Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#236067 | golim67 | 09 ago 2009 10:52

Caros confrades

Um antepassado meu (5º avô) de nome ANTÓNIO e apelido GOUVEIA que casou e faleceu em MÓS, concelho de V.N.de Foz Côa, a 2.11.1802, era natural de FREIXINHO, termo de Fonte Arcada, hoje freguesia do concelho de Sernancelhe, e que deve ter nascido entre 1740 e 1750, filho natural de MARIANA FERREIRA (m/6ª avó), solteira, natural também de FREIXINHO que presumo ter nascido entre 1710 e 1720.

Obtive estes dados através de assentos de baptismo dos filhos de ANTÓNIO GOUVEIA e de sua mulher Angélica Maria de Almeida, natural de MÓS.

Já pedi por e-mail para a Câmara Eclesiástica de Lamego a possibilidade de obter o assento de baptismo do ANTÓNIO, mas não obtive resposta até agora.

Assim. recorro aos confrades se, por acaso, têm quaisquer dados sobre o ANTÓNIO e/ou sobre MARIANA FERREIRA.

Desde já fico grato por qualquer informação que possam prestar.

Cordiais cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#236105 | jaboo | 09 ago 2009 19:42 | Em resposta a: #236067

Caro Gouveia de Lima,

Eu também descendo de Ferreiras de Freixinho (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1217709). Quando estive em Lamego, investiguei esse meu ramo mas infelizmente não encontrei nenhuma Mariana Ferreira nos meus familiares. Mas Ferreiras houve muitos em Freixinho.

Os paroquiais antigos de Freixinho estão de facto em Lamego mas há pouca coisa antes de 1700.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#236106 | Lourval | 09 ago 2009 20:01 | Em resposta a: #236105

Caro João Braz,

Conseguiu avançar para além de Pedro Francisco e Maria Ferreira? Ou será que é mesmo fim de linha?

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#236121 | jaboo | 09 ago 2009 23:21 | Em resposta a: #236106

Caro Lourval,

Bem os paroquiais de Freixinho começam em 1644 por isso ainda há esperança de encontrar pelo menos o casamento deles e talvez o baptismo. A não ser que se descubram habilitaçoes ou inquiriçoes de genere que tenham dados genealogicos mais remotos ... eu depois em setembro vou lá ver isso.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#248989 | Lourval | 02 fev 2010 13:38 | Em resposta a: #236105

Caro João Braz,

Gostaria de saber se você encontrou o casamento de Pedro Francisco e Maria Ferreira em Freixinho.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#248995 | jaboo | 02 fev 2010 16:42 | Em resposta a: #248989

Caro primo Lourval,

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de consultar eses paroquiais. Ando um pouco atarefado com outras coisas e as prioridades levaram-me a analisar outros paroquiais que digitalizei. Mas eu depois digo-lhe se encontrar qualquer coisa. Não me esquecerei.

Abraços
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251061 | jaboo | 06 mar 2010 03:18 | Em resposta a: #248989

Caro Primo Lourval,

Infelizmente nada de novo quanto à ascendência dos nossos Ferreiras de Freixinho. Os paroquiais começam em 1644 mas trazem muita pouca informação (o nome dos avos nunca é dado o que torna os entroncamentos um pouco mais laboriosos) e existem também muitos hiatos. Sendo assim, não consegui encontrar a filiação dos nossos "Pedro Francisco e sua mulher Maria Ferreira", nem sequer o registo de casamento deles. E Marias filhas de um ou uma Ferreira houve muitas, sendo que não sei bem qual delas é a nossa.

No entanto consegui algumas novidades (datas de obito, filhos etc):

Pedro Francisco era natural de Vilar (faleceu em Freixinho a 21/2/1701) e sua mulher Maria Ferreira natural de Freixinho. Baptizaram pelo menos os seguintes 10 filhos em Freixinho:

1- André bp 5/12/1672, padrinhos Diogo de Gouveia e sua mulher D.Maria

2- Manuel Ferreira bp 26/7/1674, baptizado em casa por necessidade sendo madrinha Ana de Domingos Ferreira. Casou em Freixinho a 2/12/1707 com Maria da Fonseca, filha de Manuel João e Maria da Fonseca. Com geração

3- Estêvão Ferreira, bp 20/9/1676, padrinhos Manuel de Figueiredo e Isabel filha de Isabel Ferreira. Casou em Freixinho a 30/7/1702 com Maria Pinheira, filha de Agostinho Rodrigues e Catarina Pinheira. Com geração

4- Ilena, bp 14/1/1680, padrinhos Silvestre Ferreira e Maria Ferreira.

5- João Ferreira, bp 12/8/1682, padrinhos Manuel Ferreira e Petronila filha de Isabel Ferreira. Faleceu em Freixinho a 13/8/1737, onde tinha casado a 10/1/1707 com Maria Gomes, bp. 16/1/1689, filha de Manuel Gomes e Esperança Ferreira (ou Francisca). Meus antepassados! Com geração

6- Maria bp 28/12/1683, padrinhos Gregorio Rebelo de Penso e Maria Rodrigues

7- Vicente bp 16/12/1685, padrinhos Domingos Ferreira o moço e Feliciana de Figueiredo

8- Maria Ferreira bp 24/8/1688, padrinhos Frei João de Aguiar e Maria sobrinha de Inácia Rodrigues. Casou em Freixinho a 22/3/1711 com Cristovão da Fonseca, filho de Antonio de Almeida e Ana da Fonseca, todos de Penso. Baptizaram os segyuintesa filhos em Freixinho:
8.1- Maria bp 28/1/1712, padrinhos José de Almeida e Petronilla Ferreira
8.2- Teresa, bp 24/10/1713, padrinhos Licenciado João Ferreira e Domingos Ferreira
8.3- Isabel bp 20/10/1715, padrinhos Padre Manuel da Cunha e sua mãe Isabel Baptista

9- Vicente bp 10/8/1692, padrinhos Manuel Rodrigues e Maria filha de Catarina Lopes

10- Isabel bp 22/6/1695, padrinhos Pedro Rodrigues e Maria filha de Lourenço Antunes de Escurquela


Quem sabe se nos paroquiais de Vilar (penso ser Vilar de Fonte Arcada) se encontrará mais alguma coisa!

Abraços,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251062 | Lourval | 06 mar 2010 05:49 | Em resposta a: #251061

Caro Primo João Braz,

Excelente! Muito obrigado por todas estas informações. Seria um bom palpite dizer que Petronilla Ferreira é irmã de Maria Ferreira (casada com Pedro Francisco)? Afinal ela batizou um filho e um neto de Maria Ferreira. Petronilla é filha de Isabel Ferreira. Sabe-se quem foi o pai de Petronilla?

Maria Ferreira teve filhos durante 23 anos. Entre 1672 e 1695. Deve ter nascido muito próximo de 1655 talvez entre 1653 e 1657. Isabel Ferreira, mãe de Petronilla, teve filha Maria próximo a 1655?

Grande abraço
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251082 | Nelita | 06 mar 2010 16:29 | Em resposta a: #251061

Caro João Braz:

Tudo bem?

Não sei se sabe ou saberá o Óscar Caeiro alguma informação sobre:

JOÂO INÁCIO DA CUNHA AMARAL, natural de Penso de Baixo, Penedono, filho do Dr. Manuel da Cunha Amaral de Penso de Baixo, Penedono e de Maria Cardoso, da Meda, que casou com D. MARIANA INÁCIA DE SAMPAIO E SOUSA, natural da Vila do Castanheiro (hoje Castanheiro do Sul, S. João da Pesqueira), filha de Manuel Francisco de Sousa e Maria da Costa.
Filha nascida no Castanheiro:
MARIA INÁCia, n. (30/12/1767)

Agradeço qualquer informação
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251096 | jaboo | 06 mar 2010 19:43 | Em resposta a: #251062

Caro Lourval,

Petronilla Ferreira era filha de Tomé Cerveira e Isabel Ferreira. E de facto, essa Petronilla Ferreira tinha uma irmã Maria Ferreira, mas essa estava casada com Lourenço Antunes, do qual teve pelo menos uma filha, Maria, baptizada em 1675. Pelo que não pode ser a nossa Maria. Mas o facto da Petronilla aparecer como madrinha de baptismo de alguns filhos da nossa Maria indica um provável parentesco. Repare que Isabel Ferreira e Silvestre Ferreira (irmãos da Petronilla) também apadrinharam filhos da nossa Maria. Até a Maria filha daquele Lourenço Antunes foi madrinha de um deles. Por isso, há grande probabilidade desses Ferreiras terem sido parentes proximos (primos?) da nossa Maria.

Mas a nossa Maria deve ser uma dessas 2:

Maria bp 1651 filha de Domingos Ferreira e Barbara Francisca
Maria bp 1653 filha de André Fernandes e Catarina Ferreira

Existe também uma Maria bp em 1655 filha nat de Tomé e Maria, neta paterna de Mathias Ferreira e Isabel Francisca. Mas essa poderá ter nascido já tarde demais para ser a nossa Maria.


Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251097 | jaboo | 06 mar 2010 19:48 | Em resposta a: #251082

Cara Nelita,

Não sabia que "Penso de Baixo" fazia parte do concelho de Penedono em 1767. Infelizmente nada tenho sobre essas familias de Penso de Baixo.
Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251109 | Lourval | 06 mar 2010 23:50 | Em resposta a: #251096

Caro João,

Sendo André o primeiro filho de Pedro Francisco e Maria Ferreira e sabendo que normalmente os filhos tomam o apelido da mãe, André Fernandes e Catarina Ferreira são candidatos fortes para serem os pais de nossa Maria Ferreira. Além disso, Maria Ferreira teve filhos durante 23 anos e ter nascido em 1653 é vantagem em relação a 1651. Isto é, é mais fácil ter sido mãe até os 42 anos do que até os 44 anos. Só estranho não haver filha Catarina. Mas há uma lacuna de 4 anos entre Estêvão e Elena e uma lacuna de 4 anos entre Maria e Vicente. Mas de qualquer forma Maria Ferreira não teve filho Domingos e tampouco Bárbara.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#251115 | jaboo | 07 mar 2010 01:00 | Em resposta a: #251109

Caro Lourval,

Concordo com as suas observações.

Aquela Catarina Ferreira (cc André Fernandes) faleceu a 21/3/1689, sendo testamenteiro o seu cunhado Antonio Fernandes.

Abraços,
JOAO

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#429854 | jaboo | 20 dez 2020 06:21 | Em resposta a: #236067

Caro Golim67,
Já passaram 11 anos desde essa sua mensagem e talvez até já conseguiu encontrar esse seu avoengo de Freixinho mas se não for o caso, diga que eu tenho algo para lhe dar.
Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#430473 | almacor | 16 jan 2021 23:18 | Em resposta a: #429854

Caro João Bráz

O António Gouveia referido pelo confrade Gouveia de Lima é ancestral da minha mulher, pelo que qualquer informação que me possa dar sobre o assunto é bem vinda.

Cumprimentos

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Apelido Ferreira, de Freixinho-Sernancelhe

#430476 | jaboo | 17 jan 2021 00:36 | Em resposta a: #430473

Caro Alvaro Cordeiro,

Então a sua esposa é minha parente pois esse António Gouveia era por via materna trineto de antepassados meus do Freixinho. O apelido Gouveia tem origem nos Gouveia Coutinho de Fonte Arcada. Mande-me um email para

joaobraz_2000@yahoo.com

que eu mando-lhe uma árvore de costados desse António.

Cumprimentos.
João Braz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 09:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen