Morgados de Quebrantões, Gaia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Morgados de Quebrantões, Gaia

#239577 | Dsousa | 19 set 2009 02:26

Caros Senhores,

É certo que os Leite Pereira, senhores de Gaia-a-Pequena, foram também morgados de Quebrantões, no qual foram sucedidos pela Casa de Campo Belo. Porém, os nobiliários tradicionais fazem referência a uma outra família, os Pintos, também eles morgados de Quebrantões. Gostaria de saber qual a diferença entre estes dois morgadios, que estavam na posse de casas diferentes. Seriam estes Pintos senhores da Quinta de São Salvador, em Quebrantões, enquanto os Leites seriam senhores da Quinta de Quebrantões?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239670 | Baptfausto | 20 set 2009 13:49 | Em resposta a: #239577

Caro senhor Daniel Sousa

É evidente de que se trata de duas familias diferentes, embora parece provirem de um troncp comum.
A familia Leite que deu origem `a Casa de Campo Belo é oriunda da cidade transmontana de Chaves.
O primeiro Morgado de Quebrantões da Familia Pinto chamou-se João Dias da Rota Homem. Ora a familia Rota não é mais do que um ramo da familia Leite, já que do casamento de um Leite tansmontano com um Rota transmontana um dos filhos e seus descendentes adoptaram o apelido Rota.(Ver Nobiliário das familias de Portugal de Felgueiras Gaio titulo que deveria ser Leites e está Freitas).
Esse João Dias casou com Isabel Pinto que deve pertencer aos Pintos, senhores da honra de Covelas, a avaliar pelos sucessivos testamentos das abadessas do convento de Tarouquela, que pertenciam a esta familia, aos seus sobrinhos ou sobrinhas senhores do Morgado de Quebrantões.
È tudo o disponho de momento sobre este assunto.
Espero que esta informação lhe seja util.
Cumprimentos.
Baptfausto

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239679 | Francisco Queiroz | 20 set 2009 15:28 | Em resposta a: #239577

Não sei se ajuda, mas Quebrantões é um topónimo que existe no mesmo local mas do lado norte do rio.
Cumps.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239687 | Dsousa | 20 set 2009 16:44 | Em resposta a: #239670

Caro Baptfausto,

Agradeço a informação. Porém, a sua resposta não esclarece a razão pela qual estas duas famílias coexistiram como “Morgados de Quebrantões”. Isto é, temos duas famílias a usar simultaneamente esse título, referente, aparentemente, a uma mesma localidade.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239688 | Dsousa | 20 set 2009 16:49 | Em resposta a: #239679

Caro Francisco,

Agradeço a informação. Seriam os Pintos senhores de Quebrantões da margem norte?

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239690 | Dsousa | 20 set 2009 17:00 | Em resposta a: #239670

Caro Baptfausto,

É possível que o domínio directo e o domínio útil da Quinta (Quintã) de Quebrantões estivessem na posse de famílias diferentes. Daí o uso em simultâneo desta denominação.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239886 | pmcoimbra | 22 set 2009 14:35 | Em resposta a: #239577

Caro Daniel,

A Quinta de São Salvador, no lugar de Quebrantões, realmente era de uns Pintos, mais precisamente, Pintos Homens. À entrada da quinta existe um brasão com pelo menos esses dois apelidos. Não sei explicar o porquê de haver dois Morgadios, nem sei se haveria ligação entre estas duas famílias (os Pintos Homens e os Leites Pereiras), mas julgo que não. Do mesmo modo que havia uma "Gaia-a-pequena" e uma "Gaia-a-grande", talvez sucedesse o mesmo com o lugar ou a Quinta de Quebrantões. Tenho muito poucos dados sobre esta família dos Pintos de Quebrantões, retirados todos de uma monografia de Oliveira do Douro, mas sei que existe um trabalho com esse mesmo nome ("Os Pintos de Quebrantões") da autoria de Eugénio de Andrea da Cunha Freitas, que, infelizmente, nunca consegui consultar. A Quinta de São Salvador seria deles (dos Pintos) desde o tempo de D. Manuel I até meados do século XIX, passando depois para os Cirnes, do Porto. Vou ver se encontro mais qualquer coisa nas minhas notas e depois digo-te qualquer coisa.

Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#239920 | Dsousa | 22 set 2009 17:58 | Em resposta a: #239886

Caro Pedro,

Obrigado pela informação. Estou muito mais esclarecido. Os Pintos Homens seriam, assim, senhores da Quinta de São Salvador, em Quebrantões, enquanto os Leites Pereiras seriam senhores da Quinta de Quebrantões, a leste da primeira. A de São Salvador talvez fosse de natureza enfitêutica, foreira dos Leites Pereiras.

Um abraço,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#240038 | pmcoimbra | 23 set 2009 16:38 | Em resposta a: #239920

Caro Daniel,

Penso que essa será a dedução mais lógica que se pode retirar. Não há é documentos que o digam... ou pelo menos não há documentos que nós os dois conheçamos. Ainda assim, fica aqui o tópico para ver se alguém sabe mais alguma coisa. Na quinta de São Salvador há, na entrada, um brasão com pelo menos os apelidos Pinto e Homem. Nunca entrei na quinta, por isso não sei se há mais algum dentro. Quando for a casa, este fim-de-semana, vou ver se encontro mais alguma coisa sobre este assunto, embora, como não tenho antepassados para esses lados, não devo ter muita coisa.

Um abraço,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#263643 | Dsousa | 08 out 2010 18:49 | Em resposta a: #239670

Caro Baptfausto,

Como está? Continua interessado nos Pintos de Quebrantões? Gostaria de colocar-lhe algumas questões, se possível.

Sabe alguma coisa sobre a origem, família e descendência de Gaspar da Silveira Correia, genro de Diogo Homem Pinto? O padre Martim Correia de Vila Nova de Gaia seria seu filho?

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#263646 | Baptfausto | 08 out 2010 21:16 | Em resposta a: #263643

Caro Daniel Sousa

É evidente que estou interessado nos Pintos de Quebrantões.
Por diversos motivos não tenho tido possibilidade de investigar.
Contudo é precisamente na filha de Diogo Homem Pinto, Brites Pinto casada com Gaspar da Silveira Correia (segundo - Felgueiras Gaio no Nobiliário das familias de Portugal) ou casada com Clemente de Almeida (Segundo Alão de Morais na Pedatura Lusitana) que reside o meu interesse.
O nome desta senhora e de sua filha Águeda Pinto de Azevedo constam nos pregaminhos de família, sendo desta linha as armas dos Pintos de Azevedo inscritas num dos Brasões de uma das casas do Peso da Régua.
O nome do pai da citada Águeda não vem mencionado nos citados pregaminhos.
Solicito se for possível a sua ajuda.
Os meus respeitosos cumprimentos.
Baptfausto.

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Quebrantões, Gaia

#263648 | Dsousa | 08 out 2010 22:43 | Em resposta a: #263646

Caro Baptfausto,

Peço-lhe que entre em contacto comigo, através do email que lhe enviei via moderador.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 09:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen