paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Hispânia

paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#242856 | mtpq1234 | 26 out 2009 12:29

Caros confrades

Durante as minhas pesquisas, em Espanha, de registos paroquiais referentes a antepassados espanhois deparo-me frequentemente com a impossibilidade de os obter devido ao facto de terem sido destruidos durante a guerra civil.
A minha pergunta é, se por acaso, não haverá algum departamento central que possua cópias ou duplicados desses registos paroquiais destruidos.

Fico de antemão agradecida por qualquer informação.

Melhores cumprimentos,

Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#242857 | mtpq1234 | 26 out 2009 12:31 | Em resposta a: #242856

Peço desculpa pela repetição.
TQ

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291163 | Pata123 | 15 nov 2011 14:38 | Em resposta a: #242856

Olá, Como vai ?O meu caso é similar,recebi a resposta que pela Guerra Civil foram destruídos...
Fiz o pedido por correio,do registro civil da província específica,ainda não obtive resposta,qq coisa comunico.
Cumprimentos,Patricia.

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291166 | JFMenéndez | 15 nov 2011 15:32 | Em resposta a: #291163

Olá, Teresa e Patrícia


Certamente tenho tido mais sorte com a consulta aos "archivos parroquiales" de Salamanca, que vocês as duas.

Não só estão disponíveis na net, em:

https://www.familysearch.org/

como passaram incólumes pelas vicissitudes da Guerra Civil.

Não tenho a certeza que haja duplicados disponíveis fora dos bispados, ou das províncias respectivas e mesmo aí só para registos mais recentes, finais do séc. XIX (isto, a pensar que suceda o mesmo que cá pela "terrinha").

A única possibilidade que antevejo será a do possível cruzamento com outros dados, tal como faço em Portugal (sobretudo por causa do desaparecimento de registos devido ao Terramoto e incêncios subsequentes) compulsando os registos do Santo Ofício e das habilitações de genere para o mesmo e para as ordens militares.

Em Espanha penso que as mesmas estejam centralizadas no Archivo Real de Simancas, mas não lhes sei dar os acessos.


Teresa, desculpe-me a pergunta, pertence à família dos Quadros de Tavarede?

É por mera curiosidade, dada a circunstância das minhas raízes maternas serem da "terra do limonete"


Cumprimentos


José Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291176 | Pata123 | 15 nov 2011 17:42 | Em resposta a: #291166

Caro José Filipe.
Tenho todos os documentos de meu avô espanhol,o que me falta é a certidão de batismo,e pela Lei da
Memória Histórica temos até 27/12 apenas para dar entrada a dupla nacionalidade.Fui muito ajudada,
com vários confrades deste fórum em especial meu amigo,Jorge Santos,que foi de extrema delicadeza e
perspicácia com o caso de meu avô português.Se puder me responder, no caso,se esses registros pegaram fogo,
o caminho seria o Registro Civil?
Meus cumprimentos,Patricia.

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291200 | mtpq1234 | 15 nov 2011 22:55 | Em resposta a: #291166

Boa noite, JF Menendez,

Obrigada pela sua achega. Sei que nem todos os registos foram destruidos. As minhas investigações centram-se em Zamora onde consegui alguns registos, Madrid e S. Sebastian onde também tenho conseguido alguma coisa, sobretudo em S. Sebasrtian cujo arquivo historico diocesano está on line, muito bem organizado e de facil acesso. Contudo os arquivos dfe Alicante e de Cordova que também me interesam foram destruidos. Vou tentar o family search como sugere.
Respondendo à sua pergunta, os meus Quadros são do lado do meu marido e vieram de Goa. Penso que o apelido tenha surgido em Goa não através de descendencioa de algum Quadros que tenha ido até lá mas por apadrinhamento. Quem se debruça sobre estes Quadros é o confrade Pedro do Carmo Costa que há anos tenta "entroncatr" 2 ramos da família Quadros ambos de Goa. Por isso acho que os meus Quadros não serão os de Tavarede.
Cumprimentos

Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291201 | mtpq1234 | 15 nov 2011 22:58 | Em resposta a: #291200

Peço desculpa pelas gralhas:
de
interessam
descendencia
entroncar

TQ

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291233 | Millafre | 16 nov 2011 19:26 | Em resposta a: #291166

Para los interesados en búsquedas en los registros parroquiales de España, puede ser de utilidad consultar la Guia de los Archivos de la Iglesia en España, editada en 2001 por la diócesis de Barcelona, en donde figuran los registros parroquiales clasificados por obispados, mostrando las fechas extremas, de donde puede inferirse los destruídos durante la guerra civil, aunque no con entera certeza, pues no se indican los años de fundación en las parroquias de reciente creación. Hay que advertir también que las circunscripciones eclesiásticas no coinciden con las civiles: por ejemplo, el obispado de Ourense no abarca toda la provincia de Ourense, pues la parte más oriental pertenece al obispado de Astorga; y el obispado de Lugo, no abarca toda la provincia de Lugo, pues una parte pertenece al de Mondoñedo-Ferrol; por el contrario, la diócesis de Lugo tiene parroquias en las provincias de A Coruña y Pontevedra.
El enlace es: http://www.mcu.es/archivos/docs/ArchivosIglesia.pdf .
Saludos.

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291251 | mtpq1234 | 16 nov 2011 22:53 | Em resposta a: #291233

Muito obrigada pela indicação deste Guia dos Arquivos da Igreja em Espanha que é de enorme utilidade para quem como eu tem antepassados espanhois. Assim será mais facil localizar a possivel existencia dos registos de que necessito.
Saludos
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291255 | fertelde | 16 nov 2011 23:58 | Em resposta a: #291176

Desculpe Patricia, mas que tem a haver a "Lei da Memória Histórica, temos até 27/12 apenas para dar entrada a dupla nacionalidade"
Gostaria que me elucidace acerca de isso...
Melhores cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291274 | Pata123 | 17 nov 2011 11:29 | Em resposta a: #291255

Caro Confrade,Fertelde
Essa parte pode pular,não tem a ver com os registros.Somente é o prazo para netos pedirem a
dupla nacionalidade,entendeu?Enfim,a dúvida é,se em 1911,registro de meu avô,natural Moron de La Frontera,
Sevilla,onde posso encontrar esse registro?
Meus cumprimentos,Patricia.

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291279 | fertelde | 17 nov 2011 12:15 | Em resposta a: #291274

Estimada Patricia,
Obrigado por sua atenta resposta. Não tinha tido noticia sobre essa questão da dupla nacionalidade...Eu consegui um registo de 1841 de Jerez de la Frontera, Diocese de Asidonia- Jerez.-

Melhores cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291280 | fertelde | 17 nov 2011 12:19 | Em resposta a: #291274

archivo de jerez de la frontera(archivo@diocesianodejerez.qrg

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291290 | JFMenéndez | 17 nov 2011 14:48 | Em resposta a: #291200

Olá Teresa


Obrigado pelas respostas, quer relativas aos paroquiais espanhóis, quer quanto à região geográfica originária dos seus Quadros.

Começando por estes últimos, penso ter lido algures que estes quadros, de Goa, se ligam, de alguma maneira, com os de Tavarede. Só não me recordo aonde é que li - aqui no Geneall, mas se os encontrar deixo-lhe essa informação aqui.

Agora sou eu que lhe faço uma pergunta sobre os paroquiais de Madrid. Conseguiu chegar até eles pela net?

É que pelo familysearch não consigo aceder aos paroquiais - nem de Madrid, nem das Astúrias, que são aqueles que respeitam aos meus Menéndez Asturianos. O meu avô paterno e as duas irmãs mais novas nasceram em Madrid, e as outras três ainda na região de Oviedo.

Quanto à região de Salamanca, de onde são originários oa antepassados maternos do meu pai, não tenho problemas com a pesquisa, graças à ajuda amiga de uma provável prima descoberta na net. Através do blog dela entrei em contacto e "abriu-me as portas" para o familysearch, que eu nunca tinha utilizado devidamente.

Melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291291 | JFMenéndez | 17 nov 2011 15:10 | Em resposta a: #291176

Prezada Patrícia

Não tenho experiência quanto aos registos paroquiais ou civis, espanhóis, mais recentes.

As minhas pesquisas em Espanha, através da net, são recentes, confinadas à província de Salamanca, e partem dos finais do séc. XIX para trás.

Assim, não lhe posso adiantar grande coisa. Contudo, penso que da mesma maneira que em Portugal, para finais do séc. XIX e para o séc. XX, devem existir, além dos registos paroquiais, registos da conservatória do registo civil. Como são arquivos distintos, como tal sediados em organismos separados e (espero bem) em locais diferentes, pode ser que uns deles tenham escapado ao flagelo da guerra civil.

Mas não lhe sei dizer mais.

Aliás, uma das minhas primas pernambucanas, neta do irmão mais velho do meu pai - o único nascido em Espanha, também está interessada em adquirir dupla nacionalidade (confesso que não sei bem para quê, dada a crise, social e económica, em Portugal e Espanha) hispano-brasileira.

Tem a certeza desse prazo para a dupla nacionalidade?
Acho muito limitado, justamente agora que basta estar uns meses a viver em Espanha para se poder requerer a dupla nacionalidade - caso dos estudantes que ali se encontram ao abrigo do Erasmus.

Lamento não saber mais nada para lhe facilitar a sua pesquisa.

Melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291499 | mtpq1234 | 20 nov 2011 23:15 | Em resposta a: #291290

Boa noite, Filipe Menendez,

Desculpe só lhe responder agora. Quanto à minha pesquisa em Madrid ela limitou.se à paróquia de San Millan y San Cayetano, visto que tinha essa indicação sobre o nascimento de um meu trisavô. O modo de aceder a essa paróquia foi-me dado através de uma confrade que me respondeu no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=239801 que introduzi. Além disso penso que terá uma lista das paróquias de Madrid no site da Igreja espanhola. Normalmente como deve saber os párocos respondem às nossas solicitações de boa vontade se encontrarem elementos. Mas o mais seguro é tentar descobrir o endereço do Bispado correspondente à Paróquia de que precisa elementos visto que muitas vezes o Bispado tem as cópias dos documentos.
Espero ter ajudado.
Melhores cumprimentos
Teresa Quadros

Resposta

Link directo:

RE: paroquiais destruidos durante a guerra civil em Espanha

#291862 | JFMenéndez | 25 nov 2011 17:05 | Em resposta a: #291499

Olá Teresa


Agora sou eu que lhe peço desculpa, mas não tenho vindo tão assiduamente ao Geneall. Precisamente por andar por outras paragens (leia-se acessos) genealógicas. Principalmente no Familysearch que, infelizmente, não tem a consulta directa aos paroquiais de Madrid, nem aos das Astúrias, que me interessam ainda mais.

No caso de Madrid era só para saber a data de nascimento (dia e mês) do meu avô. Claro que posso fazer como diz e pedir ao "cura teniente de la dicha parroquia", como várias vezes fez o meu pai, por outros motivos menos genealógicos e mais pragmáticos...

Mas, para já contento-me em avançar, melhor dizendo, em recuar nos costados (salmantinos e palentinos - descobri há poucois dias esta última procedência) da minha avó paterna.

Agradeço-lhe, penhorado, o endereço que me deixou.

Melhores cumprimentos,

Filipe Menéndez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 03:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen