Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#239878 | IsabelFont | 22 set 2009 12:41

Caros confrades,

Tenho dois assentos de baptismo de 1841, que referem aquelas Casas e/ou Quintas

Assim, um deles diz:
1. assento de baptismo de MARIA, filha de José Veloso Tavares de Araújo e de sua mulher Anna Luiza de Sá, do lugar do Barreiro (?) desta freguesia de São Julião do Calendário, .............. foram padrinhos José Rego de Carvalho e Maria, filha de Manoel Domingues, da Magia (?)

2. FELICIDADE, filha de Thomasia Velloso de Araujo e de Jose Domingues, neta paterna de Manoel Jose Domingues e de sua mulher Rosa (??) na Quinta da Magida (é o que eu consigo ler!), e materna de Francisco Velloso de Araujo, e de Domingas Josefa de Araujo, da Casa de Vilar, ...........

Poderá algum dos confrades informar-me se ouviram falar, tropeçaram na vossa documentação, com este nomes, ou se ainda existem resquícios destas casas ou quintas?

Tudo se passa na zona de Braga, mais própiamente na freguesia de São Julião de Calendário.

Grata pela vossa atenção
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#239895 | rijo | 22 set 2009 15:47 | Em resposta a: #239878

Cara Maria Isabel,

Conheço a Quinta da Magida que é em Famalicao, na freguesia de Calendário. Teve vários proprietários e já a vi relacionada, salvo erro, com os condes de Sao Martinho; nao me recordo da fonte documental... Tem uma boa casa que existe hoje recuperada.
Há um lugar de Vilar numa freguesia vizinha (Santiago de Antas) com uma casa conhecida pelo mesmo nome, mas julgo que nao terá origens tao remotas. Vou-me tentar informar acerca de alguma Casa de Vilar em Calendário.

Melhores cmprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de B

#239903 | mtavares | 22 set 2009 16:47 | Em resposta a: #239895

Eu nasci em Vilar, Calendário...

Numa quinta que o meu pai alugou a um familiar de Bernardino Machado. O dono era um José Bento...actor de uma história triste...

cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de B

#239909 | rijo | 22 set 2009 17:07 | Em resposta a: #239903

Caro Luís Tavares,

Vilar nao será junto ao Covêlo onde hoje existe uma urbanizaçao? Julgo que a casa de uns amigos tem esse nome.

Melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#239921 | IsabelFont | 22 set 2009 18:03 | Em resposta a: #239895

Caro confrade Luís,
e demais confrades,

Muito obrigada pelas informações.
Antes de mais queria saber se tais casas existiram ou existem, até para saber se estou a ler mal os nomes; e pelo que me dizem, parece que existem sim, não é?
Os assentos datam de 1841, pelo que as ditas casas deverão ser mesmo antigas, bem como as famílias que as habitaram.

Alguém ouviu, leu algo sobre estes meus ascendentes?
Se me puderem ajudar agradeço, já qu o ADBraga está muito distante para mim (estou ao pé da Lourinhã).
Preciso de encontrar o assento de baptismo de uma irmã daquela MARIA (presumo eu), de seu nome Joaquina, filha de José Tavares Veloso de Araújo e de Anna Luiza de Sá, na freguesia de S. Julião de Calendário, talvez por volta do ano de 1828.
Esta Joaquina era minha trisavó (Joaquina Dias de Sá Veloso), e casou-se, em 1853, com o meu trisavô António Dias de Oliveira, natural da freguesia de São Paio em Guimarães, cujo assento já pedi e o AD não encontra, o que acho muitíssimo estranho, a menos que se esteja a procurar em datas erradas/mal calculadas.

Será que há alguém que pesquise para estas bandas e me possa ajudar?

Desde já grata pela vossa atenção,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de B

#239926 | mtavares | 22 set 2009 18:27 | Em resposta a: #239909

Caro Luís Rijo:

Este foi apenas um aparte sem grande relevância para o assunto. Não tenho qualquer memória para além de uma foto tirada ao colo do meu pai há 57 anos...Por acaso a família da minha avó paterna era de outra freguesia de VNF, Lousado.

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#239934 | rijo | 22 set 2009 19:05 | Em resposta a: #239921

Cara Maria Isabel,

A Quinta da Magida ainda existe, actualmente recuperada e propriedade de um advogado famalicense Dr. Salvador Coutinho que a adquiriu por compra aos herdeiros de Hilário Souto Castro. Este último também adquiriu a quinta por compra, mas já nao lhe sei dizer os antigos proprietários. Com tempo talvez consiga obter mais informaçoes. Na Biblioteca Municipal de Famalicao, na secçao dedicada a monografias li alguma coisa sobre os primitivos proprietários mas nao me recordo em que obra... É uma boa casa como já referi, armoriada e com um belo torreao. Existem fotografias, fracas, na internet; se procurar no conhecido motor de busca "solar da magida" pode encontra-las.
Da Casa de Vilar vou tentar saber alguma coisa.
Em relaçao aos assentos nao a posso ajudar porque me encontro fora de Portugal. Talvez já conheça, mas as genealogias de Sao Paio estao on-line; será que este está relacionado?
http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=SPaio;lang=pt;p=jose+joaquim+dias;n=oliveira;oc=1

Desejo-lhe boa sorte, com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de B

#239936 | rijo | 22 set 2009 19:08 | Em resposta a: #239926

Caro Luís,

De qualquer modo agradeço a atençao.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#251117 | IsabelFont | 07 mar 2010 03:11 | Em resposta a: #251036

Caro confrade Luís,

Respondendo ás suas 2 mensagens:
- Infelizmente já tinha procurado nas genealogias do NEPS e apesar de ter encontrado a minha trisavó na base de dados de Santo Adrão (Famalicão) sendo ela natural de S. Julião de Calendário - o que não percebo - outros ascendedentes também de S. Julião de Calendário não estão na mesma base de dados.
- depois procurei o tal meu trisavô natural de S. Paio - Guimarães e não consigo encontrar na base de dados do NEPS.
- pela filiação, aquele José Joaquim que me aponta não pode ser irmão do meu trisavô António Dias de Oliveira.

Como já tinha dito pedi o assento ao ADBraga também não mo mandaram.

Segui o seu último link para ver se via/encontrava o "solar da Magida" e o solar ou Casa de Vilar e não consegui encontrar imagem nenhuma. Com certeza "nabice" minha, mas é esta a verdade.

De qq. modo muito obrigada pelas suas mensagens.
Valeu o esforço!
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#251124 | rijo | 07 mar 2010 11:59 | Em resposta a: #251117

Cara Maria Isabel,

No link pode encontrar uma página da revista "Ilustraçao Portugueza" com uma fotografia antiga da casa da Magida, ou como lhe chamam, Casa dos Condes de Sao Martinho. Se continuar sem conseguir ver, e se quiser, posso-lhe enviar um JPG para um correio electrónico que me indique.

Tenha um bom fim-de-semana.
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#251131 | IsabelFont | 07 mar 2010 14:04 | Em resposta a: #251124

Caro Luís,

Já lá consegui chegar, quando me disse ser a Casa dos Condes de São Martinho!
É que no texto não consegui ler nenhuma menção a Casa da Magida, ou quinta da Magida.

Mas como sabe que é a mesma que o " Solar da Magida" como já vi aqui referida na Internat?
Conhece a história?
Agradeço mais qq. informação, por favor! Será que quando dizem nos assentos de baptismo .... fulano de tal da Quinta da Magida ........, quererá dizer que eles lá viveram, ou que foram proprietários?
omo se poderá saber a história dos proprietários?
A casa actualmente está recuperada? ou tem o mesmo aspecto?

Cumprimentos e obrigada pela atenção.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#251132 | IsabelFont | 07 mar 2010 14:31 | Em resposta a: #251124

Caro Luís,

Já lá consegui chegar, quando me disse ser a Casa dos Condes de São Martinho!
É que no texto não consegui ler nenhuma menção a Casa da Magida, ou quinta da Magida.

Mas como sabe que é a mesma que o " Solar da Magida" como já vi aqui referida na Internat?
Conhece a história?
Agradeço mais qq. informação, por favor! Será que quando dizem nos assentos de baptismo .... fulano de tal da Quinta da Magida ........, quererá dizer que eles lá viveram, ou que foram proprietários?
omo se poderá saber a história dos proprietários?
A casa actualmente está recuperada? ou tem o mesmo aspecto?

Cumprimentos e obrigada pela atenção.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#251139 | rijo | 07 mar 2010 16:16 | Em resposta a: #251132

Cara Maria Isabel,

Desculpe-me por nao me ter explicado bem.
Conheço a casa, que é muito bonita e mais extensa do que o pormenor que mostra a fotografia. Há quem atribua o desenho dos pináculos do torreao representado na fotografia ao arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
Actualmente a casa encontra-se restaurada e é propriedade de um advogado de Famalicao que a adquiriu por compra aos herdeiros do anterior porprietário que, por sua vez, também a tinha adquirido por compra, imagino que na segunda metade do século passado.
Nao tenho informaçao sobre os primeiros proprietários, mas "Condes de Sao Martinho" pode ser uma pista.
Fulano de tal da Quinta da Magida, parece indicar que seria proprietário ou descendente dos proprietários, mas também poderia aí viver como caseiro, etc.
Se souber mais alguma coisa sobre esta casa dou-lhe notícias.

Com os melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de BRAGA

#251140 | rijo | 07 mar 2010 16:29 | Em resposta a: #251132

Reparei agora que se pesquisar no Google Earth "quinta da Magida Famalicao" e clicar onde diz "solar" pode ver uma fotografia lateral do estado actual, já com algumas tristes alteraçoes.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#365914 | __Eagle__ | 09 fev 2016 15:19 | Em resposta a: #239878

Julgo que os meus antepassados também se cruzam com esta quinta/casa de Vilar.

Francisco Velloso de Araújo
Provavelmente natural de Calendário
Domingas Josefa d’Araújo
Natural de Lemenhe
n. 02/04/ 1790

Tiveram uma filha de nome Anna Veloso de Araújo.

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#367895 | __Eagle__ | 05 abr 2016 12:41 | Em resposta a: #239878

Ninguém tem informações sobre o Francisco que refiro na mensagem anterior?

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#367905 | ariafdio | 05 abr 2016 16:00 | Em resposta a: #367895

Caro Eagle

Procure aqui:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9VR-FQRV?mode=g&wc=SSK3-PY1%3A363117701%2C363643001%2C363657301%2C1303452341%3Fcc%3D2125025&cc=2125025
Inquirição de Genere de José tavares Veloso Araújo, filho de Francisco Veloso Araujo e Domingas Josefa Araujo. Natural e/ou residente em Calendário - V. N. Famalicão - Braga.
Cumprimentos,
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#368352 | __Eagle__ | 18 abr 2016 18:38 | Em resposta a: #367905

Muito obrigado ariafdio!

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#368369 | ariafdio | 18 abr 2016 23:28 | Em resposta a: #368352

Caro Confrade

Foi com muito gosto, uma vez que nesta freguesia residi durante grande parte da minha vida.
(Calendário - V. N. Famalicão - Braga)

Boas pesquisas
Victor Faria

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#368386 | __Eagle__ | 19 abr 2016 14:21 | Em resposta a: #368369

Caro ariafdio,

Então somos conterrâneos!

Com as informações que me cedeu, acabei por ficar confuso. Na minha ascendência tenho a Ana Veloso de Araújo que, julgo, ser irmã do José Tavares Veloso Araújo, ambos filhos de Francisco Araújo e Domingas Josefa d'Araújo. Contudo, a indicação que tenho, é que a Domingas (nascida em 1790 em Lemenhe) é filha de Domingos Araújo e Teresa Gomes, enquanto as inquirições de genere, referem Manuel Fernandes d'Araújo e Mª Josefa de Carvalho.

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#391795 | __Eagle__ | 05 mai 2018 14:48 | Em resposta a: #239878

Terá sido nesta casa que viveu Artur Maria da Silva Ramos e onde acolheu Paiva Couceiro depois do golpe falhado?

Resposta

Link directo:

Casa de Vilar e Quinta da Magida(?)- zona de Braga

#391808 | lpamorim2 | 06 mai 2018 00:45 | Em resposta a: #251139

Caros Maria Isabel e Luís,

A quinta da Magida passou ao 1º conde de São Martinho como sucessor de sua mãe, D. Maria Cláudia de Noronha e Menezes, dos Magalhães Menezes, de Braga, sendo esta por sua vez a sucessora deste e de outros morgados, tais como os de Paço de Figueiredo (Braga), Regalados (Vila Verde), Moreira e Juste (Monção) e Honra de Cardoso.

Melhores cumprimentos,

LPA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 03:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen