 de Agosto de 1698 e verifiquei assim que era filho de Belchior Freire de Andrade e de D. Antónia da Cunha Pereira. Assim sendo, e para que o referido no dito artigo esteja correcto, Belchior Freire de Andrade e sua mulher tiveram por filhos o Escrivão Pantaleão Freire de Andrade e o Padre Pantaleão Freire de Andrade. É estranho, não sei até se será possível.

Agora também não tenho dúvidas que os dois existiram e foram contemporâneos. Irei verificar o assento de casamento do Escrivão para confirmar.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#289438 | PBL | 17 out 2011 21:25 | Em resposta a: #289399

Caro Jorge Mota, em 8.11.2009, dei a ascendência do Padre Pantaleão.
Confime sff.
Cumprimentos
Pedro Borges de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#289446 | jomimota | 17 out 2011 22:28 | Em resposta a: #289438

Caro Pedro Borges de Lemos,

Que eu agradeço.

Estive a ver o casamento do dito Pantaleão Freire de Andrade em 1718 com Tomásia Maria de Jesus, e confirma-se que este tem a mesma ascendência que o Padre com o mesmo nome ou seja Belchior Freire de Andrade.
Começo a pensar, que possam ser a mesma pessoa, sempre teria mais lógica. Por acaso o caro Confrade nas suas notas sobre o referido Padre nada tem para além da sua ascendência, por exemplo estado cívil, ou data de baptismo?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#289447 | PBL | 17 out 2011 22:40 | Em resposta a: #289446

Caro Jorge Mota,
Infelizmente não tho mais elementos sobre os Freire de Andrade para além dos q lhe dei.
Cumprimentos
Pedro Borges de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#304842 | FSGuerra | 03 mai 2012 19:58 | Em resposta a: #278230

Caro Jorge Mota,

Se ainda mantiver interesse sobre este tema, agradeço que me contacte, primeiro por esta via.
Os Freire de Andrade do Maxial, procedem dos de Arruda.

Melhores cumprimentos,

Francisco Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#306546 | Gardel | 23 mai 2012 02:30 | Em resposta a: #304842

Caro Francisco Guerra

Sou descendente dos Freire de Andrade do Maxial. Através do ANTT consegui recuar até Manuel Freire de Andrade, nascido, ao que tudo indica, em meados do sec. XVII. No entanto, por falta de tempo, não consegui avançar mais na pesquisa. Agradeço, caso seja possível, que me dê mais dados sobre este ramo da minha família. Curiosamente, tal como o Francisco, também tenho o apelido Guerra.

Cumprimentos

Margarida Guerra de Almeida Bastos

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#306550 | FSGuerra | 23 mai 2012 10:05 | Em resposta a: #306546

Olá Margarida,

Estivemos juntos no almoço de familia no Maxial. Sou do ramo de Alenquer.
Creio ter as informações que procura.
Fico a aguardar o seu contacto para: fguerra.adv@gmail.com

Cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Freire de Andrade EncerraBodes

#326701 | jomimota | 04 abr 2013 18:29 | Em resposta a: #304842

Caro Francisco Guerra,

Peço perdão por só agora voltar a este tópico, mas hoje enquanto estive a lançar alguns registos na minha base de dados relativos à família Freire de Andrade Encerrabodes, por casualidade vim verificar o tópico e deparei-me com a sua mensagem.

No que respeita ao levantamento que tenho, o mesmo pode ser consultado aqui:

http://genea.jorgemota.info/individual.php?pid=I0088&ged=base

(Árvore de Laureano Freire do Maxial)

P.S.: O único registo para o qual não tenho uma fonte primária que o suporte é o casamento de Joaquim Freire de Andrade com Maria de S. José, embora saiba que ela existe. O respectivo livro de casamentos encontra-se, segundo me foi referido, à guarda da Junta de Freguesia do Maxial.

Com os meus melhores cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Freire de Andrade EncerraBodes

#428186 | FSSGuerra | 22 out 2020 14:05 | Em resposta a: #326701

Caro Jorge,

Imagino que tanto tempo decorrido, já tenha tido acesso a esse casamento.

Estou ao dispor.

Cumprimentos

FG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 06:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen