Ilha Terceira - vapores para o Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237603 | fatimaV | 27 ago 2009 17:12

Não consigo a data correta nem informação dos vapores que saíram dos Açores em 1923 para o Brasil.
A familia do meu pai chegou ao Rio de Janeiro no início de dezembro de 1923.

Não sei o tempo de viagem na época para calcualar a data de saída e descobrir o navio.

Tem algum lugar em que eu possa consultar listagens de vapores?

Familiares desta viagem:

Joaquim Silveira de Mendonça/Candida de Jesus
Alzira Mendonça Garcia / José Garcia Valadão e filhos:
Alzira, José, João, Joaquim e Maria

E mais tios que só posso confirmar consultando a lista de passageiros.

Obrigada
Fátima

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237686 | jmsmendes1 | 28 ago 2009 13:43 | Em resposta a: #237603

Cara Senhora

Pode contactar o Centro de Conhecimento dos Açores que possui diversas bases de dados (ainda não disponíveis on-line) sobre passaportes e emigrantes. O endereço é o seguinte:

Centro do Conhecimento dos Açores
Palacete Silveira e Paula
Rua da Conceição
9700 ANGRA DO HEROÍSMO

Cumprimentos
João Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237693 | jamador | 28 ago 2009 14:41 | Em resposta a: #237603

Boa tarde,

De facto há alguns registos de passaportes para consulta on-line.

É o caso destes registos de Ponta Delgada. Poderá procurar a partir da página seguinte, que corresponde ao início de Dezembro de 1923, e depois vai vendo página a página para trás.

http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/biblioteca_digital/PPDL1922-1939/PPDL1922-1939_item1/P20.html

A legibilidade não é grande. No entanto se pressionar a lupa que está em cima à direita e depois levar o cursor para cima da imagem esta aparece aumentada.

Já encontrei dados que me interessavam a mim, relativos à Ilha Terceira.

Boa sorte.

Cumprimentos

Jorge Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237741 | azalini | 28 ago 2009 23:35 | Em resposta a: #237603

Senhora Fátima,
O Arquivo Nacional / Rio De Janeiro tem o registro dos estrangeiros que entraram no Brasil pelo Rio.
Elaci Azalini Maximo

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237748 | GSVS | 29 ago 2009 01:13 | Em resposta a: #237741

Cara Elaci:

Sabe a partir de que datas existem no Arquivo e se estão já tratados, ou seja, se foram já analisados, dispondo de uma base de dados.
Interessava-me analisar aqueles que se deram como ourives, por causa das influências que foram de Portugal para o Brasil no século XIX.

Cumprimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237762 | azalini | 29 ago 2009 05:08 | Em resposta a: #237748

Senhor Gonçalo,
Esta é a informação colocada no site do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro:
O acervo de documentos textuais é proveniente dos poderes executivo, judiciário e legislativo federais e inclui também coleções privadas. A correspondência e a legislação geradas em todo o império ultramarino português, os arquivos vindos com d. João VI em 1808, entre tantos outros, descrevem o início da sociedade brasileira. Com a ruptura do vínculo colonial, a formação do Estado imperial pode ser conhecida por meio dos documentos produzidos pelos ministérios, pelo poder judiciário e nos originais da Constituição de 1824 e da Lei Áurea. O início da República, no contexto da transição do trabalho escravo para o trabalho livre, é descrito nos conjuntos documentais produzidos pelo novo regime, em que se destaca a documentação sobre a entrada de imigrantes, patentes de inventos, livros de registro civil, processos de pretorias criminais, projetos de urbanização e de obras de saneamento originários das primeiras décadas do século XX.

Elaci Azalini Máximo

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237775 | M.Ribeiro | 29 ago 2009 14:38 | Em resposta a: #237741

Cara Elaci Azalini Maximo

A minha experiência com o Arquivo Nacional mostrou que para a Pesquisa à Distância do estrangeiro o ANRJ solicita data e nome de navio. Fora isso é necessário a pesquisa presencial.

Como a data fornecida pela Fátima é 1923, há a chance de conseguir algo solicitando o Prontuário de estrangeiro de cada um que em 1938 não tivesse ainda 65 anos, fornecendo nome, filiação, idade e a informação de que foi na cidade do Rio de Janeiro que o estrangeiro em questão fixou residência. Isto sim pode ser solicitado pelo site do ANRJ no Atendimento à Distância e o preenchimento de formulário próprio.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Ilha Terceira - vapores para o Brasil

#237805 | M.Ribeiro | 29 ago 2009 21:03 | Em resposta a: #237603

Fatima

Não sei quanto tempo levava um navio partindo dos Açores para o Rio de Janeiro, mas o navio do meu pai, que partiu do Continente, porto de Leixões, em 19/07/1928 chegou ao Rio de Janeiro 18 dias depois, em 06/08/1928.

Veja se lhe interessa também tomar conhecimento da mensagem que coloquei neste tópico em 29/08 às 14:38 h.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 04:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen