Familia Peixe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Familia Peixe

#241023 | Bernadete | 03 out 2009 03:22

Minha avó é portuguesa, casou no Brasil em 1914, com 25 anos, nasceu em Tras os montes.Pelos calculos ela Nasceu no ano de 1889.O único documento que tenho dela e a certidão de casamento.O nome dela é Maria Joaquina Peixe, filha de Francisco Antonio Peixe(Italiano) e Maria da Conceição Peixe.Minha mãe falava que meus avós eram agricultores .
É quase provável que residiam em Carviçais ou Vilarinho dos galegos.Falam que meu bisavô chegou primeiro ao Brasil, somente depois em 1897 , minha bisavó e os filhos. Não sei como encontrar documentos que comprove a freguesia onde ela nasceu.Localizamos meus bisavós Francisco Antonio Peixe e Maria da Conceição Peixe, como padrinhos de Rosa Leopoldina em 1876, Santiago da Encarnação em 1874 e Francisco Antonio em 1867 , nos batisterios da Paroquia de Carviçais. Ficarei muito agradecida se pesquisarem o batisterio de MARIA JOAQUINA PEIXE(minha avó) a partir do ano de 1888 a 1897nas freguesias de Carviçais e Vilarinho dos Galegos, visto que não se sabe se ela foi resgistrada logo após o nascimento ou alguns anos depois.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241027 | magno | 03 out 2009 08:19 | Em resposta a: #241023

A família da minha esposa tem de apelido Peixe, mas são todos de Travassós de Baixo, Rio de Loba em Viseu.
Pode verificar alguns nomes pesquisando por coelhomagno.

João Magno

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241056 | Bernadete | 03 out 2009 17:54 | Em resposta a: #241027

João Magno, gostaria que vc me oreinte como fazer a pesquisa de nomes por coelhomagno?



Bernadete

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241073 | set1405 | 03 out 2009 23:10 | Em resposta a: #241056

Cara Bernadete
Como o confrade João Magno pode demorar aí vai: vá por exemplo ao motor google e ponha coelhomagno na busca; abrem-se várias páginas mas será melhor abrir a "familia Coelho Magno". Verá que encontra aí o que pretende, desde o mail do Confrade Magno, passando pelos familiares de nome Peixe...
Cumprimentos
Ricardo Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241085 | M.Ribeiro | 04 out 2009 00:43 | Em resposta a: #241023

Cara Bernadete

No registro de batismo de sua avó em Portugal deverá constar apenas Maria Joaquina. O diferencial será dado pelo nome do pai e da mãe.

Na pesquisa online no site do Cepese, onde há registros de emissão de passaportes de emigrantes saídos do norte de Portugal, consta a emissão de alguns para o sobrenome/apelido Peixe, embora não os que você procura. Mas como lá tem alguns naturais da Itália, saídos de Portugal, isto poderia lhe dar alguma pista. Tem também um Abílio Antonio Peixe, natural de Torre de Moncorvo, concelho onde fica a freguesia de Carviçais. Acredito que se consta o nome do concelho é porque não informou a freguesia, mas também pode ser outra pista a ser averiguada.

Você sabe em que Estado do Brasil a sua avó desembarcou? E em que cidade ela se casou, em 1914?

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241092 | Bernadete | 04 out 2009 03:21 | Em resposta a: #241085

Cara Marli

Quem primeniro chegou ao Brasil foi meu bisavô Francisco Antonio Peixe(italiano), com dois ou tres filhos, depois vieram minha bisavó maria da Conceição Peixe com os outros filhos menores de idade.Minha avó a mais nova tinha na época 8 anos de idade e viajou em um vapor para o Brasil provalvelmente em 1897, assim falava minha mãe. Minha Avó Maria Joaquina Peixe(portuguesa), tinha 12 irmãos, porém só sabemos comprovadamente da existencia de alguns, cujos nomes eram: francisco peixe(portugues) nasceu em 1877, Joao Batista Peixe(Portugues),nasceu em 1882, Laura Peixe(Portuguesa), antonia Peixe(portuguesa) e não comprovado ainda : Jose Francisco Peixe(o mais velho), Hortencia Peixe, Esmeralda Peixe. Minha avó desembarcou em Recife, capital do Estado de Pernambuco por volta de 1897 ou quem sabe antes. Minha avó casou em Pernambuco ,na cidade de Sanharó,em 1914, com 25 anos.
Minha mãe falava que minha avó não tinha documentos.Como era menor,dizem que os passaportes na época ficavam atrelados ao da mãe.
Localizamos outros Peixe,aqui em Pernambuco cujos nomes são Salustiano Peixe, Jacob mota Peixe, mas ainda não descobrimos se tem parenteco com o nosso Peixe.
Na Paroquia de carviçais, localizei meus bisavós Francisco Antonio Peixe e Maria da Conceição Peixe como padrinhos (1876)de Rosa leopoldina, filha de Miguel Peixe(natural de trequina-italia)) e Maria Joquina Feijó,natural de Carviçais e neta de Santiago Peixe.
Poderia me informar, como poderei acessar ao site do Cepese, onde consta registros de emissão de passaportes de emigrantes saídos do norte de Portugal?
Muito agradecida pelas informações.

Bernadete

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241110 | M.Ribeiro | 04 out 2009 14:42 | Em resposta a: #241092

Bernadete

Acredito que possa ser feito o pedido do Prontuário de Estrangeiro de sua avó ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. É necessário ter a filiação, a data de nascimento, ou o ano pelo menos , e a cidade onde o estrangeiro fixou residência. O nome da cidade é importante. Em 1938 todos os estrangeiros residentes no Brasil que tivessem até 65 anos teriam que se apresentar às autoridades brasileiras. Nascida em 1889, em 1938 a sua avó teria em torno de 49 anos. Entre no site e depois no Atendimento à Distância, já que você mora em Pernambuco. Não é necessário contar a história da família, mas apenas solicitar o Prontuário de Estrangeiro dando o nome da sua avó, os nomes dos pais, o ano de nascimento e a cidade de residência. Se eles não tiverem os Prontuários dos fixados em Recife, procure saber onde estão.

A entrada no site do Arquivo Nacional e do Cepese pode se dar pelo Google. Se não conseguir me avise.

No Cepese é preciso clicar em Projetos Encerrados. É um Projeto sobre a Emigração do Norte de Portugal para o Brasil. Na pesquisa nem sempre volta resultados colocando o nome completo. Então pesquise também pelo sobrenome, mas sempre sem colocar a naturalidade. Virão todas as pessoas com o sobrenome Peixe. Escreva pedindo o ID que for do seu interesse e eles darão resposta sobre como fazer o pagamento de 10 euros por ID. A taxa para se enviar euros para Portugal não é muito em conta. Mas veja se vale a pena tentar descobrir a freguesia por este meio.

Estes Peixe que vocês localizaram em Pernambuco podem ter saído do mesmo local dos seus antepassados. Não deixe de averiguar. Deve bastar dar uns telefonando para eles, inicialmente. Consulte a Telelistas.net

Qualquer dúvida, pergunte. Verei se está ao meu alcance esclarecer, pois moro em São Paulo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241112 | M.Ribeiro | 04 out 2009 14:48 | Em resposta a: #241110

Continuando, para adiantar:

http://www.arquivonacional.gov.br

http://www.cepese.pt

http://www.telelistas.net


Marli

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241113 | Bernadete | 04 out 2009 15:10 | Em resposta a: #241110

Marli


Obrigada pela informação. Qualquer dúvida lhe retorno.

Berndete

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241901 | Bernadete | 13 out 2009 19:21 | Em resposta a: #241113

Cara Marli,

Quero parabenizá-la, e também aos demais membros desse forum, pelo excelente trabalho de pesquisa e orientações a todas as pessoas que dele pede ajuda. Sentimos que todos demonstram carinho e solidariedade e não medem trabalho na busca de soluções.
Não consegui entrar no site do Cepese, onde há registros de emissão de passaportes de emigrantes saidos do norte de Portugal, que você falou. Para acessar nele, paga? Gostaria que você mandasse o passo a passo de acesso.
Muito grata .

Bernadete

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#241934 | Caro75 | 14 out 2009 10:50 | Em resposta a: #241901

Cara Bernadete,

Tenta aqui:

http://cepese.up.pt/passaportes_pesquisa.php

Cumprimentos

Carina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#247107 | karlapeixe | 04 jan 2010 23:43 | Em resposta a: #241023

Tetravó...Coronel Vitanino Peixe
Bisavós...Antonio Sinphronio Peixe e Raquel Sales Peixe
Avós....Eustaquio Sales Peixe e Abigail Sales Peixe
Alguem ja ouviu falar?!?!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#247270 | Bernadete | 07 jan 2010 00:46 | Em resposta a: #247107

Teu bisavô Antonio Sinphronio Peixe é portugues? Faleceu onde e em que ano?Peça informação a sua familia.Quem sabe, talvés vc seja minha parente!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#247272 | karlapeixe | 07 jan 2010 01:14 | Em resposta a: #247270

Bem... Perguntei uma tia
Ela ainda naosabe dessas informações
so me deu o nome exato de sua esposa.
Mariana Ursulina da Conceição Alves da Cruz ela que era a Portuguesa parece....
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Familia Peixe

#275329 | Caro75 | 28 abr 2011 09:32 | Em resposta a: #241023

Olá Bernadete,
Ao procurar nos registos de passaportes no site do AD do Porto, encontrei os registos de Abílio António Peixe, natural de Moncorvo e Benedita Pires Peixe, natural de Vimioso (com certeza marido e mulher). Algum parentesco com a sua família?

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56787&FileID=_2475506
http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56787&FileID=_2475506

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#368330 | Raphaelmarinho | 17 abr 2016 23:27 | Em resposta a: #241023

Olá

Estou a procura de registros dos meus parentes:

Miguel Antonio Peixe e Maria Joaquina Feijo (pais de Jacob Manuel Peixe)

Estes vieram para Pernambuco, e residiram em Nazaré da Mata - Pernambuco

Ficarei muito grato por qualquer informação que receber!

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#381802 | Rodrigo Peixe | 11 jun 2017 18:12 | Em resposta a: #241023

Oi,eu falando sobre a família Peixe com meu avô sobre a origem da família Peixe ele me falou que o avô dele se chamava Jacó Manuel Boaventura Squettini Feijó Peixe residia numa cidade de Nazaré da mata em Pernambuco e teve 7 filhos do primeiro casamento e 2 do segundo, só existe viva minha tia bisavô Maria Tereza Ferreira Peixe que tem 86 anos, Meu bisavô Newton da Silva Peixe falecido a 41 anos atras, Meu avô Newton da Silva Peixe filho reside no Recife na rua da harmonia n 833 fone 081 32681349 celular : 081 988013820 Meu Pai Newton da Silva Peixe netto e eu Rodrigo Alves Peixe de ter mais informações e aproximação da origem da nossa família, o meu bisavô antes de falecer a 41 anos atras ele viajou para São Paulo e conheceu alguns familiares nossos falou pra meu avô que está me relatando essas informações que agente é descendente de portugueses que moravam numa província portuguêsa de trás dos montes em Portugal,gostaria mt de ter contato com meus famíliares do antepassado desde já considerando vc da minha família pois as histórias sobre a Família Peixe se encontra muito parecida em Nazaré da Mata -PE, onde meu tataravô morava e fabricava alambiques de cobre para engenhos na fábricação de cachaça é álcool, Meu nome é Rodrigo Peixe e tenho 16 anos e gostaria de manter contato com vocês gostei mt de saber um pouco da nossa origem espero resposta

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#381803 | Raphaelmarinho | 11 jun 2017 19:31 | Em resposta a: #381802

Olá Rodrigo, me chamo Raphael e também estou a procura de dados que nos leve ao nome da nossa família em Portugal. Sou neto de Antonio Andrade de Carvalho, que é neto de Jacó Manuel. Infelizmente até o momento não consegui nenhum dado que nos levasse ao paradeiro da origem em Portugal. Tenho algumas informações, caso tenha interesse +353 83 846 2037 (whatsap).

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#381807 | Rodrigo Peixe | 12 jun 2017 00:04 | Em resposta a: #381803

Olá raphael não consigo entrar em contato com vc pelo WhatsApp não entendo o porque seu contato não aparece, por favor tente me chamar lá 81 984162717

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#406494 | petterfish | 17 ago 2018 02:31 | Em resposta a: #368330

me chama no whats app 81 983316119, petterson soares peixe, miguel antonio peixe foi meu bisavo, estou montando a arvore familiar da familia, tenho muitas informacoes e fotos

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#406495 | petterfish | 17 ago 2018 02:48 | Em resposta a: #247107

me chamo petterson soares peixe, filho de paulo ferreira peixe, neto de jacob manoel peixe e bisneto de miguel antonio peixe, podemos descobrir juntos nossos antepassados, chama no whats app 81 983316119

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#406496 | petterfish | 17 ago 2018 02:50 | Em resposta a: #241092

me chamo petterson soares peixe, filho de paulo ferreira peixe, neto de jacob manoel peixe e bisneto de miguel antonio peixe, podemos descobrir juntos nossos antepassados, chama no whats app 81 983316119, Maria Joaquina Feijó foi minha bisavó.

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#414574 | Sivini | 10 mai 2019 18:32 | Em resposta a: #241023

Olá! Me chamo Ângelo Sivini, sou trineto de Antônia da Conceição Peixe (Antonia Peixe) irmã de Maria Joaquina Peixe, ela é mãe do meu bisavô Edmundo, aquele já falecido. Eu faço minha árvore genealógica e queria saber se você possui mais alguma informação sobre nossos antepassados? Aqui está meu número 81 9.8589-9974 (também WhatsApp), aguardo seu contato.

Resposta

Link directo:

Familia Peixe

#415454 | Sivini Palmier | 08 jun 2019 03:57 | Em resposta a: #241023

Atualizando o contato: 81 9.8745-6967

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen