Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#242621 | jaferro | 23 out 2009 16:35

Caros confrades,

Procuro informações sobre os ancestrais da família Oliveira, da Fundada, Vila de Rei.

Desta família tenho as seguintes informações:

1. Da 2ª metade do século XIX:

Padre João d'Oliveira Xavier

Padre Sebastião d'Oliveira Xavier da Silva Brás, Professor de Instrução Primária


2. Da 1ª e 2ª metades do século XIX

a) Januária d'Oliveira, filha de João Luis d'Oliveira e Isabel Pires, Fouto, Fundada, cc Joaquim de Oliveira, de Farinha Podre (São Pedro de Alva?), Coimbra, filho de António de Oliveira e Maria da Fonseca, Farinha Podre, Coimbra.

b) Claudino Luís Xavier d'Oliveira, n. 1828, cc Maria Luisa, aos 26.01.1869, Fundada, Vila de Rei, filho de Manuel Luís, Relva do Boi, Fundada, Vile de Rei, e de Esperança Vitória, Cabeça do poço, Fundada, Vila de Rei, moradora no Fouto.

Irmãos do referido Claudino:

Hipólito Luís Xavier d'Oliveira, n.1822
Dionísio Luís Xavier d'Oliveira

c) Maria Luisa, n.13.08.1838, Fouto, Fundada, cc Joaquim Lourenço, Fouto, Fundada, Vila de Rei. Filha de Manuel Bernardo e Luisa d'Oliveira Maurisia. Esta, por sua vez, é filha de João Luis d'Oliveira e Isabel Pires, Fouto, Fundada



Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#242869 | Raquelis | 26 out 2009 13:26 | Em resposta a: #242621

Caro José Fernandes Rodriguez
Caro parente,

Ao procurar o meu ramo de S. Paio de Gramaços ou S.Paio do Codeço (Oliveira do Hospital) , deparei-me com um problema quando recuei para os Mistos 1 de de 1666/1721. Todo este livro diz respeito a S.Paio de Farinha Podre, hoje S. Paio do Mondego? de Penacova.
Por qualquer razão juntaram o livro de "Farinha Podre" (S.Paio) aos registos de S.Paio de Gramaços.

Não sei se esta informação o ajuda mas, desde já, posso informá-lo que existe aí um casal (Manuel Rodrigues e Engrácia de Oliveira)
que têm um filho Bernardo em 1720.

Como não me interessava, não continuei as buscas neste M1. Resta-me saber onde estão os registos de S. Paio de Gramaços anteriores a 1721!!

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#242913 | jaferro | 26 out 2009 23:04 | Em resposta a: #242869

Cara Prima Raquel Diogo,

A informação é bastante importante para a generalidade dos confrades, que pesquisem a região Centro, nomeadamente no distrito de Coimbra. Muito obrigado pela informação.

O nosso primo Rui Pereira e outros confrades já encontraram registos paroquiais perdidos nos microfilmes e livros de outras paróquias. Torna-se, assim, importante realizar um levantamento sistemático destas "trocas", que está por fazer. O fórum é, como sempre, o único "local" onde encontramos esta informação.

Muito obrigado pelos dados sobre o casal Manuel Rodrigues e Engrácia de Oliveira.

Ainda não cheguei ao início/meados do século XVIII, em relação a este costado da minha esposa, os “Oliveira”, da Fundada, Vila de Rei, mas penso que o casamento entre Januária d'Oliveira, da Fundada, Vila de Rei, e Joaquim de Oliveira, de Farinha Podre (São Pedro de Alva) não será coincidência, devendo ter ascendentes comuns (?).

Os “Oliveira Xavier”, da Fundada, Vila de Rei, são claramente, no século XIX, uma família de Padres, pois para além dos padres João d'Oliveira Xavier e Sebastião d'Oliveira Xavier da Silva Brás, Professor de Instrução Primária, temos os seus sobrinhos:

D. Mateus Oliveira Xavier, Bispo de Cochim, Arcebispo de Goa e Damão e Patriarca das Índias Orientais, n. 14.10.1858, Fundada, Vila de Rei e f. 1929 e o seu irmão e secretario, o padre Sebastião de Oliveira Xavier. Os pais destes: Joaquim de Oliveira Brás e Maria Joaquina de Oliveira.

Todavia, ainda não tive tempo de aprofundar os respectivos ancestrais e a ligação ao trisavô da minha mulher, Claudino Luís Xavier d'Oliveira.

Abrindo este tópico, espero que os vastos conhecimentos de muitos dos nossos confrades me permitam avançar nesta pesquisa.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#242990 | lmgp | 27 out 2009 22:20 | Em resposta a: #242913

Boa Noite,

Aconselho a consulta da obra " Vila de Rei e sua gente" do Dr. José Maria Félix, o qual tem um parte dedicada à Família Xavier .

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#242994 | jaferro | 27 out 2009 23:09 | Em resposta a: #242990

Caro Confrade Luís Portela,

Obrigado pela informação. Não conhecia a referida obra.

Renovo os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#243131 | lmgp | 29 out 2009 22:18 | Em resposta a: #242994

Boa Noite,

De nada.

Eu conheço, porque faço a Genealogia da minha Família que é oriunda de Vila de Rei.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#243132 | Pinduka | 29 out 2009 22:42 | Em resposta a: #242913

Caro José Fernandes Rodriguez,

Luísa de Oliveira Xavier * 01.01.1869 e José de Oliveira Xavier * 01.05.1877, irmãos do referido D.Mateus de Oliveira Xavier, constam na Base de Dados. Casaram respectivamente com os primos José Joaquim da Silva Neves e Rosa de Moura Neves, ambos com descendência, e meus parentes por via de meu Avô materno.

Alerto que a obra mencionada tem inúmeras falhas e omissões, induzindo em erro, no entanto poderá servir de base.

Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e "Farinha Podre", Penacova

#243143 | jaferro | 30 out 2009 01:36 | Em resposta a: #243132

Caro Confrade Pedro Costa Pinto,

Obrigado pelas suas informações.

O levantamento deste ramo tem algumas limitações em termos factuais, pois os RP da Fundada, cruazando os microfilmes e os registos disponíveis no ADCB, apresentam um "buraco" nos baptismos de 1813 até 1834; nos casamentos entre 1774 e 1834 (!!!!) e nos óbitos, de 1812 até 1834.

O confrade tem informações sobre estes "desaparecimentos"?

Entretanto, avancei um pouco neste costado.

O Claudino Luís d'Oliveira Xavier, trisavô da minha mulher, de acordo com o registo de casamento, realizado pelo Padre João d'Oliveira Xavier, em 26.01.1869, com Maria Luísa, da Relva do Boi, assina Claudino Luis Xavier de Oliveira. Em outros registos, os apelidos mudam de posição... mas são sempre os mesmos.

A mãe do referido Claudino, a Esperança Vitória de Oliveira que cc Manuel Luís, da Relva do Boi, Fundada, nasce em 07.07.1790, no Cabeço do Poço, Fundada, filha de José Rodrigues, do Abrunheiro Grande, Fundada, e de Maria Vitória de Oliveira, do Cabeço do Poço.

O referido José Rodrigues é filho de outro José Rodrigues, do Abrunheiro Grande e de Maria Nunes Leitão, de Vilar do Ruivo. Este casal teve ainda os seguintes filhos: Luís Nunes que cc com Josefa de Oliveira, uma irmã da Maria Vitória de Oliveira - casam dois irmãos com duas irmãs Oliveiras - e João Nunes Leitão que cc Maria Luísa, de Relva de Asna (Relva), Vila de Rei, filha de Manuel Gaspar e de Luísa Maria.

A Maria Vitória de Oliveira e a Josefa de Oliveira são filhas de Manuel Francisco, do Cabeço do Poço e de Vitória de Oliveira, de Relva de Asna (Relva), Vila de Rei.

Outra informação interessante é a de que em vários dos baptismos dos filhos dos referidos casais, o Padre Francisco Xavier da Silva e a sua irmã, Luísa, da Silveira, são padrinhos. Para além de duas Donas como madrinhas, como a Dona Mariana Clara Pessoa de Macedo... ou outra, que não registei, da família Sequeira...

O referido Padre, para além de ser pároco na Fundada também o foi em São Miguel do Rio Torto, Abrantes. Este apelido, Xavier da Silva, foi usado por um irmão do padre João d'Oliveira Xavier, o Padre Sebastião d'Oliveira Xavier da Silva Brás, Professor de Instrução Primária, em meados do século XIX, na Fundada. De acordo com esta hipótese, o apelido Oliveira virá da Relva, Vila de Rei, e o Xavier deve vir do Padre Francisco Xavier da Silva - através da família Nunes, de Vilar do Ruivo? (apenas uma hipótese de trabalho)

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e

#243151 | Pinduka | 30 out 2009 11:33 | Em resposta a: #243143

Caro José Fernandes Rodriguez,

Ainda que parte dos Oliveira Xavier sejam meus parentes, como referi por casamento, com elementos da família Neves (na mencionada obra no capítulo "Neves, da Amêndoa, Boafarinha e Vila de Rei") nunca me debrucei sobre o mesmo ramo.

Poderei contudo saber o contacto electrónico de dois desses meus primos, Manuel Carlos Xavier Tavares da Matta e José António de Moura Neves Xavier de Gouveia, que creio partilharem o gosto e naturalmente interesse pela sua genealogia e que provavelmente estarão mais aptos para o auxiliarem nas ascedência comum.

Dar-lhe-ei notícias em breve.

Cumprimentos,

Pedro Costa Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e

#243154 | jaferro | 30 out 2009 14:45 | Em resposta a: #243151

Caro Pedro Costa Pinto,

Muito obrigado pela atenção! Aguardarei os referidos contactos.

Entretanto, encontrei os ascendentes do casal João de Oliveira, do Vale da Urra, e Luísa Maria da Silva, natural do Peso, Vila de Rei, moradores no lugar da Silveira, através do baptismo do filho Francisco, irmão de Joaquim de Oliveira Brás, que nasce em 02.12.1809 e é b.13.12.1809, pelo Cura Sebastião de Macedo Pessoa, com licença do Padre Francisco Xavier da Silva.

O referido João de Oliveira é filho de José de Oliveira e de Maria Joaquina, naturais e moradores em Vale da Urra, Vila de Rei, e a Luísa Maria da Silva é filha de Brás João, do Peso, Vila de Rei e de Ana Maria ?, natural da Relva, Vila de Rei. O apelido Brás fica assim justificado...

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e

#249418 | João Mendes | 07 fev 2010 17:54 | Em resposta a: #242990

O autor deste livro "Vila de Rei e sua gente", é tio de um tio meu que chamava-se Augustinho Maria Pires Félix, nascido na Relva em 1939. Casou-se com minha tia Maria do Rosário Silva também nascida na Relva em 1939. Migraram para Lisboa nos anos 60. Meu avô, Luís Oliveira da Silva, também nascido na Relva no ano de 1933, emigrou para o Brasil no ano de 1957 e casou-se com minha avó, Maria do Rosário Mendonça Silva, esta nascida em Santana, Ilha da Madeira, em 1940.
Aguardo ansiosamente por um retorno seu. Obrigado.
João Mendes.

Resposta

Link directo:

Famílias Oliveira e Silva, Relva, Vila de Rei.

#249420 | João Mendes | 07 fev 2010 18:09 | Em resposta a: #242869

Procuro informações sobre os ancestrais das família Silva e Oliveira.
Meu avô nasceu na Relva no ano de 1933 e emigrou para o Brasil no ano de 1957.
Como já referi em outro fórum, o autor do livro Vila de Rei e sua gente é tio de um tio meu também nascido na Relva no ano de 1939. Chamava-se Augustinho Maria Pires Félix. O mesmo casou-se com minha tia Maria do Rosário Silva, também nascida em 1939, irmã do meu avô Luís Oliveira da Silva e que tinham mais 2 irmãos: Abílio Francisco Oliveira e Manuel Oliveira Silva, filhos de Elvira de Oliveira, nascida na Relva.
A minha tia Maria do Rosário, meu tio Abílio e meu tio Manuel migraram para Lisboa na década de 60 e o meu avô foi o único dos irmãos que veio para o Brasil na década de 50.
Queria saber se você tem maiores informações acerca destas famílias.
Desde já, agradeço pela atenção. João Paulo Silva Mendes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e

#249432 | lmgp | 07 fev 2010 21:17 | Em resposta a: #249418

Boa Noite,

Recomendo-lhe a leitura da obra referida.

Melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Oliveira e Silva, Relva, Vila de Rei.

#249597 | Raquelis | 09 fev 2010 20:33 | Em resposta a: #249420

Caro João Mendes

Lastimo informá-lo de que não disponho de quaisquer dados que pretende.
Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

Família Oliveira, Fundada, Vila de Rei e

#406573 | duarte.laranjinha | 18 ago 2018 23:17 | Em resposta a: #242621

Boa noite caro José Fernandes Rodrigues,

Descobri hoje a sua mensagem, 9 anos após a ter escrito, mas de máximo interesse na minha pesquisa!

Estou a pesquisar a família Oliveira originária da Fundada, de onde é originária a família da minha esposa, sendo o antepassado mais antigo que descobri António d'Oliveira casado com Maria Fonseca d'Oliveira, originários da freguesia de Farinha Podre, Coimbra, pais de Joaquim d'Oliveira, originário de Farinha Podre, casado co Januária d'Oliveira, originária do Fouto, vila de Rei.

Deles descende o seu filho, Agostinho d'Oliveira, do Fouto,Vila de Rei, casado Maria Joaquina d'Oliveira, da Relva de Boi, Vila de Rei, pais de Maria d'Oliveira (1858-1935), mãe de Florêncio d'Oliveira, pai de José d'Oliveira, pai de Adelino Oliveira (meu sogro), pai de Ana Oliveira (minha esposa).

Tenho tido bastantes dificuldades em avançar pois não consigo obter informações sobre os ascendentes originários da freguesia de Farinha Podre, parando aí a árvore.

Gostaria de saber se conseguiu obter mais informações, e até de combinar um encontro para apresentar conclusões!

Vou frequentemente à Fundada, onde com a minha esposa reabilitámos a habitação de José d'Oliveira, onde nasceram todos os seus descendentes.


Com os melhores cumprimentos,
Duarte Laranjinha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen