Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#240507 | Maria_Silv | 28 set 2009 15:56

Caros confrades e confreiras,

Dirijo-me a todos vós, no geral, por não saber quem, aqui no fórum, seja conhecedor destas famílias (Rodrigues Cardoso e Araújo). Tenho especial interesse em saber a ascendência e descendência de: Mariana Margarida, João Rodrigues Cardoso, José de Araújo e Ana Teresa. Ou, se possível, as datas mais completas dos dados que em baixo vos indico:

Antónia Florinda Cardoso * Vila Real, São Pedro +/- 1800 + Vila Real, São Pedro 1.12.1864 (filha de Mariana Margarida * Vila Real, São Pedro +/- 1772 + Vila Real, São Pedro 2.05.1836; e de João Rodrigues Cardoso * Vila Real, São Pedro +/-1765 Vila Real, São Pedro 12.06.1834), casada com Joaquim de Araújo (* Lamego, Sé + Lamego, Almacave 7.11.1837) filho de José de Araújo (* Lamego, Sé) e de Ana Teresa (* Guarda).

Joaquim de Araújo casou em primeiras núpcias com Ana Antónia. Deste casamento nasceram pelo menos 4 filhos:

Afonso de Araújo * Vila Real, São Pedro 1801 + Vila Real, São Pedro 6.02.1826;

António de Araújo * Vila Real, São Pedro + Vila Real, São Pedro 21.08.1827 (faleceu com a idade de oito meses +/-);

Camilo de Araújo * Vila Real, São Pedro 1801 + Vila Real, São Pedro 17.09.1849; casado com Maria da Silva Peixota. Tiveram pelos menos os seguintes filhos: António (*Vila Real, São Pedro 1823 + Vila Real, São Pedro 19.11.1830); Antónia (*Vila Real, São Pedro 1824 + Vila Real, São Pedro 4.12.1830); Joaquim (*Vila Real, São Pedro 1825 + Vila Real, São Pedro 19.11.1830); António (*Vila Real, São Pedro + Vila Real, São Pedro 20.01.1837); António Carlos (*Vila Real, São Pedro 1838 + Vila Real, São Pedro 23.09.1839);

Luís de Araújo * Vila Real, São Pedro 1801 + Vila Real, São Pedro 6.02.1826;

Do segundo casamento de Joaquim de Araújo com Antónia Florinda Cardoso nasceram:

Maria Cândida de Araújo (* Vila Real, São Pedro 1827), casada a 4.09.1860 com José Joaquim (* Viseu, Canas de Senhorim, Lapa do Lobo 1824 + Vila Real, São Pedro 11.1860); filho de José Joaquim e de Rosaria Fernandes, neto paterno de António Ventura e de Rosaria Fernandes;
Maria da Purificação (* Vila Real, São Pedro 1828), casada com Tiago do Nascimento, alfaiate (filho de José Joaquim, natural de Lamego e de Maria Delfina, natural de Vila Real, São Pedro), moradores na Rua da Ferraria; Tiveram: Maria da Luz (* Vila Real, São Pedro 31.03.1860)
Miguel Maria de Araújo (* Vila Real, São Pedro 21.02.1831), casado com Joana Marques Geraldes (* Idanha-a-Nova, Rosmaninhal 08.09.1851); tiveram pelo menos: José Miguel de Araújo, meu bisavô (* Porto, Massarelos 25.09.1875);
Joana Rosa (*Vila Real, São Pedro 25.04.1833);

Com os meus melhores cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#240561 | Maria_Silv | 28 set 2009 21:32 | Em resposta a: #240507

Olá de novo...

Alguém se lembra ou descende de alguma destas pessoas?

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#240667 | Maria_Silv | 29 set 2009 20:59 | Em resposta a: #240561

Olá... sou eu de novo!!!

É só para lembrar o assunto.

Não levem a mal...

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#240862 | Maria_Silv | 01 out 2009 18:45 | Em resposta a: #240667

Senhores, senhoras,

Este tópico está morto...
Alguém tem alguma sugestão?
Haverá alguém por aqui que more em Vila Real ou Lamego, que saiba da remota existência destas famílias?

Cumprimentos,

Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#241675 | Canelas | 10 out 2009 23:40 | Em resposta a: #240862

Boa noite

Maria Silveste

Não desespere. Este tópico, como nenhum outro, não está morto... Quando muito está latente.

Pesquiso, por afinidade, essencialmente, no concelho de Santa Marta de Penaguião e limítrofes: Peso da Régua e Vila Real.

Nenhum dos nomes que indicou entroncam nos que possuo. Todavia, como parece ter bastantes dados sobre Vila Real (S. Pedro), pergunto-lhe se, porventura, não se deparou com Manuel Borges, falecido em Sanhoane, Santa Marta de Penaguião, em 4.12.1892, nascido em Vila Real, cerca de 1819, filho de Manuel José Borges, natural de Vila Pouca de Aguiar, e de Joana Cândida que, também usava Joana do Carmo, natural de Vila Real, S. Pedro.

O casamento do casal Manuel José Borges/Joana Cândida (ou Joana do Carmo) deve ter ocorrido em S. Pedro (Vila Real), por volta de 1810/1818.

Lembre-se que há tópicos que "ressuscitam" passado anos...

Cumprimentos

César Tavares

V N Gaia


P.S. Se precisar de dados sobre Santa Marta (Sanhoane, Medrões), disponha.

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#241756 | Maria_Silv | 11 out 2009 23:15 | Em resposta a: #241675

Caro César Tavares,

Antes de mais agradeço a sua gentil mensagem.
Coloquei estes ramos da minha família aqui no fórum porque tenho um carinho especial por eles. Não sei explicar bem porquê. Porque respeito de igual modo quaisquer outros ramos da minha ascendência genealógica. São coisas que se sentem. Inexplicáveis. Talvez porque admirasse bastante a minha avó materna, descendente destas pessoas que coloquei aqui. Foi uma mulher que casou por amor, contra tudo e contra todos, embora isso tenha-lhe custado uma vida difícil.
Os dados da linha paterna da minha avó estavam bloqueados por um lapso de 10 anos. Após comunicar várias vezes com o Arquivo de Vila Real e depois de fazer uma consulta online, através do mesmo arquivo, encontrou-se o inventário orfanológico aberto por óbito de Joaquim de Araújo. A partir daí foi mais fácil chegar a datas. No entanto, os dados subsequentes dessa pesquisa foram obtidos somente através da consulta online dos livros de óbitos de São Pedro de Vila Real. Não consultei ainda os livros de baptismo e de casamento, em consequência dos mesmos não estarem digitalizados para essa freguesia.
Embora de momento não tenha muito tempo para dedicar-me a esta "paixão", posso garantir que quando retomar a consulta dos livros estarei atenta aos nomes indicados, que já assentei no meu bloco de notas.
Quanto ao facto de esmorecer, ou desesperar. Para mim não é bem desesperar. Não fico preocupada se não respondem para o fórum. Fico é um pouco surpreendida com o facto de não haver mais genealogistas na minha família, o que pode parecer uma presunção mas não o é. É solidão genealógica.
Com tempo tudo se resolverá e todas as peças do enorme puzzle se encaixarão no seu lugar. É o que espero.
Uma das coisas que quero fazer também, quando tiver maior disponibilidade, é colocar todos os dados que tenho, de todos os ramos, com numeração genealógica, para assim poder disponibilizar mais facilmente aqui no fórum. Enfim, são estas pequenas-grandes coisas que distinguem um/uma profissional de um/uma amador/a como eu.
Entretanto, os meus ascendentes podem ser consultados (os que foram já actualizados) aqui mesmo no site do Geneall. Fora o marketing pessoal o meu nome é Maria Amélia de Almeida Silvestre.

Com os meus melhores cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#258923 | Maria_Silv | 19 jul 2010 18:16 | Em resposta a: #241675

Caro Sr. César Tavares,

O casamento que referiu realizou-se em 3.11.1811 e encontra-se on-line nas páginas do ADVR - Livro de Casamentos 1800-1823 - Pág. 0118.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#258993 | Maria_Silv | 20 jul 2010 19:01 | Em resposta a: #241675

Caro Sr. César Tavares,

O casamento que referiu realizou-se em 3.11.1811 e encontra-se on-line nas páginas do ADVR - Livro de Casamentos 1800-1823 - Pág. 0118.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#259029 | Canelas | 21 jul 2010 14:20 | Em resposta a: #258993

Cara Maria Silvestre

Muito obrigado pela informação prestada.

A genealogia é isto...persistência, entreajuda e alguma sorte.
Com os novos dados agora encontrados, retomarei a pesquisa numa linha que estava entorpecida, até porque o AD de Vila Real dispõe já de vasto acervo disponível em linha.

Espero que tenha, também, feito progressos nas pesquisas na zona de Vila Real.

Reitero a disponibilidade para partilhar dados no tocante a Santa Marta de Penaguião.

Cumprimentos

César Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#259134 | Maria_Silv | 22 jul 2010 22:50 | Em resposta a: #259029

Caro César Tavares,

Nesse livro há ainda outros Borges que apontei. Os meus progressos foram poucos. Encontrei mais uma irmã de Antónia Florinda Cardoso - Maria José Bernarda -, casada a 29.03.1813 na casa de José Moreira da Fonseca, com José Inácio de Vasconcelos (Alferes do Batalhão de Caçadores N.º 5, estacionado em Vila Real).
Encontrei também um primeiro casamento de Antónia Florinda Cardoso com Francisco Pereira de Assunção, o qual testemunha juntamente com António Joaquim Borges da Costa, o casamento de Custódio Bento da Costa com Mariana Teresa (filha de Luís Borges e de Teresa da Costa). Mas o segundo casamento de Antónia Florinda Cardoso com Joaquim de Araújo ainda não encontrei... devem ter casado mais tarde...
De Santa Marta de Penaguião não tenho ninguém. Posso vir a ter...nunca se sabe. De qualquer modo obrigada pela oferta.

Cumprimentos,
Maria Silvestre

Resposta

Link directo:

Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#417111 | jgpereira | 17 ago 2019 12:52 | Em resposta a: #240507

Olá,
Embora este tópico tenha uma década, ainda tenho a ver com esta família. Consta já muita informação aqui no Genea. Há muita descendência destes Araújo, que mais tarde passaram a usar Correia de Araújo, no meu ramo.
Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#417130 | mtt | 18 ago 2019 04:43 | Em resposta a: #241675

Caro César Tavares
Penso que o Manuel Borges que procura seja o que segue.
---------------------------------------------------
Baptismos de São Pedro de Vila Real:
[017] – 22.Mar.1824; n. 14
Manuel, filho de Manuel José Borges, de Vila Pouca, e de sua mulher Joana Cândida, de São Pedro; neto paterno de António Borges Machado, de Vila Pouca, edsm Isabel Joana, de São Pedro; e materno de José de Carvalho Varandas, de Canelas, edsm Genoveva Maria de Araújo, de São Pedro.
Foram padrinhos Manuel de Araújo e sua mulher Genoveva Maria de Araújo, avó materna.
---------------------------------------------------
Cordiais cumprimentos,
Manuel Cravo.

Resposta

Link directo:

Rodrigues Cardoso (Vila Real - São Pedro) vs Araújo (Lamego - Sé)

#417268 | Canelas | 22 ago 2019 17:37 | Em resposta a: #417130

Caro Manuel Cravo
Obrigado pelo cuidado que teve, apesar de terem decorridos alguns anos sobre o início deste tópico.
Na realidade, é a pessoa que, em tempos aqui procurei e que, entretanto descobri - Outubro de 2016 - indexei no "Repositório Histórico" - cfr Livro de Baptismos de S. Pedro, Vila Real, 1823-1828.
Nesse ramo dos Borges, oriundos de Vila Pouca de Aguiar e radicados em Santa Marta de Penaguião, pude progredir significativamente.
Ainda bem que reactivou este tópico, que me permitiu rever o assento de baptismo em causa, e nele vale a pena atentar no zelo pastoral do pároco que "condenou os pais do baptizado por excederem o tempo".
Manuel nasceu em 14 de Março de 1824 e foi baptizado em 22 do mesmo mês. Mesmo para os padrões da época, considerar oito dias para baptizar uma criança "excesso de tempo" parece-me um exagero. E nem o facto de os padrinhos residirem em Santo André de Medim, actual freguesia de Sanhoane, Santa Marta de Penaguião, terá servido de justificação.
E que tipo de condenação seria? Pecuniária, simples admoestação?
De todo o modo, reitero o agradecimento e se lhe puder ser útil relativamente aos concelho em que, por afinidade conjugal, pesquiso (Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Peso da Régua e Vila Pouca de Aguiar), disponha.

Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen